Vila Velha


Joao_T

Recommended Posts

REEF VILA VELHA - 750L

 

gallery_38366_2542_15871.jpg

 

Aquário : 135cm x 75cm x 60 com coluna seca de 2 furos e travamento

Movel: DIY com estrutura em ferro galvanizado

Sump : 80 x 45 x 40

Rocha viva : 600Kg

Escumador : ATI Bubble Master 250

Substrato: 3cm (sugar-size)

Circulação: 2x Tunze 6055 + MultiControlador Tunze 7096 + Seio 4500LH

Retorno: Tunze 3000L/H e pergunto...será benéfico o uso de UV?

Iluminação: DIY 2x150W HQI + 3xT5 39W (2 actinicas + 1 purple) + 2x T5 54W (1 actinica + 1 branca)

 

Corais:

 

Montipora Capricornis

Zoanthus

Seriatopora Hystrix

Pocillopora Damicornis

Caulastrea furcata

Actinodiscus

Euphyllia paradivisa

 

Peixes:

 

2x Amphiprion Ocellaris

Paracanthurus Hepatus

Ctenochaetus tominiensis

Pseudocheilinus hexataenia

 

Cumprimentos a todos e boa sorte com os vossos aquarios.

Editado por Joao_T
1788_1771.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ACTUALIZAÇÃO

 

A estrutura está feita! aproveito para pôr as primeiras fotos do meu projecto...

 

As suas medidas sao 135x75x95

 

foto0086.jpg

 

foto0087e.jpg

 

foto0085s.jpg

 

Aproveito tambem para mostrar a minha nova compra também, ATI BM 250

 

foto0088y.jpg

 

Agora só falta o mais importante...o aquario!!! A vidromoldura está de ferias até 23 de agosto portanto so a partir dessa data é que começam a fazer, ja falei com o Rui da vidromoldura e dia 23 devo la passar para vermos tudo ao promenor daquilo que vai ser feito, desde ja a coluna seca que à partida iria ter 3 furos, deverá ter só 2 isto depois de uma primeira conversa com ele, agora vou la para tratarmos de tudo o resto.

 

Gostaria de saber se alguem esta disponivel, em principio no 1º fim de semana de Setembro para me ajudar a fazer a montagem do sistema principalmente para me ajudar no layout e na montagem da sump que é onde tenho mais duvidas...

 

Obrigado a todos.

Editado por Joao_T
1788_1771.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Irei ter algum problema com a calha DIY por ser em madeira?

 

Se bem construída e isolada não tens problemas..

 

- Irei usar a agua, RV e areao do meu antigo aquario por ja estar maturado , ja comprei também a um aquariofilista areao e RV viva e irei buscar agua natural ( agua que uso sempre nos TPA´s) , irei ter os mesmo problemas de maturação como se fosse um novo aquário a ciclar? Os peixes e corais que ja tenho do outro aquário irão se ressentir muito?

 

Os "problemas" iram ser os mesmo vais novamente fazer o ciclo do aquário e tem mesmo de ser. Quantos aos peixes e corais do antigo sistema sim deves esperar pelo menos um mês antes da entrada, podes os manter no antigo sistema ate teres alguma estabilidade no novo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu acho que ficavas melhor servido com uma ou duas Vortech MP40W.

 

Cumps.

 

A escolha deste sistema é devido a uma compra em 2ª mao e que compensa a nivel financeiro, pois a ideia era a da vortech mp40.

Gostava era de saber se compensava a compra das 2 Tunze + controlador...

1788_1771.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

-ACTUALIZAÇÃO-

 

Boas, o sistema está neste momento em stand by à 3 semanas devido ao atraso na construção do aquario, entretanto adquiri as Tunze 6055 + o controlador 7096 e vou utilizar também uma seio de 4500LH, mais tarde troco por outra tunze.

A calha também irá ser diferente daquilo que pensei ao inicio. Será uma DIY de 2xHQI 150W (10000K + 12000) + 3xT5 39W (2 actinicas + 1 purple) + 2x T5 54W (1 actinica + 1 branca).

Se tudo correr bem sabado, dia 18 irei montar o tão esperado sistema!

1788_1771.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A calha também irá ser diferente daquilo que pensei ao inicio. Será uma DIY de 2xHQI 150W (10000K + 12000) + 3xT5 39W (2 actinicas + 1 purple) + 2x T5 54W (1 actinica + 1 branca).

 

 

Epa que grande caldeirada de lâmpadas... Vamos por partes:

 

-HQI tenta por as duas com a mesma temperatura de cor senão fica estranho. Se vais fazer a calha tens de ter em atenção a protecção uv nas hqi que em 150W poucas são as lâmpadas com protecção

-Nas t5 se tens hqi não metas brancas, mete 4 actinicas e uma perple em que a purple chega uma de 54W

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa que grande caldeirada de lâmpadas... Vamos por partes:

 

-HQI tenta por as duas com a mesma temperatura de cor senão fica estranho. Se vais fazer a calha tens de ter em atenção a protecção uv nas hqi que em 150W poucas são as lâmpadas com protecção

-Nas t5 se tens hqi não metas brancas, mete 4 actinicas e uma perple em que a purple chega uma de 54W

 

É uma grande mistura é! Isto porque estou a aproveitar aquilo que tenho, depois mais tarde vou alterando ao meu gosto. As hqis ja trazem uma calha com um vidro e é a peça toda que vou encastrar na calha principal! A T5 branca estou a pensar mudar para azul como tu dizes, fica tudo azul e uma purple. a disposição das lampadas será:

 

------T5------

------T5------

------T5------

--HQI HQI

------T5------

------T5------

Editado por Joao_T
1788_1771.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de alguma discussão decidi aumentar para mais uma HQI de 150W, o ideal a que se chegou seria 2 de 250W mas neste momento isso nao é possivel portanto parto para o plano B (3x150W)

 

Liguei para a Vidromoldura e parece que ainda nao é desta que tenho o aquario, mas confirmaram-me que estará pronto para a semana...menos mal! portanto a montagem ficará para sabado a 8 ou seja dia 26 deste mes.

Vou aproveitando este tempo de espera para preparar tudo ao promenor, tanto a instalação da sump como da iluminação etc...

1788_1771.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, depois de um longo dia. até as 3h da manhã o novo sistema ca de Mafra ficou montado! Hoje ainda falta montar a sump mas julgo nao demorar tanto tempo, o problema é ir buscar agua! Aqui estão as primeiras fotos:

 

MONTAGEM:

 

Que carga de trabalhos que aqui está!

dsc1558r.jpg

 

dsc1559l.jpg

 

Estes estavam estafados de tanto trabalho ;)

dsc1561h.jpg

 

dsc1567k.jpg

 

dsc1572k.jpg

 

dsc1580.jpg

 

dsc1586.jpg

 

dsc1588k.jpg

 

dsc1589.jpg

 

dsc1592.jpg

 

 

1º problema!

 

A bomba de retorno de 3000L/H nao chega para dar retorno ao aqua, diz nas indicações dela que só da até 1,5m ora isso é o valor real da distancia do meu sistema! e agora desembrulhar me desta!?

 

mais...

 

apareceu uma fuga no tubo de esgoto, parece-me que vem da junção da valvula com o tubo ou do passa muros e o tubo, mas nao verifiquei a 100% pois só vi hoje de manha quando ia para o trabalho e so tive tempo de meter um balde debaixo da tubagem para nao haver inundação! hoje vou ver se arranjo uma bomba de retorno e elimino a fuga para de vez terminar a montagem...espero que seja desta!

Entretanto meto novas fotos ja com o layout finalizado.

Editado por Joao_T
1788_1771.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[

 

A bomba de retorno de 3000L/H nao chega para dar retorno ao aqua, diz nas indicações dela que só da até 1,5m ora isso é o valor real da distancia do meu sistema! e agora desembrulhar me desta!?
Boas ,antes de mais nada boa sorte para o projecto.Em relação á bomba penso que estás a fazer confusão (ou secalhar estou eu),a bomba faz 3000lt h a 1.5mt ,e á medida que a altura aumenta o caudal vai diminuindo ,por exemplo á 2mt de altura ela secalhar só faz 2700lt h e assim sucessivamente .Portanto não compres nada sem a experimentar.

 

Fica bem

 

[b

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[

 

Boas ,antes de mais nada boa sorte para o projecto.Em relação á bomba penso que estás a fazer confusão (ou secalhar estou eu),a bomba faz 3000lt h a 1.5mt ,e á medida que a altura aumenta o caudal vai diminuindo ,por exemplo á 2mt de altura ela secalhar só faz 2700lt h e assim sucessivamente .Portanto não compres nada sem a experimentar.

 

Fica bem

 

[b

 

 

Obrigado lsluis...Em relação à bomba ja resolvi o problema com uma sicce 5800, mas como tem força a mais apliquei uma valvula à saida da bomba, esta a funcionar tudo 100%. Aqui vai uma foto do layout:

 

image-0B9E_4CA314E6.jpg

 

cc795f24ad.jpg

Editado por Joao_T
1788_1771.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito fixe.. chainsaw gostava ter assistido a montagem, mas perdi uns dias de internet.. :P

 

 

A montagem foi "engraçada"..tava a ver que nunca mais acabava!!! Filmei o eremita de patas azuis a trocar de buzio, vou ver se tiro a filmagem para o pc para postar...

1788_1771.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

antes de mais parabéns por te juntares por esta montagem.

 

Acho que tens tudo certo para se tornar um aquário excelente.

No entanto só venho deixar um reparo relativamente ao facto de me parecer que existe alguma precipitação na entrada de vivos. Pelo que me é dado a entender em 15 dias passaste de uma aquário acabado de montar para um aquário com SPS, LPS e até com Hepatus e occelaris. Até a água parece ainda estar turva nestas últimas fotos o que acho um pouco estranho visto o aquário ter "ja" 15 dias. Lembro-me que quando montei o meu aquário em 24h a água estava cristalina e mesmo assim a introdução de corais e peixes foi muito mais tardia.

 

Acho que deves estar absoluta e totalmente agora focado em manter essas espécies que ja la colocaste o que pode não ser fácil nesta fase tão precoce. Muita atenção aos níveis de Ca,Kh,Mg, No2, Nh4, No3, Po4.

 

Fotos da área técnica não há?

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

antes de mais parabéns por te juntares por esta montagem.

 

Acho que tens tudo certo para se tornar um aquário excelente.

No entanto só venho deixar um reparo relativamente ao facto de me parecer que existe alguma precipitação na entrada de vivos. Pelo que me é dado a entender em 15 dias passaste de uma aquário acabado de montar para um aquário com SPS, LPS e até com Hepatus e occelaris. Até a água parece ainda estar turva nestas últimas fotos o que acho um pouco estranho visto o aquário ter "ja" 15 dias. Lembro-me que quando montei o meu aquário em 24h a água estava cristalina e mesmo assim a introdução de corais e peixes foi muito mais tardia.

 

Acho que deves estar absoluta e totalmente agora focado em manter essas espécies que ja la colocaste o que pode não ser fácil nesta fase tão precoce. Muita atenção aos níveis de Ca,Kh,Mg, No2, No3.

 

Fotos da área técnica não há?

 

Cumprimentos.

 

Boas jc.gomes

O que aconteceu foi o seguinte, tinha um aquario de 185L de um ano de maturação, e mudei para este sistema maior, como nao tinha onde colocar os vivos, os que estavam no aquario antigo passaram logo para este novo. O facto da agua estar ainda um bocado turva tem a ver com o facto de ter colocado a agua ainda em poucas horas, neste momento a agua está cristalina também! Para tentar minimizar o prejuizo utilizei alguma agua do antigo aquario mais agua do mar. Até agora está tudo a correr bem e nenhum vivo se ressentiu. Vou fazer TPA´s semanais de 75L com agua do mar. Os niveis de Ca,Kh,Mg, No2, Nh4, No3 podes ver na mina assinatura, so tenho os nitratos altos talvez por ter morrido alguma coisa na RV com a passagem e agora está a acusar isso, espero baixar em breve. Fotos da parte tecnica é para breve...

Editado por Joao_T
1788_1771.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jc.gomes

O que aconteceu foi o seguinte, tinha um aquario de 185L de um ano de maturação, e mudei para este sistema maior, como nao tinha onde colocar os vivos, os que estavam no aquario antigo passaram logo para este novo. O facto da agua estar ainda um bocado turva tem a ver com o facto de ter colocado a agua ainda em poucas horas, neste momento a agua está cristalina também! Para tentar minimizar o prejuizo utilizei alguma agua do antigo aquario mais agua do mar. Até agora está tudo a correr bem e nenhum vivo se ressentiu. Vou fazer TPA´s semanais de 75L com agua do mar. Os niveis de Ca,Kh,Mg, No2, Nh4, No3 podes ver na mina assinatura, so tenho os nitratos altos talvez por ter morrido alguma coisa na RV com a passagem e agora está a acusar isso, espero baixar em breve. Fotos da parte tecnica é para breve...

Ah ok tinhas um sistema mais pequeno que se transferiu para este aquário....

Ainda assim vai mantendo olho muito atento aos parametros da água e aos peixes e corais. Nesta fase incial é normal por vezes acaontecer um desiquilibrio qualquer que depois acaba por fazer estragos.

De resto esta a ir muito bem.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah ok tinhas um sistema mais pequeno que se transferiu para este aquário....

Ainda assim vai mantendo olho muito atento aos parametros da água e aos peixes e corais. Nesta fase incial é normal por vezes acaontecer um desiquilibrio qualquer que depois acaba por fazer estragos.

De resto esta a ir muito bem.

 

Cumprimentos.

 

Boas jc.gomes, tive a semana passada um desequilibro devido à salinidade ter subido imenso para 1.030 devido a elevada litragem de agua salgada que tive de acrescentar para o novo aquario. E para a baixar troquei bastantes litros de agua salgada por doce aos poucos, entretanto e depois de voltar a salinidade desejada tive outro problema, com o facto de ter metido bastante agua doce baixou me o Kh para 5! e o ph subiu ligeiramente para 8.6, com isto fiz 2 TPA´s de 15% em 6 dias (3 em 3) e passado 2 dias voltou tudo ao mesmo, Kh a 8 e ph a 8.2.

Só tenho um problema desde o inicio do novo sistema...os nitratos teimam em nao descer e estao desde o inicio a 25ppm!!! hoje vou fazer mais um TPA e passado 3 dias outro e assim sucessivamente! algas so tenho mesmo no areao, as diatomáceas! mas penso que ja estão a desaparecer, esperamos...

 

E agora o mais importante...os corais duros estão a crescer!!! em 2 semanas vejo a montipora e a hystrix a crescer!!! o que me da a parecer e tambem na questao da recuperação do Kh em tao pouco tempo é que o sistema que ja vinha do anterior aquario continua equilibrado /maturado e com um simples TPA consigo manter esse equilibrio. O facto de ter trocado o aquario parece nao ter alterado o sistema, o unico problema sao os nitratos e penso que tenha a haver com a possivel morte de alguma vida nas RV´s e no areao que aumentaram o NO3, mas espero com bastantes TPA´s baixar o valor.

Editado por Joao_T
1788_1771.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização após primeiras 2 semanas

 

Tenho feito TPA´s de 4 em 4 dias com cerca de 15% de agua natural, entretanto entrou alguns habitantes novos: 1 salarias ramosus, 1 Lysmata debelius que ainda nao saiu debaixo da rocha mas o tomini ja la foi ter com ele para ser catado... e 1 Lysmata wurdemanni que desde o dia que o introduzi nunca mais o vi!! e um strombus para me limpar o areao que está muito melhor que a semana passada, agora so tem alguma alga em pequenas zonas especificas mas a salarias e a equipa limpeza esta a tomar conta do recado e o tomini tambem pasta por la de vez em quando.

Cada vez estou mais contente com o sistema, e agora sim vejo muito mais vida nele, sento me la as vezes mais de meia hora e ja consigo observar a salarias a pastar no areao e a ser corrida pelo sixline! o tomini a parar na box para ser limpo (pelo lysmata debelius) os corais a crescer principalmente a hystrix e a montipora estão a crescer a olhos vistos!! o hepatus a pastar na RV e a equipa de limpar a passar a pente fico todo o aquario!

 

Aqui vão mais umas fotos, de fraca qualidade mas é o que se arranja...

 

gallery_38366_2542_14517.jpg

 

gallery_38366_2542_8619.jpg

 

gallery_38366_2542_21674.jpg

 

gallery_38366_2542_2153.jpg

 

gallery_38366_2542_6940.jpg

 

gallery_38366_2542_51168.jpg

 

gallery_38366_2542_23521.jpg

 

gallery_38366_2542_15871.jpg

 

Aguardo as vossas criticas...

Editado por Joao_T
1788_1771.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Trocava a minha namorada por este reef.

 

Boas, epa nao quero ser culpado de traição!!!

Entretanto posto novas fotos, o aquario está a maturar muito bem, os niveis estão bons excepto os nitratos que ainda nao desceram mas algas ZERO e corais duros a crescer o que me deixa muito contente!

 

gallery_38366_2542_70934.jpg

 

gallery_38366_2542_6484.jpg

 

gallery_38366_2542_12319.jpg

 

gallery_38366_2542_3769.jpg

1788_1771.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Nova aquisição: Zebrasoma Flavences

 

Ele veio com as barbatanas um pouco ratadas mas espero pô-lo a 100% rapidamente, esta a comer alga e artemia, granulado ainda nao pega muito.

 

gallery_38366_2003_32840.jpg

 

gallery_38366_2003_11440.jpg

 

gallery_38366_2003_25005.jpg

 

 

Nova frag de zoanthus, uma pedrinha ainda muito pequenina mas cheia de potencial para um lindo coral! Ainda só abriu alguns pólipos...

 

med_gallery_38366_2003_904606.jpg

 

 

Em relação aos parâmetros da agua vou desistir de tentar subir o Kh para 8 e Ca para 400-420, isto porque sempre que faço tpa´s ou adiciono bio cálcio, os parâmetros de facto sobem mas passado 2 dias estão novamente com o Kh a 6-7 e Cálcio 380-400. Vou continuar a adicionar o Kalk e fazer TPA´s semanais, os corais estão bem e a crescer por isso prefiro não andar a inventar com químicos e coisas do genero, o que queria mesmo era baixar os nitratos mas isso é que esta mais complicado continua desde o inicio de montagem a 25ppm.

Editado por Joao_T
1788_1771.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.