Montar sistema de CO2 pressurizado


Recommended Posts

Olá,

 

Adquiri todo o material que penso ser necessário ao funcionamento de um sistema de CO2 pressurizado, a verdade é que não sei como o montar.

 

A botija é arredondada em baixo, como a segurar de pé para não correr o risco de cair/tombar?

Quais os cuidados a ter antes de montar um sistema destes? Convém fazê-lo na rua?

 

 

Seguem as partes:

 

Botija 500gr:

 

botija.jpg

botija2.jpg

 

Conta-Bolhas para válvula solenoide:

 

contabolhas.jpg

 

Adaptador:

 

pecas.jpg

 

Redutor de Pressão 2 Manómetros:

 

redutor.jpg

 

Válvula Solenoide:

 

solenoide.jpg

 

Peça em T 4/6mm

 

82083812.jpg

 

 

Obrigado desde já.

Editado por Ze_Lopes

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens aqui neste tópico tudo o que precisas saber para montares o sistema de CO2 http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...c=68672&hl=

 

Em relação ao suporte da botija estes são vendidos. Agora onde os comprar é que não sei, mas numa casa de extintores talvez consigas alguma coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas.

 

-------------------------------------------

 

Ontem montei o sistema e os testes que fiz pareceram-me bem, como já era tarde não fiquei até a fim do foto-período para ver se continuava a funcionar, mas parecia estar ok.

 

Hoje desmontei o sistema (parcialemnte) para ajustar os tubos de ar e para arranjar melhor as coisas dentro do armario, quando voltei a por tudo certinho, a valvula solenoide que antes fazia "clique" ao ligar, hoje não fez qualquer barulho.

 

Estranhei. Mas como passado uns minutos pus a mãe e estava quente, vi que estava a funcionar, qual o meu espanto que quando desligo a válvula o CO2 continua a ser debitado, ainda pensei que fosse gás acumulado nos tubos, por isso meti mais pressão e o CO2 saia como a válvula tivesse ligada.

 

Alguém sabe o que poderá ser. A válvula nem um dia esteve a funcionar.

 

Ficam algumas fotos do sistema:

 

img1777k.jpg

 

img1778r.jpg

 

img1779t.jpg

 

O tubo azul vai dar ao difusor, o transparente liga á botija.

Editado por Ze_Lopes

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esse sistema não é bem igual ao meu, mas parece-me que tens a valvula solenoide ligada no sitio errado. Não me parece que a valvula nesse local feche a saida da botija.

Claro que posso estar a ver mal, mas verificaste bem a montagem?

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pmgsr: obrigado pela resposta.

 

Eu baseei-me nas instruções do vendedor para montar o meu sistema.

Esta foi a foto que me foi enviada para orientação de montagem do sistema:

 

dscf0708i.jpg

 

Eu não percebo muito destas coisas, mas ontem quando o montei tenho quase a certeza que ao desligar a válvula o CO2 parava de debitar, e tenho a certeza absoluta que a válvula ao lugar fazia um "clique", coisa que agora não faz.

 

De qualquer maneira, mesmo que a válvula por acaso ter-se estragado, estando desligada não tinha que obrigatoriamente não deixar passar o CO2?

 

É que ligada ou desligada o CO2 passa.

 

Se alguém poder ajudar.

 

Obrigado.

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Vendo esta imagem

img1779t.jpg

 

Ou estou a ver mal ou tens os tubos ligados ao contrário?

 

O sentido da seta deve indicar o percurso do co2, botija ---> Aquário e pelo que percebi tens botija <---- Aquário.

 

Deverá ser algo assim:

 

Botija - Manómetros - Válvula Solenoide - contador de bolhas - difusor

 

Eu tive problemas com a minha, disseram-me que por vezes elas prendiam e a solução era desmontar ou dar uma pancadinha, eu dei a pancadinha e ficou a funcionar novamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo R. Silva: muito obrigado por visitares o tópico.

 

A montagem foi feita assim, porque segui o esquema do vendedor que tirou essa fotografia mais acima, onde se vê as partes todas desmontadas.

 

Fiz esse circulo, porque quando estava a olhar para a válvula descobri essa seta e também percebi que o sentido não estava correcto, agora a verdade é que já tentei desmontar tudo e meter o conta bolhas de maneira a essa seta apontar no sentido das tubagens que vão dar ao difusor e não consegui, mas bem pode ser aselhice minha.

 

De qualquer maneira, há 2 dias quando andava a testar a válvula solenoide quando a ligava á ficha dava um som de clique que se ouvia bastante bem, coisa que agora deixou de fazer.

 

Quando dizes abrir a válvula, abrir mesmo tudo ou desenroscar a parte plástica da parte metálica?

Isto funciona melhor com fotos, assim que possível irei meter mais fotos do sistema desmontado.

 

Obrigado desde já pela ajuda.

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não aconselho a desmontares a valvula durante a garantia

mas como o hugo disse e bem o solenoide basicamente é um contacto on-of que pode estar preso. com a parte plastica de uma chave de fendas dá lhe umas pancadinhas na parte plastica e metalica que normalmente resolve.

Posted Image

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Abrir a válvula era totalmente mas isso penso ser mesmo a última das última das coisas a ser feita.

 

 

Fiz esse circulo, porque quando estava a olhar para a válvula descobri essa seta e também percebi que o sentido não estava correcto, agora a verdade é que já tentei desmontar tudo e meter o conta bolhas de maneira a essa seta apontar no sentido das tubagens que vão dar ao difusor e não consegui, mas bem pode ser aselhice minha.

 

 

Não entendi como não conseguiste, não precisas mexer no conta bolhas, se os tubos (azul e transparente) são de diâmetros idênticos basta troca-los, ou seja, junto à válvula onde está o azul preso colocas o transparente e onde está o transparente junto ao conta bolhas colocas o azul...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado mais uma vez pelas respostas.

 

Hugo R. Silva: não estou a perceber como só trocando os tubos, iria ficar com o sentido corrigido.

Se o tubo azul vai dar ao difusor e o transparente á botija, iria ficar com o tubo transparente a entrar do lado oposto ao conta bolhas, correcto?

 

Como é que iriam ser feitas bolhas com o gás a entrar do outro lado? Provavelmente o que digo não faz sentido, mas estou com dificuldades em perceber.

 

Além disso não posso virar o conta-bolhas ao contrário se não entra água para a válvula, o conta bolhas tem que ficar naquela posição, o que posso fazer é trocar realmente a posição dos tubos de silicone, mas não estou mesmo a ver como iria funcionar dessa maneira.

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, penso que consigo fazer a troca.

 

O mais simples até era trocar a posição da válvula como na foto a seguir:

 

ghghrg.jpg

 

O que me faz confusão é que um dia antes a válvula fazia um clique e passado um dia deixou de fazer, mas se estiver ligada passado um bocado aquece bastante, sinal que qualquer coisa funciona.

 

A válvula mesmo estando presa ou danificada não deveria prender o fluxo?

O facto de estar desligada, o funcionamento dela é analógico portanto está sempre fechada a não ser quando ligada que deixar passar fluxo. Certo?

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a fazer alguns testes e afinal a válvula não fazia o clique porque tinha a rosca muito apertada, e o sentido da seta/fluxo da válvula também estava errado.

Corrigi esses dois pontos e pareceu-me estar a funcionar correctamente.

 

Quando desligo a válvula o deixa de haver bolhas no conta-bolhas, mas quer-me parecer que vai ali haver muita pressão enquanto a válvula está desligada (18 horas).

 

O vendedor diz-me que o conta-bolhas deveria estar a seguir á válvula solenoide, mas eu não estou a ver como isso é possível.

Alguém me pode ajudar.

 

Fica uma foto já com o sistema corrigido:

 

img1785e.jpg

 

Obrigado.

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim são, mas o conta-bolhas tem que ser instalado naquele lado que não tem a saliencia. Portanto não o posso passar simplesmente para a frente.

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não identifico a saliência que indicas, mas o importante é que já está mas realmente não acho que esteja lá muito famoso nessa posição.

 

Podes indicar marca/modelo para pesquisar um pouco?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A saliência é onde são feitas as bolhas. Aquele pincha-velho de ferro que está dentro do conta-bolhas.

Esse lado nunca pode ser ligado á valvula, porque precisa de ser obrigatoriamente ser ligado a um tubo de silicone.

 

Logo não percebo como vou colocar o conta-bolhas a seguir á valvula.

 

O equipamento é todo ele da Aquili, marca que a nivel de manual de instruções deixa muito mas muito a desejar. Os poucos papeis que vêm, a maior parte está em alemão e mesmo assim não explicam nada de jeito.

 

Obrigado mais uma vez pela ajuda Hugo R. Silva.

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encontrei esta foto no site deles

 

20061014_Colonnetta-di-collegamento-riduttore-elettrovalvola.jpg

 

Vou comprar peças de conexão para reductores e válvulas solenoides, e vou fazer a instalação como se vê na imagem, acho que é o mais seguro.

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com mais um encaixe metálico (aquele que liga o tubo transparente com o conta bolhas) resolvias isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo: quando dizes:

 

com mais um encaixe metálico (aquele que liga o tubo transparente com o conta bolhas) resolvias isso.

 

referes-te a esta montagem:

 

20061014_Colonnetta-di-collegamento-riduttore-elettrovalvola.jpg

 

Ou á montagem de colocar o conta-bolhas a seguir á valvula?

 

----------------------

 

Alguém sabe o nome tecnico das peças que estao destacadas na foto abaixo, para eu ir ver se consigo comprar numa drogaria:

 

79991964.jpg

Editado por Ze_Lopes

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falava do encaixe que está com bola vermelha.

 

Tinhas duas peças com umas cruzes vermelhas, não vieram?

 

ghghrg.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse esquema não é possível.

A extremidade que até tem uma borracha preta não enrosca onde tu fazes o esquema.

 

Obrigado na mesma pela ajuda, mas vou optar pela ligação sem tubos de silicone, como se vê nas imagens acima.

 

Sabes o nome das peças que estão a branco na imagem a cima? Não sei como pedir numa drogaria.

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falavas de uma peça assim?

 

198040_p1.jpg

 

se sim é um casquilho macho-macho

 

Não não, aquele peça de macho-macho é que ligaria à saída da válvula e depois ao conta bolhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto, é mesmo essa peça. E a outra que está ao lado na foto mais acima.

 

E para além disto, tem mais alguma finalidade? Casquilho ... quê? Para eu explicar na loja o que quero.

 

Obrigado mais uma vez.

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.