Duvida de Iniciante


chef_moisas

Recommended Posts

Bom dia

 

No passado sábado consegui montar o meu aquário de 100lts todo dentro das instruções adquiridas aqui dentro do fórum e a funcionar já com umas plantinhas. Também adquiri numa loja que é patrocinadora aqui do fórum que o lavei bem inclusive como estava mt seco deixei-o 12 horas dentro de agua antes de o meter dentro do aquário para ele absorver agua e não "boiar". Ontem quando cheguei a casa o tronco apresentava uma mucosa clara estranha, já li varios posts aqui do forum inclusive 1 que fala que a madeira de pinho larga resina mas pelo que vejo o tronco não me parece de pinho e como o comprei numa loja "credenciada" o mesmo deverá ser apropriado para estar dentro de um aquario.

 

Gostaria de saber o que fazer relativamente a isso.

 

Cumprimentos

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

No passado sábado consegui montar o meu aquário de 100lts todo dentro das instruções adquiridas aqui dentro do fórum e a funcionar já com umas plantinhas. Também adquiri numa loja que é patrocinadora aqui do fórum que o lavei bem inclusive como estava mt seco deixei-o 12 horas dentro de agua antes de o meter dentro do aquário para ele absorver agua e não "boiar". Ontem quando cheguei a casa o tronco apresentava uma mucosa clara estranha, já li varios posts aqui do forum inclusive 1 que fala que a madeira de pinho larga resina mas pelo que vejo o tronco não me parece de pinho e como o comprei numa loja "credenciada" o mesmo deverá ser apropriado para estar dentro de um aquario.

 

Gostaria de saber o que fazer relativamente a isso.

 

Cumprimentos

 

 

 

 

Boas!!!

em prencipio será mesmo resina.Só digo isto, porque não pode ser de outra coisa,acho eu!!!

Tu ferveste o tronco?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não te preocupes muito com isso, é normal acontecer.

 

Se tiveres caracóis, ottos eles comem isso. Podes sempre ir aspirando com um sifão/mangueira que isso sai.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Hugo

 

Então posso para a semana começar a meter os primeiros peixes ??? Quando acabar o ciclo do azoto certo ???

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É preferível ir com calma e cuidado, ter a segurança que o ciclo está normalizado para a introdução de peixes.

 

 

Não sei dizer se é para a semana pois não sei como fez o ciclo mas deverá deixar passar o pico de nitritos e a partir daí poderá introduzir peixes de forma gradual.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo.

 

Atenção que não estás à espera que o ciclo termine, mas sim que se dê inicio ao mesmo e se estabilize.

 

O ciclo, tal como a palavra o refere é continuo, a questão está é criar as condições para que o mesmo se inicie e assim permaneça sem contratempos.

 

Calma. É o segredo da coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo.

 

Atenção que não estás à espera que o ciclo termine, mas sim que se dê inicio ao mesmo e se estabilize.

 

O ciclo, tal como a palavra o refere é continuo, a questão está é criar as condições para que o mesmo se inicie e assim permaneça sem contratempos.

 

Calma. É o segredo da coisa.

 

Desculpa a minha duvida, mas pelo que li não é aconcelhavel colocar 1 ou 2 peixes "resistentes" para ajudar o inicio do ciclo ???

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a minha duvida, mas pelo que li não é aconcelhavel colocar 1 ou 2 peixes "resistentes" para ajudar o inicio do ciclo ???

isso é para os apressados.. como já foi dito aquariofilia é feita com muita calma a paciência :eusathink: , se a pessoa não tem nada disso é melhor se dedicar a outro hobby, sob pena de tudo correr mal..

 

o tronco é natural ficar com uma espécie de bolor.. desaparece dentro de algumas semanas, se foi comprado numa loja de aquariofilia é claro que é indicado para colocar no aquario e duvido que seja resinoso! mas nada como colocar uma foto que o pessoal aqui confirma.. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o passar do tempo irás reparar que a aquariofilia é totalmente diferente de se ter um gato, cão ou passaro.

 

Como já percebes-te de certeza, se para o gato/cão ou passaro que compramos logo na loja ou nos dão ou o vamos buscar ao gatil/canil, apenas terás que arranjar lá um espaço em casa e no caso do cão há a preocupação de o levar à rua, uma série de coisas.

 

Com os peixes o espaço que destinas para eles assim como o meio aquático que tens de ter é um pouquinho mais complexo, no entanto hoje em dia existem n soluções para se ter um peixe nos primeiros dias após a instalação de um aquário, no entanto, e na maioria dos casos os primeiros problemas surgem no arranque do aquário, pois para além de te estares a preocupar com a suade dos teus peixes tens de vigiar a "casa" deles.

 

Exitem no mercado vários produtos que aceleram as coisas, tudo depende da carteira do cliente e principalmente na pressa que o aquariofilista tem. Mas as hipoteses de erro aumentam quanto menor for a experiência do aquariofilista.

 

Assim joga-se pelo seguro e recomenda-se a colocação de UM peixe que naturalmente tem uma hipotese de 50-50.

 

A questão roça então o respeito pelos animais: valerá a pena o sacrificio de um peixe? E se fosse um gato ou um cão igualmente com uma hipotese de 50-50?

 

Poderão dizer: há...um peixe não tem o custo que um cão (e é verdade: este fim-de-semana vi gatos à venda por 250 € e guppies por 1€ e qualquer coisa). E se calhar...o mal é esse.

 

Bem são muitas reflexões e desculpa o off-topic.

 

Mas é importante que iniciados na aquariofilia estejam conscientes das pequenas vidas que têm na mão e na responsabilidade que isso acarreta.

 

Espero que te dê mais força a continuar e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o passar do tempo irás reparar que a aquariofilia é totalmente diferente de se ter um gato, cão ou passaro.

 

Como já percebes-te de certeza, se para o gato/cão ou passaro que compramos logo na loja ou nos dão ou o vamos buscar ao gatil/canil, apenas terás que arranjar lá um espaço em casa e no caso do cão há a preocupação de o levar à rua, uma série de coisas.

 

Com os peixes o espaço que destinas para eles assim como o meio aquático que tens de ter é um pouquinho mais complexo, no entanto hoje em dia existem n soluções para se ter um peixe nos primeiros dias após a instalação de um aquário, no entanto, e na maioria dos casos os primeiros problemas surgem no arranque do aquário, pois para além de te estares a preocupar com a suade dos teus peixes tens de vigiar a "casa" deles.

 

Exitem no mercado vários produtos que aceleram as coisas, tudo depende da carteira do cliente e principalmente na pressa que o aquariofilista tem. Mas as hipoteses de erro aumentam quanto menor for a experiência do aquariofilista.

 

Assim joga-se pelo seguro e recomenda-se a colocação de UM peixe que naturalmente tem uma hipotese de 50-50.

 

A questão roça então o respeito pelos animais: valerá a pena o sacrificio de um peixe? E se fosse um gato ou um cão igualmente com uma hipotese de 50-50?

 

Poderão dizer: há...um peixe não tem o custo que um cão (e é verdade: este fim-de-semana vi gatos à venda por 250 € e guppies por 1€ e qualquer coisa). E se calhar...o mal é esse.

 

Bem são muitas reflexões e desculpa o off-topic.

 

Mas é importante que iniciados na aquariofilia estejam conscientes das pequenas vidas que têm na mão e na responsabilidade que isso acarreta.

 

Espero que te dê mais força a continuar e boa sorte.

 

Caro Amigo joão

 

Desde já agradeço o teu excelente esclarecimento sobre o inicio da aquariofilia e informo-te que tenho mt respeito pelos animais e quando falei em colocar 1 peixe no meu nunca foi com o intuito de ele morrer, lol, aliás isso nunca me passou pela cabeça. De certeza que já encontras-te aqui no forum membros a sugerir a colocação de um peixe após 1 a 2 semanas para ele "produzir" resíduos para ajudar no inicio do ciclo dai eu ter falado nisso.

 

 

Relativamente ao assunto inicial do topico e como sugerido aqui está a foto do troco. Digam a vossa opinião .

 

imag001612212.jpg

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Amigo joão

 

Desde já agradeço o teu excelente esclarecimento sobre o inicio da aquariofilia e informo-te que tenho mt respeito pelos animais e quando falei em colocar 1 peixe no meu nunca foi com o intuito de ele morrer, lol, aliás isso nunca me passou pela cabeça. De certeza que já encontras-te aqui no forum membros a sugerir a colocação de um peixe após 1 a 2 semanas para ele "produzir" resíduos para ajudar no inicio do ciclo dai eu ter falado nisso.

 

 

Relativamente ao assunto inicial do topico e como sugerido aqui está a foto do troco. Digam a vossa opinião .

 

Se puseres umas ampulárias , esse genero de teias de aranha nos troncos vai desaparecer que elas devoram isso :bs_quesexclaim:. Tambem tive nos meus no inicio, fiz todo o processo de lavar os troncos e os ferver de ficarem de molho um tempo etc por isso não sei o que originou isso mas assim que as ampulárias entraram no aquário trataram disso.

 

 

Boa continuação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

chef

 

Nem eu pensei que queres ver morrer o peixito. De forma alguma.

 

A recomendação de um peixe, que ajuda a dar inicio ao ciclo, serve igualmente para impedir alguns dissabores no "iniciado", pois um dos erros cometidos neste hobbie é vir-se da loja com 5 ou 6 peixes e vê-los morrer num espaço de horas/dias.

 

Facilmente se gastam euros (demasiados) no arranque de um aquário, como já deves ter tido oportunidade de sentir, pois já tens o aqua a ciclar. É pois, ainda um investimento significativo que pode tornar-se ainda maior quando surgem os problemas iniciais pela imaturidade do aquário...mas isso são outra reflexões e desculpa o off-topic.

 

Quanto ao bolor, a ampularia pode ser a solução. Penso que existem duas espécies, sendo que uma tem um gosto especial por plantas, pelo que poderá olhar de bom grado para as tuas plantas e "esquecer" o bolor ou algas.

Também estou considerar a compra de uma, pois apesar de ter o aquario montado desde Agosto, ainda tenho pequenos detritos no tronco que têm de ser "limpos".

 

Irão porventura recomendar-te os ottos, mas apesar de ser uma espécie optima para esse tipo de limpezas, a sua taxa de mortalidade nos primeiros meses é um pouco elevada, o que pode provocar alguma indignação no aquariofilista, pois apesar de ter todo o cuidado, vê os peixes a morrerem. Alerto para este facto. Vê os parâmetros da tua água, certifica-te que tens os conhecimentos necessários sobre a espécie e obterás com certeza bons resultados.

 

A questão do bolor é comum e irá passar com o tempo, mesmo até sem a compra de peixes. Demorando é certo mais tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.