Aquario Peixe Folha(Monocirrhus polyacanthus) [Projecto]


Simão Santos

Recommended Posts

Boas,

 

Aproveito a disponibilidade para vos falar do meu mais recente projecto e aproveitar para pedir as vossas opiniões/criticas

 

Bem, a ideia é um montar aquario monoespecifico para Monocirrhus polyacanthus a.k.a. Peixe Folha

 

http://www.yukleresim.com/images/9h4dwdny3umrm469nc.jpg

algo baseado nesta foto do peixe folha no seu habitat

 

Setup:

 

Aquario 35x32x40 (42L)

 

Movel 35x32x35

 

Semttulo.jpg?t=1282751211

Como se pode perceber, o aquario assenta num pequeno modulo ou movel vá, o filtro ficara alojado no interior do modulo

 

Substrato: camada 1/2 cm de akadama coberta parcial ou totalmente por folhas secas

 

Decoração: pensei em por uma serie de ramos finos entrecruzados, mas ainda estou a ponderar se os coloco de alguma outra forma

 

Flora: possivelmente introduzir Aponogeton madagascariensise e deixa-la morrer propositadamente (é só uma ideia), ou seja nao lha dar os cuidados necessarios, acho k fica um efeito fixe só é pena é nao ser originaria da america do sul visto k eu gostava de me manter fiel nesta tentativa de modelizar o biotopo do peixe-folha

 

Fauna: -1/2 Monocirrhus Polyacanthus

-nao vai ser possivel devido as dimensoes do aqua mas umas farlowellas ficavam a matar =D

 

devo introduzir uma colonia de dafnias e cyclops como li na revista bioaquaria ed:1 "leito de folhas", vale a pena?

 

Desde já obrigado, espero as vossas criticas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Pelos vídeos que vi o peixe é altamente e pelos vistos já viste como é o habitat dele, mas mesmo assim deixo aqui um pequeno vídeo que o mostra tal como ele é:

 

 

 

Quanto ao móvel tenho uma coisinha a apontar, a cavidade onde encaixa o filtro deveria ser na frente do móvel (para facilitar a sua manutenção), onde posteriormente poderias colocar uma portinha e fazias dois orifícios na madeira (por de trás) para as mangueiras passarem por de traz do aquário.

 

Só mais uma sugestão xD, depois colocavas um fundo todo preto que iria ficar a tapar as mangueiras e ao mesmo tempo realçava a cor das plantas e peixe.

 

 

Espero ter dito alguma coisa que ajuda-se.

 

Cumps, Rafael Silva

 

PS:

O móvel mais fácil de fazer talvez ainda seja assim:

 

ssssssssssssssj.png

 

 

Aberto dos dois lados (assim não é preciso estar a furar madeira na parte traseira para as mangueiras) e depois punhas só uma portinha da parte da frente, uma solução simples, bonita e acima de tudo funcional.

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

sr. tankado ;) sim acho que tens razão, mas nao gosto de ver portas nem gavetas nos moveis de aquario, posso é fazer uma porta para a parte da frente do movel sem puxador para dar a ilusão k nao tem porta

 

Quanto ao fundo preto, claro que ponho já tinha essa ideia, não a referi porque no fundo achei que isso estava subentendido desculpa

 

Bem primeira critica e mudo logo de ideais, assim é que va-le a pena

 

 

obrigado cumps

Editado por Simaox7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao fundo preto, claro que ponho já tinha essa ideia, não a referi porque o meu no fundo achei que isso estava subentendido desculpa

 

Bem, se estava subentendido eu não percebi. xD Agora já não há duvidas.

 

Bem primeira critica e mudo logo de ideais, assim é que va-le a pena

 

Sabes como é, desta cabeça só saem boas ideias. (quando não são más)

 

Cumps, Rafael silva

 

PS: Aqui vai mais uma sugestão, agora deixaste-me a pensar no teu projecto e as ideias estão a surgir, eu colocava umas plantas flutuantes para reduzir a incidência de luz no fundo do aquário (só em algumas zonas), para amarelar as plantas que estão nesse sitio tal como vês no vídeo que coloquei em cima. (por exemplo fazia isso numa zona com algum tipo de musgo que fica mais “feio” (no teu caso acabava por ficar mais bonito) com pouca luminosidade, mas que não acaba por morrer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem duvida que vou acompanhar este projecto. Vai já para os favoritos.

Quando vi o peixe fiquei ;). Esse peixe é lindo.

Já sabes onde o vais comprar? E quanto custa um da coloração do da foto?

Força com isso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PS: Aqui vai mais uma sugestão, agora deixaste-me a pensar no teu projecto e as ideias estão a surgir, eu colocava umas plantas flutuantes para reduzir a incidência de luz no fundo do aquário (só em algumas zonas), para amarelar as plantas que estão nesse sitio tal como vês no vídeo que coloquei em cima. (por exemplo fazia isso numa zona com algum tipo de musgo que fica mais "feio" (no teu caso acabava por ficar mais bonito) com pouca luminosidade, mas que não acaba por morrer.

 

Bem o video está espectacular, ainda não tinha visto, note-se que a maioria dos peixes o 1º instinto seria fugir o mais rapido possivel mas o peixe folha afasta-se da forma mais dissimulada possivel para não comprometer a camuflagem, grande peixe, dai se percebe o meu interesse nele, entre outras razões.

 

Ve o video aos 55", onde se pode ver o peixe-folha a atravessar um entrecruzado de troncos, e é essa a ideia que tenho pro meu aquario

 

Quanto à flora de facto, neste caso plantas flutuantes só tem vantagens, vou ponderar (caso decida colocar inclino-me para a (A z o l l a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] caroliniana). Musgos- uma ou duas porções no maximo, atadas a alguns troncos.

 

mais uma vez obrigado tankado por estares sempre disponivel com mais uma ou outra ideia :eusathink:

 

 

Filipegordo muito obrigado. É fixe o peixe não é? =D

Consigo arranja-lo numa loja na minha zona(leiria) que mo encomendam quando tiver o aquario pronto. o preço n sei

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não conhecia o peixe nem nunca o vi à venda dai a pergunta.

Tenho andado a trabalhar num aquário para americanos, mas o pH tá a ser um grande problema, fiquei interessado no peixe.

Dá uma vista de olhos na assinatura, pode ser que tenhas uma ideia, mas acho que já só me falta tentar os químicos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não conhecia o peixe nem nunca o vi à venda dai a pergunta.

Tenho andado a trabalhar num aquário para americanos, mas o pH tá a ser um grande problema, fiquei interessado no peixe.

Dá uma vista de olhos na assinatura, pode ser que tenhas uma ideia, mas acho que já só me falta tentar os químicos...

 

 

Espero que não estejas a pensar colocá-lo no teu amazonico, não sei se já referi mas o Monocirrhus Polyacanthus é um predador. Peixes que lhe caibam na boca já eram

:eusathink:

Cumps

Editado por Simaox7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso estraga um bocado a cena.

Já não o posso por no meu "amazónico ph8"

 

Se gostas de peixes assim fora do vulgar, porque não consideras o farlowella quando tiveres o ph estabilizado e troncos no aquario. Tbm tem um comportamento muito interessante. Se o peixe folha passa por uma folha o farlowella passa por um ramo.

Quando puderes cuidar bem de um farlowella porque não avanças pra ele. Poe-lo no teu aquario já que eu nao posso :eusathink:

 

Espero contar com o teu entusiasmo ainda assim :thumbup3:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vou colocar troncos no aquário.

Mas por alar em troncos, qual é a tua ideia para o "biótipo"?

Vais encher isso de troncos com musgo amarrado?

 

Vou tentar encontrar um equilibrio, quero que o peixe folha se sinta em "casa", mas não vou de modo algum encher o aquario cheio de troncos e musgos, dá um bocado de mau aspecto (depois é provavel que fique a parecer um aquario desleixado, ou de um dono desleixado como quiseres)

 

Quero que o aquario seja apelativo visualmente, e quero olhar pra ele e gostar do que vejo

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Há uma dificuldade obvia neste projecto e que foi deixada de lado. Esta especie só come peixes vivos, se não se tiver acesso permanente a por exemplo peixes dourados jovens ou a (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] não devia ser tentado tê-lo em aquario, acabará por morrer.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Há uma dificuldade obvia neste projecto e que foi deixada de lado. Esta especie só come peixes vivos, se não se tiver acesso permanente a por exemplo peixes dourados jovens ou a (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] não devia ser tentado tê-lo em aquario, acabará por morrer.

 

Boas

 

De facto é uma dificuldade, que foi tida em conta devidamente. Não mencionei porque achei que nesse aspecto não tinha dúvidas para esclarecer. Posso mesmo dizer até, que estas em parte enganado pois peixes dourados não são de todo aconselhados

 

"Goldfish are not recommended because their large scales may become lodged inside the Leaf Fishes' stomach."

 

A ideia inicial era improvisar alguma especie de tanque para criar (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], o que na teoria é fácil, mas que na práctica está a atrasar o projecto

 

Obrigado na mesma :)

Cumps

Simão Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gupppys, mollys, reds, podes arranjas um aquario e encher de musgo, assim fazias a tua criação de alimento sem muitas despesas! É um projecto interessante, já tinha pensado em ter este peixe, mas não tinha um aquário preparado.. Força nisso!

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê o documentário "rivers of the sun" Amazónia(não sei se há vários) tem bastantes imagens e tenho quase a certeza que aparece um dos teus.

Já agora, aparecem lá uns peixes estilo tetra(não tem nada a ver) que fazem as posturas fora de água, numa folha de uma árvore, e desde a postura à eclosão estão sempre a salpicar água para cima da folha para que os ovos não desidratem, espectáculo. Se alguém me souber dizer o nome...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê o documentário "rivers of the sun" Amazónia(não sei se há vários) tem bastantes imagens e tenho quase a certeza que aparece um dos teus.

Já agora, aparecem lá uns peixes estilo tetra(não tem nada a ver) que fazem as posturas fora de água, numa folha de uma árvore, e desde a postura à eclosão estão sempre a salpicar água para cima da folha para que os ovos não desidratem, espectáculo. Se alguém me souber dizer o nome...

 

Boas

 

sim já vi, muito fixe mesmo

os peixes que que dizes são os copella arnoldi

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

sim já vi, muito fixe mesmo

os peixes que que dizes são os copella arnoldi

 

Cumps

 

Obrigado, um dia eu de tentar reprodução desta espécie.

Agora que revi a parte do vídeo onde estes exemplares aparecem com atenção, o gajo diz o nome...

Como vai isso? Fotos? Não há?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e quando é que isso começa?

Sabias que o patrocinador Tropico tem peixes folha?

 

 

Boas

bem isto tá complicado, não tenho tido muito tempo para tratar do aquario, ainda por cima já tou à espera à mais de duas semanas de uma encomenda da pet4you de cenas que me faltam e não hà meio de chegar. isso e mais o facto de ir pra universidade agora, o mais provavel é nem o começar a montar já. Já tenho o movel, o filtro e a decoração quase toda (menos os troncos), só fica a faltar o aquecedor que não é muito caro, mandar cortar os vidros e comprar um tanque cisterna pra criar (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] (daqueles de 1000l)

 

Bem mas agora que já tenho opiniões do pessoal sei que vou andar com este projecto pra frente, quando entrar de ferias do natal é a primeira coisa faço.

 

Isso de arranjar o peixe é o menos, aqui mesmo na minha zona consigo sem problema.

 

Cumps

Simão Santos

Editado por Simaox7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais