Osmoses e consumos de água


Recommended Posts

Boas,

 

Pelo que tinho visto, existem aparelhos de Osmose Inversa que produzem 25 litros dia e outras mais de 300.

 

Partindo do princípio que só necessito de produzir 30 a 50 litros, qual será a que tem menores consumos? Ou seja, uma Osmose que produza 300 L/dia só precisa de algumas horas para produzir os 30 L, ao passo que uma de menor capacidade necessita de estar ligada o dia todo.

 

Resumindo: os consumos de água são directamente ou inversamente proporcionais à capacidade de produção da Osmose?

 

Independentemente do nº estágios que o aparelho possui, que outros factores se deve ter em conta na aquisição destes aparelhos? É que entre um de 25L/dia e um de 340L7dia a diferença de preços não é assim tão grande...

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

25 litros/dia??...só se forem muito antigas

 

As membranas modernas começam nos 90 l/d e as mais vulgares são de 190 l/dia.

 

O consumo de água está relacionado com a taxa de recuperação que normalmente anda nos 20% , portanto independentemente da capacidade diária, por cada litro de água produzido 4 são enviados para o esgoto.

 

Tens vantagem em comprar a osmose com menor produção de água que satisfaça as tuas necessidades, pois para produções de água maiores as membranas retiram menos contaminantes assumindo que a pressão é a mesma.

 

Nota que um sistema com membrana de 190 l/d, nas condições de pressão usuais nas nossas casas, tem uma produção real entre os 110 e 140 l/d.

 

Tenta saber a marca da membrana. Aconselho-te por ordem decrescente: Filmtec, Desal, Osmonics

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O Jonas63 já disse quase tudo. Gostava de acrescentar apenas alguns cuidados a ter com o aparelho, seja ele de 90 ou de mais litros/hora:

 

- nunca deves manter a membrana seca

- verificar a pressão da água à saída das torneiras, pois pressões acima dos 8 bars, danificam irremediavelmente as membranas.

- compra de um medidor de TDS (Total Dissolved Solids) - a melhor solução para verificarmos a efectividade das membranas. A percentagem de eliminação "dissolved solids" deverá rondar os 90% ou superior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acrescentando ao que já foi dito...

 

- Ter cuidado também com a pressão baixa. Abaixo dos 3 bar é ainda pior que acima dos 8.

 

- Temperaturas acima dos 30º, danifica também a membrana.

 

- Fazer flush a cada utilização.

 

E acho que é só por agora... :(

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora só mais uma coisa.. cuidado com a utilização depois de uma falta de agua pois a primeira agua pode vir cheia de areia o que danificará a membrana.

 

Flush é um metodo de limpeza da membrana que algumas OI têm... na minha quando quero fazer flush abro a torneira e a agua passa livremente pela membrana limpando-a.

 

Hugo fazes flush a cada utilização? As indicações da minha dizia para fazer mês a mês... :roll:

 

Abraço,

Miguel Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o flush da minha é automatico :wink:

 

julgo que a capacidade da unidade de RO fazer mais ou menos litros/hora tem tem a ver com a membrana ser de maior ou de menor diametro, ou seja as mais rapidas nao sao tao eficientes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o flush da minha é automatico :arrow:

 

julgo que a capacidade da unidade de RO fazer mais ou menos litros/hora tem tem a ver com a membrana ser de maior ou de menor diametro, ou seja as mais rapidas não (palavra corrigida) sao tao eficientes!

 

Hã???????!!!!! :wink::lol:

 

Miguel, nesta agora não faço nunca, porque não tenho valvula de flush. Na outra procurava fazer sempre depois de cada utilização, sim! :lol:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Por acaso a minha experiência não me diz isso! Tinha uma osmose de 60 litros por dia e agora tenho uma de 300 - a qualidade da água é praticamente igual (medido com um medidor de TDS)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma membrana de 60 l/d é antiga... a tecnologia vai evoluindo Diogo.

 

Estas comparações só são válidas para membranas do mesmo tipo e fabricante, por exemplo entre a Filmtec TW30-1812-24 (90 l/d) e TW30-1812-100 (380l/d)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais