Keep it simple! Um very low-tech.


Vasco Ferreira

Recommended Posts

Viva a todos.

Venho aqui mostrar um projecto que já corre à 6 meses. Um Projecto diferente e com o qual eu aprendi bastante. Aprendi que para ter um aquário agradável e bonito, pode-se ter praticamente nenhum trabalho e se forem seguidos algumas premissas (como começar com uma boa massa vegetal e não abusar na quantidade de peixes) este pode-se manter com apenas uma TPA de 6 em 6 meses.

 

Trata-se de um aquário que não é meu mas que tenho ajudado a manter. Este aquário está em casa de um amigo meu que o tinha na sala desmontado. Ele dizia-me que era para avançar mas que desejava algo simples e com pouco ou nenhuma manutenção e os peixes fossem o principal, ou seja, ele gostava de plantas mas o que lhe interessava mesmo era os peixes e por isso não queria muito trabalho com estas.

À altura tinha andando a ler o método de Tom Barr para aquários low-tech e resolveu-se avançar por ai.

 

Decidido o que fazer, seguisse alguns upgrades que acho indispensáveis, mm num low-tech. A filtragem (acabou por se adquirir um Eheim 2213 novo por 60€) e a iluminação, a lâmpada dos chineses foi trocada por uma Aquaglow T8 de 20w. O aquário foi comprado numa feira e tem umas medidas estranhas 75C x 40A x 31P pelo que estávamos meio inseguros se a iluminação seria suficiente

 

Mas passando ao Setup:

 

Data de montagem: 01/05/2010

Aquário: 75C x 40A x 31P = 93L brutos

Subustrato – camada fértil (já n me lembro da marca, mas n era conhecida) com areão por cima

Filtração – Eheim 2213 – 440l/h

Iluminação – AquaGlow 20w T8, 10000k – 10h por dia

Fauna – 3 Tetras Limão, 6 Platys adultos e 4 juvenis (1 cm), 2 Betas fêmeas, 2 Corys e Red Chery q.b.

Flora – H. Polysperma, Fetos de java (2 especies), Anubias e musgo.

Manutenção – Limpeza de filtro de 6 em 6 semanas, Tpas de 6 em 6 meses.

Fertilização – Semanalmente 1ml de solução Macro e 1ml de solução micro (Trópica)

 

As fotos foram tiradas ontem depois da TPA semestral (água um pouco turva, com particulas em suspensão) e da poda à H. Polysperma (Impressionante com esta espécie cresce em qualquer condição).

Não são do melhor que anda para ai mas foi o que se arranjou.

 

gallery_11684_2562_5684.jpg

 

gallery_11684_2562_128604.jpg

 

gallery_11684_2562_20884.jpg

 

gallery_11684_2562_21728.jpg

 

Conclusões:

Ao nível de manutenção é um “sonho”, não há TPAS, n há algas, nenhumas mesmo, os vidros apenas de dois em dois meses precisam de uma passagem para tirar aquela película que se forma. Qt ás plantas os crescimento são lentos, mas as plantas apresentam uma boa cor e saúde. Qt aos peixes não se ressentiram minimamente da falta de TPAs, inclusive os platys já tiveram várias ninhadas e os Red Chery, nem se fala.

O único aspecto que a meu ver não me convence é o facto de estarmos limitados no tipo de plantas que podemos escolher mas de resto para quem tem pouco tempo aconselho vivamente.

 

Abraços

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ptuga + colega em casa de quem ....

Boas!

Parabéns pelo projecto, na minha modesta opinião, acho que ao fim de seis meses, já podemos considerar um low-tech de sucesso!

É verdade que há algumas limitações nas plantas que se podem manter com pouca luz e sem C02, mas há outros aspectos positivos que é a pouca manutenção, embora no caso das Higrophylas.....seja diferente porque elas crescem desalmadamente, como sabes.

Quanto ao layout, o importante é que o proprietário goste (e que os peixes tenham espaço para nadar:):medieval_mace::)

Acho muito positivo haver projectos destes concebidos «de raíz» para esta variante, porque creio que há muita gente que desanima por causa dos custos e esta é a prova de que não é preciso pedir um empréstimo para ter um aquário e afinal de contas, nem dá assim tanto trabalho.

Só é preciso um pouco de paciência.

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha... aprendi uma coisa com este low-tech... aprendi que o musgo sobrevive agarrado ao termostato!

Se me perguntassem, diria sinceramente que não. LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva pessoal....obrigado pelos comentários.

Relativamente ao layout....acredito que poderia estar bem melhor, mas como tb não era o primordial não se perdeu muito tempo com isso, foi do género "amanha passo lá por casa que nós montamos isso"... se fosse agora com mais tempo e um pouco mais de estudo tinha levado um outro tronco para se aproveitar melhor o musgo e dar um aspecto mais natural.

 

Majo, concordo com o aspecto dos gastos. Por cerca de 200€ (ja com filtro externo incluido) consegues ter todo material de boa qualidade para planeares um aquario low-tech com tudo para ter sucesso. Se formos a ver 200€ para um aquário completo (aquário de cerca de 100l) ja com plantas e substrato, filtro, iluminação, etc não é nada comparativamente a um high-tech. Acredito que o principal problema é que o pessoal que se inicia não lê, e não procura o suficiente para saber o que pode ou n fazer e que material escolher.

 

Plisboa...honestamente essa é a experiencia que corre actualmente. :music_singguitar: o musgo n estava assim originalmente.... vamos ver como se porta e se suporta o calor de qd o termostato liga. Se suportar tem potencial para ficar uma coisa engraçada, quando a superficie uniformizar e tapar compelatamente os contornos do termostato. Caso se verificar que começa a queimar retira-se e coloca-se noutro sitio.

 

Abraços

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Parabens pelo projecto.

Em relacao ao musgo no termostato ocorre-me que a circulacao de agua pela superficie do termoestato passa a ser muito menor.

 

O que eu acho que pode ocorrer é que pelo facto do calor nao se dissipar tanto, o termoestato vai passar mais tempo desligado e nao vai aquecer tanto a agua. Ou entao o inverso, dependendo onde esta colocado o sensor do termoestato. Se a agua nao aquece, por falta de contacto com o termoestato, este vai passar mais tempo ligado.

 

Mas venha o resultado da experiencia...

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.