D-Backs Publicado Outubro 3, 2010 Publicado Outubro 3, 2010 (editado) Caros amigos: Há cerca de 3 semanas fui comprar para o meu aqua de 35L de água fria plantinhas novas. Tenho 2 goldfish 6 neons chineses e 3 ampulárias. Tinha 3 anubias nana e comprei aquilo que parecem ser: Vallisneria Americana Cryptocoryne Wendtii (embora nao tenha a certeza pq no Google as imagens desta planta parecem todas diferentes) Cryptocoryne Beckettii (mais uma vez nao tenho a certeza. A folha é verde e o talo de cada folha é roxo por baixo desta) Esta não consegui mesmo encontrar o nome, alguém sabe o que é? Como podem ver pela ultima fotografia, do lado direito, introduzi ceratophyllum demersum (Hornwort) que me foi oferecido na loja porque o cheiro que está a emanar do aqua é algo desagradavel e disseram-me que esta planta agarra elementos indesejados da água (Nitritos e tal...). Vai ser um petisco para os goldies mas se me tirasse o mau cheiro era optimo. Será que tira? Podem ainda reparar que a folha da ultima fotografia está bastante acastanhada/morta/apodrecida. Como ela, estão mais 3 ou 4 folhas desta planta. Ja nao vinham muito bonitas da loja, não sei se pioraram mas será que são estas folhas que estão a causar mau cheiro? Agradeço respostas. Cumprimentos, D-Backs Editado Outubro 3, 2010 por D-Backs Citar Quem quer peixe molha a calça. Bartolomeu Paes
Fernando_regio Publicado: Outubro 3, 2010 Publicado: Outubro 3, 2010 Mau cheiro é filtragem deficiente. Citar
D-Backs Publicado: Outubro 3, 2010 Autor Publicado: Outubro 3, 2010 Mau cheiro é filtragem deficiente. Amanhã seria dia de TPA mas aproveitei e fi-la agora. Aproveitei para limpar os componentes do filtro, vamos ver se amanhã ja nao cheira mal. Desenterrei as plantas todas (menos o bambu) e a cryptocoryne wendtii ainda tinha restos daquela esponja manhosa que as lojas põem nos vasos de plastico pretos p/ segurar as raizes. Nao me parece que tenha apodrecido mas nao cheirava a rosas... E em relação à planta desconhecida, alguem me sabe dizer o que é? O talo é bastante grande e a folha parece a ponta duma lança... Ja agora confirmem-me as outras sff. Abraços. Citar Quem quer peixe molha a calça. Bartolomeu Paes
Fernando_regio Publicado: Outubro 3, 2010 Publicado: Outubro 3, 2010 (editado) Se a água estiver esverdeada mas não muito acompanhada de um certo odor, isso é normal, são algas, e essa água é boa para os peixes, de qualquer forma dá especial atenção ao filtro. Aliás se cheirares bem e te lembrares da beira de rios e riachos vais-te aperceber que o odor é semelhante . Agora claro se for mais verde que água já é mau, algas em excesso. Quanto á planta não te posso ajudar, não a reconheço, e parece-me improvável ser dela algum tipo de odor, se a planta estiver decrépita por ela vai soltando as folhas uma a uma amareladas no caule ou na folha mesmo até ficar despida e começa a acastanhar até a raíz. Quanto aquele material usado para proteger a raíz que vem das lojas, não te stresses, é bio-degradável e não faz mal algum, vai-se desfazendo com o tempo. Editado Outubro 3, 2010 por Fernando_regio Citar
D-Backs Publicado: Outubro 4, 2010 Autor Publicado: Outubro 4, 2010 A água nao estava verde mas por acaso antes de fazer a TPA ontem à noite notei que começava a ficar turva (o dito "pó" a circular no aquario). Mas como disseste anteriormente "é filtragem deficiente". Limpei o filtro, fiz a TPA e já nao cheira mal hoje. Obrigado por isso Fernando!!! Mais uma questão relacionado com a Manutenção. Tenho Vallisnerias Americanas que, como alguns saberão, são plantas que crescem até à superfície da água e depois vão se "alastrando" pela superficie. Noto que, por este motivo, elas acumulam espuma branca (bolhinhas amontoadas) junto às folhas q estão em contacto com o ar e a água... Do que é que estas bolhinhas são sinal exactamente? É grave? Cumps. Citar Quem quer peixe molha a calça. Bartolomeu Paes
SmylleAndre Publicado: Outubro 4, 2010 Publicado: Outubro 4, 2010 Olá D-Backs, Pelas minhas experiências com ampulárias e com nano aquás, acho que deverias manter apenas uma no aquário. O cheiro ruim pode se dar através da somatória de alguns fatores, dentre eles a grande massa organica produzida pelas ampulárias douradas. O goldsifh que você diz é o conhecido Kinguio? Se for, suspeito que seu aquário esteja super populado, visto que kinguios pequenos ou não, sujam em demasia tanto a água quanto o substrato do aquário, produzindo amônia em grande escala, o que pode deixar a água propensa à bacterias e parasitas alem de fungos e algas. Espero ter ajudado. SmylleAndré. Citar
D-Backs Publicado: Outubro 4, 2010 Autor Publicado: Outubro 4, 2010 2 kinguios (fantail e telescope entre 6 e 8cm) + 6 neons chineses + 3 ampulárias num aquario de 35L é população em excesso? Dá +/- 20cm de peixe mais as ampulárias. O que é que acham sobre isto? O aquario ja nao cheira mal devido à TPA e limpeza do filtro. Já sei do que é que poderá ter sido: ha uns dia inclinei os paus de bambu de um dos cantos do aquario (onde há menos circulação de água) e remexi as pedras que la tenho para que as ampularias me limpassem essa área. Talvez tenha havido libertação de amónia ou outros quimicos... Coloquei dentro da maternidade (para os kinguios nao comerem) ceratophyllum demersum (hornwort) já que me disseram que essa planta ajuda à filtragem biológica da água consumindo nitritos outras coisas que estejam em excesso. Alguem me confirma sff esta informaçao? Citar Quem quer peixe molha a calça. Bartolomeu Paes
Recommended Posts