[Debate] Planárias, um pouco mais que parasitas...


hugo feio

Recommended Posts

Viva,

Ora aqui um tema de algum conflito e discordância.

Quantos de nós nunca olhou para as planárias com olhos de ver ? São de facto pequenos seres, bastante curiosos, e interessantes, tanto pelo seu comportamento, hábitos alimentares e reprodutivos. Existe claro o aparte de serem de facto parasitas e de atacarem tanto invertebrados, como vertebrados (peixes). Mas não é nada que não faça parte da sua natureza.

 

Estou ainda a desenvolver uma experiência, com planárias, para testar a sua capacidade de regeneração, e espero vir ainda vir a fazer muitas mais experiências nestes fantásticos seres.

 

Como é claro, não tenho os bichos num aquário, mas sim num recipiente. Talvez com isto ainda descubra algum facto novo e interessante da vida destes pequenos seres, mas tenho como objectivo testar aqueles que já são conhecidos e até que ponto são viáveis as informações disponivéis.

 

Mas serve o presente, para se desenvolver um debate importante e intenso, sobre as planárias, vou tentando também divulgar vários factos sobre a vida e a existência das planárias que as tornam ainda mais cativantes...

 

Abraço, e participem :scarerun:

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo, eu se pudesse, inventava uma granada que se colocava no aquario, mas que só matava as planarias!! :D

 

acho que é sempre importante iniciativas como a tua para por á prova também toda a informação que é colocada na internet! Apesar das informações existentes irem todas de encontro umas com as outras no que diz respeito ás planárias, dou-t a maior forca para esses estudos!!

 

já agora faço-te umas perguntas: acredito que alimentes as planarias com base animal, que é o que faz mais sentido!?

 

gostava que experimentasses alimenta-las durante algum tempo só com alimento com base vegetal para ver se realmente elas aguentam, ou mesmo se manifestam comportamentos canibais?!

 

abraço,

 

Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Pelo que sei, as planárias apenas se alimentam de Vertebrados e Invertebrados, são parasitas.

Parasitismo consiste numa relação entre 2 espécies em que uma das espécies beneficia com tal relação, enquanto a outra, a espécie "Anfitriã" sai prejudicada...

 

Quanto ao canibalismo entre espécimens, posso te dizer, que enquanto testava a capacidade de regeneração e bipartição das planárias, uma das metades do corpo, acabou por desaparecer, o que me deixou com resultados inconclusivos, ou os espécimens mais fortes, canibalizaram esta metade, dada a sua vulnerabilidade, e a falta de alimento disponivél, ou a metade, acabou por não resistir, e morreu. Mas seria de partir do presuposto que se regenaria, dando origem a uma nova planária, exeptuando o ocorrimento de alguma complicação. é uma questão de testar a teoria, em mais indíviduos e ver os resutados. Mas uma coisa é certa, 4 dias depois do corte da planária, a metade da cabeça, ainda continua viva, e com índicio de recuperação/cicatrização. Resta esperar para poder observar se for caso para tal, a regeneração e o crescimento, dessa metade, originando a planária, (por inteiro)...

 

Abraço,

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na passada quinta feira vi umas planarias bem grandes e escuras numa loja, se quiseres expandir a experiência a mais uma espécie avisa que eu digo-te a loja e depois se quiseres vais lá pedir que eles devem dar na boa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho interessante como varias especies de animais adoptam varias tecnicas distintas umas das outras para a sua reproduçao/aumento populacional!

 

continua com isso e vai dando notiçias, pois nunca tive planarias em nenhum aquario, a unica coisa que ouço deles e serem praga tipo a das physas etc...

 

boa sorte com isso!

:confused4:

Editado por heyfishyfishy

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelismente, de momento estou confinado a cerca de 3 planárias adultas e 1 metade, eheh, ainda mais uma juvenil...

Depois ainda vem ou outro método de reprodução !!!

A copulação !

Pois é, amigos , as planárias reproduzem-se tanto de forma sexuada(copulação) como assexuada (bipartição)...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hugo isso da regeneração das duas metades deverias cortar todas ao meio, assim ficariam todas em pé de igualdade.

 

@filipe isso já existe :confused4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, talvez, mas depois para outras experiências, chapéu, eheh

Eu exterminei a minha praga a dedo, retirei umas 4 planárias, e nunca mais lá vi uma que seja...

 

 

Tens que esperar que os ovos, se os houverem, ecludam a ver se te viste mesmo livre delas.

 

Boa sorte

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais