Agua esverdiada


ocachucho

Recommended Posts

Olá.

Adquiri um aquario aquatlantis aquadream 80 (80x30x45cm) tem uma capacidade de 90 litros , e traz já o filtro (Biológico BIOBOX), a luz ( Sistema de iluminação incorporado na galeria com Reflectores 1x 18W t8), a bomba de água e o termoestato incluídos (kit).

Depois de lhe colocar o Subtrato, areão, plantas e ornamentos, tratei a àgua com BIOTOPOL, e DENITROL (marca JBL ), o que acontece é que a àgua encontra-se turva, um pouco esverdiada. Isto começou a acontecer quando lhe coloquei as plantas. Será normal? Será que estou no bom caminho.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho que sim, que estás no bom caminho.. :character0050:

 

mas para facilitar a ajuda devias colocar fotos.. no inicio do ciclo do nitrogénio é perfeitamente natural a água ficar turva ainda para mais se remexeste no substrato ao colocar essas plantas. isso desaparece em questão de dias.. :thumbdown2:

 

e não é situação de preocupação se ainda não tens vivos..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Se fizeste o mesmo erro que eu: O meu aquário apanhava alguma luz solar directa e quando o plantei foi com o aquário cheio, resultado... ao remexer o areão coloquei muitos nutrientes e matéria orgânica na coluna de água, estes dois factores combinados tornaram-se numa explosão de algas, a chamada água verde.

 

Se plantaste o aquário com ele cheio de água aconselho-te a começares já a fazer TPA's (mais vale prevenir que remediar), todos os dias e de dois em dois dias, de 15-20% (isto supondo que já tens o ciclo de azoto feito), diminui o foto período (o tempo que tens a iluminação ligada, eu passei de 9h para 5h), corta um bocado na alimentação ao peixes (dá-lhes menos alimento, mas não os deixes de alimentar xD), por fim se tiveres o aquário a apanhar sol directamente bloqueia-o com alguma coisa pois isso vai-te voltar a acontecer se não o fizeres...

 

 

Vai ao aquário da minha assinatura (PAG. 2), vê as fotografias e diz-me se a tua água tem aquele aspecto... na mesma página tens descrito como resolvi o problema (como eu não soube logo como tratar o problema agravou, como verás).

 

 

Boa sorte, e não desanimes se o problema continuar... eu tive que fazer TPA's todos os dias durante mais de duas semanas para a água ficar de novo transparente.

 

 

Cumps, Rafael Silva

 

PS: O link para a pagina 2 é este: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...60712&st=25

 

Se ainda não tens vivos, eu só começaria a efectuar o tratamento (se é que o problema é aquilo que eu acho que é) daqui a uma 1,5/2 semanas, para dar tempo das bactérias que introduziste se alojarem no filtro e no restante meio...

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tal como já foi dito há vários motivos para que isso possa estar a acontecer!

Se estás no ciclo do azoto e a cor que torna a água turva é esbranquiçada então podes considerar isso normal e vai acabar por passar. Mas como dizes que é esverdiada aí tens um problema que também já foi mencionado, que é a "água verde".

Isto não é nada mais que microalgas em suspensão, que por azar são dificeis de eliminar. As razões podem ser várias, se o aqua apanha luz directa do sol é um problema, se não apanha o mais provável é que seja excesso de nutrientes na água.

Eu tive esse problema e a origem foi da fertilização liquida que estava a fazer, sempre que deitava o fertilizante liquido lá para dentro começava a praga, isto aconteceu duas vezes. A primeira vez não sabia o que era e deixei chegar a um ponto que não se via nada lá para dentro quase.

O processo que segui foi visto num site que me indicaram e também deixo aqui:

http://www.aquariumalgae.blogspot.com/

 

O que fiz foi o método do blackout total, 4dias seguidos sem luz nenhuma, aquário todo tapado. Antes do blackout uma mudança de água de 50% e outra igual depois do blackout e funcionou. Isto porque antes deste método já tinha feito mudanças de água que não resultaram, pelas razões que eles indicam no site. Se quiseres podes ver o antes, o processo e o depois do meu aqua neste link:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...60922&st=50

 

Tive perdas de peixes nesse período, mas não foram todos e resolveu-me o problema. Como te disse no meu caso foi mesmo a fertilização liquida, convém tentares perceber qual a origem do teu problema, porque senão vai voltar a aparecer.

 

Boa sorte com essa luta :discuss_gathering:

 

Cumprimentos

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aquário também tem água esverdeada mas muito ténue, agua verde são algas e não faz mal algum aos peixes se não for muito verde, aliás até fica próximo do que é água de rio e riachos, notas perfeitamente se tens um problema se não conseguires ver o aquário de uma ponta a outra, tipo num lado do aquário olhas para o outro lado e se notares névoa ou não conseguires ver mesmo, isso já é problemático, agora se a água está esverdeada mas transparente e só notas nas tpa´s que é levemente verde não te preocupes, ;). Aliás se cheirares essa água vais notar que o odor é familiar ao de rios e riachos mesmo.

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As TPA's resolvem o problema da água verde, ao contrario do que foi dito. Demora é mais tempo (na minha opinião é melhor que o blackout) e claro se não resolveres o que te causa a água verde o problema não passa.

 

 

Cumps, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente as fotos.

 

Agradeço a todos desde já as dicas, mas quero deixar aqui as fotos da agua do aquário, não é bem esverdiada, é mais turva. Provávelmente tb a quantidade de substrato e umas pastilhas que me aconselharam a colucar por baixo das raizes das plantas.

 

PA172299.jpg

 

 

PA172306.jpg

 

 

Mais uma vez obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Há quanto tempo tens o aquário montado? Tens luz directa a incidir no aquário? Esclarece estes pontos assim para que a malta te possa esclarecer também. :)

 

PS: Acho que te vão comer vivo por causa do coliseu aí no meio :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Há quanto tempo tens o aquário montado? Tens luz directa a incidir no aquário? Esclarece estes pontos assim para que a malta te possa esclarecer também. ;)

 

PS: Acho que te vão comer vivo por causa do coliseu aí no meio :P

 

 

Olá..

Tenho montado à quatro dias!!!

E não tenho luz directa a incidir sobre ele...

Quanto ao coliseu, é tipico de quando se começa com algo :roflroll2:

Editado por ocachucho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso dá-me a impressão de ser dos troncos, 4 dias é pouco para estar assim, das duas uma ou é dos troncos ou é filtragem inadequada, não te fazia nada mal um filtro exterior ai, tipo um eheim 2211, dois filtros é, aliás o ideal sempre. Quer dizer acho que aquilo são troncos ali, LOL. Mas apostava sempre na filtragem, não sei porquê.

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lavas-te o areao ?

(se nao)

 

2 hipoteses :

 

..limpa o filtro ,liga novamente e espera resultados

ou

.. desliga o filtro e espera umas horas para a suposta poeira acentar

 

Os troncos ?

foram lavados ? ou se estiveram dentro de outro aquario para supostamente perderem a porcaria toda ?

 

se nao ..tira eles do aquario, panela a ferver com eles e esfrega eles bem.

 

 

coliseu ? lol.. ;)

 

plantas-te "cuba" no areao ?

Editado por menano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz TPA´s e dá tempo ao tempo...

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lavas-te o areao ?

(se nao)

 

2 hipoteses :

 

..limpa o filtro ,liga novamente e espera resultados

ou

.. desliga o filtro e espera umas horas para a suposta poeira acentar

 

Os troncos ?

foram lavados ? ou se estiveram dentro de outro aquario para supostamente perderem a porcaria toda ?

 

se nao ..tira eles do aquario, panela a ferver com eles e esfrega eles bem.

 

 

coliseu ? lol.. :hit:

 

plantas-te "cuba" no areao ?

 

 

Sim, Lavei tudo e fervi tudo inclusivamente o areão.

Acho que o melhor mesmo é esperar e fazer os TPA e ver o que vai dar. Entretanto já lá tenho uns bichinhos... vamos ver come se dão ;):animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Adquiri um aquario aquatlantis aquadream 80 (80x30x45cm) tem uma capacidade de 90 litros , e traz já o filtro (Biológico BIOBOX), a luz ( Sistema de iluminação incorporado na galeria com Reflectores 1x 18W t8), a bomba de água e o termoestato incluídos (kit).

Depois de lhe colocar o Subtrato, areão, plantas e ornamentos, tratei a àgua com BIOTOPOL, e DENITROL (marca JBL ), o que acontece é que a àgua encontra-se turva, um pouco esverdiada. Isto começou a acontecer quando lhe coloquei as plantas. Será normal? Será que estou no bom caminho.

 

Obrigado

Bom, creio que seu aquario ainda é imaturo e precisa ter mais biologia. Ou seja necessita tempo para a bactérias benéficas se proliferarem. Outra opção é comprar bilogia e aplicá-la ao aqua. um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.