Tiras para verificar parametros da agua


Recommended Posts

Boas,

 

Estou a montar um aquario de 120L.

 

Tenho noção que um dos factores essenciais, é o controle do PH e nitratos.

 

Falaram-me bem destas tiras. Bastante praticas:

 

 

Prodac Speedy test:

 

SPEEDY_TEST_4bf3b4c92bcc7.jpg

 

Aconselham? Costumam utilizar? Existem alternativas melhores?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Gostas será sempre melhor mas já ouvi falar bem das tiras da JBL (sempre dá para multiplicar o número de tiras).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uso as tiras da JBL, que penso ter menos um teste do que essas fitas (5 em 1). Custou-me à volta de 17 €, já não me lembro. E com uma dica do Hugo, dupliquei o número de fitas, cortando as mesmas em 2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uso as tiras da JBL, que penso ter menos um teste do que essas fitas (5 em 1). Custou-me à volta de 17 €, já não me lembro. E com uma dica do Hugo, dupliquei o número de fitas, cortando as mesmas em 2.

 

Qual a dica?

E ja agora, onde poderei comprar as tiras?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sou exemplo para ninguém, primeiro pq não utilizo testes de tiras e depois pq só utilizo caneta medidora de pH e TDS de resto não faço mais testes nenhuns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se me permitem a intromissão, ontem vi no Leroy Merlin uma caneta dupla para medições de pH e Cloro em piscinas que me deixou com água na boca.

Não chegava aos 17 euros e tinha uma agulha que indicava o valor das leituras de pH e Cloro.

A escala de valores não estava completa, tinha uns saltos (tipo, saltava dos 6 e qq coisa para os 7) mas era muito fácil de interpretar...

 

Tenho pena de não ter tirado uma foto ou ter tomado nota do nome do artigo. No site deles não está...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

plisboa em tempos falaram aqui disso, acho que era do Lidl mas falha-me a memória (é da idade :P) penso que referiam ser pouco preciso.

 

 

Tânia TDS= Total dissolved solids (mede o total de substâncias orgânicas e inorgânicas na água).

 

O que quis dizer foi TDS/EC que é a condutividade da água.

 

Meço isso mais pelos camarões do sulawesi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda lá hei-de voltar só para tomar nota do nome do produto e tirar uma foto!

Raios me partam... fui mesmo urso LOL :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

era igual mas em azul!

Pelo preço n esperava grande coisa mas....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Eu pessoalmente prefiro os testes de quimicos (os de gotas), a meu entender são mais fiáveis, pois já tive tiras e comparei com testes quimicos e o valor diferia, por ex: ph nas tiras dava 6,9\7 e o quimico 7,5.

Contudo a marca não era jbl, a meu entender era mais economico pois tinha uma série de testes numa só tira, mas para mim não era fiável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Na minha opinião, com o aquário estabilizado, amadurecido e em pleno funcionamento, o ciclo está igualmente em funcionamento, logo terás as bactérias a transformar a amónia que se vai acumulando pelos detritos dos animais e da alimentação excedentária em nitritos e depois para nitratos.

 

Ora se o teste de nitritos dá negativo ou uma percentagem baixa de nitritos à partida (e é a minha opinião) a amónia estará baixa ou de valores “0”, sem perigo portanto para os animais.

 

Deves de controlar, sim quando acontece o pico dos nitritos e quando os nitratos começam a aumentar (sinal de TPA).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.