projecto "Alva"


gtangas

Recommended Posts

Boas!

 

é que o meu por exemplo tem lá a limitação ate onde a agua pode chegar.

 

Confere bem isso, porque eu acho que estás a confundir limite máximo com limite mínimo, mas também posso estar errado...

 

Quanto ao aqua, os meus mais sinceros parabéns! Adorei o layout e sobretudo a ponderação com que fizeste as coisas!

 

Tenho em mente um layout semelhante ao teu, mas com duas ilhas em vez de apenas uma, mas ainda está em estudo!

 

Agora seguem as perguntas:

 

1 - Onde arranjaste os calhaus? Toda a gente fala sobre eles mas ninguém pergunta donde vieram! :(

2 - O que tás a achar do Manado? É muito semelhante ao Aquasoil Amazonia não?

3 - Podes postar os teus parâmetros? em especial o pH da rede e depois? Isto para saber se o manado também baixa o pH como o Aquasoil Amazonia.

 

Acho que é tudo!

Desculpa lá a seca... :D

 

Ahhh é verdade, continua a pôr fotos! Hehe

 

Fica bem!

Editado por F. Saldanha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 128
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas!

 

 

 

Confere bem isso, porque eu acho que estás a confundir limite máximo com limite mínimo, mas também posso estar errado...

 

Quanto ao aqua, os meus mais sinceros parabéns! Adorei o layout e sobretudo a ponderação com que fizeste as coisas!

 

Tenho em mente um layout semelhante ao teu, mas com duas ilhas em vez de apenas uma, mas ainda está em estudo!

 

Agora seguem as perguntas:

 

1 - Onde arranjaste os calhaus? Toda a gente fala sobre eles mas ninguém pergunta donde vieram! :)

2 - O que tás a achar do Manado? É muito semelhante ao Aquasoil Amazonia não?

3 - Podes postar os teus parâmetros? em especial o pH da rede e depois? Isto para saber se o manado também baixa o pH como o Aquasoil Amazonia.

 

Acho que é tudo!

Desculpa lá a seca... :)

 

Ahhh é verdade, continua a pôr fotos! Hehe

 

Fica bem!

 

 

 

Boas,

 

Tenho tido uma coisa que habitualmente nao tenho.. paciencia! Mas este tanque esta na sala e experiencias com este volume saem caras e alem disso é um desatino!!!

 

Os calhaus.... O meu irmao diz que vai montar uma banca no fundo da rua dele a vender calhar hehee

 

Foram todas apanhadas na zona do alto da mira... Tens la disto aos montes...

 

Coordenadas: 38.782909,-9.237501 paras o carro por ali e é encher a mala!

 

O manado. Andava a procura de um substrato que fosse em conta e com qualidade, fui ao Koypark e eles tem la um aqua enorme so com isto e foi o que me aconcelharam e decidi arriscar (nao comprei la pois era muito mais caro - 25lt ficou na petshop brito 32Euros)

 

Inicialmente tinha a ideia que era um substrato fertil e que nao precisava de colocar outro por cima e como andava sempre em experiencias achei que facilitava muito as coisas.

 

Depois la me esclareceram que nao e la tive que juntar o aquabasics. Mas respondendo a tua pergunta estou bastante satisfeito, nao me sujou a agua (passei por agua morna conforme indicação no saco) quando enches ficas com uns graos a boiar mas principalmente o que aprecio é que facilita muito o crescimento das raizes das plantas.

 

Quanto aos paremetros.... eu ainda nao tenho os testes pois quero comprar daquelas fitas que dao varios indicadores mas na minha zona ainda nao encontrei. MAs neste momento em que o aqua tem dois dias com agua vais mesmo so ser TPA´s

 

Hoje cheguei a casa e foi tirar o fungo que curioamente so cresce na parte que nao tem plantas e mudar 50% da agua

 

Os SAE ja se adaptaram e andam a curtir de um lado para o outro e ja vao atacando o tronco!!!! Que era mesmo o que queria!

 

Sérgio

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a tirar parametros á agua e parece estar tudo bem (pelo menos segundo a legenda da embalagem)

 

Usei umas fitas da JBL e que me dá uns quantos indicadores.

Pedia a vossa ajuda em avaliar os mesmos

 

ph 7,2

kh 3ºd

gh >7ºd <14ºd

no3 10

no2 0

 

 

O :blush: do fungo permanece e apesar do vosso "é normal" uma pessoa fica sempre naquela

 

Como aparece mais no lado do aqua que nao tinha flora coloquei uma Microsorum pteropus 'Windelov' de forma a ver se reduz o fungo desse lado... uma experiencia!

 

deixo algumas fotos do malvado

 

IMG_4038.jpg

 

IMG_4039.jpg

 

Por baixo da pernada do tronco junto a pedra e substrato!!!!!!!!!!!!! Nao deveria ser so no tronco?!?!

IMG_4040.jpg

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus troncos também parece que têm esse tipo de fungos, mas não sei como contrariar a situação!

 

Já me disseram que é normal e que os peixes tratavam disso, mas sinceramente tenho algumas dúvidas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse tipo de " bolor " nos troncos é normal nos inicios das montagens.

 

Os ottos, ou os CAE ou até mesmo as neritirinas tratam disso..

 

Não tem problema de maior.

 

Cumps,

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Desde já obrigado pela resposta!

 

Cheira-me que alguém vai à pedreira aí do sítio! Hehehe

 

Esse valor de pH é que eu não tou a curtir....

 

Eu queria baixar o mais possível, para poder recriar um biótopo... Mas tou a ver que sem o aquasoil e os €€€ vai ser muito complicado... :bs_quesexclaim:

 

E relaxa com esse nhanha branca isso desaparece num instantinho, se tiveres um cae então, é do dia para a noite quase!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Desde já obrigado pela resposta!

 

Cheira-me que alguém vai à pedreira aí do sítio! Hehehe

 

Esse valor de pH é que eu não tou a curtir....

 

Eu queria baixar o mais possível, para poder recriar um biótopo... Mas tou a ver que sem o aquasoil e os €€€ vai ser muito complicado... :bs_quesexclaim:

 

E relaxa com esse nhanha branca isso desaparece num instantinho, se tiveres um cae então, é do dia para a noite quase!

 

Saldanha, podes sempre usar Turfa para baixar o pH, se não te importares com o efeito de Águas Negras.... Se sim usar Turfa, logo seguida de Carvão activado de boa qualidade.... Quando preciso de baixar os pH's uso normalmente Turfa da Sera (é das poucas coisas que considero de muito boa qualidade vindo desta marca), mas eu sou um amante de águas negras... Mas sei de gente que usa Turfa em conjunto com Carvão com bons resultados... Certamente te sai muito mais barato que ires comprar Substratos XPTO da ADA, que estranhamente também contêm turfa entre outras coisas=)

 

Convém no entanto que saibas usar a turfa, pois ela é uma benção e uma maldição, nas mãos dos mais incautos... Pelo menos a da SERA trabalha muito depressa... No espaço de 1 dia, um dia por mero descuido... Baixei de 7.8º para 6,1º.... Felizmente não morreu nada=P A turfa requer uma monitorização rigorosa dos valores de pH, nos primeiros tempos, pessoalmente faço testes de 4 em 4 horas no primeiro dia, e de 12 em 12 no segundo... Retirando a turfa conforme necessário, de dentro do filtro.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus troncos também parece que têm esse tipo de fungos, mas não sei como contrariar a situação!

 

Já me disseram que é normal e que os peixes tratavam disso, mas sinceramente tenho algumas dúvidas...

 

 

Eu tenho lido em varios sitios bem como respostas de outros membros que é na boa mas estou como tu...

eu sem experiencia nenhuma em aquas e depois de montar aquilo tudo e pessoa fica danada chegar a casa e ter sempre aquilo ali!

 

JA me deu vontade de tirar o tronco e arranjar uma raizes redmoor mas curto á brava a forma da minha raiz que vou me manter paciente mais umas 2 ou tres semanas

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse tipo de " bolor " nos troncos é normal nos inicios das montagens.

 

Os ottos, ou os CAE ou até mesmo as neritirinas tratam disso..

 

Não tem problema de maior.

 

Cumps,

 

 

Eu ja pus 3 SAE mas no koy so tinham uns bem pequeninos e entao por muita fome que tenham.... nao conseguem dar cabo do fungo!

 

Tenho estado a aspirar com uma mangueira fininha as partes que tem mais...

 

VAmos ver

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saldanha, podes sempre usar Turfa para baixar o pH, se não te importares com o efeito de Águas Negras.... Se sim usar Turfa, logo seguida de Carvão activado de boa qualidade.... Quando preciso de baixar os pH's uso normalmente Turfa da Sera (é das poucas coisas que considero de muito boa qualidade vindo desta marca), mas eu sou um amante de águas negras... Mas sei de gente que usa Turfa em conjunto com Carvão com bons resultados... Certamente te sai muito mais barato que ires comprar Substratos XPTO da ADA, que estranhamente também contêm turfa entre outras coisas=)

 

Convém no entanto que saibas usar a turfa, pois ela é uma benção e uma maldição, nas mãos dos mais incautos... Pelo menos a da SERA trabalha muito depressa... No espaço de 1 dia, um dia por mero descuido... Baixei de 7.8º para 6,1º.... Felizmente não morreu nada=P A turfa requer uma monitorização rigorosa dos valores de pH, nos primeiros tempos, pessoalmente faço testes de 4 em 4 horas no primeiro dia, e de 12 em 12 no segundo... Retirando a turfa conforme necessário, de dentro do filtro.

 

 

 

os niveis de co2 tb n podem influenciar o ph??

 

é que tenho o co2 a bombar tb de forma a travar mais o fungo bem como apaecimento de algas

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adoro a forma dessa tua raiz. Isso é autoctone, ou é importada? Onde arranjaste?

 

 

esta raiz veio do norte, beiras, do rio alva

 

nao sei o nome arvore, mas depois das chuvadas do inverno passado o nivel de agua subiu imenso e arrebento com a margem do rio, levantou e arrancou muita coisa. esta estva debaixo de agua e apenas tive de a cortar com um serrote :D

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saldanha, podes sempre usar Turfa para baixar o pH, se não te importares com o efeito de Águas Negras.... Se sim usar Turfa, logo seguida de Carvão activado de boa qualidade.... Quando preciso de baixar os pH's uso normalmente Turfa da Sera (é das poucas coisas que considero de muito boa qualidade vindo desta marca), mas eu sou um amante de águas negras... Mas sei de gente que usa Turfa em conjunto com Carvão com bons resultados... Certamente te sai muito mais barato que ires comprar Substratos XPTO da ADA, que estranhamente também contêm turfa entre outras coisas=)

 

Convém no entanto que saibas usar a turfa, pois ela é uma benção e uma maldição, nas mãos dos mais incautos... Pelo menos a da SERA trabalha muito depressa... No espaço de 1 dia, um dia por mero descuido... Baixei de 7.8º para 6,1º.... Felizmente não morreu nada=P A turfa requer uma monitorização rigorosa dos valores de pH, nos primeiros tempos, pessoalmente faço testes de 4 em 4 horas no primeiro dia, e de 12 em 12 no segundo... Retirando a turfa conforme necessário, de dentro do filtro.

 

 

Nem me lembrei dessa hipótese! E como eu tou a apontar para um biótopo se calhar vou deixar a água negra!

Colocas a turfa directamente num dos cestos do filtro? E se for um de cascata da eheim, como é que aplicavas?

 

Quanto ao controlo do pH, vou ter ”emprestadada” uma sonda de monitorização contínua, logo não vai ser problemático!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os niveis de co2 tb n podem influenciar o ph??

 

Quanto ao CO2 não vou usar, pois os amazónicos têm pouca densidade de plantas e o investimento acabava por não justificar, talvez aposte em duas garrafas de CO2 caseiro, só para ver a diferença já depois de montado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao CO2 não vou usar, pois os amazónicos têm pouca densidade de plantas e o investimento acabava por não justificar, talvez aposte em duas garrafas de CO2 caseiro, só para ver a diferença já depois de montado.

 

 

Aposta nisso, eu nao tenho tido CO2 num 21lts que mantenho com umas plantas e á espera de nova montagem e noto muita diferença para este que esta sempre com o CO2 a bombar

 

No pequeno tenho tido uma garrafa de agua 0.5lt e na boa!!

 

Agora tenho visto no ebay um atomizer de co2 que dizem por as plantas num constante pearling!!!

 

 

Sérgio

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

3 semanas de montagem e penso estar a desaparecer alguns dos problemas... leia-se "fungo" que ja pouco vai aparecendo

 

hoje foi dia de limpeza, montar extintor de co2, limpar fundo e reparar que tenho algumas folhas com uns buracos e outras com uma cor escura nas pontas (parece que estao a ficar transparentes)

 

preciso ajuda em tentar saber o que fazer:

IMG_4391.jpg

 

IMG_4396.jpg

 

os habitantes:

IMG_4404.jpg

 

o extintor 2kg

IMG_4407.jpg

 

tive que mandar fazer um adaptador para usar a valvula que ja tinha (desculpem a desarrumação :D )

 

IMG_4410.jpg

 

o pessoal onde comprei fazem enchimento a 6euros (margem sul, feijo)

Ja tive uma fuga em que tinha a peça cheia de gelo mas mais um aperto e ficou bom. Agora é controlar as proximas horas

 

e uma actualização de que como esta o alva

 

IMG_4406.jpg

 

IMG_4405.jpg

 

 

BEm e as plantas?!?! o que fazer?

Mantenho os valores que indiquei na ultima vez!

 

Sérgio

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse feto de java era bem mudado para Bolbitis=P A bolbitis ia ai ficar a matar=)

 

 

A pteropus e P. Windelov serao para colocar noutros sitios mas so qiando tirar a pedra, que talvez mais uma semana e salte ca para fora!

 

Mas e sobre as minhas plantas??? Sabes o que pode estar na origem destas deficiencias?

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a ficar espectacular :music_singguitar:

 

Mas acho que devias colocar alguma coisa mais no lado esquerdo... Mesmo umas pedras pequenas...

 

E a minha opinião

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BEm e as plantas?!?! o que fazer?

Mantenho os valores que indiquei na ultima vez!

 

O que tem as plantas ???? Estão num processo de adaptação ao novo aquário.

As Cryptos, por ex... é normal o "melt" de algumas delas... algumas folhas podem desfazer-se... enquanto não se adaptam às novas características da agua do teu aquário. Mas em breve... vão começar a nascer novas folhas.

Os fetos... idem... tens de dar tempo... sem pressas.

 

Mantém as tpa`s regulares (sempre com agua da torneira), co2 e luz qb... sem exageros... até porque toda a flora que tens é de crescimento lento e consumos moderados.

Só mesmo o tapete de acicularis... é que precisa de mais luz.... mas prontos... antes a menos que a mais...

 

Os testes e os valores que falas... vou ser sincero... com fitas não vais lá.... aliás... nem vou dizer o que penso dessas fitas...

Existem 2 testes que devias (se possível) comprar em separado... nitratos e fosfatos.

Sem estes 2 testes... é difícil saber o que está em falta... ou o que pode estar em excesso.

 

Conclusão... tudo normal e no bom caminho... tpa`s e co2... é o que é preciso.

E começa a pensar no resto da fauna... que podes e deves começar a adicionar... por ex... completar a equipa de limpeza... uns otos.. e se gostares... umas neritinas.

Depois... qual o cardume que vais colocar????

 

Continua a actualizar... :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que tem as plantas ???? Estão num processo de adaptação ao novo aquário.

As Cryptos, por ex... é normal o "melt" de algumas delas... algumas folhas podem desfazer-se... enquanto não se adaptam às novas características da agua do teu aquário. Mas em breve... vão começar a nascer novas folhas.

Os fetos... idem... tens de dar tempo... sem pressas.

 

Mantém as tpa`s regulares (sempre com agua da torneira), co2 e luz qb... sem exageros... até porque toda a flora que tens é de crescimento lento e consumos moderados.

Só mesmo o tapete de acicularis... é que precisa de mais luz.... mas prontos... antes a menos que a mais...

 

Os testes e os valores que falas... vou ser sincero... com fitas não vais lá.... aliás... nem vou dizer o que penso dessas fitas...

Existem 2 testes que devias (se possível) comprar em separado... nitratos e fosfatos.

Sem estes 2 testes... é difícil saber o que está em falta... ou o que pode estar em excesso.

 

Conclusão... tudo normal e no bom caminho... tpa`s e co2... é o que é preciso.

E começa a pensar no resto da fauna... que podes e deves começar a adicionar... por ex... completar a equipa de limpeza... uns otos.. e se gostares... umas neritinas.

Depois... qual o cardume que vais colocar????

 

Continua a actualizar... :D

 

 

Boas Canito

 

Cardume comecei hoje... 10 neons que ja deram nova vida ao alva

estava naquela de trazer uns escalares mas...

 

Os otos sao os limpa vidros? Sao parecidos com os SAE...

 

eu depois de utilizar algumas fitas... fico com a mesma opiniao que tu! aquilo da uns valores passado o minuto e passado um pouco da outros diferentes!

TPA estou a fazer uma por semana e ai de 30% aproveitando para limpar tronco que como dizias incialmente ja esta a parar de fungar

 

As plantas tenho lido que passam por esta fase... mas por exemplo nas anubias esta a começar a acontecer o mesmo!! estas nao sao super resistentes?

 

E as fertilizações? paro? Adicionar ferro e o potassio tb provocam algas?!

 

Amigo estas certamente sao as duvidas de qualquer maçarico como eu nestas andanças....

 

mas com a ajuda da rapaziada vai lá!!!

 

Abraço

Sérgio

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.