Ze_Lopes

Membro
  • #Conteúdo

    50
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Ze_Lopes

  1. Ze_Lopes

    Recomeço 3

    Olá, Enquanto não tiro uma foto ao aquário sem o equipamento, aproveito para meter uma foto da última aquisição de fauna: Apistogramma trifasciata Fêmea: Macho Infelizmente o macho não pára de perseguir a fêmea.De momento não noto danos físicos porque o aquário tem bastantes plantas e ela consegue fugir facilmente dele. A loja aconselhou-me a adquirir outra fêmea. Vou faze-lo e espero que ele acalme.
  2. Ze_Lopes

    Recomeço 3

    Olá, Há coisa de 2 semanas resolvi dar uma volta no aquário anterior e fazer um layout mais pensado. SETUP Data: - 30 de Outubro de 2010 Aquário: - 60x30x30cm (54L) Iluminação: - PLL 55W 8.500K (1W/L) Filtro: - EHEIM Classic 2213 (Eheim Substrat pro, Eheim Mech, ADA Bio Rio) Termostato: - Hydor ETH 300W Substrato: - ADA Power Sand - ADA AMAZONIA II - ADA Sarawak Sand CO2: - Pressurizado com Válvula Solenoide Hardscape: - Red Moor Wood - Pedras Seiryu FLORA - Microsorum pteropus 'Windelov' - Vesicularia Dubyana - Anubias barteri var nana - Echinodorus tenellus - Vallisneria nana - Hydrocotyle leucocephala - Bolbitis heudelotii - Staurogyne sp. - Lilaeopsis mauritania - Cryptocoryne wendtii brown - Cryptocoryne wendtii green - Hemianthus callitrichoides cuba - Rotala wallichii FAUNA - Paracheirodon axelrodi - Otocinclus affinis - Caridina multidentata - Neritina natalensis - Neocaridina denticulata sinensis - Apistogramma trifasciata
  3. Olá, Uma pequena actualização. Penso que está tudo a correr relativamente bem. Não tive baixas de fauna exceptuando um red cherry que me apareceu morto e não faço ideia porquê e um amano que saiu do aquário e morreu no chão. Estou a deixar estabilizar um pouco mais para introduzir um casal de apistogramma cacatuoides. Algas, apenas green spot (penso que se chamam assim) nas pedras e muito poucas nos vidros, nada de alarmante penso eu. Vista geral Algas nas rochas Red Cherry Alguns topos da Limnophila Sessiflora e da Hygrophila polysperma estão avermelhados. É falta ou excesso de algum nutriente? Tenho fertilizado com a linha da Seachem.
  4. Olá, Segue uma actualização, visto que já passou algum tempo desde a montagem. Segui os conselhos que me deram neste tópico em relação ás pedras, e comprei uns KG de Seiryu. As pedras vinham um bocado grandes e tive que as partir e confesso que alem de não ser fácil, não ficaram como eu queria, e a acabei por ter que aproveitar os melhores (poucos bocados) que tinham tamanho adequado. Adicionei também uns vasos de hemianthus callitrichoides cuba, visto não estar a ter grande sucesso com a E. parvula. Já tenho alguma fauna (Caridina multidentata, otocinclus affinis, Neocaridina denticulata sinensis, Neritina natalensis). Até agora ainda não tive qualquer alga, o que é bom sinal, tenho tido bastante cuidado com as TPA's. Algumas fotos: Precisava agora da vossa ajuda na fertilização. Algumas plantas já estão com ar de quem necessita de nutrientes. Tenho a gama da seachem (N, P, K, Fe, Trace). Fiz á poucos minutos os testes e estou com: NO3: ~5 mg/L PO4: ~0.25 mg/L Pelo menos é o que me parecem os testes, mas ambas estão com uma cor bastante clarinha, a roçar o mínimo. Em que proporções devo fertilizar, e que nutrientes? Obrigado desde já.
  5. Exacto, é mesmo essa peça. E a outra que está ao lado na foto mais acima. E para além disto, tem mais alguma finalidade? Casquilho ... quê? Para eu explicar na loja o que quero. Obrigado mais uma vez.
  6. Esse esquema não é possível. A extremidade que até tem uma borracha preta não enrosca onde tu fazes o esquema. Obrigado na mesma pela ajuda, mas vou optar pela ligação sem tubos de silicone, como se vê nas imagens acima. Sabes o nome das peças que estão a branco na imagem a cima? Não sei como pedir numa drogaria.
  7. Hugo: quando dizes: referes-te a esta montagem: Ou á montagem de colocar o conta-bolhas a seguir á valvula? ---------------------- Alguém sabe o nome tecnico das peças que estao destacadas na foto abaixo, para eu ir ver se consigo comprar numa drogaria:
  8. Encontrei esta foto no site deles Vou comprar peças de conexão para reductores e válvulas solenoides, e vou fazer a instalação como se vê na imagem, acho que é o mais seguro.
  9. A saliência é onde são feitas as bolhas. Aquele pincha-velho de ferro que está dentro do conta-bolhas. Esse lado nunca pode ser ligado á valvula, porque precisa de ser obrigatoriamente ser ligado a um tubo de silicone. Logo não percebo como vou colocar o conta-bolhas a seguir á valvula. O equipamento é todo ele da Aquili, marca que a nivel de manual de instruções deixa muito mas muito a desejar. Os poucos papeis que vêm, a maior parte está em alemão e mesmo assim não explicam nada de jeito. Obrigado mais uma vez pela ajuda Hugo R. Silva.
  10. Sim são, mas o conta-bolhas tem que ser instalado naquele lado que não tem a saliencia. Portanto não o posso passar simplesmente para a frente.
  11. Estive a fazer alguns testes e afinal a válvula não fazia o clique porque tinha a rosca muito apertada, e o sentido da seta/fluxo da válvula também estava errado. Corrigi esses dois pontos e pareceu-me estar a funcionar correctamente. Quando desligo a válvula o deixa de haver bolhas no conta-bolhas, mas quer-me parecer que vai ali haver muita pressão enquanto a válvula está desligada (18 horas). O vendedor diz-me que o conta-bolhas deveria estar a seguir á válvula solenoide, mas eu não estou a ver como isso é possível. Alguém me pode ajudar. Fica uma foto já com o sistema corrigido: Obrigado.
  12. Sim, penso que consigo fazer a troca. O mais simples até era trocar a posição da válvula como na foto a seguir: O que me faz confusão é que um dia antes a válvula fazia um clique e passado um dia deixou de fazer, mas se estiver ligada passado um bocado aquece bastante, sinal que qualquer coisa funciona. A válvula mesmo estando presa ou danificada não deveria prender o fluxo? O facto de estar desligada, o funcionamento dela é analógico portanto está sempre fechada a não ser quando ligada que deixar passar fluxo. Certo?
  13. Obrigado mais uma vez pelas respostas. Hugo R. Silva: não estou a perceber como só trocando os tubos, iria ficar com o sentido corrigido. Se o tubo azul vai dar ao difusor e o transparente á botija, iria ficar com o tubo transparente a entrar do lado oposto ao conta bolhas, correcto? Como é que iriam ser feitas bolhas com o gás a entrar do outro lado? Provavelmente o que digo não faz sentido, mas estou com dificuldades em perceber. Além disso não posso virar o conta-bolhas ao contrário se não entra água para a válvula, o conta bolhas tem que ficar naquela posição, o que posso fazer é trocar realmente a posição dos tubos de silicone, mas não estou mesmo a ver como iria funcionar dessa maneira.
  14. Hugo R. Silva: muito obrigado por visitares o tópico. A montagem foi feita assim, porque segui o esquema do vendedor que tirou essa fotografia mais acima, onde se vê as partes todas desmontadas. Fiz esse circulo, porque quando estava a olhar para a válvula descobri essa seta e também percebi que o sentido não estava correcto, agora a verdade é que já tentei desmontar tudo e meter o conta bolhas de maneira a essa seta apontar no sentido das tubagens que vão dar ao difusor e não consegui, mas bem pode ser aselhice minha. De qualquer maneira, há 2 dias quando andava a testar a válvula solenoide quando a ligava á ficha dava um som de clique que se ouvia bastante bem, coisa que agora deixou de fazer. Quando dizes abrir a válvula, abrir mesmo tudo ou desenroscar a parte plástica da parte metálica? Isto funciona melhor com fotos, assim que possível irei meter mais fotos do sistema desmontado. Obrigado desde já pela ajuda.
  15. pmgsr: obrigado pela resposta. Eu baseei-me nas instruções do vendedor para montar o meu sistema. Esta foi a foto que me foi enviada para orientação de montagem do sistema: Eu não percebo muito destas coisas, mas ontem quando o montei tenho quase a certeza que ao desligar a válvula o CO2 parava de debitar, e tenho a certeza absoluta que a válvula ao lugar fazia um "clique", coisa que agora não faz. De qualquer maneira, mesmo que a válvula por acaso ter-se estragado, estando desligada não tinha que obrigatoriamente não deixar passar o CO2? É que ligada ou desligada o CO2 passa. Se alguém poder ajudar. Obrigado.
  16. Obrigado pelas respostas. ------------------------------------------- Ontem montei o sistema e os testes que fiz pareceram-me bem, como já era tarde não fiquei até a fim do foto-período para ver se continuava a funcionar, mas parecia estar ok. Hoje desmontei o sistema (parcialemnte) para ajustar os tubos de ar e para arranjar melhor as coisas dentro do armario, quando voltei a por tudo certinho, a valvula solenoide que antes fazia "clique" ao ligar, hoje não fez qualquer barulho. Estranhei. Mas como passado uns minutos pus a mãe e estava quente, vi que estava a funcionar, qual o meu espanto que quando desligo a válvula o CO2 continua a ser debitado, ainda pensei que fosse gás acumulado nos tubos, por isso meti mais pressão e o CO2 saia como a válvula tivesse ligada. Alguém sabe o que poderá ser. A válvula nem um dia esteve a funcionar. Ficam algumas fotos do sistema: O tubo azul vai dar ao difusor, o transparente liga á botija.
  17. Olá, Adquirir um sistema de Osmose Reversa, apesar de nunca ter visto sequer um a trabalhar, devido á minha qualidade da água teve mesmo que ser. O problema é que não faço ideia como isto funciona. O pessoal da Crystal Red já foi atencioso que baste para mo enviar já todo montado, mas mesmo assim não consigo perceber como funciona, do mal o menos, podemos saltar a parte da montagem. Sei que a água tem de passar pelo sistema, tenho 3 tubos: entrada, saída osmose, saída esgoto. Pus uma bomba de água a bombear água para o tubo de entrada, mas em 2 horas não saíram mais que 3 gotas. O tubo de entrada trazia uma rosca que não cabia em nenhuma das torneiras de casa, como o tubo sem a rosca cabia na bomba de água, retirei a rosca, fiquei so com o tubo fino e liguei á bomba. O sistema é um Reverse Osmosis Kit RO Classic NPS da Aquili. Obrigado desde já.
  18. Olá, Eu também adquiri esse sistema de CO2. Não estás a fazer nada de mal, isso funciona mesmo assim: carregas na patilha e é injectado CO2, depois de já não haver CO2 nos tubos e no difusor, acaba. Terias que fazer descargas várias vezes ao dia, o problema é que não se consegue controlar as quantidades administradas. Pessoalmente não vejo vantagem nenhuma num sistema que não se consegue controlar a dosagem, nem automatizar o processo, por isso adquiri um sistema de CO2 pressurizado. Até fiz um pequeno vídeo do CO2 a ser injectado com esse sistema da tetra. http://www.youtube.com/watch?v=yRRNMOf0O5g
  19. AntonioPedroPinto: obrigado mais uma vez pela participação. Tens razão este vai servir para uma experiência mais a sério, e para principalmente aprender. Já estou a começar a pensar em orçamentos e material para um de 100x50x40 (C x L x A) para daqui a uns meses. -------------- Como nos últimos testes tinha o NO3 e o PO4 muitos altos, fiz uma TPA de quase 50%. Após a TPA tinha: - NO3 : 5ppm - PO4 : > 5ppm (o teste só vai até 5) A única razão que vejo que possa estar a aumentar tanto os fosfatos, será a comida que deito diariamente para iniciar o ciclo. O que devo fazer? - Continuar com TPA's até baixar os fosfatos? Assim atrasarei o ciclo, certo? - Parar de deitar comida? - Com estes valores estarei a correr o risco de uma infestação de algas? Obrigado desde já.
  20. Olá, Adquiri todo o material que penso ser necessário ao funcionamento de um sistema de CO2 pressurizado, a verdade é que não sei como o montar. A botija é arredondada em baixo, como a segurar de pé para não correr o risco de cair/tombar? Quais os cuidados a ter antes de montar um sistema destes? Convém fazê-lo na rua? Seguem as partes: Botija 500gr: Conta-Bolhas para válvula solenoide: Adaptador: Redutor de Pressão 2 Manómetros: Válvula Solenoide: Peça em T 4/6mm Obrigado desde já.
  21. Obrigado mais uma vez pelos comentários. AntonioPedroPinto: Na verdade existem pedras pequenas junto ao tronco, mas são onde as anubias estão presas, e praticamente não se vêm. Quando tiver oportunidade de ir buscar mais pedras, vou experimentar com mais pedras e mais pequenas. Em relação ao tronco não vou mesmo mexer para já, talvez para um próximo layout. Mexer nos troncos iria ter que obrigatoriamente mexer em todo o aquário, mudar plantas de sitio, etc. A verdade é que isto é tudo muito novo para mim ainda, e faço as coisas mais pelo senso comum (o que me parece melhor á vista) do que pelas teorias de layout. Penso que como tudo, leva o seu tempo. Irei ler mais, pesquisar mais sobre o assunto, porque para já, a base de layout será esta, irei experimentar outras pedras, mas de estrutura base não irei mudar muito mais do que já está, pelas razões que já referi acima. Quanto á parvula, penso que se bem podada consegue-se uma altura razoável para tapete, mas logo veremos. Ao resto das plantas, só mesmo com o tempo, muitas das plantas foram escolhidas pelo rápido desenvolvimento para me consumir nutrientes em excesso. A minha ideia é criar moitas de 3 ou 4 espécies atrás e manter a parte da frente livre com plantas de altura baixa. Agradeço-te mais uma vez pela tua opinião, e por favor não deixes de a expor aqui. ------------------------------ filipegordo: Além da equipa de limpeza (otocinclus affinis, caridina japonica, neritina natalensis), talvez 6 ou 7 cardinais e gostava muito de um casal de apistogramma trifasciata, por serem a espécie mais pequena de apistogramma, mas não sei se será uma boa escolha para o tamanho do meu aquário.
  22. AntonioPedroPinto: obrigado pelo comentário. No que diz respeito ás rochas, referes-te ao tamanho ou ao tipo/aparência? Em relação ao tronco acho que não dará para mexer muito, porque são 2 troncos e não um, e depois de muitas tentativas este foi o melhor posicionamento que encontrei e não dá para aproximar porque assim já não cabe. O aquário apenas tem 60x30x30cm, o tronco cabe á justa, dai o pouco espaço de manobra. Quanto ao tapete, tenho alguma E. parvula na frente para esse fim, vamos ver se pega. Em relação á película, o problema é que não vou adicionar fauna até o ciclo estar completo (~ 4 semanas). -------------------- Estou com duvidas quanto ao ciclo: tenho posto 2 a 3 flocos por dia no aquário, como é lógico não há ninguém para os comer e ficam no areão. Quando devo parar de deitar comida? Obrigado.
  23. Obrigado pelos comentários. medapura: Um SAE ou CAE está fora de questão pelo tamanho do meu aquário, mas tenho a certeza que um otocinclus affinis tratava do assunto, mas como não tenho o aquário ciclado, não posso por qualquer peixe. teo: Penso que sim, não veja razão para não funcionar. breackfloor: as raízes (são duas) foram adquiridas na Naturpets.
  24. Ze_Lopes

    Darkside

    A minha água também sai com pH muito alto (8.2), já experimentei 3 ou 4 produtos para baixar o pH e não tive sucesso. O pH aguentava-se no valor desejado 3 ou 4 horas, passado isso já estava outra vez na casa dos 8. Sei que há outra técnicas (substratos, turfa no filtro, etc), mas para mim é mesmo água do garrafão. Vou investir num sistema de osmose para ver se me ajuda a resolver o problema. Boa sorte.
  25. Passadas 24 horas fiz alguns testes: - NH3/NH4 : 0 - NO2 : - NO3 : > 5 - PO4 : > 5 - pH : 7.2 - Temp : 26.5ºC - Condutividade : 245µs Os valores de NO3 tive bastante dificuldade em diferenciar as cores, pareceu-me entre 5 e 10, mas sinceramente não tenho a certeza, fica uma foto: Os valores de PO4 penso que sei a razão de estarem estupidamente altos,como a minha água da torneira sai com pH de 8.2, adicionei pH down que contém ácido nítrico e fosfórico. Já fiz uma TPA de 10 Litros o que deve equivaler a 15%, e vou continuar a fazer até os valores normalizarem, e escusado será dizer que vou deixar de utilizar produtos para baixar o pH. Teste de PO4: ----------------------- Experimentei o sistema de CO2 descartável da Tetra, Tetra CO2 Optimat, o problema é que não faço ideia que quantidades de CO2 estão a ser debitadas. Já tenho o sistema de CO2 pressurizado, deve chegar esta semana. Fica um vídeo do sistema da tetra a funcionar, isto foi só uma descarga, o mínimo que consegui carregar na patilha. ------------------------- Hoje quando ligaram as luzes (estou com 55w @ 6 horas), todos os troncos estavam assim, e a água que ontem estava cristalina, hoje está bastante baça: Os troncos estiveram mais de 2 meses em água com uma bomba de ar e que ia trocando (a água) de semana a semana, e de 2 em 2 semanas lavava os troncos na banheira. Isto acaba por passar com o tempo, ou é necessário fazer alguma coisa? Obrigado desde já.