Algas verdes


Gato Fedorento

Recommended Posts

Aquilo que me salta à vista nos teus parâmetros são os fosfatos tão elevados e as algas adoram fosfatos.

Andas a adicionar fosfatos ao aquário a um ritmo superior ao que removes. Está a aumentar através da alimentação ou através da água que adicionas. Tens osmose ou outro sistema de purificação?

Poderás remover através de macroalgas, escumador, precipitação através do uso de kalkwasser, etc.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O setup é:

aquario 150x50x40

circulação 7400 l/h (2x2500 + 2x1200)

escumador ps 500 aquavie

iluminação hqi 2x150 w (14000 K) + actinicas 3x27 w

R.V. +/- 80 Kg

t.p.a. 25 litros semanais agua de osmose com adição de sal reefcrystal

não adiciono kalk apenas utilizo pro-buffer dkh da kent para controlar a alcalinidade

equipa de limpeza:

4 ofirios

7 hermitas

20 nassarios

7 cerites

2 turbos

4 camaroes comedores de aptasia

2 camaroes debelius

 

Só mais um detalhe, estas algas apareceram-me depois de ter desligado um seco-humido da eheim que tinha a trabalhar no aquario. Para alem disto passei a ter também um problema de "gordura" na superficie da agua. não tenho sump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais um detalhe, estas algas apareceram-me depois de ter desligado um seco-humido da eheim que tinha a trabalhar no aquario. Para alem disto passei a ter também um problema de "gordura" na superficie da agua. não tenho sump

 

Para eliminares o problema da gordura coloca um pouco mais de circulação à superfícies. Arrisco-me a dizer que a formação e acumular desta película a longo prazo poderá dificultar as trocas gasosas.

 

O seco-húmido estava a concorrer com a rocha viva (e já tens uma quantidade bem porreira) na desnitrificação pelo que só fizeste foi bem em desligá-lo.

 

Quanto às algas concordo inteiramente com o João, tens um nível de fosfatos bem elevado pelo que as sugestões que ele te deu para resolveres este problema serão o próximo passo a dar, sendo a colocação de macroalgas a forma mais económica.

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há superficie tenho duas de 2500 l/h cada. Vou removendo essa pelicula quando faço as t.p.a., retiro 25 litros de agua com um prato de sopa.

Quais os problemas que podem advir de não ocorrer as trocas gasosas?

Acham que os desnitrificadores de enxofre ajudam na remoção das algas, principalmente das castanhas do vidro de tras?

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

O problema da película é que pode impedir uma correcta oxigenação da água...o ideal é que ela não se forme mesmo.

 

O que não percebo é como é que ela te aparece tendo tu 2 bombas de 2500 l/h :? à superfície.

 

Quanto aos desnitrificadores não tenho nenhuma experiência, mas malta aqui do fórum utiliza ou já utilizou, lembro-me do fizo e do João Cotter p.ex. talvez eles tenham algo mais a dizer.

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais