Vlad Publicado Janeiro 10, 2005 Publicado Janeiro 10, 2005 Boas Quería-vos pedir ajuda sobre as duas ultimas mortes nos meus aquários, uma molly e uma colisa. Ambas apresentam sintomas parecidos mas em nada relacionados com os sintomas relacionados com doenças que eu conheça. Ao longo do tempo acontecesse o seguinte: Tornam-se pouco sociaveis Escondem-se em cantos Deixam de comer Num período final os olhos ficam vidrados O corpo fica progressivamente mais dobrado Acabam por definhar no fundo do aquário Alguém sabe o que se passa? Vlad! Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
nunomiguel Publicado: Janeiro 10, 2005 Publicado: Janeiro 10, 2005 Olá, Parece que o problema está relacionado com a presença de bactérias. Agora o difícil pode ser o diagonosticar concretamente a doença. Muitas doenças apontam sempre para os mesmos sintomas. Pode ser, uma hipótese, tuberculose (nestes casos os peixes ficam também magros) ou então outro tipo de bactérias (atenção que podem ter uma propagação rápida e matar os restantes peixes). O que tens a fazer é, antes de colocar o peixe, fazer a quarentena do mesmo já que muitas vezes o peixe vem infectado da loja e os sintomas de doença aparecem passado uns dias. Sendo assim, depois de comprares os peixes faz a quarentena. Se notares algo de estranho (quando o mesmo estiver no comunitário) o melhor é separar e aplicar medicamentos (Bactopur Direct, p.e.). Vai fazendo TPA's com frequência durante os próximos dias. Ps: A tuberculose é bastante conagiosa. Cumprimentos, Nuno
Vlad Publicado: Janeiro 10, 2005 Autor Publicado: Janeiro 10, 2005 Obrigado Agora que falas disso, a colisa ficou muito magra. A molly estava noutro aquário e nunca ficou magra. Ambos os animais pareciam tristes até me doía não entender a causa daquele comportamento. Quando acabar a criação de mollys vou deixar o aquário de reprodução para quarentena e fazer reprodução quando tiver o actual comunitário disponivel. Obrigado pela ajuda. Vlad! Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
nunomiguel Publicado: Janeiro 10, 2005 Publicado: Janeiro 10, 2005 Viva, Relativamente à colisa, esta pode por vezes apanhar parasitas intestinais. Podes ter aí outra causa para a sua morte. Cumprimentos, Nuno
Vlad Publicado: Janeiro 10, 2005 Autor Publicado: Janeiro 10, 2005 A minha mulher alertou-me mais do que uma vez para o facto da colisa em questão ter escrementos bem mais finos, longos e claros do que o macho, facto que eu nunca dei muita atenção. Isto pode ser um sintoma? Se for, já vi onde asneirei. Obrigado pela tua paciência e preocupação. Vlad! Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
nunomiguel Publicado: Janeiro 11, 2005 Publicado: Janeiro 11, 2005 Isto pode ser um sintoma? Se for, já vi onde asneirei Sim, é um sintoma de parasitas intestinais. Cumprimentos, Nuno
Vlad Publicado: Janeiro 11, 2005 Autor Publicado: Janeiro 11, 2005 Vivendo e aprendendo... Infelizmente para a colisa, aprendi à conta dela... Obrigado pela ajuda. Vlad! Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
Recommended Posts