Pedido de opinião sobre Sump e Comunicação (desenho do PVC)


Recommended Posts

Estou a montar um aquário e visto ser a primeira vez tenho, para já, algumas questões para as quais vos peço ajuda:

 

- Comprei, por impulso, um aquário 120x40x50 que vou mandar furar.

Para calcular exactamente o local do(s) furo(s) preciso desde já idealizar o desenho dos tubos pvc, assim segundo creio o primeiro desenho, com o joelho virado para cima, será o normal neste tipo de esquema mas parece que faz algum ruído, será que o segundo modelo seria mais viável? Funcionaria? Faria mais ruído?

(o segundo, com o joelho virado para baixo, teria uma saída de ar para não obstruir o fluxo de água.)

 

pvc.jpg

 

- Vou também mandar fazer a sump, cerca de 1 metro segundo fui aconselhado, que desenho me recomendam?

 

Algum destes? Outro?

 

sump.GIF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

Depois de falar contigo a primeira coisa que te posso dizer é que deves aguardar um pouco mais até mandar fazer a Sump e furar o aquario. Deves primeiro recolher todas as opiniões, discutir bem o assunto aqui neste post e só depois mandar fazer tudo. Há certamente pessoas aqui no forum que te podem dar opiniões bastante validas..

Na minha opinião deves fazer dois furos e não apenas um pois em caso de entupimento sempre tens uma segurança. Deves primeiro comprar o passa-muros e só depois mandar fazer os buracos relacionados com o passa-muros que comprares. De qualquer forma faria as saidas para a Sump com tubagem PVC de 5 cm. Colocas-te de parte a hipotese de coluna seca?

Em relação á Sump esta deverá ter capacidade suficiente para reter toda a água do aquario desde a superficie até á saida de agua no caso de falta de luz, pois caso contrario terás a casa inundada. Mesmo com duas saidas, o inverso também deverá acontecer ou seja o aquario deverá ter a capacidade reter toda a água da Sump em caso de entupimento destas duas saidas.

Em relação ao comprimento da Sump, como já te tinha dito, deves levar em consideração que o movel terá 120 e possivelmente ainda quererás colocar um Jerrican para reposição de agua com Kalk. Em 20 cm não deverás conseguir colocar este Jerrican.

Em relação ás divisões da Sump na minha opinião deverias primeiro comprar o escumador e as bombas e fazer estas divisorias em relação á dimensão dos mesmos, sendo a primeira divisão para o escumador e aquecedor, com um Zig-Zag para eliminação de algumas micro-bolhas, depois um possivel refugio e a ultima para a bomba de retorno. Com uma sump grande um Zig-zag é suficiente pois as bolhas são eliminadas também no refugio.

A ultima divisoria deverá um pouco mais baixa para teres mais margem de controle de agua evaporada...

Em relação ás tubagens eu prefiro mais a segunda que é um durso stand pipe adaptado, é o que eu tenho e é bastante silencioso.

 

Um abraço,

Miguel

Miguel Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Miguel pela tua contínua ajuda!!

 

Quanto ao desenho da sump será mais indicado algo como isto?

sump2.GIF

 

Tocaste em pontos importantes, adiei as precipitações.

 

Já li algumas coisas sobre colunas secas mas vou investigar melhor.

Mas digam-me uma coluna seca só faz sentido furando o fundo, certo?

 

Sobre bomba(s), só vejo necessidade de uma bomba para trazer a água de retorno ao aquário... estarei a ver mal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Sem dúvida que o Miguel já disse quase tudo.

 

Quanto ao desenho da sump será mais indicado algo como isto?

sump2.GIF

 

Parece-me bem melhor que as confusões anteriores! A sério é mesmo isso.

 

Já li algumas coisas sobre colunas secas mas vou investigar melhor.

Mas digam-me uma coluna seca só faz sentido furando o fundo, certo?

A coluna seca é uma segurança que tens dentro do aquário e que te protege os furos (que têm que ser feitos). Para mim é sem dúvida melhor solução. É perfeitamente viável e seguro fazer uma coluna seca no teu caso.

 

Sobre bomba(s), só vejo necessidade de uma bomba para trazer a água de retorno ao aquário... estarei a ver mal?

 

Estás a ver muito bem... :?::?::?:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao digerir esta informação e a ler outros posts fiquei assustado com outro ponto.

E se o a bomba não tiver força suficiente??!!! Ou pior - o PVC ficar entupido!!

 

O aquário vai enchendo e a sump vazando... ora imaginando que entre o(s) furo(s) e o topo do aquário existirem 10 cm (o que acho demasiado) por 120 cm de cumprimento e 40 cm de fundo temos 48 litros.

A sump terá bastante mais que isso!!!!

 

Significa isso que vou ter uma inundação? :?:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo,

Não entendi bem a tua duvida. Pois se a bomba não tiver força suficiente o que nunca deverá acontecer se lhe deres a manutenção necessaria, o aquario vai vazando e a Sump vai enchendo e não o contrario...

Se te estavas a referir ao problema de os buracos de saida do aquario entupirem e a agua da Sump vir toda para o aquario não te esqueças que com o desenho de Sump que tens apenas vai a água do ultimo compartimento mais alguma agua até ao limite do vidro da ultima divisoria. Não sei se me consegui explicar bem mas experimenta imaginar uma bomba a puxar agua no ultimo compartimento e perceberás que água irá ficará sempre na Sump, depois é só fazer as contas...

Considera também o facto da falta de luz, em que a Sump terá que suportar parte da agua do aquario...

 

Um abraço,

Miguel Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel, já compreendi a questão da bomba.

 

Quanto à falta de electricidade terei de jogar com a altura do furo calculando a capacidade da sump de suportar a água a descer e que não vai subir!! :lol:

 

Sobre a existência de um refúgio na sump, é necessária iluminação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... o Diogo e o Miguel já ajudaram bastante aqui vãos os meus 5Cents :lol:

 

Vou colocar por tópicos que tv seja mais simples para ti:

 

- Sump 3 divisórias está bom (último desenho).

 

- Sump de 1 metro para movel de 120 não recomendo. Por experiência própria sei que faz muita falta espaço dentro do móvel. Tenho um aquário de 150 e uma sump de 120 e se fosse hoje teria 1 metro ou menos até. Apostaria em algo não superior a 80cm de sump.

 

- Aposta na coluna seca. Oiças o que ouvires, vejas o que vejas, leias o que leias, é a melhor solução. Não há volta a dar.

 

- Se tens problemas com barulho, aconselho-te a ter o(s) maior(es) diametro(s) possível(eis) no(s) furo(s) e o menor débito possível na bomba de retorno.

 

- Pensa na utilização de um SQWD (ou squid). Procura aqui no forum por uma destas palavras que encontras toda a informação necessária.

 

- O Miguel já disse, e ele sabe bem do que fala (não é Miguel? :lol: ), não mandes furar o aquário sem ter o passa-muros na mão.

 

- Também não percebi muito bem a tua questão, mas o sistema overflow é muito simples de ser entendido, se não repara:

Tudo o que tens de fazer é encher a água no aquário até começar a cair para a sump (quando cair a primeira gota, paras de encher) e colocar a água na sump no nível máximo que pretendes. E colocas a bomba a funcionar. Se reparares esta situação inicial, é precisamente aquela que acontece quando a luz falta :lol:

 

É evidente que se a bobma continua a trabalhar e a água não volta para a sump, por entupimento, poderás ter o aquário a transbordar, mas isso já nada tem a ver com overflow. Outra vantagem da coluna seca :D

 

- Se queres ter refugio tens de ter iluminação sim. Se queres apenas sump, não é necessário, mas aconselho vivamente que tenhas um refugio com macro-algas.

 

 

Acho que por agora é tudo. Vai colocando aqui mais questões. Se quiseres ir lá a casa ver o meu sistema estás a vontade! É questão de combinarmos.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é Paulo eu não te disse que o melhor que tinhas a fazer era colocar um post no forum!!!! Este pessoal é mesmo assim, sempre pronto a ajudar.

 

Penso que Hugo complementou de uma forma excelente o que já tinha sido dito, se continuares a ter duvidas especificas diz...

 

Abraço,

Miguel Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Paulo,

 

Só mais um conselho, coloca uma torneira na saída de água do aquário para a sump. Esta torna-se útil quando queremos parar o sistema e trabalhar na sump para instalar um reactor de Ca, aspirar sedimentos limpar alga coralina, podar as algas do refúgio, etc. Quanto ao furo podes optar seguramente por um diâmetro de 50mm. A coluna seca como já foi referido é a melhor opção. O Durso standpipe reduz-te o barulho da água a entrar na mesma.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faltou um conselho, que me lembrei agora com este post do Ricardo, que tenho neste aquário e também tive no outro e dá um jeitão:

 

Coloca uma torneira em forma de "T", no tubo que envia a água da sump para o aquário. Atenção que não é uma torneira no tubo em si para parar o fluxo, isso não deve existir.

 

É óptimo para fazeres mudas de água. Basta ligar uma mangueira à tornaira, abrí-la e já está banana rock

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos conselhos, estão a ser muito úteis.

 

Ainda não tive oportunidade mas vou fazer uma lista de prós e contras da coluna seca mas estou mais inclinado ao passa-muros, até me sugeriram não ter PVC dentro do aquário ter apenas um espécie de rede saliente...

Também vou investigar o SQWD (ou squid).

 

Miguel, conta lá o teu problema com o passa-muros... as medidas estavam erradas?

 

Tendo em conta o espaço a sump ficará com 80cm de comprimento.

 

Quanto às torneiras. Acho muito boa ideia.

Um T será óptimo para as mudas de água, mas o Hugo disse que uma torneira para fechar o completamente o fluxo não deve existir.

Porquê? estará relacionado com a pressão da água exercida no PVC?

 

 

Aconselharam-me numa loja um escumador Tunze 3115/2 (150 l a 400 l) será boa escolha?

 

Quanto à iluminação e tendo em conta os custos envolvidos acho que me vou ficar por lâmpadas PC (4 x 36w) 2 brancas e 2 azuis.

Se um dia quiser evoluir para corais duros compro um projector.

Acho que vou levar na cabeça por esta deci$ão...

banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não tive oportunidade mas vou fazer uma lista de prós e contras da coluna seca mas estou mais inclinado ao passa-muros, até me sugeriram não ter PVC dentro do aquário ter apenas um espécie de rede saliente...
Nem vale a pena fazeres essa lista. Tu já sabes a resposta embora queiras converser-te do contrário. :D 8)

 

É como aquelas pessoas eue colocam posts a dizer: "será que posso colocar mais este peixe no meu aquário?". Já sabem a resposta, mas querem a força que alguém concorde com eles.

 

Podes fazer as listas que quiseres, podes perguntar a quem quiseres, que a coluna seca é a melhor solução. :lol:

 

Tendo em conta o espaço a sump ficará com 80cm de comprimento.
Parece-me bem!

 

Quanto às torneiras. Acho muito boa ideia.  

Um T será óptimo para as mudas de água, mas o Hugo disse que uma torneira para fechar o completamente o fluxo não deve existir.  

Porquê? estará relacionado com a pressão da água exercida no PVC?

Não está relacionado com a bomba. A bomba, seja ela qual for, não deve ter restrições, curvas, uniões, alargamentos, etc. Elas são fabricadas para terem sempre o mesmo caudal do início ao fim do tubo/mangueira. O que eu disse é para colocares um "T" nesse tubo. A ver se te explico sem recorrer a desenhos banana rock

 

Tens o tubo que vai da bomba ao aquário. Nesse tubo metes um "T". ou seja, nas extremidades do traço de cima do "T", colocas o tubo. e sobra-te uma extremidade, correcto? É aí que colocas a torneira para ligares a mangueira :wink:. Naturalmente ela está fechada, quando queres fazer uma muda, basta ligares lá uma mangueira e abrir a torneira e a água começa a sair por aí... :D

 

Aconselharam-me numa loja um escumador Tunze 3115/2 (150 l a 400 l) será boa escolha?
Depende do preço.

 

Quanto à iluminação e tendo em conta os custos envolvidos acho que me vou ficar por lâmpadas PC (4 x 36w) 2 brancas e 2 azuis.  

Se um dia quiser evoluir para corais duros compro um projector.  

Acho que vou levar na cabeça por esta deci$ão...

Não vais levar na cabeça de ninguém. Se não queres ter corais duros, podes ter essa iluminação. Levas na cabeça é se colocares duros com essa iliuminação ;)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, o 'T' fica na mangueira da bomba para o aquário... pensei que ficasse no PVC do aquario para a sump...

Assim, quando abrir a torneira parte da água continua a ir para o aquário e outra parte vai para a segunda saída do 'T' (vulgo: sanita!!)

 

O preço do escumador indicado foi de 254 euros.

 

Quanto à coluna seca tens razão, não me apetecia nada furar o tampo do móvel, só mudo de ideias in extremis.

 

O PVC pode ficar submerso na sump para reduzir o ruído da água a cair?

Ou será que está ligado directamente ao escumador?

 

Para vocês deve ser frustrante estarem a ler estas perguntas básicas, acreditem que eu até procuro fotos de aquários aqui no forum, mas não encontro fotos destes pormenores ocultos... :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, o 'T' fica na mangueira da bomba para o aquário... pensei que ficasse no PVC do aquario para a sump...  

Assim, quando abrir a torneira parte da água continua a ir para o aquário e outra parte vai para a segunda saída do 'T' (vulgo: sanita!!)

Exacto é isso mesmo! Mas não é mangueira é PVC. O que vai da bomba para o aquário é PVC, e não mangueira...

 

O preço do escumador indicado foi de 254 euros.
Por esse preço juntava mais uns trocos e ia para um Deltec/Grotech/H&S.

 

Quanto à coluna seca tens razão, não me apetecia nada furar o tampo do móvel, só mudo de ideias in extremis.
Fazes mal. A coluna seca é mesmo o melhor. a não colocares coluna seca, pensa bem na opção que vais colocar...

 

O PVC pode ficar submerso na sump para reduzir o ruído da água a cair?  

Ou será que está ligado directamente ao escumador?

Não percebi bem. Estás a falar do PVC que vem do aquário para a sump é? Se for isso, não deve estar dentro de água não. Assim é que vai fazer barulho. Deve estar em contacto com a água, em 45º, e fazeres um corte no PVC, também a 45º.

 

Para vocês deve ser frustrante estarem a ler estas perguntas básicas, acreditem que eu até procuro fotos de aquários aqui no forum, mas não encontro fotos destes pormenores ocultos...
Todos já fizemos essas perguntas, por isso não te preocupes. Se quiseres podemos combinar e vais lá a casa ver o meu sistema para tirares algumas ideias.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Paulo,

Para tirares umas ideias, podemos combinar, vens a minha casa e depois podemos passar pela casa do Hugo.. Vendo ao vivo é sempre diferente.

 

Em relação á iluminação acho mal, digo-te já que acho mesmo mal pois, podes ter a certeza que vais querer ter curais duros mesmo que no inicio aches que não e depois ficas com essas calhas para nada.

É preferivel esperares mais um pouco e comprares logo uma coisa definitiva, do que gastares dinheiro em coisas não definitivas. Não te assustes com os preços que te pedem pelas calhas nas lojas, como te disse há um elemento do forum que vende essas calhas a bons preços e se não quiseres calhas, podes fazer um denominado chapeu (tampa aberta por cima) e aqui colocar projectores relativamente baratos. Eu tenho dois projectores roscófes e feios como é caraças que custaram 10 biscas cada um, mas não quero saber porque estão tapados... pensa bem... :)

 

Pelo que tenho lido o Deltec é uma boa escolha levando em consideração a relação qualidade preço..

 

Abraço e muita calminha,

Miguel Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais