Estou mais que triste


Recommended Posts

boas pessoal

sim estou mais que triste estou desolado.

tenho aquario á mais de 10 anos, e os meus escalares tem cerca de 5 anos

sempre que tenho alguma doença nos meus peixes, eles apresentam sempre algum sintoma de forma que costumo identificar-la.

mas desta não, eles estão otimos, lindos sem qualquer tipo de mancha ou outro sinal, comem bem,muito bem, como come um escalar, mas no dia seguinte fica parado sem ligar nenhuma a comida, acho estranho, passadas 2\3 horas vou ve-los outra vez, (palavra censurada) ele esta no fundo quase a cambaliar, ponho a mão dentro do aquario para o segurar e o por a direito, ele deixa-se ficar, as lágrimas escorem pelo rosto, ele dá uma sacudidela e cai, volto a apanhar-lo e coloco-o na palma da mão e é quando dá uma ultima respiração e morre.

porra não tem nenhum sintoma, será da agua? ou da embalagem nova de Cycle da Nutrafin que coloco um pouco a cada muda de agua?

sim sou daqueles que o único teste que tem é o de ph, logo não sei os valores da agua, mas posso dizer que tenho feito nos últimos tempos mudas de agua de cerca de 5/10% por semana.

nesse dia depois do sucedido fiz uma muda de agua de cerca de 25%, os outros escalares estão bem, bem como o outro estava.

dia seguinte repete-se a tragedia outro escalar com o mesmo comportamento, e sim tambem morreu, este so o vi ja de noite quando cheguei a casa, ja devia estar morto a algumas horas, tirei-o do aquário, olhei mais a pormenor para ele e o corpo lindo ( era preto) as barbatanas sem uma mordedela(se bem que este era o lider do grupo) fui ver as guelras e não sei se por ele estar ja morto a algumas horas, elas estavam esbranquiçadas e não vermelhas.

mais uma muda de agua agora só de 10%. os outros estão bem.passaram 2 dias e tudo bem, dou de comer antes de a luz apagar e estão bem, vou dormir.

de manhã vou ve-los e dar de comer, porra é demais outro que não vai a comida, vou trabalhar com a certeza que quando chegar vou ter mais uma baixa.

chego a casa e vou ver, não ele ainda lá esta, poucos movimentos, escondido a um canto mas esta a aguentar-se, não sei até quando. Não sei o que fazer.

Editado por joao paulo sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 52
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boas

nao sendo eu perito em escalares acho que o melhor a fazer e mesmo verificares os niveis em que se encontram a agua do teu aqua depois sim resolver os problemas pode ser um parametro de agua ou mais que nao se encontrem bem logo vais ter infilizmente mais mortes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como estava a prever tambem morreu

estou a pensa fazer tratamento com o esha 2000

sera que resulta?

 

 

Boas João Paulo

Lamento imenso a perda dos teus escalares, com 5 anos ai em casa já devias ter um carinho enorme por eles.

Os dados que nos dás são escassos e assim sendo como podemos nós opinar algo?

É um tiro no escuro...

Tens que nos dizer os parametros todos da água para podermos analisar contigo a causa provavel.

Desde já te digo que 5 a 10% de mudança de água semanal é extremamente pouco, mas agora também não convém ires fazer mudanças diárias para compensar.

Passa numa loja, compra testes para parâmetros de água e posta-os aqui.

Isso poderá ser um pico de nitratos...mas também poderá não ser....

Só mesmo com mais dados amigo.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como diz o membro Julius eu tb lamento imenso o que está a suceder e tb como ele diz, 5 a 10% de muda de água pode ser pouco, eu pelo sim pelo não fazia-lhe de imediato uma boa muda de água, uns 30% porque me palpita que por aí deve andar um pico de amónio mas, sim sem testes é complicado.

 

Sorte e que tudo corra pelo melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como diz o membro Julius eu tb lamento imenso o que está a suceder e tb como ele diz, 5 a 10% de muda de água pode ser pouco, eu pelo sim pelo não fazia-lhe de imediato uma boa muda de água, uns 30% porque me palpita que por aí deve andar um pico de amónio mas, sim sem testes é complicado.

 

Sorte e que tudo corra pelo melhor.

 

 

mas se fosse um pico de amonia ou um pico de nitratos so os escalares é que morriam?

nos outros peixes ( nariz de bebedo, botias e coridoras ) não houve baixas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

repensando e puxando pela memoria (que ja vai faltando), eu á coisa de 1 mês lavei o filtro onde tenho as massas( cerâmicas e afins ) e 10 dias depois lavei o outro filtro onde só tenho esponjas, e aqui é que esta o problema lavei os dois filtros com agua da torneira e não com a agua retirada do aquário, possivelmente matei a colónia de bactérias no filtro e sim poder estar a ter picos de amónia ou de nitratos

depois tenho outro problema, nesta conjuntura que estamos a passar o dinheiro esta cada vez mais curto e não vai dar para comprar os testes brevemente uma vez que não ficam baratos,

sendo que se realmente houve um pico de um desses parâmetros e quando é assim pelo que sei deve-se fazer boas mudas de agua, é isso que eu vou fazer hoje á noite quando chegar a casa

agora devo ou não em simultaneo fazer um tratamento de esha 2000?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora vamos lá por etapas

 

1 - Os escalares são peixes bastantes sensíveis, isso já te responde a primeira pergunta.

2 - Lavar os materiais e esponjas onde as bacterias se alojam com água da torneira é a morte do artista (GRAVE ERRO)

3 - Contudo as bacterias também se alojam no areão, por isso pode ou não pode ser por isso.

4 - Mais uma vez te dizemos que sem testes não podemos dizer muito é um tiro no escuro sem saber os valores.

 

 

O que eu faria no teu lugar????

 

 

Passa numa loja, compra um daqueles produtos que tem bactérias, faz uma mudança de 30 a 40% da água, eu ia para 40% com o anti cloro como é lógico e adiciona bactérias com o produto que foste comprar na água.

Lê as instruções do mesmo e faz o calculo para o total de agua que o aquário incorpora, ou seja se tiveres um aquário de 100L mete gotas para 100L.

Ao fazeres o TPA aspira bem o fundo com um aspirador que presumo que tenhas (próprio para aquários) e se possivel retira os troncos e pedras para aspirares melhor tudo que seja detrito.

Deixa de alimentar os teus animais durante dois dias e vê como eles se comportam.

Boa sorte e vai nos dando noticias ok amigo?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora devo ou não em simultaneo fazer um tratamento de esha 2000?

Eu não fazia o esha 2000, a fazer algum tratamento era um para parasitas internos, desparatização.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu também tenho escalares. E lamento imenso o sucedido com os teus?

O único grande cuidado que tenho com os meu é respeitante ao PH. Não uso anticloro nem produtos para o PH. Apenas uso turfa e deixo a "água nova" cerca de 24h com a turfa num recipiente com uma bomba de ar e uma d água para manter um bom arejamento de água (o cloro evapora-se). Tenta manter a água com um PH de 6.5.

Nunca mais voltes a lavar a matéria filtrante com água da torneira (aproveita sempre a água das mudas).

Apesar da crise, tenta compra um teste de PH e de Nitratos. São os que eu uso. Felizmente esses dois dão-me informação que chegue. Há muitos mais mas, na minha opinião, o do PH é o "verdadeiro".

Boa sorte para os teus bichinhos.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nitratos são os menos tóxicos, preocupa-te se existir amónia (ião amónio) ou nitritos que são muito letais para os peixes.

 

Tudo indica que tenha sido um pico de um deles, faz mudas maiores, agora nesta altura mais crítica e depois vai estabilizando para o habitual. Como te já foi dito, sem testes é mais difícil...

 

Boa sorte e acima de tudo mantém a calma,

 

 

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas se fosse um pico de amonia ou um pico de nitratos so os escalares é que morriam?

nos outros peixes ( nariz de bebedo, botias e corydoras ) não houve baixas

 

Diferentes espécies de peixes respondem de forma diferente a intoxicações. As corydoras, por exemplo, aguentam-se melhor porque conseguem vir à superfície apanhar umas golfadas de ar atmosférico em situações críticas. Os nariz-de-bêbado também se aguentem melhor do que, por exemplo os cardinais, mas geralmente quando há situações de picos de amónia, de nitritos ou escassez de oxigénio dissolvido na água perdem coloração e andam perto da superfície.

 

Na minha experiência, 99% dos casos de "doença súbita" de peixes estão relacionados com estas situações, embora geralmente outras doenças oportunistas (como parasitas das guelras e intestinais) também se manifestem mais quando as condições do ambiente em que os peixes vivem se deterioram, porque as defesas deles estão em baixo.

 

Quanto a conselhos, acho que deves meter as bactérias nitrificantes (cycle, etc.), mas não medicamentos, que nesta altura podem fazer mais mal do que bem. Não te esqueças que, caso tenhas carvão activo no filtro, deves retirá-lo antes dos tratamentos porque senão a eficácia destes é muito reduzida.

 

Quanto a trocas de água, eu teria feito uma valente mal o problema apareceu (uns 60%), assegurando depois trocas mais pequenas com alguma regularidade até aos parâmetros estabilizarem.

 

P.S. Como é óbvio, fazer os testes é essencial. Em relação ao preço, tenta os hipermercados, que já vão tendo alguma coisa e a um preço mais acessível.

 

 

Boa sorte.

Editado por PST

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo com todos vós

o que me mais magoa é que eu sabia que não se deve lavar o filtro com agua da torneira, mas naquele dia deu-me para aquilo, sei lá porquê.

quanto a cultura de bactérias tenho colocado a quantidade indicada cada vez que faço mudas de agua

tenho a noção que uma vez que tenho 2 filtros (eheim um 2213 e um 2224) e lavei um de cada vez com um intervalo de 10 dias, algumas bactérias ficaram, mas muitas morreram e dai ter provavelmente um pico de amónia ou nitritos

os unicos testes que tenho é o de ph

que outros testes acham que eu deva também ter? amónia e nitritos?

e ja agora qual a melhor marca, aquela que pela relação preço/qualidade é a melhor compra?

esses testes devem ser feitos com que regularidade?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo com todos vós

o que me mais magoa é que eu sabia que não se deve lavar o filtro com agua da torneira, mas naquele dia deu-me para aquilo, sei lá porquê.

quanto a cultura de bactérias tenho colocado a quantidade indicada cada vez que faço mudas de agua

tenho a noção que uma vez que tenho 2 filtros (eheim um 2213 e um 2224) e lavei um de cada vez com um intervalo de 10 dias, algumas bactérias ficaram, mas muitas morreram e dai ter provavelmente um pico de amónia ou nitritos

os unicos testes que tenho é o de ph

que outros testes acham que eu deva também ter? amónia e nitritos?

e ja agora qual a melhor marca, aquela que pela relação preço/qualidade é a melhor compra?

esses testes devem ser feitos com que regularidade?

 

Já fizeste o TPA?

Qual a percentagem que retiraste?

Colocaste bactérias???

Morreu te mais algum animal?

 

Compra os testes que te falamos e diz nos os valores que te deram.

Pah eu faço esses testes mensalmente mas também faço TPAs semanais de 25 a 30% logo nunca tenho oscilações;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Erro de escritura, da mesma maneira que não é ião mas sim "não"

 

Oi António,

 

Queria mesmo dizer ião amónio (NH4+) - neste caso catião. A amónia ou amoníaco seria então NH3.

 

Nesses testes apenas se consegue "quantificar" o ião (catião) amónio NH4+ que depois em relação com o pH ( "potencial hidrogeniônico" - grandeza directamente ligada à quantidade de iões de hidrogénio (H+) presentes na água).

 

Espero não ter complicado nada e se estiver alguma coisa errada não hesitem em corrigir.

 

Em relação aos testes deverias ter o da amónia, nitritos e nitratos (+ph), são os que uso se alguma coisa me parece muito errada.

 

Faz as TPA mais frequentes durante uns tempos até estabilizares a situação.

 

Abraços e boa sorte

 

 

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fiz ontem à noite uma muda de aproximadamente 50% cerca de 100l e sim juntei cultura da bactérias.

até agora nada, os meus dois escalares (sobreviventes) estão aparentemente porreiros.

quanto aos testes, vai ter que ficar para depois uma vez que me falta pilim neste momento(quando der é a próxima coisa a comprar)

aproveito para colocar aqui uma questão, quando faço as mudas de agua, por norma tento sempre colocar a agua mais ou menos à mesma temperatura que a do aquário com ajuda do esquentador, esta ultimas mudas não o fiz ou seja foi directamente a agua fria para dentro do aquário. como é que vocês fazem normalmente ou qual destas será a mais correcta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se usas por exemplo os garrafões de agua, deixando estabilizar uns dias faz com que percam o cloro e ficam a temperatura ambiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes meter sem problema água fria da torneira quando fazes os TPAs, claro que com os devidos produtos necessários.

Agora tem em mente uma coisa, ter um aquário a imagina 27ºG e mudar 25% da agua num TPA não é a mesma coisa que mudar 50%.

A oscilação de temperatura especialmente se for no Inverno vai ser bem diferente.

Podes também caso prefiras, meter um pouco de água quente nos garrafões e o resto de água fria de forma que seja água mais temperada.

Eu no Inverno quando faço os TPAs, meto no garrafão o anti cloro, acrescento um quarto do garrafão com água quente da torneira e o resto com água fria, o produto faz efeito e pimba lá para dentro, repito o processo até repor a água que retirei e esta concluida a operação LIMPEZA.

30% todos os sábados, é sagrado:)

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes meter sem problema água fria da torneira quando fazes os TPAs, claro que com os devidos produtos necessários.

Agora tem em mente uma coisa, ter um aquário a imagina 27ºG e mudar 25% da agua num TPA não é a mesma coisa que mudar 50%.

A oscilação de temperatura especialmente se for no Inverno vai ser bem diferente.

Podes também caso prefiras, meter um pouco de água quente nos garrafões e o resto de água fria de forma que seja água mais temperada.

Eu no Inverno quando faço os TPAs, meto no garrafão o anti cloro, acrescento um quarto do garrafão com água quente da torneira e o resto com água fria, o produto faz efeito e pimba lá para dentro, repito o processo até repor a água que retirei e esta concluida a operação LIMPEZA.

30% todos os sábados, é sagrado:)

 

 

Esses 30% de TPA que fazes é num aquário já devidamente já estabilizado, ou dá por exemplo também para um que acabou o ciclo à pouco tempo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João. Acho e com o divido respeito que te desmazelaste um pouquinho. Eu volta e meia pronto lá dou uma calinada e faço um disparate e depois lá venho para aqui ver quem me ajuda. Mas tu parece que fazes tudo bem e de repente deu-te na cabeça e passaste-te. Desculpa :surrender: mais uma vez, mas... lavas dois filtros em pouquíssimo espaço de tempo com água da torneira :snipersmile: agora metes água fria :thumbdown2: . Ainda que possa não estar muito frio, claro que dá um choque de temperaturas e eles podem se ressentir e não aguentar. Se metes a água directamente para o aquário sem anti-cloro, também faz mal aos peixes, claro que há quem não meta. O anti-cloro evapora, mas enquanto evapora e não evapora os peixes... e para além disso o anti-cloro pelo menos o que eu compro elimina metais pesados que são extremamente perigosos para os peixes e nisso eu não arrisco.

Editado por Tânia Filipa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses 30% de TPA que fazes é num aquário já devidamente já estabilizado, ou dá por exemplo também para um que acabou o ciclo à pouco tempo?

 

 

 

Boas, eu mudo 25 a 30% todas as semanas aos meus aquários, agora, quando se trata de aquários recentes onde o ciclo acabou a ligeiramente pouco tempo, não faço TPAs nos primeiros 15 dias após inserir os peixes.

Após isso regra geral entre 25 a 30%:snipersmile:

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O anti-cloro evapora, mas enquanto evapora e não evapora os peixes...

 

 

Não sabia que o anti cloro evaporava...o que eu não aprendo neste fórum, vá lá que ao menos os peixes não evaporam.

 

 

Eu volta e meia pronto lá dou uma calinada

 

Concordo completamente contigo.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho o aquario a 27º e ontem a temperatura desceu até aos 24º, claro que ponho o anti cloro no balde antes de introduzir a agua no aquário( sim mudo a agua com um balde que só se destina ao aquario). estas diferenças de temperatura não me parecem que possam fazer mal aos escalares(não nos esquecemos que na altura das monções a temperatura da agua tambem desce um pouco), agora quem não costuma gostar são as botias, mas até ver nada de pontinhos brancos, o que no ano passado devida aos amigos da edp em que fiquei sem electricidade varias horas, as botias foram as unicas que deram sinal de (constipação) ictio, mas que rapidamente tratei.

 

 

Tânia Filipa é verdade esta não esta a ser particularmente uma semana fácil para mim.

 

de qualquer maneira e o mais importante é que os meus amiginhos até ver estão bem de saúde, vamos ver os proximos dias.

vou mudar 25l de agua hoje e volto a fazer o mesmo amanhã

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, amigos...

Chamem-me do contra, e digam-me que sou parvo, :snipersmile:

Mas na minha opinião a causa da morte dos escalaers não terá sido necessáriamnete por causa do filtro.

Mais, uma vez, sem testes é complicado, mas as bactérias alojam-se em todo o aquário !

Vidros, rochas, troncos, água, plantas, e essencialmente, e ainda mais que o filtro, Substracto/areão !

Quanto mais porosas forem as superfícies, mais fácil é a sua colonização.

As bactérias do filtro, representam apenas uma quota parte da bactérias totais presentes no aquário, depende, claro da camada de substracto, tipo de substracto, porosidade do mesmo, e os inertes presentes no aquário.

Mas é da minha opinião que a morte dos escalares, não terá sido obrigatóriamente culpa da limpeza do filtro, coisa que já fiz várias vezes sem problema algum...

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais