Recommended Posts

Publicado

olá a todos estou deveras triste ao entrar neste forum.....

comprei um aquario de 12 L e na altura 4 peixinhos na loja pq me disseram que podia ter 4, agora ja percebo pq morreram todos a exceção de 1, neste momento tenho 2 kingius, o resistente e um novo e pelo que li aqui deveri ter no minimo um aqua de 20 L

Mas por que raio nas lojas não me informaram disto?

Aproveito para pedir ajuda relativamente a manutençaõ, que tipo de aparelhos preciso ter no aquario?

limpeza confirma-se que tenho de mudar a agua apenas de 3 em 3 semnas e nunca toda? e esta pode ser da torneira?

tenho uma estatueta com 20 cm no centro do aquario, mais os dois kinguios cada um com 7 cm mais umas pedras com 2 cm de altura calculo que nao estejam muito satisfeitos....

Publicado: (editado)

Eu já cheguei mesmo a ler que um kinguio necessita no minimo de um aquario de 80litros! Pessaolmente também concordo.

4 em 12 litros isso é mesmo indiscritivel... Infelizmente é assim em algumas das nossas lojas, não te esqueças que o objectivo é vender mesmo que para isso tenha que se mentir descaradamente. Na verdade mesmo que o cliente venha a descobrir mais tarde não acontece nada... Provavemlmente nem sequer te falaram do ciclo de azoto.

Tens sempre o livro de reclamações para fazeres valer os teus direitos caso consideres que tenha sido cometido um abuso ou violação contratual.

Também já levei grandes "banhadas" no inicio. .

Eu vou indicar-te o que na minha opinião é um conteudo minimo:

-Aquario no minimo de 40 litros (é logico que depende do que pretendas)

-termoestato (para peixes de agua quente)

-filtro (interno ou externo)

-substrato inerte (nada de pedras coloridas)

-iluminação

Quanto a trocas parciais de agua:

Nunca se troca toda a agua, trocas apenas de 20 a 25% de agua.

Deve ser agua da torneira (a não ser que faças questão em gastar dinheiro em agua engarrafada que nem sequer é submetida a controlos), podes deixar descansar a agua em garrafoes durante umas horas para o cloro evaporar, depois está perfeitamente apta.

O filtro convém limpar regularmente, mas depende muito do tipo de filtro de que se fala. Nos internos a limpeza deve ser preferencialmente semanal.

Editado por Ruy M.
Publicado:

obrigado pela resposta,ciclo do azoto?! nada sequer, quanto ao resto nao tenho filtro, as pedras sao coloridas (azuis), nao tenho iluminação, e fazia a limpeza total tirando os peixes e colocando aua toda nova ;) e triste , mas com o tempo vou aprendendo, obrigado pela ajuda

Publicado:

Uma ligeira explicação sobre o ciclo do azoto:

1 - Os resíduos dos peixes são ricos em compostos azotados (amónio ou amónia);

2 – Por acção de algumas bactérias existentes nos aquários o amónio ou amónia são transformados em nitritos;

3 – Por acção de outras bactérias os nitritos são transformados em nitratos (que são MENOS tóxicos para os peixes).

Nesta hiperligação obténs muito mais informação sobre este ciclo. Aconselho que o consultes.

ciclo azoto

Publicado:
Uma ligeira explicação sobre o ciclo do azoto:

1 - Os resíduos dos peixes são ricos em compostos azotados (amónio ou amónia);

2 – Por acção de algumas bactérias existentes nos aquários o amónio ou amónia são transformados em nitritos;

3 – Por acção de outras bactérias os nitritos são transformados em nitratos (que são MENOS tóxicos para os peixes).

Nesta hiperligação obténs muito mais informação sobre este ciclo. Aconselho que o consultes.

ciclo azoto

x2

tens mesmo que saber o que é!

Publicado:
x2

tens mesmo que saber o que é!

obrigado por me terem respondido e ajudado, realmente quando se fala em vender não interessa mais nada .

o ciclo do azoto ja entendi, existem produtos que aceleram o crescimento dessas bacterias boas?

aproveito tambem para perguntar se a iluminação nao vai aquecer a aguavisto serem peixes de agua fria, e relativamente a limpeza interna do aquario, li algures que posso limpar a sujidade que se acumula nas paredes com uma esponja normal dasquelas da loiça isto nao vai fazer mal nem deixar nehuma especie de residuo na agua?

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!