nuxinha Publicado Novembro 6, 2010 Publicado Novembro 6, 2010 olá a todos estou deveras triste ao entrar neste forum..... comprei um aquario de 12 L e na altura 4 peixinhos na loja pq me disseram que podia ter 4, agora ja percebo pq morreram todos a exceção de 1, neste momento tenho 2 kingius, o resistente e um novo e pelo que li aqui deveri ter no minimo um aqua de 20 L Mas por que raio nas lojas não me informaram disto? Aproveito para pedir ajuda relativamente a manutençaõ, que tipo de aparelhos preciso ter no aquario? limpeza confirma-se que tenho de mudar a agua apenas de 3 em 3 semnas e nunca toda? e esta pode ser da torneira? tenho uma estatueta com 20 cm no centro do aquario, mais os dois kinguios cada um com 7 cm mais umas pedras com 2 cm de altura calculo que nao estejam muito satisfeitos.... Citar
Ruy M. Publicado: Novembro 6, 2010 Publicado: Novembro 6, 2010 (editado) Eu já cheguei mesmo a ler que um kinguio necessita no minimo de um aquario de 80litros! Pessaolmente também concordo. 4 em 12 litros isso é mesmo indiscritivel... Infelizmente é assim em algumas das nossas lojas, não te esqueças que o objectivo é vender mesmo que para isso tenha que se mentir descaradamente. Na verdade mesmo que o cliente venha a descobrir mais tarde não acontece nada... Provavemlmente nem sequer te falaram do ciclo de azoto. Tens sempre o livro de reclamações para fazeres valer os teus direitos caso consideres que tenha sido cometido um abuso ou violação contratual. Também já levei grandes "banhadas" no inicio. . Eu vou indicar-te o que na minha opinião é um conteudo minimo: -Aquario no minimo de 40 litros (é logico que depende do que pretendas) -termoestato (para peixes de agua quente) -filtro (interno ou externo) -substrato inerte (nada de pedras coloridas) -iluminação Quanto a trocas parciais de agua: Nunca se troca toda a agua, trocas apenas de 20 a 25% de agua. Deve ser agua da torneira (a não ser que faças questão em gastar dinheiro em agua engarrafada que nem sequer é submetida a controlos), podes deixar descansar a agua em garrafoes durante umas horas para o cloro evaporar, depois está perfeitamente apta. O filtro convém limpar regularmente, mas depende muito do tipo de filtro de que se fala. Nos internos a limpeza deve ser preferencialmente semanal. Editado Novembro 6, 2010 por Ruy M. Citar
nuxinha Publicado: Novembro 6, 2010 Autor Publicado: Novembro 6, 2010 obrigado pela resposta,ciclo do azoto?! nada sequer, quanto ao resto nao tenho filtro, as pedras sao coloridas (azuis), nao tenho iluminação, e fazia a limpeza total tirando os peixes e colocando aua toda nova e triste , mas com o tempo vou aprendendo, obrigado pela ajuda Citar
yangelis Publicado: Novembro 6, 2010 Publicado: Novembro 6, 2010 Uma ligeira explicação sobre o ciclo do azoto: 1 - Os resíduos dos peixes são ricos em compostos azotados (amónio ou amónia); 2 – Por acção de algumas bactérias existentes nos aquários o amónio ou amónia são transformados em nitritos; 3 – Por acção de outras bactérias os nitritos são transformados em nitratos (que são MENOS tóxicos para os peixes). Nesta hiperligação obténs muito mais informação sobre este ciclo. Aconselho que o consultes. ciclo azoto Citar
Ruy M. Publicado: Novembro 6, 2010 Publicado: Novembro 6, 2010 Uma ligeira explicação sobre o ciclo do azoto: 1 - Os resíduos dos peixes são ricos em compostos azotados (amónio ou amónia); 2 – Por acção de algumas bactérias existentes nos aquários o amónio ou amónia são transformados em nitritos; 3 – Por acção de outras bactérias os nitritos são transformados em nitratos (que são MENOS tóxicos para os peixes). Nesta hiperligação obténs muito mais informação sobre este ciclo. Aconselho que o consultes. ciclo azoto x2 tens mesmo que saber o que é! Citar
nuxinha Publicado: Novembro 7, 2010 Autor Publicado: Novembro 7, 2010 x2tens mesmo que saber o que é! obrigado por me terem respondido e ajudado, realmente quando se fala em vender não interessa mais nada . o ciclo do azoto ja entendi, existem produtos que aceleram o crescimento dessas bacterias boas? aproveito tambem para perguntar se a iluminação nao vai aquecer a aguavisto serem peixes de agua fria, e relativamente a limpeza interna do aquario, li algures que posso limpar a sujidade que se acumula nas paredes com uma esponja normal dasquelas da loiça isto nao vai fazer mal nem deixar nehuma especie de residuo na agua? Citar
nuxinha Publicado: Novembro 7, 2010 Autor Publicado: Novembro 7, 2010 acabei de encontrar resposta pra tudo lol :-)mas obrigado na mesma a quem me esclareceu Citar
Recommended Posts