Ajuda mt mt Urgente...


mikas16

Recommended Posts

Boas pessoal estou com um grande problema com o meu peixe limpa vidros (ancistrus??). ha pouco tempo começou a aparecer com as barbatanas um pouco ratadas, gostava de saber o k posso fazer.. de momento estou a usar um liquido para fungo, eSHa 2000..

 

Sou novato na coisa...

Agradeço desde já a vossa atenção.

 

 

gallery_48112_2561_127703.jpg

Editado por mikas16
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens o ancistrus com outros peixes??

 

Pode ser isso ou pode ser por causa de pores a agua directamente da torneira para o aquario (ou quase assim). Fazes isso ou deixa-lo 2 dias num garrafao?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

Tenho mais peixes no aquário...(platis, escalares, espadas, coridoras,...) mas já estão juntos ha algum tempo só no espaço de uma semana ficou assim..

 

A água que reponho fica durante 1 dia em garrafão e ainda lhe adiciono um produto para eliminar o cloro e os metais pesados..

 

adoro aquele peixe nao gostava de o perder...

 

Será que a barbatanas irão voltar a regenerar??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois também não sei.. Atacado não me parece, porque os peixes que tenho no aquário são calmos e tenho andado a vigiar e nao vejo nenhuma acção agressiva com aquele peixe... Apenas s que sao mais agressivos, são os escalares mas com os da mesma especie..

 

Agradeço desde já a vossa opinião.

 

 

cumprimentos,

 

Michael

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Não me parece ser caso de agressões de outros peixes, senão teria esses sinais em outros peixes também.

A princípio, eu verificaria o Ph (se estiver muito alcalino, pode ser isso, pois os loricarídeos em geral são naturalmente de água ácida) e faria algumas TPAs (troca parcial de água) para diminuir matéria orgânica em decomposição e outros elementos que darão força para fungos e bactérias se alojarem nesses ferimentos e agravar a situação.

NEssa foto, me parece que seu peixe está um tanto magro, com a cabeça parecendo muito maior que o corpo... verifique se ele está se alimentando, se fica muito tempo escondido da luz e com a natação irregular, como se estivesse tombando ou desorientado... nesse caso, se prepare, pode ser tuberculose e você precisa tirá-lo de perto dos outros peixes urgentemente, pois é muito contagioso e irá devastar seu aqua em algumas semanas.

 

De qualquer forma, aumente a temperatura de seu aqua para 28 graus para aumentar imunidade dos peixes e acelerar o metabolismo. De preferência, dê alimentos vivos como artêmias, para nutri-los com proteína e engordar, pois assim terá mais tempo de salvá-los se for tiver tuberculose no seu aqua.

 

Nadadeiras roídas não é um sinal muito comum da tuberculose, é mais de fungos e bactérias associados, que é menos grave. Se tiver um aqua hospital, é melhor, senão, faça no comunitário mesmo: adicione 50mg/litro de tetraciclina (antibiótico encontrado em farmácias) e diminua o tempo de luz. Depois de 3 ou 4 dias, faça uma TPA de 50% e se perceber que o peixe melhorou, aplique mais 25mg/litro seguida de outra TPA depois de 3 dias. Não deixe de fazer a TPA, pois a tetraciclina fica tóxica com o tempo na água, segundo alguns aquaristas com essa experiência.

 

Estou por aí caso precisar. Vai postando o que está acontecendo ok?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço imenso a sua atenção.

 

pois a situação é a seguinte o meu peixe nao aguentou e nao consegui trata-lo pois morreu ontem...

 

No que diz respeito à situação, penso que realmente nao será ataques de outros peixes, pois numa faze inicial as barbatanas do peixe começaram a aparecer com uns circulos perfeitos de "ratadas" e no centro das barbatanas (acho impossivel algum peixe fazer aquilo apenas aquele peixe).

 

já fui à loja de animais e comentei o meu problema, não conseguiram dar uma resposta apenas disseram que era muito estranho estar a acontecer isso com o peixe pois é um peixe muito resistente.

 

Dos comentarios que foi obtendo o seu me pareceu muito plausivel, pois o peixe de facto estava magro (a cabeça maior que o corpo..) e quando o tirei do aquario apresentava feridas pelo corpo todo.. Nenhum dos outros peixes apresenta ou apresentou sintomas como ele.. Este problema desde as pequenas bolas nas babatanas até ao dia da morte levou entre 1 a 2 semanas.

 

Agora estou um pouco preocupado com os outros peixes..

 

A maneira como trado do aquario é a seguinte:

 

Temperatura: 28º

Luz ligada em media umas 12h;

Troca de água: de mes a mes 50%;

Alimentação duas vezes uma de manha e outra a noite;

Tratamento da agua: um dia em garrafao com adição de umas gotas para retirar o cloro e metais pesados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Que pena que seu peixe não resistiu. Essas doenças que levam o peixe a um progressivo emagrecimento são as mais sérias e perigosas para o resto do aquário.

Só tenho uma observação quanto aos seus cuidados com o aqua... Suas TPAs podem não ser suficientes para manter a qualidade da água livre de amônia e nitratos, ainda mais que alimenta seus peixes 2 vezes ao dia, sempre sobra alguma coisa que sobrará certamente para as bactérias e fungos se proliferarem. Eu faço TPA no meu aqua a cada semana, em cerca de 70 ou 80% e nunca tive problemas com isso, pelo contrário, a aguá está sempre muito cristalina e sem algas (ou muito poucas). Claro que isso não e uma regra, isso depende muito dos seus hábitos e da configuração do aqua, como população, alimentação, sistema de filtragem, etc. Eu as vezes ofereço legumes e até carne para meus peixes, por isso se eu descuidar dos níveis de nitrato do meu aqua, ele explode de algas e doenças.

Quanto ao numero de refeições, só alimento uma vez ao dia, e as vezes os deixo 1 ou 2 dias sem comer, para reporem o apetite.

 

Mas vamos lá, o assunto nunca deve acabar só porque o peixe morreu. Agora você deve aprender alguma coisa com isso, fazer algumas hipóteses do porque isso aconteceu e tentar corrigir. Essa é a graça do aquarismo.

 

Agora que perdeu um peixe certamente por ataque de fungos ou bactérias, deve tomar alguns cuidados. Faça mais TPAs em média 1 vez a cada 2 dias mais que 50% durante 1 semana para trocar o máximo possível dessa água que pode estar doente. Não vai perder peixes por causa de TPAs mais frequentes, mas deve tomar cuidado com choques de Ph e temperatura, para não debilitar seus peixes e torná-los ainda mais vulneráveis a doenças. Se não cuidar desses detalhes, essas TPAs podem ser um tiro no pé, ok. E mantenha semre a temperatura em torno dos 28ºC, como está fazendo para mentê-los dispostos.

 

Os loricarídeos são, talvez, os primeiros a ficaram doentes quando o aquário começa a desandar, apesar de serem resistentes. Isso porque eles tem um contato muito práximo com a sujeira do aqua, fuçando pelos cantos e comendo o que encontra. Eles são mais expostos às colonias indesejáveis de bactérias e fungos. Infelizmente é assim...

 

Abraços e boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais