duvidas de quase iniciante


guppies

Recommended Posts

estou a pensar em entrar neste fascinante mundo dos malawi mas tenho muitas duvidas, uma delas e em relacao ao substrato,so tenho visto falarem em areias de coral,areias de silica e areia da praia mas sera que as plantas se dao com essas areias?sera preciso substrato liquido para auxiliar?e quanto rondam mais ou menos estas especies de peixes...?

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, eu uso areia da praia e apenas tenho mantido vallisnerias, anubias e fetos de java. Apenas enterro na areia as vallisnérias, portanto não uso substrato. Adubo liquido já usei, agora sinceramente não tenho usado, não tenho grande desenvolvimento das plantas mas mantêm-se mais ou menos, ou seja, vão crescendo e reproduzindo-se lentamente.

Quanto aos peixes nas lojas são carotes, dependendo das espécies, sempre acima dos 6, 7 euros os mais baratos. Aqui no forum compras barato os juvenis, algumas espécies a 1 euro e 2 euros.

Eles depois estão sempre a reproduzir-se, vendi cerca de 50 peixes de criação própria de espécies diferentes agora na semana passada para o Porto, e tenho mais 16 de uma espécie e mais 4 fêmeas de espécies diferentes de boca cheia. quase toda a gente que tem ciclideos Africanos estão sempre a ter reproduções. Aqui na net arranjas juvenis a bons preços.

Abraço e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Em relação às areias/substratos, qualquer um pode ser usado desde que tenha uma granulometria relativamente fina, pois os ciclídeos do Malawi são grandes escavadores e muitos deles filtram areia à procura de comida. Eu pessoalmente agora só uso areia apanhada nas praias da Figueira da Foz. O uso de substratos calcáreos ajuda a dureza da água e a sua capacidade tampão.

 

Um substrato demasiado fino pode comprometer o desenvolvimento saudável das plantas, mas mesmo isso não é certo.

 

Quanto a plantas, têm de ser resistentes! A maioria dos ciclídeos do Malawi que populam os nossos aquários são hervíboros e atacam, se puderem, as plantas. Usam-se normalmente Valisnerias giganteas (porque têm um crescimento muito rápido e são pouco exigentes em termos de iluminação) e Anubias, pela sua resistência e pouca exigência também.

 

Para adquirires os teus peixes, conta sobretudo com preços em conta dos aquariofilistas deste e de outros fóruns.

 

De qualquer forma, porque são peixes muitos prolíferos e dados a cruzamentos indesejados (hibridação) investiga os foristas que se propõe a vender-te/doar-te os peixes, e facilmente poderás perceber quais são os mais confiáveis no que diz respeito à pureza genética dos peixes.

 

Abraço

Nuno Matias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais