Novo nano reef


jpmartins

Recommended Posts

Boas pessoal

 

Uma vez mais, estou a pensar em montar um nanoreef, mas não de 5L como a primeira nem 20 como a segunda, desta vez será um pouco maior.

 

Por isso vamos começar com as dúvidas:

- Em termos de espaço, qual sera melhor, um 60x30x30 (aprox. 50L) ou um 70x25x25 (aprox. 40L)?

- Equipamentos necessários? Já tenho um escumador a minha espera, e um hydrometer... O que é preciso mais?

- Calha? nao queria investir demasiado neste ponto, pois é o primeiro aqua... estava a pensar em manter rocha viva e morta, e talvez um coral "fácil" que não obrigue a grande iluminação...

- Térmostato estou a pensar num de 50w ou mesmo 75w...

- Material, falta alguma coisa?

 

Depois relativamente aos peixes, corais e rocha:

- Rocha morta, devo ir buscar 2kg agora em breve...

- Rocha viva, mais um dos pequenos problemas... Quantos kg? Sei que rocha morta, com o tempo começa a ganhar bactérias, e se começa a tornar rocha viva, por isso queria poupar aqui, e por o máximo de rocha morta, para que leve o seu tempo

- Agora corais de muito fácil manutenção? O que aconselham, e quanto tempo depois de montar o aqua?

Peixes, camarões ou outro tipo de invertebrados... O que posso por, que seja fácil de manter, que seja resistente, e que se adeqúe ao tamanho do aquário?

 

Acho que não faz falta mais nada... Preciso das vossas opiniões, para montar uma coisa bonita, simples e que não me custe os olhos da cara :P

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá JP...

 

Se fosse a ti, apostava no 60x30x30... quanto ao material que referiste, não te esqueças da areia de coral...

 

Calha/ iluminação... tenta arranjar uns 48w... podes optar pelos candeeiros hang-on, do tipo das Solar... têm lâmpadas metade actinicas e metade brancas)

 

Rocha Viva... uns 5 kg para colonizar os 2kg da morta.

 

Corais fáceis: Sarcophyton, Sinulárias, discossomas, green star polyps... entre outros!

 

A partir do momento em que a amónia e os nitritos estiverem a zero podes introduzir os corais... não há tempo previsto... pode demorar uma semanita como duas ou três. Depende da qualidade da rocha viva e da areia.

 

Podes introduzir também, um casal de palhaços e um ou dois camarões... uns 2/3 ermitas e 2/3 turbos...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso poupar na rocha viva, metendo so ai uns 2/3kg, meter ai uns 3/4 de rocha morta?

E indo nessa onde, meto ai 2cm de areia viva, e mais uns 3 ou 4 cm de altura de areia de coral morta ... Pode ser?

 

A calha, de 48w, que falaste, onde posso arranjar, a preços simpáticos? e não me cobre o aquário todo?

 

Posso meter por exemplo um pequeno frag destes dois? discossomas, green star polyps? e já agora, corais duros, isso já requer muita manutenção e experiencia?

 

Quando aos testes que preciso realizar, quais são? o que me aconselham a comprar?

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te aconselho a meter tão pouca rocha viva... no mínimo 5 kg e é mesmo o mínimo... num aquário bem maturado são precisos meses para meteres uma rocha morta com vida...

 

Tenta procurar nos fóruns do pessoal algum que venda a rocha viva... sai muito mais barato, assim como a areia... se não houver, mete um post na zona de procura que facilmente encontras quem te venda já que a quantidade é pequena.

 

As calhas que te falei são candeeiros que se prendem no rebordo do aquário... há algumas marcas (Blau, Wave, Solar) que podes arranjar desde os 20 -40 euros o candeeiro. Tens é que ter 2 para o teu aquário. Procura preços na Aquaeden ou na Naturline. Também há calhas pequenas da Boyu que servem para o efeito.

 

Podes meter esses corais à vontade e alguns outros moles.

 

Os corais duros requerem maioritariamente luzes muito fortes, aquários muito estabilizados e, regra geral, são corais para pessoas com bastante prática. Uma descida nalgum valor(como cálcio, magnésio), uma pequena subida de temperatura ou mesmo uma diferença de salinidade pode levar o coral à morte.

 

Os testes que uso desde o inicio são para: ph, kh, amónia, nitritos, nitratos, magnésio e cálcio. Faço-os desde o primeiro dia do aquário, numa rotina semanal.

 

Para mim (cada pessoa tem a sua preferência de testes) os melhores testes são :

ph- API/Salifert

KH- Sera

NO2- Salifert

NO3- API

NH3 - Nutrafin (praticamente só se usa no inicio do aqua e era o único que havia na loja)

Mg- Salifert

Ca- Salifert

 

Penso que a nível de preço qualidade o salifert tem uma gama muito boa...

 

Já agora uma pergunta... como pensas encher o aquário? Água com sal ou água do mar?

 

Pergunto-te isto porque como estou a ver que és muito poupado, caso compres sal, compra uma boa marca e não poupes aqui... Deixo-te o meu testemunho que por causa de 20 euros de diferença tive que gastar mais do dobro em aditivos... Tenta sempre comprar um sal que diga que é para "reef"...

 

Qualquer dúvida, dispõe....

Editado por pedrolena
Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então não irei poupar na rocha viva ;) depois de ter toda a rocha morta e viva, logo vejo se me vale a pena arranjar mais rocha morta para completar o layout ;)

Vou tentar procurar aqui, porque não estou para pagar 15/16€ por kg de rocha viva :discuss_gathering:

 

Quanto as calhas, quero algo dentro do barato (porque o dinheiro não chove do céu) mas prefiro dar mais 10€ e ter a opção de escolha do que poupar e depois ficar demasiado limitado ;)

Vou procurar esses candeeiros, a ver como são, e preços ;) caso vá para uma calha sun sun ou boyu (que serão as mais baratas do mercado :P) tento encontrar uma e duas lâmpadas, para meter uma actinica e uma de 10.000k?

 

Então em principio serão esses dois que irei meter, pois são bonitos, e se não requerem demasiados cuidados, são óptimos para começar :puppydogeyes:

Visto ser isso com corais duros, vão estar fora de questão, pois são seres vivos, e não me divirto com a morte dos mesmos :P

 

Tenho que procurar um kit de testes viável, e que não seja demasiado caro :P

 

Em principio vou fazer água em casa desde o principio :discuss_gathering: e claro que o sal, não posso dizer que comprarei do melhor, mas vou tentar comprar um que depois não preciso de qualquer tipo de aditivos... Prefiro gastar mais um pouquinho, e ter um bom principio, do que poupar e ser um inicio atribulado ;)

 

Quero poupar ao máximo, mas sem nunca comprometer a vida de qualquer um dos animais, nem a estética interior/exterior do aquário, por isso procuro coisa "baratas" mas que seja de confiança, e que não me deixe pendurado... Prefiro gastar 200€ e ter material que e dure 2 anos, do que gastar 150€ e daqui a um ano precise de renovar tudo...

Vou poupar onde poder, mas sem nunca esquecer qualidade e eficiência do material

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui no fórum encontras rochas bem mais barata...

 

Existem umas calhas baratas 4x24w a 80€ na LuzAquatica e tem suportes laterais incluídos. Baratas em relação ao número de lâmpadas...

 

As PLL, do tipo de candeeiro, deve ficar cada um à volta dos 30 euros... mas são de intensidade de 11 - 18W por candeeiro...

 

Na Aquaeden, tens as réguas T5 2x24W a 45€... e muita variedade de calhas...

 

É uma questão de ires procurando e mandares uns mails...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei do preço das da aquaeden, penso que vou optar por isso :transport027:

 

Obrigao pela ajuda... este vai ser um dos maiores investimentos em termos de material se nao estou em erro ;)

 

Convem ter um sistema de osmose?

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho que pensar nisso entao bang mas ai esta mais uma coisa que me vai custar um balurdio...

 

Ja agora, ja estive a ver a calha da ramirezi, 2x24w, e e muito porreira :( em principio vou buscar essa, está em promoção, e fica a 40€

 

Depois que lampadas devo usar?

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Desculpa estar a aproveitar o teu tópico, mas estava a pensar em fazer um nano do género do teu (80x30x25). Só que eu não estava a pensar em usar nem escumador nem hydrometer (que eu nem sei o que é.. talvez me possas dar umas luzes :drool3:). A minha opção seria colocar só areia viva e rocha viva para a filtragem biológica com as tpas semanais.

 

A minha pergunta é.. eu valorizo muito o silêncio (ja tenho 4 aquários de água doce montados na sala e não se ouve nada). Gostaria de saber se esses equipamentos são muito barulhetos ou não...

 

 

Obrigado e boa sorte para o teu projecto!

 

PG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Desculpa estar a aproveitar o teu tópico, mas estava a pensar em fazer um nano do género do teu (80x30x25). Só que eu não estava a pensar em usar nem escumador nem hydrometer (que eu nem sei o que é.. talvez me possas dar umas luzes :roflroll2:). A minha opção seria colocar só areia viva e rocha viva para a filtragem biológica com as tpas semanais.

 

A minha pergunta é.. eu valorizo muito o silêncio (ja tenho 4 aquários de água doce montados na sala e não se ouve nada). Gostaria de saber se esses equipamentos são muito barulhetos ou não...

 

 

Obrigado e boa sorte para o teu projecto!

 

PG

 

O hydrometer serve para medir o sal... como deves saber não é salgar a água e já está... Tem que ter um teor de sal ideal...

 

Um escumador para mim é o aparelho mais importante num aquário que além de filtrar, oxigena a água.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho que pensar nisso entao :tongue: mas ai esta mais uma coisa que me vai custar um balurdio...

 

Ja agora, ja estive a ver a calha da ramirezi, 2x24w, e e muito porreira :roflroll2: em principio vou buscar essa, está em promoção, e fica a 40€

 

Depois que lampadas devo usar?

 

Boas... por 70€ já compras uma osmose de 4 estágios... menos estágios não vale a pena.

 

Quanto às luzes, dizes na Aquaeden que é para reef que eles aconselham-te bem...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas pessoal :D

 

Quase um mês depois, já há algumas novidades...

 

Já tenho o hydrometer na minha posse, o térmostato (75w), o termómetro e o escumador...

Para breve está a chegada da areia de coral... Vou pôr 10kg, o que deve dar para cobrir o fundo do aqua com uma espessura entre 3 e 5 cm...

 

Agora, a calha, essa está um pouco mais complicada... Sai fora do orçamento :)

Mas possivelmente vou ver se fica mais barato um DIY :P

 

Estava a pensar em criar um pequeno compartimento no canto de trás do lado esquerdo, para poder esconder o escumador e o térmostato...

Talvez duas paredes que façam um rectângulo, com 15cm, por 10cm... sei que vai tirar um pouco de área para os animais futuros, mas aumenta um pouco a estética do aquário, e por cima talvez ponha um pequeno aqua, (nem que seja uma daquelas caixinhas da vodafone, para criar artémia por exemplo, para poder dar alimento vivo aos peixes, e aproveito um pouco a luz do próprio aqua´rio...

 

quanto á osmose, essa deverá ser uma das últimas compras, pois é uma das coisas mais caras.... e apesar de querer "poupar", não quero perder em qualidade... ou possivelmente irei arriscar, e numa fase inicial, usar água da torneira com sal para dentro do aquário, e depois começar a usar água de osmose....

 

Já agora, uma das coisas fundamentais mas das quais ainda não falei....

o SAL xD

Qual a marca que deveria usar?

uma que tenho uma boa relação qualidade/preço, e que me compense também na quantidade :)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto á osmose, essa deverá ser uma das últimas compras, pois é uma das coisas mais caras.... e apesar de querer "poupar", não quero perder em qualidade... ou possivelmente irei arriscar, e numa fase inicial, usar água da torneira com sal para dentro do aquário, e depois começar a usar água de osmose....

 

Para fazeres água sintética podes usar água engarrafada, desde que tenhas alguma atenção aos parâmetros desta, especial atenção aos silicatos que estarão na origem de alguns booms de algas.

 

Na reposição é um bocadinho mais complicado, porque por muito leve que seja a água estarás sempre a adicionar mais sais ao aquário e com isso ao aumentar a densidade... uma solução temporária poderá ser a de utilizar água sintética com uma densidade mais baixa que o aquário nas TPAs para compensar o aumento gradual da salinidade na reposição com água doce.

 

Qual é o escumador que tens?

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por acaso ainda nao me tinha lembrado desse pormenor, mas parece boa ideia :) a reposição poderá ser feita com a mesma água, mas com um pouco mais de cuidado para nao aumentar a densidade exageradamente...

 

o escumador e um boyu... pode nao ser grande maquina, mas para começar a brincar, e melhor que nada... e o preço foi bastante agradavel

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...