ajuda. algumas duvidas na reproduçao


Vti_co

Recommended Posts

Ora boas

recentemente adqiri um casal de bettas para me aventurar tambem na reproduçao desta especie.

agarrei num aqua que leva pouco mais de 60 lts e coloquei agua com uma altura de 10 cms

fiz os tais procedimentos para estimular o acasalamento e adicionei um pedaço de folha de amendoeira da india. dia seguinte a folha nem tocva na agua com quantidade de bolhas que tinha por baixo :tie-emoticon3:

A femea apresentava estar pronta, soltei-a, após umas horas soltou os ovos.

 

hoje já tinha alevins a nadar na vertical

sei que o macho nao pode ser alimentado durante cerca de 3 ou 4 dias (até ser retirado)

agora as duvidas:

 

-quando começar a aumentar a coluna de água? e de que forma? gota a gota?

-mantenho uma moon light acesa de noite. Procedimento correcto?

-Após quantos dias devo começar a fornecer alimento? logo após a retirada do macho?

-quanto à alimentaçao dos pequenotes? normalmente com outras especies costumo dar artemia recem eclodida. Nos bettas resulta?

-Tambem li acerca de colocar uma casca de banana após ter estado ao sol. Como faço isso ao certo? quanto tempo ao sol e quanto tempo a devo deixar no aqua dos bettas de forma a não estar a piorar as condiçoes da agua?

-pedra difusora a mandar ar é aconcelhavel nao?

-Mais alguma coisa que queiram aconcelhar?

 

Vou tirar fotos para colocar aqui

desde já um obrigado

cumps

Editado por Vti_co
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-quando começar a aumentar a coluna de água? e de que forma? gota a gota?

Eu ao fim de uma semana começo a por mais ou menos 2cm de agua, eu para por a agua utilizo um garrafao de agua de 5 litros k é onde ponho a agua pronta para tpa"s com um tubo (igual ao da bomba de ar) meto dentro do garrafao e outra no aqua dos alevins metes o garrafao mais alto k o aqua e chupas a agua (como se faz para retirar gasolina) pela ponta do tubo k esta no aqua, assim a agua entra devagar sem muita pressao ou corrente.

 

-mantenho uma moon light acesa de noite. Procedimento correcto?

Varia de criador para criador eu nao utilizo, poderas por nos 4 dias em k o macho la fica para ele ver os alevins k caem e os ir apanhar, fora isso nao aconcelho (no habitat natural nao têm logo tb nao ponho)

 

-Após quantos dias devo começar a fornecer alimento? logo após a retirada do macho?

3/4 dias, regra geral acaba o abraço nupcial (ves a femea a um cantinho com medo do macho e ele nao a deixa aproximar do ninho) femea fora, quando a maioria dos alevins nadam na horizontal macho fora e começas a dar comida

 

-quanto à alimentaçao dos pequenotes? normalmente com outras especies costumo dar artemia recem eclodida. Nos bettas resulta?

Resulta muito bem tenta variar tb betta starter é optimo

 

-Tambem li acerca de colocar uma casca de banana após ter estado ao sol. Como faço isso ao certo? quanto tempo ao sol e quanto tempo a devo deixar no aqua dos bettas de forma a não estar a piorar as condiçoes da agua?

mais ou menos certo... para fazeres microvermes num jarro de vidro poe agua e uma casca de banana ou folha de couve ( couve vais ficar com um ganda piteu em casa em termos de cheiro logo aconcelho so a casca de banana)

poe ao sol de manha e tira ao final da tarde, para verificares se la tens os microvermes fecha te num quarto as escuras e foca uma luz directa para a boca do jarro vais ver uns bichinhos a mexer, com um conta gotas poes no aqua umas gotas pros bettas comerem.

 

-pedra difusora a mandar ar é aconcelhavel nao?

com muito pouco fluxo ao final 5 diad ou uma semana se nao tiveres bomba de 2 velocidades faz um pequeno furo no tubo junto a bomba com um alfinete

 

-Mais alguma coisa que queiram aconcelhar?

Assim k vires os machos a porrada ou com pequenos arrufos separa os e

Aconcelho te a pagar me um cafe quando eu for a Lagos que eu mereço :tie-emoticon3:

Editado por pnadre
assbettaportugal.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-quando começar a aumentar a coluna de água? e de que forma? gota a gota?

Eu ao fim de uma semana começo a por mais ou menos 2cm de agua, eu para por a agua utilizo um garrafao de agua de 5 litros k é onde ponho a agua pronta para tpa"s com um tubo (igual ao da bomba de ar) meto dentro do garrafao e outra no aqua dos alevins metes o garrafao mais alto k o aqua e chupas a agua (como se faz para retirar gasolina) pela ponta do tubo k esta no aqua, assim a agua entra devagar sem muita pressao ou corrente.

 

-mantenho uma moon light acesa de noite. Procedimento correcto?

Varia de criador para criador eu nao utilizo, poderas por nos 4 dias em k o macho la fica para ele ver os alevins k caem e os ir apanhar, fora isso nao aconcelho (no habitat natural nao têm logo tb nao ponho)

 

-Após quantos dias devo começar a fornecer alimento? logo após a retirada do macho?

3/4 dias, regra geral acaba o abraço nupcial (ves a femea a um cantinho com medo do macho e ele nao a deixa aproximar do ninho) femea fora, quando a maioria dos alevins nadam na horizontal macho fora e começas a dar comida

 

-quanto à alimentaçao dos pequenotes? normalmente com outras especies costumo dar artemia recem eclodida. Nos bettas resulta?

Resulta muito bem tenta variar tb betta starter é optimo

 

-Tambem li acerca de colocar uma casca de banana após ter estado ao sol. Como faço isso ao certo? quanto tempo ao sol e quanto tempo a devo deixar no aqua dos bettas de forma a não estar a piorar as condiçoes da agua?

mais ou menos certo... para fazeres microvermes num jarro de vidro poe agua e uma casca de banana ou folha de couve ( couve vais ficar com um ganda piteu em casa em termos de cheiro logo aconcelho so a casca de banana)

poe ao sol de manha e tira ao final da tarde, para verificares se la tens os microvermes fecha te num quarto as escuras e foca uma luz directa para a boca do jarro vais ver uns bichinhos a mexer, com um conta gotas poes no aqua umas gotas pros bettas comerem.

 

-pedra difusora a mandar ar é aconcelhavel nao?

com muito pouco fluxo ao final 5 diad ou uma semana se nao tiveres bomba de 2 velocidades faz um pequeno furo no tubo junto a bomba com um alfinete

 

-Mais alguma coisa que queiram aconcelhar?

Assim k vires os machos a porrada ou com pequenos arrufos separa os e

Aconcelho te a pagar me um cafe quando eu for a Lagos que eu mereço :tie-emoticon3:

 

Obrigado seja ajuda.

O café tá prometido ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá

Uma coisa são microvermes outra são infusórios. Na primeira é preciso uma cultura de arranque.

em vez da pedra difusora, é mais útil um filtro de esponja. Tem duas funções:Filtragem (muito importante) e oxigenio (importancia relativa....e na minha opinião mais contras que prós). Nos dois casos ter atenção ao fluxo (no caso do filtro) e à movimentação gerada pelas bolhas. Reduzir ambos ao minimo.

Alimentação dos alevins 48 horas após o nascimento e gradual.

Se tiveres artemia recem nascida aproveita.

Espero ter ajudado.

Cumpr.

antónio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais