Como fazer aquario com ciclideos 110x45x45


zeus

Recommended Posts

Ofereceram-me um aquario usado com aproximadamente 180 litros, e tenho efectuado algumas buscas na net de informação sobre o que iria fazer. Gostava de fazer um aquiario com Ciclideos do lago Malawi.Peço a vossa ajuda para me ensinarem como devo fazer o aquario e que materiais devo usar, luz, e filtragem pois ainda não comprei nada desse material, tambem queria saber quais as especies que me aconselham tendo em consideração que gostava que se reproduzissem com facilidade, e que fossem de facil manutenção.

A minha experiencia nesta area é pouca, embora tenha um aquario com dois botias palhaço e um limpa fundos que já vivem ca em casa ´hà mais de 4 anos.Mas se me ensinarem os truques para fazer e manter um aquario equilibrado e saudavel estou disposto a arriscar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à luz não tem nada que saber, os ciclideos do lago malawi não precisam de nenhuma iluminação especial. A filtragem é que já é o oposto , sendo por isso um dos elementos mais importantes num biotopo malawi. Deves usar um filtro, de preferência externo, com, no minimo, 5 vezes a capacidade do aquario ou seja: para 180 litros vais precisar de um filtro com um débito de, no minimo, 900 Litros/hora .

 

A decoração é essencialmente rocha e areia e se quiseres tentar, algumas especies de plantas mais resistentes.

 

Uma boa espécie para começar é o Labidochromis Caeruleus , por ser o m'buna mais "pacifico" do lago malawi. Deves ter sempre duas ou tres fêmeas para cada macho. Se pretendes que se reproduzam com facilidade, em 180 litros, podes tentar fazer um pequeno harem desta especie, por exemplo 1 macho e 4 fêmeas

 

Em relação às tuas outras dúvidas tenta usar a função "Pesquisar" do forum.

ruarrr_avt.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falando em ciclideos do malawi e para um aquário desse tamanho o melhor é mesmo mbunas dos mais pequenos, dos quais os labidochromis caeruleus fazem parte, embora não sejam dos menores.

 

O mbunas querem ph acima de 8 e devem ter uma alimentação com base vegetal e nunca devem ser alimentados com comidas com muita proteína tais como larvas de mosquito vermelho ou comidas tais como coração de boi ou figado obtidas a partir de animais de sangue quente.

Alimentar mbunas com comidas altamente proteicas como as que referi é o suficiente para os matar pois o seu sistema digestivo não consegue lidar com tanta proteína.

 

Plantas, existem poucas que sobrevivam, quer pelo ph da água, quer pelo consumo por parte do peixes.

Valisnérias são comidas com alguma vontade, feto de java leva uma ou outra dentada e as anubias sobrevivem com uma ou outra ratadela.

 

Luz, não é necessária muita até devido a não existirem muitas plantas.

 

De resto, rochas com fartura para se puderem esconder. O ideal são rochas com buracos, sem arestas cortantes e bem assentes no areão pois os mbunas adoram escavar.

O areão ideal é areia de rio.

 

De resto cuidado com as combinações pois hibridam facilmente se lhes dermos chance.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais