Anvançando para aspectos + técnicos: Dosear Kalk...


Hugo RSF

Recommended Posts

Ok, a luz resolvida passamos para aspectos mais técnicos. Nomeadamente o uso de kalk.

 

Pelo que sei o melhor é um reactor de calcio, que neste momento está fora de questão. O método "artesanal" digamos assim é usar um daqueles sistema de soro a pingar, estou certo? Também pelo que tenho lido este pingar deve ser apenas á noite, é verdade? Como se controla isso?

 

Como a garrafa de soro é muito pequena (q litro acho) tinha pensado em usra um garrafão de 5 litros, com o mesmo sistema de pinga pinga, para o refugio.

Também jál i pessoa que "espetam" com o kalk directamente no aqua, mas isto acho que é só para quem sabe bem o que está a fazer...

 

Ajuda precisa-se...

 

Obrigado!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

Eu uso um sistema desses apenas com um recipiente de 1 litro que coloco a pingar durante a noite para a sump. É muito chato pois todos dias tenho que encher o recipiente, mas infelizmente não tenho espaço para mais.

 

Bom o mais importante é fazermos a mistura de um bom Kalk (eu uso o da Kent) com água de OI (sempre com água de OI!!). Eu coloco 1 colher de chá para cada 3/4 litros de água que normalmente me dá para uma semana (não devemos preparar a solução para mais do que uma semana pois esta muda as suas propriedades)

 

A mistura deverá ficar a repousar depois de mexermos, durante umas horas e poderá criar uma capa esbranquiçada por cima que é necessário retirar antes de colocar no aqua. Vai também criar um depósito no fundo que não devemos adicionar e portanto a passagem do recipiente onde misturamos para o de adição devérá ser feita com cuidado.

 

Uma adição brusca como o Marco faz, poderá causar uma subida acentuada do PH e resultar num desastre (é preciso ter muito cuidado!!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Faço dessa maneira porque fartei-me do pinga-pinga... mas é preciso cuidado e ter já alguma experiencia... de qualquer maneira podes tentar desde que a tua mistura de água com kalk seja fraca... assim o ph pouco altera.

Nada melhor que testares... mede o PH da água, faz a mistura fraquinha e coloca no aquario... depois volta a medir o PH e verifica a alteração....

mas o teste tem de ter variação de decimas e não de graus, ok....

mas se não quiseres experimentar opta pelo pinga-pinga...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

MAs então apenas se coloca á noite, é isso? Todos os dias? Não se pode pimgar também durante o dia, ou seja, estar sempre a pingar, nem que seja com menos frequência?

 

E nas férias como fazem, por exmeplo?

 

Sendo assim, não tem qualquer vantagem usar um litro ou usar 5 litros, porque todos os dias temos de mudar :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Podes usar quando quiseres e a qualquer hora mas tem de ser lento principalmente durante o dia pois é quando o PH está mais alto.

O uso dele de noite tem principalmente a ver com isso, ou seja, o PH de noite cai um pouco, daí dosear Kalk á noite.

 

Outra das maneiras de combater essa queda é usares fotoperiodo invertido na sump/refugio, ou seja, ligas as luzes á noite de maneira a contrastar com o fotoperiodo do tanque principal estabilizando assim o PH...

 

Não necessariamente... se usares 5 litros podes deixar a pingar durante dias, enquanto se usares apenas 1 litro tens de repor todos os dias...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, assim realmente seria melhor 5 litros a um litro, mas isto seria no caso de estar constantemente a pingar e não apenas à noite...

 

O contra-ciclo que dizes é a sump estar iluminada, precisamente na altura em que o aquário está apagado e vice-versa, não é?! Já pensava fazer isso.

 

Desta forma posso pingar dia e noite o kalk, sem problemas?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi...

 

Posso usar durate todo o dia a pingar com a mesma frequencia se deixar a luz do refugio ligada, quando a do aquário se apaga, certo?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Hugo, o PH de dia tem tendencia a estar mais alto mesmo com o fotoperiodo invertido. Este só serve para evitar a referida caida durante a noite, apesar de cair um pouco também....

 

Em relação ao kalk podes pinga-lo quando quiseres mas de dia (independentemente do fotoperiodo invertido ou não) tens de ter sempre mais cuidado pingando mais lentamente já que de dia este é quando atinge o ponto mais alto...

mas tudi isto é muito teorico... tens de constatar na prática qual a variação real de PH (de preferencia com um medidor digital) para que saibas se podes pingar mais depressa ou não, ou fazer kalk mais ou menos concentrado....

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Oi pessoal,

Permitam-me a colherada na questão do Kalk.

A vantagem de usar o kalk, para além de elevar o pH, é fornecer ao aquário iões de calcio e iões de hidróxido. Os iões de cálcio ficarão disponíveis para os corais, algas coralinas, crustácios, moluscos, etc. para o seu crescimento. Os iões de hidróxido vão reagir com o CO2, dissolvido na água, e dar origem aos carbonatos, contribuindo desta forma para a reserva alcalina. Quem quiser utilizar soluções de kalk no aquário terá sempre que conseguir uma solução saturada. Terá de adicionar hidróxido de cálcio à água de osmose, em quantidade suficiente, para que, depois de bem agitada a solução, esta não possa conter mais hidróxido de cálcio. É preferível deitar sempre um bocadinho mais de pó, porque o que não se dissolver ficará depositado no fundo e poderá ser usado na próxima solução. A mistura da água de osmose e o hidróxido de cálcio deve ser feita de maneira a que a solução não entre em contacto com o ar, isto porque o CO2 existente na atmosfera vai reagir com o kalk e formar as tais placas finas de carbonato de cálcio, baixando o pH da solução. O kalk assim perde eficiência. O kalk saturado tem um pH de 12.4, ao que corresponde concentrações de calcio de 900 mg/l. Se o pH da solução baixar para valores próximos de 10, as concentrações de cálcio da solução passam a ser da ordem dos 20 mg/l!

Saudações ao pessoal do forum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mistura da água de osmose e o hidróxido de cálcio deve ser feita de maneira a que a solução não entre em contacto com o ar, isto porque o CO2 existente na atmosfera vai reagir com o kalk e formar as tais placas finas de carbonato de cálcio, baixando o pH da solução. O kalk assim perde eficiência. O kalk saturado tem um pH de 12.4, ao que corresponde concentrações de calcio de 900 mg/l. Se o pH da solução baixar para valores próximos de 10, as concentrações de cálcio da solução passam a ser da ordem dos 20 mg/l!  

 

Velidhu (agora é que se lá está bem :roll: ) já se provou que a degradação da kalkwasser em contacto com o ar é praticamente desprezível e não vale a pena o investimento para tentar evitar esse contacto.

 

Podes ler o artigo aqui

 

http://reefkeeping.com/issues/2003-05/rhf/...ature/index.htm

 

E já agora o impressionante currículo de quem o provou:

 

http://reefcentral.com/forums/showthread.p...threadid=207351

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Eu doso kalk todos os dias, durante a noite, com um equipo de soro,pois ainda não comprei um reator de Ca.

A quantidade de hidroxido de Ca PA que uso é 1,5 g para cada litro de agua RO (reverse osmose) e , salvo engano, é esse o ponto de saturaçao da mistura.

Acho q a quantidade de kalk usada, depende muito do consumo de Ca e RA no aquario, pois se colocarmos mais q o necessario vai precipitar.

Uso garrafas de coca-cola de 2lts e preparo 7 garrafas de uma vez só, para toda a semana , tampando-as para evitar o contato com o ar.

 

 

[]s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais