estufa


cursed

Recommended Posts

boas.preciso de ajuda neste novo projecto. eu já fiz o cubo e depois coloquei substrato"aquadepot" da sera porque não consegui arranjar humus de minhoca, mais um pouco de substrato mais granulado.neste momento tenho plantados uns pés de cuba, de parvula um bocado de riccia e musgo de java. eu mantenho o substrato sempre húmido. E a tapar o cubo tenho aquela pelicula transparente de cozinha com uns furinhos. Em termos de luz tenho uma lâmpada fluroscente normal.axam que tem pés para andar ou está condenado ao fracasso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Olha, eu no Verão mantenho H.C."Cuba"; Eleocharis Acicularis; Vivipara e Glossostigma. O substrato que uso é composto por akadama com um pouco de terra e turfa.

 

Faço da seguinte maneira: coloco este substrato num recipiente com pouca altura, mas com algum espaço. Este recipiente deve ter uns buracos, pois vai ser inserido num recipiente maior, que se enche com água, de modo a manter o substrato sempre húmido.

 

E já está, com este calor não as coloco em nenhuma estufa, e todas as plantas que mencionei crescem bem.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. a caixa exterior fica tapada com pelicula?que tipo de iluminaçao usas?

 

Não, está sem película. O recipiente menor tem uns 3 cm de altura, e uns 30cm por 15 de largura e comprimento. E está dentro de outro recipiente mais largo que está sempre cheio de água. É portanto como plantar outra planta qualquer na forma emersa, apenas com a condicionente de que a terra deve estar sempre molhada. E a altura do recipiente não precisa ser grande, pois as raizes destas espécies que falamos são pequenas.

 

A iluminação é a do sol, tenho as caixas na minha varanda! Agora no Verão não é necessário estar a gastar luz, temos o sol, a melhor iluminação que existe para plantas emersas!

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria só acrescentar que as plantas ficam perfeitamente iluminadas com luz solar, mas nunca directa. Quando expostas directamente ao sol, e com a temperatura que se tem feito sentir elas facilmente secam :)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, e por coencidencia, "plantei" Cuba "velha" que tinha aqui (não tinha pegado no aquário onde esteve e estava em muito mau estado) numa caixa de bifanas congeladas comprada na Makro :eusathink:

 

Como tinha um restinho de subsctracto fertil da JBL de um aquário montado há +- 2 meses e restos de ADA Amazonia, coloquei 3 cm de ambos (menos de 1 cm do fertil e o resto Amazonia) e a Cuba lá em cima.

Ainda não fez uma semana e já se vê bem umas quantas folhas verdinhas novas!

 

Está no terraço "à torreira do sol" = muita luz. Coloco água a tapar o substracto e mais 0,5-1cm pq evapora diariamente e assim não seca. Nesta altura todos os dias coloco um pouco de água, não só para recuperar mas tb pq são nutrientes diários que entram.

 

Estava sem pelicula. Coloquei ontem, mas .... provavelmente vou tirar.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.