Dúvidas de iniciante - comunitário 240 L plantado


alexbap

Recommended Posts

Boas a todos,

 

Sou novo nisto da aquariofilia e embora tendo tentado aprender o mais possivel apenas lendo os tópicos dos outros ainda tenho algumas dúvidas pouco esclarecidas.

Antes de mais o meu aquário

 

LINK comunitário 240 L - plantado

 

Como referi no tópico tenho alguns problemas com as plantas e para já, um sistema de CO2 está completamente fora de questão por questões orçamentais.

Assim sendo algumas das minhas dúvidas são:

 

1-Que testes devo adquirir ou realizar para perceber quais os níveis de CO2 e nutrientes do aquário? Já tenho algumas noções de macro e micro nutrientes mas ainda não percebi como posso saber os níveis e necessidades dos mesmos no nosso aquário.

 

2-Não havendo sistema de CO2 (pelo menos até ao Natal) será que aqueles produtos como o Seachen Flourish excel ou identicos poderam colmatar, pelo menos em parte, esta situação? Mesmo que não sendo um substituto para o CO2 pressurizado, será que trariam alguma mais valia para as minhas plantas pelo menos até adquirir o CO2?

 

3-Esta semana adquiri o Seachen Flourish, que pelo que percebi é um composto de micros com alguma (ligeira) quantidade de macros. Que outros fertelizantes terei de comprar? Sabendo que o aquário tem à volta de 200/220 L reais qual a marca com a relação preço/qualidade que me aconselham?

 

Para já fico-me com estas questões. No tópico do meu aquário há lá outras que agradecia que me ajudassem nas mesmas.

 

Obrigado a todos!

Alexandre Baptista

Editado por alexbap
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ideal de fertilização para essa litragem seria em pó, caso contrario vais gastar muito dinheiro... Mas está dificil de conseguir arranjar...

Os da tropica são mais concentrados.

 

Podes colocar co2 caseiro enquanto não consegues o capital para um sistema a serio, para 240 podes mesmo utilizar 2 garrafas.

Sai muitissimo mais barato e faz quase o mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Ruy.

Em principio esta semana irei comprar os macros e conforme o preço, talvez vá para esses da tropica.

 

Só uma questão em relação ao CO2 caseiro. Como o móvel do meu aqário é exactamente à medida do aquário, não tenho espaço para meter a garrafa do CO2 ao lado do aquário. Assim sendo, o único local seria dentro do movel por baixo do aquário. Esses CO2 caseiros têm pressão para elevar o CO2 até uma altura de 1.15m que é a altura que vai do chão até ao vidro do aquário?

Editado por alexbap
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se estiver bem selado terá de certeza, já me explodiu uma torneira de mangueira devido á pressão (a torneira estava demasiado fechada o que acumulou muita pressão...) Veda isso com silicone e coloca uma outra garrafa adicional de segurança!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite

 

eu utilizo co2 caseiro e no meu caso eleva a 1.30 +/- e tenhu resultados perfeitos. a minha receira e:

 

300gr de açucar

1 colher de sopa de bicabornato de sodio

1 colher de sopa de fermento biologico

1,5 litros de agua da torneira

 

boa plantação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Montei hoje o sistema caseiro de CO2 e apesar de ter demorado um pouco a largar bolhas, já está a funcionar regularmente.

Tenho lido que se deve desligar durante a noite. Como é que faço isto com este sistema DIY? Estou um pouco preocupado, até porque esta noite nasceram as primeiras crias do meu aquário. Uns 40 kribensis ao fim de 1 mês de ter montado o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não desligo o co2 durante a noite, fica sempre a bombar e não tenhum problema algum com isso.

Mas se fizeres questão é fácil, compras uma torneira (daquelas que se coloca nas bombas de ar) e á noite abres totalmente ao ponto de deixar sair o co2 da mangueira... De manha voltas a vedar. Há também quem feche essa torneira e acumule o co2 nas garrafas. È possivel mas tens que cumprir com os timming´s correctamente caso contrario explode :) .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá, boas,

 

Segui o teu link e fui espreitar o teu aquário. gostei. Parabéns!

 

Relativamente às tuas questões....

 

Sugiro que dês uma vista de olhos neste link

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=148819

 

Quem sabe se não encontras algumas respostas.

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais