Folhas com manchas escuras


felipewarr

Recommended Posts

Olá a todos!

Primeiramente quero parabenizar ao forum que é ótimo e com muitas informações.

Pois bem... pessoal venho aqui já nas minhas ultimas... to muito desanimado, não sei mais o que fazer... já procurei, já falei com pessoas, mas ate agora não consegui nada p melhorar o que ta ocorrendo...

 

O que ocorre é o seguinte... meu aqua já tem mais de 4 meses montado... e vou falar o Setup dele:

Tamanho: 125x40x40

Iluminação: 4x40W tubular, 2x25W comum, com fotoperiodo de 8hrs, das 08:00 as 16hrs.

Substrato: somente cascalho

Filtragem filtro interno com 200L/H

CO2: caseiro com difusor boyu

Fertilização: liquida, Seachem Flourish

Fauna: mais ou menos uns 15 peixes

Flora: amazonenses e anubias... entre outras que n sei o nome...

 

Pessoal, sei que não é nada grandioso, é bem simples e como podem ver com poucas coisas especiais, o porque? porque moro em uma cidade que é muito fraca em aquarismo e dificil de ter as coisas...

 

 

Sim. deixa eu falar o que ta ocorrendo... simplesmente o meu aquario ta aparecendo nas folhas um tipo de sujeira, um po escurinho, tipo aquele pó que da nos móveis da casa... um pó que sai com uma esponja de aço. e mesmo eu cortando as folhas ele volta p outras folhas... quando nasce novas elas crescem bem verdes e quando já estão completamente formadas ai la vem a mancha e suja a folha... não são todas as folhas, mas tem em algumas... eu limpo a folha mas depois de 1 dia la esta ela novamente suja...

 

Amigos n sei mais o que fazer, quero escutar cada uma explicação e quem sabe ter alguem que já passou por isso e conseguiu parar...

 

O aquário não aparece nenhuma alga verde nada mesmo nem em vidro nem em folhas... somente esta coisa escura... ela n fica na folha toda, e tem outra... se tem uma folha em cima da outra a marca escura fica certinha com a forma da outra ... tipo se a folha de cima fica cobrindo o meio da outra aquela parte q n estava coberta fica a mancha preta! retinha....

 

 

um grande abraço e espero parar com isso...

Me ajudem....

Editado por felipewarr

---------------------------------------------------------------

F E L I P E T I A G O

---------------------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas

 

Vamos lá ver se precebi, é uma mancha preta ou muito escura que se forma na folhas das anubias, sendo que quando tentas limpas é dificil sair? se for isso é algas, possivelmente devido a teres um rácio de 1w/L e/ou um possivel desequilibiro de PO4, o melhor era começar pelo teste de PO4 e NO3 para ver se esta tudo dentro dos parametros recomendados, depois é ver se é da grande intensidade de luz, pois como é sabido as anubias são plantas com baixos requesito de luz logo quando submetidas a grandes quantidades podem ser o local ideal para as algas se estabelecerem e como referes que em duas folhas sobrepostas a debaixo só desenvolve a mancha na parte exposta a luz é um grande indicador deste facto...

 

Soluções possiveis:

- ou reduzes a quantidade de luz, podes manter o mesmo fotoperiodo, vais é alternando as lampadas acessas

- ou adicionas mais CO2 visto ser um desinibidor do crescimento de algas

- ou tentas ajustar os paramentros da agua para reduzir a possiblidade de desenvolvimento de algas

- escova de dentes para limpar as folhas das anubias, de preferencia uma escova que nunca tenha sido usada antes, pois pode conter vestigios de pasta de dentes e outros, que podem alterar a quimica da agua....

- adicionas uma equipa de limpeza, tipo otos, CAEs, ampluarias, tens várias opções não necessáriamente todos aqui referidos...

 

Agora é certo que nas anubias isso é um problema recorrente quando colocadas em aquarios com grandes racios de w/l e com nutrientes a montes....

 

Cumps

  • Votar + 1
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais