Ajuda na identificação de peixe e sugestões para setup...


Recommended Posts

A situação é critica... tenho um peixe de água fria que não consigo identificar se é um cometa ou não. É igual a este:

 

Image14.gif

 

tan04.jpg

 

Que raça é esta?

 

O dito peixe tem cerca de 3,5cm e está num globo de aprox. 7 litros :roll: com uma planta artificial :roll: e um vidros coloridos :roll: a simular areão...

 

Como posso melhorar?

 

Resumindo: O verdadeiro pesadelo... está um caos... certo?

 

A alimentação é feita com flocos da tropica... é alguma coisa de jeito?

 

As mudanças de água são feitas de 5 em 5 dias com água da torneira deixada em repouso, num recipiente, durante esse período.

 

O meu objectivo é melhorar a vida do dito peixe...

 

Que tal o seguinte:

 

Um aquário de 20 litros, com filtro interno, eventualmente iluminação decoração baseada em areão preto, pequenas pedras e uma planta resistente e que não necessite de muita luz.

 

Isto arranja-se? Haverá filtros internos para 20 L ?

 

Eventualmente penso arranjar companhia para este peixe. Que espécie(s) são compatíveis com ele?

 

Obrigado pelas informações e um bom ano para todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mandril !!! Como uma foto vale mais que mil palavras começo por te mostrar um dos meus aquarios de agua fria.

 

Pic_101_8.jpg

 

É um aquario de "baixos gastos" tem cerca de 20 L, um filtro interno e algumas plantas ( não podem ser muitas pois o espaço não é muito ). Podes toma-lo como modelo mas só se estiveres a pensar em manter apenas esse teu peixe que é um DOURADO COMUM ( não é um cometa pois o cometa tem a barbatana caudal muito maior).

 

Agora faz um favor a ti mesmo e ao teu peixinho e tira-o do globo :wink: , tira o areão colorido :lol: e troca a comida de flocos para granulado.

 

De resto so te desejo boa sorte ! :roll:

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oranda,

 

Muito obrigado pelas tuas informações e sugestões :wink:

 

Realmente, esse teu aquário é mais ou menos aquilo que pretendo montar. E pelo que vejo, as plantas dão-se bem mesmo sem calha de iluminação, certo?

 

Obrigado ainda por me esclareceres sobre a espécie a que pertence o meu peixe.

 

Vou começar o upgrade em breve e pelo que tenho pesquisado acho que vou conseguir montar aquilo que idealizei a baixo custo.

 

Há por aí uns aquários em Kit nos hipermercados que, com as necessárias adaptações servem perfeitamente o meu propósito. :lol:

 

Em 20 litros não consigo arranjar espaço para colocar companhia para o meu dourado comum, pois não?

 

Cumprimentos.

 

P.s. Em condições ideais, quanto tempo vive um peixe destes e que tamanho pode atingir?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não mandes logo o teu peixe do globo para o aquário. Vai fazendo umas mudanças diárias de água do globo e coloca a água no aquário. Quando a água no aquário atingir a altura mínima para funcionar um filtro, acrescenta até a cima água que deixaste repousar durante 24 h pelo menos. Deixa o aquário a funcionar alguns dias e só depois acrescenta o peixe e não o alimentes muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mandril 21

 

1. Se puderes compra o maior aqua que puderes. Sabes porquê? Quanto maior o aqua, menos trabalho te dá!! Experimenta tomares banho numa bacia ou numa piscina. A água fica mais suja na bacia, não é? Menos concentrada fica a sujidade na piscina.

 

2. Este peixe cresce muito. Os Orandas, Caudas de Véu ou Telescópios crescem conforme o tamanho do aqua. Digo isto porque tenho um aqua de 15 litros com um oranda e um cauda de véu e eles, ao tempo que lá estão, não cresceram praticamente nada. É interessante ver que, o que aumenta mais, são as caudas (Se queres um peixe com caudas grandes este é um dos truques :oops: )

 

3. Quando introduzires água ou fizeres mudanças parciais usa um condicionador: neutraliza o cloro e os metais pesados. O cloro evapora se deixares a água a repousar 24h. E os metais pesados? O cobre, alumínio, chumbo? Pensa nisso...

O condicionador tamém fornece colóides para proteger as escamas porque, o cloro destruiu na desinfecção da água municipal. Finalmente dá-te também vitamina B para combater o stress.. :wink:

 

Um conselho. não compres aqueles kits que tem uma bomba de ar com um filtro de fundo. Não valem nada!! Compra um filtro interno.

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas informações que me têm dado.

 

Tenho pesquisado sobre material a utilizar e fiquei interessado num aquário RENA (KID 40) com filtro interno RENA FilSTAR IV 1. Pareceu-me bom e com qualidade. Hoje devo visitar uma loja da especialidade para ver este ou outro modelo, de outra marca, equivalente.

 

Infelizmente o aquário não pode ser maior que um de 20 litros. Contudo, tendo em conta que o peixe actualmente está num globo, a evolução vai contribuir em muito para a melhoria da sua qualidade de vida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novo Setup:

 

- Aquário 42 x 21 x 29 (26 litros);

 

- Filtro interno SiCCE Micron (200l/hora) - Actualmente com um cartuxo de carvão activo e zeolite;

 

- 2,5 Kg de areão de rio - possivelmente vou acrescentar mais 1 kg.

 

Próximas aquisições:

 

- Planta (resistente o suficiente à temperatura da água e apetite do bicho) - Aceitam-se sugestões...

 

- Pedras e/ou pequeno tronco.

 

Acho que foi um upgrade razoável. Pelo menos, o bicho não se queixa... :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Próximas aquisições:

 

- Planta (resistente o suficiente à temperatura da água e apetite do bicho) - Aceitam-se sugestões...

 

Sem duvidas.... Vallisneria Spiralis e Egeria Densa.

Também boas Escolhas:

 

Anubias Barteri e nana

Higrofila Polysperma

Higrofila Difformis

Varios tipos de Echinodorus

 

A Evitar

 

Musgo de Java

Riccia

Glossotigma

Cambombas

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Oranda,

 

A pressa é inimiga da perfeição...

 

Isto para dizer que acabei por arranjar uma Cambomba para o meu aquário.

 

O bicho adora o suplemento vegetal ora introduzido na sua dieta... :twisted::twisted:

 

De qualquer modo, em breve devo arranjar outra planta. Vou escolher com cuidado para não comprar mais salada... :twisted::wink:

 

Mais uma vez obrigado pelas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...