primeiro plantado - dicas precisam-se


gtangas

Recommended Posts

Ora boas a todos

 

depois de receber um pequeno para uns peixes de agua fria da minha filhota começei a pesquisar, a conhecer este hobby e fiquei maluco com os aquarios plantados.

 

Arranjei um aqua de 60cm que apenas ficou por ca uma semana, vendi e comprei um aquadream 100, 1 mt para começar pareceu melhor.

 

As leituras do tema levaram a algumas experiencias com substratos "caseiros" mas a morrer as plantas todas... enfim!

depois de 2 experiencias falhadas optei por comprar substrato JBL Manado que me recomendaram. fui de fim de semana ao piodao e vieram umas quantas pedras... foi mais um carregamento... hehe

 

depois foi a luta do equipamento... optei por tirar a biobox que vinha com o aqua e colocar um sunsun 302 que comprei na avipeixe e que me tem estado a surpreender... silencioso e tenho a agua cristalina e por uma 1/3 de um eheim... sorte das sortes foi-me oferecido uma garrfa de co2 de 0,5kg e toca de montar o animal!!

 

bem, gosto dos varios estilos mas optei por tentar um iwagumi... adoro aqueles tapetes de cuba.

 

A ideia é usar a cuba e blyxa japonica (que ainda nao consegui encontrar)

 

apenas plantei metade da area da cuba mas onde comprei so tinham uma caixa...

adicionei nutrafin plant gro e espero que desta vez nao morram novamente as plantas (desta vez ja sem humus e coisas malucas que me deixavam a agua amarela... mesmo com 3 camadas inertes por cima...)

 

Bem mas o resultado é este...

 

layout2.jpg

 

layout.jpg

 

hccuba.jpg

 

layout3.jpg

 

 

 

Agora gostava de opiniões, sugestoes, cuidados, etc... pois a experiencia é pouca ou nenhuma! e ainda á muito trabalho!!!

 

Sérgio

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes dar o setup completo do aquário?

 

Para fazer um tapede te cuba é preciso muita paciência e ter as condições para que ela se desenvolva imersa.

 

Penso que depois da informação que deres terás mais pessoal a ajudar.

 

Sobre o layout podes melhorar algumas coisas, como o sentido de profundidade que ainda não transparece no aquário. A parte frontal deve ser sempre mais baixa que a de trás/fundo, criando angulos de inclinação permite criar a ilusão óptica de profundidade.

 

Mas para já está a começar muito bem.

 

Parabéns e força nisso.

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bem o setup:

aqua: aquadream 100x30x40

iluminação: 25wt do aqua+calha t8 de 21+duas lampadas economicas de 40w cada

substrato: jbl manado 25lt

filtro sunsun 302w 100l/h (super satisfeito com a relação preço/qualidade)

Co2: garrafa de 1/2kl com celenoide

pedras xisto do piodão

flora: hc cuba e blyxa japonica (que ainda nao encontrei)

fauna: a definir mas estou a pensar em neons e escalares

 

depois de plantar metade da cuba (na loja so tinham uma embalagem) adicionei 15ml de plant gro da nutrafin que espero dar os nutrientes necessarios

 

A nivel de profundidade tentei esse efeito, tanto

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado, são essas dicas que quase sempre fazem a diferença!

 

Bem o setup:

 

aqua: aquadream 100x30x40

iluminação: 25wt do aqua+calha t8 de 21wt+duas lampadas economicas de 40w cada o que me dá +/- 1wt por litro

substrato: jbl manado 25lt (comprei na petshop brito por um preço que me pareceu excelente... 32€)

filtro sunsun 302w 100l/h (super satisfeito com a relação preço/qualidade) com ceramicas, substrato, bacterias e perglon (é assim que se chama ao algodão?!)

Co2: garrafa de 1/2kl com celenoide

difusor da boyu e esta a 1 a 2 bolhas por segundo

foto periodo: das 13:00h ás 00:30h (co2 liga meia hora antes e desliga á mesma hora)

pedras xisto do piodão

flora: hc cuba e blyxa japonica (que ainda nao encontrei)

fauna: a definir mas estou a pensar em neons e escalares

 

depois de plantar metade da cuba (na loja so tinham uma embalagem) adicionei 15ml de plant gro da nutrafin que espero dar os nutrientes necessarios

 

A nivel de profundidade tentei dar forma em vez do tapete plano, e a ideia de um vale pareceu-me muito agradavel...Mas depois de encher e mais no meio parece muito pano...curioso que com agua o tanque parece muito estreito.... Tinha pensado na primeira TPA dar essa inclinação no meio, pois como ainda nao recebeu a cuba nesse parte nao teria que me preocupar com esta

 

As Cubas estão nitidamente a crescer.. mas ainda so vejo crescimento em altura. Vamos ver quando começa a espalhar.

Pensei no tapete com glosso mas li que cresce desmedidamente mas se calhar tinha sido melhor!

 

As blyxas nao estou a conseguir encontrar e se soberem onde adquirir agradeço a ajuda mas acho que vai dar mais enchimento. tinha pensado colocar entre as pedras.

 

Das leituras que tenho feito vejo que a rapaziada mete uma quantidade de coisas na fertilizção liquida... sera que o que estou a colocar é suficiente?

É necessario adicionar algo para prevenir as algas?

 

 

Espero os vossos comentarios...

 

Sérgio

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

levando em conta a dica (a unica :techi: ) Estive este serão a tentar dar mais profundidade ao layout

 

aproveitei TPA e maos á obra.

 

Deixo tb ficar foto da maluqueira da minha iluminação, que se cai um fio á agua estoira!!!

 

layout4.jpg

 

 

iluminao.jpg

 

 

Abraço a todos

 

Sérgio

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é fácil comentar quando o aquário não se encontra completo (acho que faltam plantas).

 

Faltam maiores desníveis, é pena, as pedras algumas são demasiado finas, se fossem de tamanhos diferentes poderias agrupa-las de outra forma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O layout melhorou um pouco e como diz o Hugo precisa de melhoramentos, por exemplo, a triangulação das pedras para dar uma noção de profundidade que já se começa a notar, mas falta ainda mais, tenta pesquisar aqui no forum técnicas do iwagumi.

 

Sobre a cuba tenho as minhas reservas se ela se manterá, sem um solo fertil e só com a adição de fertelização liquida..., mas vamos ver como se comporta.

 

Sobre as fertelizações tens de ver as indicações do fabricante e adaptares para o teu aquário, que nesta fase tem poucas plantas, por outro lado tens de controlar nitratos, fosfastos, nitritos e amónia bem como a dureza total da coluna de água para saber como está a qualidade da água e se tem nutrientes suficientes para as plantas e não em excesso, que dão origem às algas.

 

Como tens o pH? Temperatura, nitratos, fosfatos????

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com a falta de plantas! Quase não tem nada de plantado…. Por enquanto!

 

Este substrato é fértil, pelo menos foi-me vendido como tal. Das várias leituras que fiz antes de comprar, apesar de existir pouca informação do mesmo, encontrei umas boas reviews do mesmo e depois de ter tido varias experiencias com húmus em que ao fim de uns dias tinha a agua toda amarela e as plantas morriam decidi testar este jbl manado (na koi park por exemplo tem um aqua com uns 3mts só com este substrato e com diversas plantas e segundo um dos funcionários estão se a dar muito bem)

 

Ontem depois de acrescentar um pouco mais de altura atrás notei logo a diferença mas vou seguir a dica e tentar procurar no fórum mais algumas técnicas do Iwagumi

 

As Plantas… Bem as plantas são poucas pois na altura apenas consegui comprar um caixa da aqua plant com cuba que apenas me permitiu plantar a parte da frente.

 

Quero colocar as blyxas dos lados e jogar com as pedras mas nas lojas aqui da margem sul que procurei… nada!

 

A ideia do scaping é ter o tapete a cobrir o centro e laterais e as blyxas a dar força e volume na zona das pedras

 

Liguei para o templo aquático e podem pedir mas so entregariam daqui a 2 semanas!

 

Curiosamente a Cuba continua a arrebitar em altura, nota-se de dia para dia diferença no tamanho das mesmas… claro que ate se espalharem… vamos ver

 

A temperatura esta nos 26º e quanto aos outros parâmetros ainda não consigo responder pois so este fim de semana vou comprar uns testes.

 

Vi umas fitinhas da JBL que mede uma quantidade de coisas e parece ser uma boa.

 

Este hobby é deveras espectacular, eu que desenho e sou doido por fotografia, a ideia de ter um aquário passa para um nível completamente diferente.

 

Os artigos alguns são perfeitamente acessíveis, já outros…. Mas somando tudo o investimento inicial é…. Sempre a gastar!

 

Mas estou desejante de o ter completo! Para mais tarde alterar tudo novamente! Heheh

 

Bem vou dando mais info por aqui e agradeço sempre os vossos comentários e ajuda, pois estes diálogos, este espírito de entre ajuda tb faz parte da aquariofilia!

 

Sérgio

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se já passaste pela área de Aquascaping no fórum, tem lá artigos sobre colocação de pedras e a montra do que pensamos ser alguns dos melhores aquários mostrados no fórum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de ter colocado o ultimo post andei a ver essa parte

 

A pessoa começa a ficar com vontade de esvaziar o tanque e fazer de novo... E que se nao tivesse ja plantado a cuba ai ai!!

 

Mas isto como é de venetas vamos ver se nao me da uma doideira de tirar todos os pes da HC e refazer tudo!

 

Adoro isto! :D :D

 

E a plantar aqueles pes com a pinça da mulher.... ;):)

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, ontem foi ate ás 5 da matina!

 

Desmanchei tudo... tentei manter o desenho inicial mas aplicando profundidade e uma composição mais preenchida.

 

As hc estao de bela forma, ontem ao tirar pé a pé notei novas raizes, muito maiores... parece estar a dar-se bem!

 

layout7.jpg

 

Este foi o resultado!

 

O que dizem!

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito belo a montagem, parabens.

 

fica apenas uma duvida em relação a iluminação, pois se as plantas estiverem crescendo pra cima, quer dizer que os lumens não estão a chegar no fundo do aqua, digo isso pq estou tendo o mesmo problema no meu aquario com minhas glossos (meu aquario tem 100w de lampadas pl economicas para 60 litros).

 

Como pensas em resolver isso?

 

 

cumps

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O layout melhorou significativamente, apenas falta trabalho com as plantas para permitir uma definição melhor da profundidade, mas ai depende de ti e do que escolheres. Acima de tudo nota-se que passas-te na zona do aquascaping "técnicas do Iwagumi".

 

Sobre o substrato manado, ele é inerte, á base de argila, eu conheço muito bem porque tenho em 2 aquários para mais de 7meses, Para plantas como a cuba será muito dificil que ela faça tapete como se vê em muitos aquários plantados. Mas a persistência é a melhor escola.

 

Agora força nisso, co2, luz em condições, e fertelizações para isso desenvolver.

 

Vai dando noticias

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas cubas foram compradas numa caixinha que vinha os pes soltos e em gel, ou seja nao plantei aos "tufos" como fiz uma x com aqueles vasinhos o que pode estar a explicar o facto do crescimento em altura

 

Que os pes cresceram imenso... sem duvida, duplicaram o tamanho e pela cor do verdejante parecem estar a gostar do jbl manado

 

A iluminaçao tenho a calha de origem do aqua 25wt+2x40wt+21wt. será que é pouco?

 

Quando estão ligadas consegues ver que atingem mais do que a superficie pois fica sempre uns 2cm em que ilumina a parte inferior.

 

MAs honestamente tb estou naquela pois a ideia de tapete.... fica um pouco distorcida!

 

Será que temos por aqui rapaziada que nos pode dar umas dicas nesta duvida?

 

O layout... O lado esquerdo parece que queria mais um toque mas acho que vou deixar ficar assim e ver com o acrescentar das plantas... Acho que as blyxas japonicas vao dar um toque catita!

 

Estes dias são no hospital pois fui papa outra vez... e ja sabem como é!

 

Abraço a todos e venham la essas dicas!

 

Sérgio

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais