Alguem conseguiu reproduzir...


Sergio Torres

Recommended Posts

Boas! Tal como o nome do tópico indica pretendia saber se alguém, em Portugal, já consegui reproduzir caridina japonica???

 

Sei que pelo menos o membro labutes77 já tentou uma vez! Acho que o Carlos Couceiro pretende tentar mas, não tenho conhecimento de alguém em Portugal o ter conseguido!

 

Gostaria que se alguém consegui ter êxito na sua reprodução (passagem para agua doce), ou tem conhecimento que alguém o conseguiu que diga algo!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para "escalunarmos a coisa" eu vou com a 3ªsemana de larvas!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente são poucas! Umas 20 no maximo! Sem saber porquê, a ultima desova e a que até agora me está a mostrar mais, correu um pouco mal! Duas femêas desovaram na mesma noite mas muitos dos ovos foram apenas largados! Tive muito pouca esperança pois apenas nasceram umas 150 larvas! Mas passadas 3 semanas, tenho umas 20 larvas, e com bastante desenvolvimento! Ainda falta um pouco para soltar os foguetes! lol

 

Já tenho mais duas femeas para desovar, em principio, até segunda-feira! Depois vem uma Atyopsis moluccensis, ou seja uma camarão madeira! Tudo junto! lol

 

Grande maluco!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo poucos foguetes! lol

 

E acho que se não aproveitas agora, só para o ano! Pelo pouco que estou a reparar, elas apenas ovam agora! Mas ainda tenho que verificar a veracidade desta afirmação!

Digo isto porque, tinha 3 femeas! Eles tem vindo a desovar quase todos os meses! A "cela" tem vindo a diminuir! Desta vez, ovaram e deixaram de ter algum vestigio de cela! Dai eu "concluir" que são sazonais estas ovulações! Outro grande problema é teres macho e femea! As femeas são bastante maiores! Nas lojas apenas encontramos ou machos ou femeas juvenis!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Sérgio

 

é verdade, tenho vontade de tentar, mas dos casais ou colonias que tive nao consegui nenhuma fêmea ovada, o que acaba por desmoralizar ou perder um pouco de vontade de adquirir nova colonia, mas é algo na minha lista de coisas a tentar, os CPO´s esta feito, agora estou com outros projectos, mas para o ano ja devo tentar as japonicas ou então este ano se conseguir arranjar uma fêmea ja ovada, ate porque tenho tudo o que preciso(reef salt, espectometro, aquas, termos, bombas de ar, 300L de agua verde e vontade....ehehehe)

 

Sim,

Quando comprar, devo comprar uns 5 ou 6, para ter a certeza que não são só macho ou só fêmeas...

 

 

Hugo, é fácil fazer a sexagem

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, eu apesar de nunca ter deitado o olho muito nisso, sei mais ao menos sexá-los, mas convém sempre prevenir, eheh

Nunca ouviste falar nos Caridina Multibicha ? :P

 

Na brincadeira, mas sim, para além de díminuir as probabilidade de me calhar macho e macho ou fêmea e fêmea, pode facilitar, o facto de haver mais qeu 1 macho e mais que 1 fêmea...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo como sabes também começo a ter alguma experiência com inverts! lol

Antes de iniciar esta epopeia, sempre pensei que sabia muito sobre os japonicas! Estou a chegar à conclusão que sabia apenas o básico! lol

Como em todos os camarões, a caracteristicas mais visíveis entre macho e fêmea são: Cela e zona "abdominal"! Sendo que esta ultima apenas se começa a diferenciar após algumas ovulações! Assim, tratando-se de camarões do mesmo lote (M ou L) dificilmente consegues diferenciar! Isto porque as femeas ainda não são férteis, logo a cela, ainda não existe (também irão levar algum tempo para ovar)! Como nunca ovaram, a zona ainda não está tão diferenciada do macho! Estas caracteristicas tornam a ovulação difícil! Mas nada que não vá aparecendo pelos aquas!

O que conclui foi, se comprares japonicas de lotes XL garantidamente que são fêmeas!

Machos deves ter mais que um para cada fêmea! Eles simplesmente cobrem a fêmea! Horas depois desta desovar! lol Vida difícil!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum, Sérgio...

Será que tens ??? Mas tens mesmo ??? :(

 

Quanto ao que sei sobre os amanos, admito que nunca aprofundei muito, mas é uma questão de o fazer ;)

Obrigado, pela descrição do dimorfismo sexual dos amanos, sempre dá para alguma coisa, mas é como te digo, quando se compra em lojas, nunca se sabe a idade de cada um para se compararem pelo tamanho, já juvenis e nunca ovaram, daí a sela ser pouco/nada nítida. Torna um pouco difícil a sua distinção em loja. Mas quando se compram 5 - 10 unidades, especialmente se forem comprados de lotes e/ou lojas diferentes, como te disse, é muito difícil não haver pelo menos 1 macho e um fêmea, eheh lá estou eu a dar na mesma tecla, mas tens de admititr que o dimorfismo sexual nos Caridina de uma forma geral, é menos nítida por vezes que nos neocaridina...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo o problema é nao virem femeas ou as que vem não serem adultas!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, ja houve um membro a conseguir à uns 5 ou 6 anos atras..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, ja houve um membro a conseguir à uns 5 ou 6 anos atras..

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=263553

 

Aqui esta o que eu falava, esta memoria não me falha :sunbathing:

 

boa sorte nisso Sergio.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas falha na descrição Fábio...

Era sempre desejável ter-se um passo-a-passo, ou um Diário como o do Labutes, pena faltar-lhe um Fim.

Mas o Sérgio já está incubido de fazer um com Príncipio, meio e Fim, eheh :sunbathing:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja contactei o membro em questão para verificar se o processo ficou completo!

Mas pelo que me parece, as minhas conclusões tambem foram as dele!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquelas larvas ou camarões ja formados nao me parecem nada com C.multidentata, mas sim C. cf. propinqua nao so pela cor mas pela risca a dois terços do comprimento do camarão

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso, ou red cherrys, Carlos :)

Realmente as fotos não ajudam, mas concordo que andará algures pelos propinqua, tanto pela cor, rostrum, tamanho, dorso... São todos dinstíntivamente diferentes das Caridina Multidentata

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos e Hugo, que me desculpem mas julgo que estão a duvidar de uma coisa que desconhecem!

Posso vos garantir que as pequenas larvas de japonica tem a tonalidade laranja/rosa! Dai não duvidar que se trate de japonicas!

Apenas pretendo garantir que elas sobreviveram!

Apesar de pouca informação disponível no tópico, a que aparece é 100% correcta e testada, pelo menos por mim!

Esta noticia veio desmoralizar-me um pouco pois, queria ser o primeiro! LOL

Claro que ainda não consegui mas, acho que já descobri o mistério do processo!

Desde já aviso, estou neste momento a tentar agora tambem a reprodução de Camarão madeira, Atyopsis moluccensis! lol

Ou vai ou racha!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos a minha intenção foi apenas afirmar que a foto "pode" (e acredito que sim) larvas de japonica! :)

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas realmente, não sei...

Precem-me camarões completamente formados...

Mas ainda não são! Os meus actualmente estão nesta fase, apenas parecem mais pequenos!

Parecem cabeças maiores e corpos esguios! Quase parecidos a camarões mas, ainda não são! Estão aproximadamente a meio do estagio!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais