Aquário de 120L para Ramirezi


JMartinho

Recommended Posts

Olá pessoal adorei este forum. Fiz o meu aquário a cerca de 5 dias. Vou postar fotos do aquário que ainda não tem peixes. As características do aquário são:

 

Dimensões 80x30x45

Volume 120L

Filtragem Fluval 105, 480L/h

Termóstato 150w

Iluminação duas lâmpadas não sei os w T9 especial para plantas

 

Fiz os testes à água e os resultados são os seguintes:

T- 27ºC

pH 7.0 a 7.5 (teste cromático não consigo diferenciar o valor nas cores!!!)

KH 4,0

gH 5,0

Nitritos neg.

 

Tenho o aquário ligado há cerca de 4 dias e com tudo a funcionar. Tenho algumas plantas (cinco) que não sei os nomes mas com o tempo vou tentar identificar. Comprei as plantas e pedi que fossem resistentes por isso me recomendaram estas que podem ver na foto.

 

Pretendo comprar amanha 2 peixes e começar a colocar o suplemento de bactérias na água, pelo que diz no papel devo por três dias começando a por com a introdução dos peixes. Quero ter Corydoras como peixe de fundo, Rasboras Arlequim e Tetras Neon como peixes de cardúme, e por fim os Ramirezi, pelo menos dois casais.

 

Aqui está a foto do aquário. Digam-me o que acham....pretendo ter Ciclideos da América do Sul....acham que tem poucas plantas ou é suficiente, e a água está boa? A introdução dos peixes deve ser feita como?

 

Um grande abraço a todos, adoro o forum.

img00061201008192115.jpg

Jorge Martinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

parabéns por te iniciares no mundo da aquariofilia. O aquário está com um aspecto agradável.

 

Vou fazer só umas sugestões.

 

Não compres nenhum peixe, pois o aquário ainda não "ciclou", deverás esperar pelo menos mais 1 a 2 semanas.

Caso não tenhas compra o teste da amónia, pois esse será o primeiro valor que irá evoluir durante o ciclo da água e só posteriormente é que irás ter valores dos nitritos. Mas isto poderás pesquisar melhor no forum, pois existe muita informação sobre o ciclo do azoto.

Em relação a adicionares bactérias nitrificantes, poderás fazer isso desde já.

Podes também, adicionar um pouco de "comida" para gerar amónia e nitritos.

 

Em relação a colocares 2 casais de ramirezi, penso que o aquário não seja grande o suficiente, pois deverão haver algumas "brigas" de território, mas isso é a minha opinião.

 

Deverás pensar em arranjar alguma fauna para poder "resolver" eventuais problemas de algas que possam aparecer (acredita que no inicio enquanto o aquário não estiver estabelizado, elas irão aparecer).

 

Em relação ao PH, tenta que ele no máximo esteja a 7.0, pois todos os peixes que mencionaste são de águas ácidas, mas dão-se bem até aos 7.0 de PH.

 

ZEP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas. A questão dos peixes é mesmo para acelerar o processo do ciclo do azoto. Para que a colonização das bactérias seja mais rápida! A ideia era introduzir só um. Mas vou então esperar.

 

O pH, como posso baixar? A minha água da torneira tem pH 7.0 7.5! O meu teste não é muito bom e é me difícil distinguir as cores. O meu receio é que nas TPA o pH volte a alterar e não consiga estabilizar!

 

Vou por só um casal de Ramirezi!

Jorge Martinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

É um bom tamanha para rams, mas para 2 casais não, por causa dos machos, um trio :discuss_gathering:

Devias tirasr essa pedra que me parece calcária, isso sobe o pH e a dureza. Aposta antes em troncos, servem para enfeitar mas também para os peixes demarcarem o seu território e refugiarem-se.

E usa a turfa no filtro para baixar o pH, mas nºao uses carvão juntamente!

Boa sorte :D

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes usar também troncos que ajudam a baixar o PH e serem mais uns esconderijos para os Rams.

boa sorte.

Artur Cordeiro @ Tukamen

A experiência aumenta a nossa sabedoria, mas não reduz nossas loucuras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais