TPA's como fazer e Ciclo como começa...


André Filipe

Recommended Posts

Comum costumam fazer os tpa's no vosso reef?

A agua de reposição estou a pensar fazer com OI + Kalk e estou a pensar encher o aqua com agua natural :( .

Mas agora a duvida como ei-de fazer os tpa's visto que tenho 14 anos e que me é impossivel ir todas as semnas ou de 2 em 2 semanas ir buscra agua natural. Pensei em fazer com OI mas o ph é muito diferente. Alguem faz juntando logo o kalk à agua de tpa?

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Sal sintético para tpa's??? Mas o sal não evapora. Tens a certeza disso?

 

Não evapora. Pode haver encrustações do mesmo nas tubagens vidro e afins.

 

Abraço

Ze

" Uma opinião tem o peso da mesma"

Setup em http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...21&start=25

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso não tinha essa ideia.

Ja agora alguem me podia esclarecer melhor?

Obrigado Miguel por referires porque eu estava com outra ideia.

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

TPA's - trocas parciais de água (ou mudas de água)

- Fazem-se com água natural ou OI + sal sintético

- Servem para remover compostos em excesso, renovando a água

- Ph 8,2-8,4

 

Reposição - Água de OI + kalk

- Servem para repôr água que evaporou (água pura) e kalk (com as respectivas vantagens do mesmo).

- pH 7,0 (água OI) ou pH +/- 12 (água + kalk)

 

Posto isto:

 

Como costumam fazer os tpa's no vosso reef?
Retiro água do aquário através de um sifão e de seguida despejo (MUITO lentamente) a água do mar, previamente aquecida com termostáto, para o aquário.

 

A agua de reposição estou a pensar fazer com OI + Kalk e estou a pensar encher o aqua com agua natural

É isso mesmo.

 

Mas agora a duvida como ei-de fazer os tpa's visto que tenho 14 anos e que me é impossivel ir todas as semnas ou de 2 em 2 semanas ir buscra agua natural. Pensei em fazer com OI mas o ph é muito diferente
O sal sintético coloca-te a água de OI (pH 7) com pH igual á água natural (pH 8,2-8,4).

 

Alguem faz juntando logo o kalk à agua de tpa?

Se juntares kalk na água salgada...ele não se dissolve. Transforma-se em "pedras" de Carbonato de Cálcio (insolúvel).

Daí o uso de kalk na água de reposição, pingando lentamente para o aquário.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ha ok o que eu ainda não tinha percebido era que o sal ia aumentar o ph.

Mas fica na mesma a dúvida:

Se o sal não se evapora ao fim de alguns tpa«s vou ter uma concentração de sal enorme? :D :?:?:?:?:?:?:?:?:?

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Imagina que tens 6 ovos no frigorifico...a tua mãe retira 3 ovos para fazer omoletes....e coloca imediatamente outros 3, no frigorifico, que comprou na mercearia do Sr. José. Com quantos ovos ficas no frigorifico? :D

 

Se o sal não se evapora ao fim de alguns tpa«s vou ter uma concentração de sal enorme?

Imagina que tens 120 litros de água (4Kg de sal) no aquário....quando fazes uma TPA retiras 60 litros (2 Kg de sal)...e imediatamente adicionas outros 60litros de água do mar (2Kg de sal).

 

4 - 2 = 2

2 + 2 = 4

 

Tinhas 4 kg no inicio...e ficas com 4 kg no fim. Qual a dúvida?

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opa tens razão que estúpidez :D :?:? Eu estava a pensar era na evaporação. Que burrice. Desculpa estou mais que esclarecido.

Desculpem a duvida parva. :?:?

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No inicio não deves fazer

 

No arranque o aquario atravessa um ciclo de estabilização

é necessário que se deixe o aquário atravessar esse ciclo

...as TPA só devem ser feitas para o final desse ciclo

 

Durante esse ciclo de algumas semanas o aquario não deve conter seres vivos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja ouvi e li diversas opniões sobre isso.. em ambos os casos com excelentes resultados. Depois logo vejo o que fazer

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Deves proceder a trocas de água quando tiveres valores muito altos de nitratos, ou seja, no fim do ciclo...

 

20% semanais, no inicio, vão ajudar a combater as primeiras algas. Depois tudo depende do andamento do teu aquário e da acumulação de substâncias (nitratos e fosfatos, principalmente). Verificas estes valores e vês quando tens de mudar a água. :?

 

Começa por introduzir umas macro-algas e rocha-viva, para além de uma boa água natural. Isto vai ajudar a iniciar o ciclo, trazendo vida ao aquário. :?

 

Durante esse ciclo de algumas semanas o aquario não deve conter seres vivos

Sem seres vivos não se dá o ciclo, daí a introdução prévia de rocha-viva e macro-algas.

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps - percebi o que querias dizer com "seres-vivos" (peixes e corais), mas achei conveniente esclarecer :D

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

ao contrario do Jpbp não penso dessa maneira...

Assim que montares o aquário deves na minha opinião proceder a trocas semanais de 10 a 20%. Esse métodovai ajudar o escumador a ver-se livre mais rapidamente de eventual matéria organica que exista no aquario e também a baixar possiveis niveis de amonia/nitrito/nitrato existentes no aqua... Devido a isso, e se fores rigoroso até é possivel a adicção de peixes na 2 ou 3 semana após a montagem. Se o encheres logo de inicio com boa água natural, o processo ainda é mais rápido.

Qualquer aquario que começe é sempre instavel e permanecera instavel por alguns meses/anos dependendo do equipamento/rigor do aquariofilista etc... mas a questão da instabilidade incial/medo em por peixes corais de inicio tem apenas a ver com eventual excesso de amonia/nitrito na água... mais nada. Se tiveres boa rocha viva, bom escumador (e adequado ao volume do aquario) e esses valores zerados podes colocar um peixe mais cedo que imaginas... :D

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa Diesel Car mas no inicio do ciclo não se deve efectivamente introduzir seres vivos...

o problema é que os seres vivos incluindo os que estão na rocha viva e mesmo as macro algas podem morrer devido ao ambiente tóxico que se irá formando intoxicando ainda mais o aquario...

 

Sem seres vivos não se dá o ciclo

 

Os seres vivos que fazem o ciclo são bactérias não a microfauna que a rocha viva contém e que poderá apodrecer no processo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho falado muito com o Diogo Lopes (OBRIGADO DIOGO TENS SIDO O MEU CONSELHEIRO SALGADO) :D e ele disseme o mesmo. Eu não tenciono por logo peixes nem corais até porque tenho 14 anos e como é normal os € não abundam. Além disso quero começar logo desde o inicio com uma boa iluminação (2x HQI 150W 10.000L + 2 T5 ou pc's actinicas) o que me vai custar cer cerca de 500€ + escumador + aragonite + montes de coisas não é facil mas vou com calma com vontade tudo se consege. Alem disso so a 1 mes +/- é que ando a investigar isto e ainda tenho muito que aprender.

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Os seres vivos que fazem o ciclo são bactérias não a microfauna que a rocha viva contém e que poderá apodrecer no processo

 

Então como deve ser iniciado o ciclo num aquário novo? :?

Sem rocha-viva nem qualquer tipo de vida? :D

De que se alimentam (e de onde aparecem) as bactérias "presentes" no inicio do aquário? :?

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De que se alimentam (e de onde aparecem) as bactérias "presentes" no inicio do aquário?

 

eu pergunto:

De que se alimentam (e de onde aparecem) as algas "presentes" no inicio do aquário quando ele entra em ciclo sem se adicionar nada a não ser água e areia? :D :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Caso os nitratos, silicatos e fosfatos estejam zerados...as algas (cujos esporos provavelmente viajam no ar) não aparecem ou aparecem em quantidades mínimas...desaparecendo (quase totalmente) de seguida.

 

O mesmo me parece acontecer com as bactérias: sem introdução de amónia/nitritos...não se reproduzirão e não se dá uma "explosão" numérica necessária á posterior introdução de peixes em segurança. :)

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais