Ajuda como baixar PH da agua.


ion

Recommended Posts

Boas tenho cerca de 10 neon´s dentro de um nano aqua de 15l o PH da água e de 7.4, disseram-me que se puser umas gotas de limão na água que o PH desce mas tenho medo que baixe de mais. Eu quero que o PH seja entre 6.7 e 6.8. Mas não sei a quantidade de gotas que tenho que pôr.

 

Alguém me pode dar uma ajuda sff.

 

cmps ion.

cmps ion.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Num aquário de 15L tentar baixar pH é arriscado. (com buffer específico até pode ser seguro, mas vai trazer outros problemas).

 

O limão não te introduz apenas ácido, mas também compostos orgânicos que o sistema de filtragem vai ter de processar (é como se tivesses introduzido mais peixes).

 

Para além disso, devido ao efeito tampão da água, podes não conseguir alterar grande coisa e, de repente, alterar mais do que queres...

 

Deixa estar isso assim. Mantém uma boa filtração, faz TPA´s frequentes e com volumes não muito elevados, pois o aquário é pequeno e qualquer pequena alteração pode corresponder a grande alteração.

 

Se queres mesmo um pH mais adequado, escolhe outros peixes (de qualquer forma, o pH até nem é o único factor)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tenho cerca de 10 neon´s dentro de um nano aqua de 15l o PH da água e de 7.4, disseram-me que se puser umas gotas de limão na água que o PH desce mas tenho medo que baixe de mais. Eu quero que o PH seja entre 6.7 e 6.8. Mas não sei a quantidade de gotas que tenho que pôr.

 

Alguém me pode dar uma ajuda sff.

 

cmps ion.

 

Boas,

 

Tenho duas coisas para te dizer:

 

1º Tens excesso de peixes nesse aquário, não adiciones mais e se não tiveres possibilidade de tirar daí alguns: não falhes com as TPAs e certifica-te de que tens uma boa oxigenação da água

 

2º Respondendo mesmo ao teu problema, não te metas nisso do limão. Como tens um aquário pequeno vou dar-te a solução que, na minha opinião, é a melhor: usa água engarrafada. Há garrafões de 5litros que custam à volta de 30centimos e que têm o pH que desejas. Vais gastar à volta de 1€ em água para TPAs (quase o preço de um café), mas sabes que resulta e é seguro. Agora é só ires aos hipermercados, olhar para os rótulos e comprar água com um pH que te agrade ;)

 

Cumprimentos,

Marta Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o melhor é ires para a água de garrafão.

Embora comigo não esteja a resultar, o meu aquário é maior por isso leva mais tempo, usso agua do lidl que custa 29cent. 5litros e tem pH de 6.9.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

filipe já experimentaste medir o pH da água do garrafão passadas 24/48 horas (colocando num copo de vidro por exemplo)???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

filipe já experimentaste medir o pH da água do garrafão passadas 24/48 horas (colocando num copo de vidro por exemplo)???

 

Não...

Mas achas que pode ser muito diferente? É que de 6.9 para 8 que infelizmente é com tenho o meu aquário...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor método e o mais certo é saberes a que ph está a água da torneira encheres um garrafão de 5 lt que guardes para tpa's e com uma seringa das pequenas adicionares gotas de um produto para baixar ph que se compra em qualquer loja ou hipermercado, a partir daí já sabes que quantidade deves meter no garrafão para acertar o ph e fazes umas 3 tpa's diárias com o ph certo no garrafão da água da torneira tratada e passas a fazer sempre isso nas tpa's e tens o problema resolvido, importante por menos uma vez por mês saberes a que ph está a sair a água na torneira pois esta também tem variações. Outro método menos trabalhoso é comprar um pó que regula automaticamente o ph para 6.5, só que muitas dessas soluções prejudicam as plantas, e se optares por este último mete na água tratada além do condicionador de água do acerto do ph e do pó umas gotas de fertilizante para minimizar o efeito do pó para as plantas. Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

filipe não sei, eu quando testei garrafões do lidl o pH foi parar aos 7,8

 

Se achas que no aquário não tens nada que faça subir o pH, retira um pouco de areão que esteja no aquário, e fazes o teste acima indicado com mais um copo (copo com areão).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu só queria ter as condições ideais para eles sei que e quase impossivel de reproduzir neons mas vou ver se tenho sorte.

 

Já agora alguém me sabe dizer mais ou menos quanto custa aquelas malas que trazem os teste de ph, nitritos, nitratos amónia e essas coisas todas.

 

cmps ion.

cmps ion.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o meu medo e que o aquario nao esteja estavel.

 

Eu nuca tive um nano aqua so tive aquas de litragem bastante grande.

 

Por isso e que nao sei o que fazer mas uma mala com esses testes todos são caros não são?

 

cmps ion.

cmps ion.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquários pequenos controla-se bem, desde que tenha uma boa filtragem, plantas tpa's semanais etc... sempre tive nanos e nunca tive grandes problemas com eles, inclusivé um de 31 litros que tenho actualmente está de tal forma a funcionar que ás vezes até me esqueço da tpa dele, é trabalhoso ao principio mas com vontade e conhecimento funcionam bastante bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o meu problema e que o meu nano nao tem filtro porque einda não tive tempo para o ir comprar mas tenho plantas uma boa bomba de ar a temperatura e estavel e faço tpa de 4 em 4 dias.

 

cmps ion.

cmps ion.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ja tenho aquarios maiores tnho um de 70l, cubos da vodafone unidos com silicone próprio so que nunca tinha tido oportunidade para ter um nano e esta semana ofereceram-me um so que nao tinha filtro mas a bomba do ar esta a trabalhar todo o dia e com tpa de 4 em 4 dias não deve de haver problemas penso eu.

 

Já agora alguém sabe se e possivel criar neons rosa?

cmps ion.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.