Ovos de ciclídeos Papagaios


Recommended Posts

Boas, há cerca de 3 ou 4 dias atrás a femea papagaio, depositou muitos ovos em cima de uma pedra, durante esses dias os ovos foram mudando de cor de transparente para branco, e o casal sempre a proteger os seus ovos, ontem à noite dei com eles a comerem os ovos todos e hoje já nem um resta para amostra, o que foi que eu fiz mal, ou é um procedimeto normal, por parte dos ciclideos.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

O que entendes por ciclideos papagaio? :oops:

 

É normal nas primeiras desovas que os ciclideos comam os ovos, caso o casal seja recém formado ou haja alguma forma de stress no aquário (outros peixes, alguém muitas vezes "colado" no vidro a observar... :lol: ).

 

Caso se tratem de ciclideos-papagaio (hibridae "C. synspillum x C. citrinellum), esta situação tonra-se mais comum por se tratar (não há certezas a 100% em relação a isto) de um peixe hibrido, supostamente incapaz de se reproduzir.

 

Caso seja outro peixe, terei todo o gosto em dar-te os parabéns...mas neste caso...aplaudo a atitude dos peixes em terem comidos os ovos. :)

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...ciclideos-papagaio (hibridae "C. synspillum x C. citrinellum),..supostamente incapaz de se reproduzir.

 

Reproduzem-se com certeza, há uns meses atrás houve um post onde isso foi discutido.

 

abraço

alex

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Reproduzem-se com certeza, há uns meses atrás houve um post onde isso foi discutido

 

Já li muitos casos de (infelizes) reproduções de papagaios. Como sabes, os seres hibridos têem como caracteristica serem estéreis...daí ser estranho falar-se em reproduções de papagaios. :?

Uma das formas de observar se um determinado ser é hibrido é verificar, caso se consigam reproduzir, se a sua descendência é fértil.

Daí eu ter dito "supostamente não se reproduziriam" e não "ser impossivel de reproduzir". :oops:

 

Alguém sabe o mecanismo de como se formam ciclideos-papagaio "machos" e "fêmeas"?

Supostamente deveriam ser todos "assexuados"... :lol:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao que parece existem 2 ciclideos papagaio...

 

Um o "fabricado" e outro natural que corresponde a um peixe real.

É o problema de falarmos em nomes comerciais...

 

De qualquer das formas encontrei um link onde se fala acerca de ambos.

http://cichlidresearch.com/parrot.html

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como sabes, os seres hibridos têem como caracteristica serem estéreis...

(...)

Supostamente deveriam ser todos "assexuados"...  

 

Não é tão linear.

 

Os resultados de uma hibridização podem variar muito, consoante a proximidade genética entre os progenitores.

 

O resultado pode ser peixes mais ou menos deformados.

 

Deformações essas que podem atingir o aparelho reprodutor e anular a parte "mecanica" da reprodução....

Ou então, deficiencias na formação do DNA contido nos ovos e esperma.

 

Serem hibridos não implica portanto que não estejam habilitados a efectuar posturas!

Os ovos podem é eventualmente estarem vazios.

 

Há ainda a possibilidade dos ovos/esperma destes novos hibridos serem compativeis com os dos progenitores, dando origem a peixes identicos ás espécies dos pais.

 

É também frequente ocorrer os chamados "hibridos de segunda geração".

Ou seja... resultam peixes hibridos identicos a um dos progenitores... mas incapazes de se reproduzir.

 

 

 

 

Depois há ainda os casos de falsa hibridização...

Falsa, pois as espécies apenas são diferentes na classificação que lhes foi atribuida.

Na realidade, intercruzam-se directa ou indirectamente entre si, dando origem a espécies de caracteristicas de acordo com a hereditariedade.

 

É o que se passa em larga escala nos lagos Africanos.

(Peixes classificados como diferentes espécies, que são na verdade diferentes populações da mesma)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais