baralhada no aquário


lagos

Recommended Posts

Boas,

 

Sou "novo" nestas andanças da aquariofilia, e, mais novo ainda no que se refere a ciclideos africanos dos grandes Lagos.

Pois bem, tenho cá em casa 1 aquário de +/- 300 lts com os seguintes moradores:

 

2 Altolamprologus calvus black - 2 machos

2 Copadichromis borley - não sei se são casal

8 Cyprichromis leptosoma

2 Haplochromis ch 44 - 2 machos

3 Labidochromis caeruleus yellow - 1 casal e 1 alevim (1,5 cm)

2 Neolamprologus leleupi - não sei se são casal

2 Neolamprologus tetrocephalus - não sei se são casal

3 Otopharynx lithobates Zimbabwe - 2 machos e 1 fêmea

2 Pseudotropheus elongatus

5 Tropheus Kiriza

1 Tropheus duboisi

2 Synodontis petricola

2 Botia palhaço

2 Kribensis - casal

 

Sei que não é preciso ler muito sobre o assunto, para perceber a confusão que vai neste aquário!!! :) Por essa razão, tratei de adquirir mais dois (aquários) com as seguintes medidas (100 comp x 50 alt x 40 larg) e (100 comp x 32 alt x 55 largura) - falta de espaço a isso obriga. :?: Ahhh, e tenho dois aquariozinhos (10 e 5 lts) para eventuais doenças e ou alevins, e mais um de 50 lts que está arrumado pela tal falta de espaço. :?

 

Agora, com estes novos aquários, e mais vale tarde do que nunca, é que venho solicitar a vossa ajuda :cry: (é sempre assim... o carro à frente dos bois) :? , que é a seguinte:

Como distribuo os peixes pelos diversos aquários? Ou seja, que peixes deverão ficar no de 300, 200 e 170 lts?

 

Desculpem o testamento, mas agradeço desde já a ajuda que me possam dispensar.

 

Sérgio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Evitando as "lenga-lengas" do costume ("esses peixes estão mal..." blah blah blah :P ):

 

Como distribuo os peixes pelos diversos aquários? Ou seja, que peixes deverão ficar no de 300, 200 e 170 lts?

 

170litros

5 Tropheus sp "black Kiriza"

(o duboisi tenta vender, para evitar hibridações com os sp.)

 

200litros

2 Altolamprologus calvus black - 2 machos

8 Cyprichromis leptosoma

2 Neolamprologus tetrocephalus

2 Neolamprologus leleupi

2 Synodontis petricola

 

300litros

2 Copadichromis borley - não sei se são casal

3 Otopharynx lithobates Zimbabwe - 2 machos e 1 fêmea

2 Haplochromis ch 44 - 2 machos

3 Labidochromis caeruleus yellow - 1 casal e 1 alevim (1,5 cm

2 Pseudotropheus elongatus

2 botias palhaço (é arriscado...mas podes tentar)

 

50 litros

2 Kribensis - casal

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, antes de mais um Bom Ano Novo...

 

E é uma boa resolução de ano novo, por ordem nessa confusão :P

 

Quanto a mim, é simples. Tens de dividir isso em três biótipos distintos:

 

Malawi

Tanganhika

Rios Africanos

 

 

Eu colocaria o biótipo malawi no tanque (este no tanque maior), com os seguintes espécimes:

 

2 Haplochromis ch 44

3 Labidochromis caeruleus yellow

3 Otopharynx lithobates Zimbabwe

2 Pseudotropheus elongatus

2 Copadichromis borley

 

No biótipo Tanganhika 100*50*40 colocaria :

 

8 Cyprichromis leptosoma

2 Altolamprologus calvus black

2 Neolamprologus leleupi

2 Neolamprologus tetrocephalus

5 Tropheus Kiriza

1 Tropheus duboisi

2 Synodontis petricola

 

Por fim, faria um biótipo plantado no tanque 100*32*55 onde colocaria:

 

2 Botia palhaço

2 Kribensis - casal

 

e mais alguns espécimes para ficar mais completo e bonito... :oops:

 

Bem,

esta é a minha sugestão.

Não te esqueças de montar uns filtros bem potentes, especialmente no biótipo Malawi, pois os peixes fazem muita porcaria...

 

 

Um abraço e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

170litros

5 Tropheus sp "black Kiriza"  

(o duboisi tenta vender, para evitar hibridações com os sp.)

 

Um aquário só para os Tropheus é realmente a medida mais sensata devido ás exigências de alimentação e compatibilidade com as restantes espécies.

 

Não me parece que haja problemas de hibridização entre o duboisi e restantes.

Até porque, o duboisi é das espécies de Tropheus mais distintas e bem definidas.

 

Seria problemático sim, se tratassem de variedades de próximo grau parentesco e com padrão genético pouco definido, como é o caso do Ikola ou Mboko.

 

O grave problema desse aquário, será sem duvida a agressividade inter e intra-específica.

 

Apesar dos 170 litros serem porreiros para 6 Tropheus adultos... é capaz de ser espaço a mais para 6 Tropheus jovens...

 

Não é uma certeza.... mas é um risco.

 

A decoração terá de ser bem pensada... e a utilização "target fish" enquanto eles não atingem a dimensão adulta poderá ser uma opção caso apareçam sintomas de exagerada agressividade.

 

 

Boa sorte! :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já os meus agradecimentos às vossas prontas respostas.

 

Vou tentar, se me é permitido, acrescentar algo ao que foi dito (sujerido), e tentar assim a melhor solução (se é que ela existe neste caso particular)

 

Diesel_Car

 

Infelizmente não vou poder utilizar o aquário de 50 lts, que estaria "reservado" para os Kribensis, pelo que vou ter ter que arranjar alternativa.

Não tenho tido até à data, qualquer problema com os Botia - talvez devido ao seu tamanho (+/- 14 cm).

 

 

dfelix

 

Essa do "target fish", se é que percebi a ideia, parece-me maléfica.

 

 

me163

 

Essa era a solução que eu tinha em mente, mas coloca-se o problema da alimentação.

 

 

Diesel_Car e dfelix

 

As alternativas dadas, parecem-me boas.

Agrada-me a ideia de por os Tropheus no de 170 lts, se bem que deva optar só pelos black Kiriza, dos quais faço tensão de adquirir + 5 ou 7 de modo a ficar com um grupo de 10 a 12. eles ainda são juvenis (5 a 6 cm no máximo).

O meu receio, é pelo facto do aquário ser muito baixo (32 cm). Não será problemático?

 

Que dizem desta solução:

 

200 lts

 

5 Tropheus Kiriza (que passarão a 10 ou 12)

8 Cyprichromis (que deverão passar a 12)

2 Synodontis

 

(haverá nesta solução, problemas por causa da alimentação)?

 

170 lts

 

2 Altolamprologus calvus

2 Neolamprologus leleupi

2 Botia

2 Kribensis

 

300 lts

 

os restantes

 

 

Observações:

 

Os 2 Altolamprologus calvus, adultos, andam "pegados", pelo q não sei se deverei dar/trocar um, ou então comprar mais!!!

 

O Duboisi, se calhar tb vou dar/trocar.

 

Que acham disto tudo?

 

Já sei que me estou a tornar chato, mas...

 

Obg,

 

Sérgio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que dizem desta solução:

 

200 lts

 

5 Tropheus Kiriza (que passarão a 10 ou 12)

8 Cyprichromis (que deverão passar a 12)

2 Synodontis

 

(haverá nesta solução, problemas por causa da alimentação)?

 

Haverá, um dos grupos vai ser estar com a alimentaçao errada. E a meu ver vais ter peixes a mais

 

170 lts

 

2 Altolamprologus calvus

2 Neolamprologus leleupi

2 Botia

2 Kribensis

 

Aqui também acho que os botia e os kribensi não fazem muito sentido por questao de ph, comportamentos e também de alimentaçao.

 

300 lts

 

os restantes

 

Penso que a melhor soluçao seriam as já dadas pelo Diesel, me163 e

dfelix.

Com menos um aqua penso que a melhor soluçao seria mesmo tentares "despachar" alguns dos peixes que tens podes fazer isso cá no forum ou entao nas lojas da zona..

Se quiseres amanha (sábado dia 8 ), como és da zona norte podes aparecer no Bar do Zoo por volta das 15h30 vai haver a habitual reuniao da APC Norte. É sempre uma boa altura pra trocares ideias e para te juntares ao viciados do "Vicio" :roll:;);):? (fora a redundancia)

 

Abraço [[]]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A opcção que o Diesel deu é a mais correcta e sinceramente não estou a ver outra possível.

 

 

 

200 lts  

 

5 Tropheus Kiriza (que passarão a 10 ou 12)  

8 Cyprichromis (que deverão passar a 12)  

2 Synodontis  

 

(haverá nesta solução, problemas por causa da alimentação)?  

 

Sim há, os tropheus são herbivoros e os Cyprichromis são omnivoros.

 

Abraço,

 

P.s: Acho que S. Mamede de Infesta arrisca-se ser a freguesia do país com mais ciclistas (perdão....ciclidofilos....ermm...africanos, tá claro!)

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Mantenho a minha posição, a qual acho a mais correcta... cheers

 

Manter Tropheus com outros peixes é sempre algo muito arriscado, não só pela alimentação...mas também pela agressividade. :wink:

 

A única mudança que vejo será a introdução dos synodontis no aquário dos tropheus. Com sorte, e caso tenhas um casal, ainda poderás assistir ao ritual "cuco" dos synodontis petricola (não é muito comum como nos multipunctatus, mas acho que também acontece).

Mais uma vez a alimentação será um problema, a não ser que faças uma alimentação nocturna para os petricola.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

In their native habitat they live on a crustacean diet of snails as do other Lake Tanganyika catfish and will do well in the aquarium on a diet of frozen foods such as shrimp, brineshrimp and mysis. They will also accept tablet foods and a good quality flake food.

 

Sendo os petricola carnívoros e os Tropheus herbívoros...seriam incompativeis em aquário. Assim, fazendo uma alimentação nocturna exclusiva para os petricola (colocando comida para eles, como granulado para carnívoros, após as luzes terem apagado), evita-se este problema. Ou se calhar não...? :oops::)

 

e onde meto os Kribensis, no meio disto tudo? É que não posso utilizar o de 50 lts por falta de espaço!!!!

 

Pois :? ...

Tenta vender os kribensis, ou arranja espaço (cozinha, WC, quarto dos miúdos...) para eles. :lol:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim, fazendo uma alimentação nocturna exclusiva para os petricola (colocando comida para eles, como granulado para carnívoros, após as luzes terem apagado), evita-se este problema. Ou se calhar não...?  :oops:  :lol:

Com os meus malawi não... mesmo com as luzes apagadas assim que sentem as pastilhas para o synodontis a cair na água, só vejo sombras a irem procurar a comida e a fugir com ela... devem ir ao cheiro :?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais