edu_jrk

Membro
  • #Conteúdo

    4
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Brazil

Sobre edu_jrk

  • Aniversário 09/07/1984

Formas de Contacto

  • Website URL
    http://
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Localização
    São Paulo - Brasil

edu_jrk's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Olá!

    Tenho o aquarismo na minha vida desde quando era muito criança. Passei por todas as fases do aquarismo brasileiro desde a época dos filtros biológicos... Hoje tenho um plantado na minha casa há quase 5 anos, o que me trouxe muita experiência e senso crítico com relação ao hobby da aquariofilia, apesar de sempre estar aprendendo coisas novas. Estou a disposição dos colegas!

  2. Olá! Que pena que seu peixe não resistiu. Essas doenças que levam o peixe a um progressivo emagrecimento são as mais sérias e perigosas para o resto do aquário. Só tenho uma observação quanto aos seus cuidados com o aqua... Suas TPAs podem não ser suficientes para manter a qualidade da água livre de amônia e nitratos, ainda mais que alimenta seus peixes 2 vezes ao dia, sempre sobra alguma coisa que sobrará certamente para as bactérias e fungos se proliferarem. Eu faço TPA no meu aqua a cada semana, em cerca de 70 ou 80% e nunca tive problemas com isso, pelo contrário, a aguá está sempre muito cristalina e sem algas (ou muito poucas). Claro que isso não e uma regra, isso depende muito dos seus hábitos e da configuração do aqua, como população, alimentação, sistema de filtragem, etc. Eu as vezes ofereço legumes e até carne para meus peixes, por isso se eu descuidar dos níveis de nitrato do meu aqua, ele explode de algas e doenças. Quanto ao numero de refeições, só alimento uma vez ao dia, e as vezes os deixo 1 ou 2 dias sem comer, para reporem o apetite. Mas vamos lá, o assunto nunca deve acabar só porque o peixe morreu. Agora você deve aprender alguma coisa com isso, fazer algumas hipóteses do porque isso aconteceu e tentar corrigir. Essa é a graça do aquarismo. Agora que perdeu um peixe certamente por ataque de fungos ou bactérias, deve tomar alguns cuidados. Faça mais TPAs em média 1 vez a cada 2 dias mais que 50% durante 1 semana para trocar o máximo possível dessa água que pode estar doente. Não vai perder peixes por causa de TPAs mais frequentes, mas deve tomar cuidado com choques de Ph e temperatura, para não debilitar seus peixes e torná-los ainda mais vulneráveis a doenças. Se não cuidar desses detalhes, essas TPAs podem ser um tiro no pé, ok. E mantenha semre a temperatura em torno dos 28ºC, como está fazendo para mentê-los dispostos. Os loricarídeos são, talvez, os primeiros a ficaram doentes quando o aquário começa a desandar, apesar de serem resistentes. Isso porque eles tem um contato muito práximo com a sujeira do aqua, fuçando pelos cantos e comendo o que encontra. Eles são mais expostos às colonias indesejáveis de bactérias e fungos. Infelizmente é assim... Abraços e boa sorte!
  3. Olá! Não me parece ser caso de agressões de outros peixes, senão teria esses sinais em outros peixes também. A princípio, eu verificaria o Ph (se estiver muito alcalino, pode ser isso, pois os loricarídeos em geral são naturalmente de água ácida) e faria algumas TPAs (troca parcial de água) para diminuir matéria orgânica em decomposição e outros elementos que darão força para fungos e bactérias se alojarem nesses ferimentos e agravar a situação. NEssa foto, me parece que seu peixe está um tanto magro, com a cabeça parecendo muito maior que o corpo... verifique se ele está se alimentando, se fica muito tempo escondido da luz e com a natação irregular, como se estivesse tombando ou desorientado... nesse caso, se prepare, pode ser tuberculose e você precisa tirá-lo de perto dos outros peixes urgentemente, pois é muito contagioso e irá devastar seu aqua em algumas semanas. De qualquer forma, aumente a temperatura de seu aqua para 28 graus para aumentar imunidade dos peixes e acelerar o metabolismo. De preferência, dê alimentos vivos como artêmias, para nutri-los com proteína e engordar, pois assim terá mais tempo de salvá-los se for tiver tuberculose no seu aqua. Nadadeiras roídas não é um sinal muito comum da tuberculose, é mais de fungos e bactérias associados, que é menos grave. Se tiver um aqua hospital, é melhor, senão, faça no comunitário mesmo: adicione 50mg/litro de tetraciclina (antibiótico encontrado em farmácias) e diminua o tempo de luz. Depois de 3 ou 4 dias, faça uma TPA de 50% e se perceber que o peixe melhorou, aplique mais 25mg/litro seguida de outra TPA depois de 3 dias. Não deixe de fazer a TPA, pois a tetraciclina fica tóxica com o tempo na água, segundo alguns aquaristas com essa experiência. Estou por aí caso precisar. Vai postando o que está acontecendo ok? Abraço
  4. Olá, irmãos de hobby! Gostaria de compartilhar algo que aprendi agora a pouco sobre doenças... Há muito tempo venho tentando manter botias palhaço no meu aqua, mas era incrível, 1 a cada 3 ou 4 sobrevivia. Elas vinham com um bom aspecto, mas depois de alguns dias no meu aqua, elas não resistiam e morriam. De pouco em pouco iam apresentando um emagrecimento progressivo, de início sem perda de apetite, que em no máximo 1 semana já estavam mortas. Isso aconteceu também com alguns loricarídeos que adquiria recentemente... tive a infelicidade de perder um belíssimo L134, além de pelo menos 5 bótias e um myxociprinus asiaticus pelo qual eu fui apaixonado. Eu pesquisei muito na net (muito mesmo, acreditem, até cheguei a ler artigos científicos sobre mycobacteriose em peixes) e todos os caminhos apontavam para a mesma temida doença... a tuberculose ou micobacteriose, se preferirem. Eu encontrei alguns métodos de cura, como aureomicina, tetraciclina, terramicina, estreptomicina, enfim, todos antibióticos que davam alguma chance de cura. Eu descobri essas informações quando já era tarde demais, quando finalmente me cansei de perder peixes caros e raros... Hoje, procurando sobre cura de fungos em lesões cutâneas de peixes, acabei encontrando um post em outro fórum sobre a síndrome do emagrecimento crônico ou skinny. Eu nunca tinha visto esse nome de doença antes. E esse post trata justamente de botias palhaço. Resumidamente, essa doença se trata de vermes intestinais que debilitam peixes que são tirados da natureza e que baixam seu sistema imunológico por estresse, podem ser vermes ou protozoários. Mais detalhes vejam em http://www.forumaquario.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=57399. Se foi isso que meus falecidos peixes tinham faz todo o sentido, pois estes foram todos tirados da natureza, como o L134 (duvido que ele foi nascido em cativeiro), o myxociprinus asiaticus e as botias... Vale como informação. Muitos peixes morrem por nossa ignorância. Vale muito a pena estudarmos esse assunto com muito carinho, pela vida de nossos peixes (muitas vezes retirados de seus lares) que são da nossa responsabilidade.