Plantas crescem de modo diferente


Luís Fortunato

Recommended Posts

Viva.

 

Antes de tudo quero dizer, que de plantas não percebo rigorosamente nada (tirando o básico), por isso agradecia que fossem meigos comigo porque posso estar a perguntar alguma coisa básica.

 

No meu aquário (45-50 litros reais) instalei, há cerca de 3 meses um filtro externo EHEIM 2213. Até então utilizava um Fluval 2 Plus interno. Agora continuo a utilizar os dois. Antes de colocar o filtro da EHEIM, há cerca de 6 meses, tinha plantado dois "pés" (não sei se é assim que se chama) de uma anúbia "gigante". Ou seja, quando comprei a planta um primo meu separou-a em dois pés practicamente do mesmo tamanho. O que acontece é que passados agora 6 meses depois de os ter plantado, o que se encontra perto do sugador do filtro externo está muito mau (como que a apodrecer :)) e, no entanto, o outro do outro lado do aquário (perto do termostato) está bem.

O que queria perguntar é, se por ter o sugador perto da planta lhe poderei estar a retirar os nutrientes que ela necessita para se desenvolver????

Ainda para mais, tenho uns pés de uma Ludwigia "qualquer coisa" (tem o verso das folhas avermelhado) ainda mais perto do sugador e estão a crescer bem (a planta também se farta de crescer, já tenho mais 50% de pés porque entretanto cortei os que estavam a sair do aquário para os replantar).

 

Desde já os meus agradecimentos.

Cumprimentos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, eu diria que tens demasiada filtragem no aquário, não me parece que a entrada do filtro seja a causa, apartir do momento em que se separou a planta pelo rizoma, é obvio que passam a ser duas plantas e como tal tem crescimentos diferentes. Uma coisa que não se deve fazer é enterrar o rizoma da Anubia porque faz fotossintese, quanto a Ludwigia repens (palpite meu) é uma planta muito resistente, não tão resistente como a Anubia, por isso a questão de ser ou não o filtro está posta de parte.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O crescimento diferente é algo frequente e compreensível.Ainda assim, possuindo a mesma estrutura celular,á partida, teriamos crescimentos muito semelhantes, como se fossem clones (O termo não neste contexto exacto mas é ilustrador).

 

Nesse caso talvez seja a filtragem exagerada que retira quaisquer possibilidades de crescimento, quando muito possibilita a manutenção da planta.

No seguimento... Outra coisa (que talvez alguns não concordem- em caso afirmativo, queiram esclarecer-nos) é que as anúbias recebem grande parte (não todos) dos seus nutrientes a partir da água (anúbias submersas) pelo que uma grande filtragem tende a eliminar esses nutrientes.

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais