Cauda de Betta transparente?


Recommended Posts

  • Replies 60
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

galeria0...2439_383440.jpg

 

Já dá.

Tens a água um pouco turva ou é impressão minha?

Ele na zona de barriga está mais ou menos inchado?

 

 

Finalmente! :cry4:

 

A água já esta um bocadito suja porque como o aquario é minusculo, já está quase a fazer uma semana que não mudo a água.

Eu acho que ele não tem a barriga inchada...

Podes tratar-me por tu, visto que somos da mesma idade ;)

 

Achas que sabes o que se passa na cauda?

A resolução da foto não é das melhores mas dá para ver + ou -...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de fazer um TPA esse aquário é minúsculo e água suja-se mais rapidamente do que pensas.

Aquilo não tem termostato e filtro?

Se assim for pode ser devido as condições de stress ou a qualidade da água mas nada de grave.

Editado por JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de fazer um TPA esse aquário é minúsculo e água suja-se mais rapidamente do que pensas.

Aquilo não tem termostato e filtro?

Se for pode ser devido as condições de stress ou a qualidade da água mas nada de grave.

 

 

Não, não tem nada disso...

Porque é mesmo o aquário, chamado de "betteira".

Só tem 1.5 litros por isso nem espaço tem para essas coisas...

Estou ansiosa para receber um aquário grande, para ele nadar à vontade!!

 

Pois espero que não seja mesmo nada de grave, afinal tenho-o à tão pouco tempo ainda por cima...

Ele não está nada inchado, até o acho magro e pequeno a comparar com as fotos que vejo na net de Bettas.

Achas que deva trocar já hoje a água?

É que umas pessoas dizem que quantas menos vezes trocar, melhor, outras dizem para trocar de 5 em 5 dias praí.

E como o problema pode ser da água não sei bem o que fazer :cry4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não o posso corrigir porque nem eu percebo o que escreveu nem tenho conhecimentos acerca dos bettas e científicos suficientes para entender. :cry4:

A razão porque acha que o betta está transparente e falas é devido a ter um défice baixo de um hormona, correcto?

De onde acham que vem essas hormonas na água?

E não percebo como as hormanas e o pH se combinam, se puder explicar agradecia. ;)

 

Para ficar de mais facil entendimento: quando manusiado o aqua, bettas liberam hormonios e outros que sao excretados pela urina, o pH acido, assim como a alta taxa de quimicos e quimicos hormonais "descolorem" as regioes mais delicadas do peixe gradativamente.

 

E ao ver a foto acima, mesmo que pouco nitida, acredito que seja isto.

 

Devem-se ser feitas trocas parciais de 40 ou 50% um dia sim e outro nao, medição de pH nos dias em que nao sao feitas as trocas parciais e sua respectiva correção, alem de providenciar, se possivel, um ambiente maior e mais agradavel ao peixe. (se conseguir uma foto mais detalhada, consiguerei dizer se está estressado ou nao).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convém trocares a água mas não é toda. :cry4:

Não deve ser isso bem que as pessoas dizem...

As trocas de água variam com a litragem do aquário com os peixes que estão lá dentro se utiliza ou não filtro etc...

O teu aquário é pequeno não tem filtro exige mais trabalho senão água fica suja rapidamente.

O teu peixe também pode sofrer de stress devido as variações de temperatura (ausência de termostato).

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não tem nada disso...

Porque é mesmo o aquário, chamado de "betteira".

Só tem 1.5 litros por isso nem espaço tem para essas coisas...

Estou ansiosa para receber um aquário grande, para ele nadar à vontade!!

 

Pois espero que não seja mesmo nada de grave, afinal tenho-o à tão pouco tempo ainda por cima...

Ele não está nada inchado, até o acho magro e pequeno a comparar com as fotos que vejo na net de Bettas.

Achas que deva trocar já hoje a água?

É que umas pessoas dizem que quantas menos vezes trocar, melhor, outras dizem para trocar de 5 em 5 dias praí.

E como o problema pode ser da água não sei bem o que fazer :cry4:

 

Vanessa, nao ha necessidade de se assustar, apenas saiba que as trocas parciais na beteira sao para eliminar resuduos quimicos e solidos que se acumulao em um espaço pequeno. Eu, particularmente, nunca comprei uma beteira, os unicos dois bettas que tive, foram criados em aquario, cada um e um aquario de 20L simples.

 

Continuo pensando que uma maior litragem e cuidados simples resolverao o problema, veja isto como exemplo:

 

uma vez alguns peixes roeram a cauda do meu peixe dourado, retirei-o e coloquei-o sozinho em um aquario igual (de 30L), ele tinha certa de 10cm. Em 1 mes, a cauda que tinha aparencia de "desfiada" estava completamente renovada (com exceção de um pedacinho que logo se regenerou). Hoje ele é gordinho e feliz, acredito que se aplicares o mesmo cuidado com seu betta, o mesmo acontecera com ele, alem de ele ficar mais bonito, com cauda maior e mais colorido no corpo e cauda. =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É natural que o peixe liberte as hormonas pela urina mas assim a água começava a ficar amarela devido ao excesso de amónia?

Era um dos indicadores que indicaria isso correcto?

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vanessa, nao ha necessidade de se assustar, apenas saiba que as trocas parciais na beteira sao para eliminar resuduos quimicos e solidos que se acumulao em um espaço pequeno. Eu, particularmente, nunca comprei uma beteira, os unicos dois bettas que tive, foram criados em aquario, cada um e um aquario de 20L simples.

 

Continuo pensando que uma maior litragem e cuidados simples resolverao o problema, veja isto como exemplo:

 

uma vez alguns peixes roeram a cauda do meu peixe dourado, retirei-o e coloquei-o sozinho em um aquario igual (de 30L), ele tinha certa de 10cm. Em 1 mes, a cauda que tinha aparencia de "desfiada" estava completamente renovada (com exceção de um pedacinho que logo se regenerou). Hoje ele é gordinho e feliz, acredito que se aplicares o mesmo cuidado com seu betta, o mesmo acontecera com ele, alem de ele ficar mais bonito, com cauda maior e mais colorido no corpo e cauda. =)

 

 

Pois eu só o tenho num aquário tão pequeno, porque me foi oferecido e neste momento não tenho dinheiro suficiente para comprar um aquário completo, porque não fica a menos de 60€ :S

Obrigada, espero que quando receber o meu aquario de 10 ou 20 litros (Depende do que escolher), ele melhore e fique mais feliz :cry4:

Só mais uma coisinha, quantas vezes devo alimentá-lo?

A senhora da loja disse que bastava uma vez, mas na net diz que pelo menos duas vezes... :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convém trocares a água mas não é toda. ;)

Não deve ser isso bem que as pessoas dizem...

As trocas de água variam com a litragem do aquário com os peixes que estão lá dentro se utiliza ou não filtro etc...

O teu aquário é pequeno não tem filtro exige mais trabalho senão água fica suja rapidamente.

O teu peixe também pode sofrer de stress devido as variações de temperatura (ausência de termostato).

 

 

Sim eu troco a água sempre cerca de 50% :smile2:

Pois eu acredito que também seja pelas mudanças de temperatura, porque a água do aquário está a uma certa temperatura, e quando mudo a agua, a que vem da torneira é sempre um pouco mais fria...

Mas eu uso condicionador e isso.

Tenho de começar a deixar a água descansada durante uma semana antes de fazer as trocas..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com a variação da temperatura da água.

São umas das causas principais de stress nos peixes.

 

 

Pois é que como não tenho termostato, é dificil as temperaturas ficarem iguais nas TPA's.

Eu tento sempre que a água nova esteja idêntica à temperatura do aquário mas não deve ser suficiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É natural que o peixe liberte as hormonas pela urina mas assim a água começava a ficar amarela devido ao excesso de amónia?

Era um dos indicadores que indicaria isso correcto?

 

Acredito que nao, a urina de peixe em meio a agua nao cria coloração amarelada, contunia transparente, porem, mais translucida do que transparente. Um indicador de amonia é cheiro forte no aquario quando a temperatura é alta (impossivel no aqua dela, pois nao há aquecedor) e quando o peixe começa a respirar muito na superficie da agua (impossivel tambem, visto que o beta dela só respira na superficie da agua...).

 

Mas como as trocas dela demoram muito, e sao apenas 1,5 litros de agua na beteira, acredito que amonia seja um agente na despigmentação do peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu só o tenho num aquário tão pequeno, porque me foi oferecido e neste momento não tenho dinheiro suficiente para comprar um aquário completo, porque não fica a menos de 60€ :S

Obrigada, espero que quando receber o meu aquario de 10 ou 20 litros (Depende do que escolher), ele melhore e fique mais feliz :smile2:

Só mais uma coisinha, quantas vezes devo alimentá-lo?

A senhora da loja disse que bastava uma vez, mas na net diz que pelo menos duas vezes... :/

 

Se você tiver a ração em bolinhas propria para bettas, aconselho 2 ou 3 vezes por dia, seguindo a ideia abaixo:

 

-2 vezes por dia: 4 bolinhas na manhã e 3 a noite, ou;

 

-3 vezes por dia: 3 bolinhas na manhã, 2 no meio da tarde (ponha uma, e a outra apos 20 minutos. O peixe nao deve comer seguidamente muitas bolinhas, se você der 2 de uma só vez, ele fica ansioso pelas proximas, entao stressa. De uma, ele ficara ansioso por 10-20 minutinhos e entao de outra, assim ele se acostuma e nao fica agitado) e antes de dormir mais duas seguindo o metodo acima.

 

Eu seguia a sequencia de 3 vezes ao dia com os meus, e sempre foram figorosos e bonitos durante 7 meses (ate que um amigo derrubou o aquario no chao, meu macho azul morreu, fiquei triste e dei a femea albina a uma loja =/)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se você tiver a ração em bolinhas propria para bettas, aconselho 2 ou 3 vezes por dia, seguindo a ideia abaixo:

 

-2 vezes por dia: 4 bolinhas na manhã e 3 a noite, ou;

 

-3 vezes por dia: 3 bolinhas na manhã, 2 no meio da tarde (ponha uma, e a outra apos 20 minutos. O peixe nao deve comer seguidamente muitas bolinhas, se você der 2 de uma só vez, ele fica ansioso pelas proximas, entao stressa. De uma, ele ficara ansioso por 10-20 minutinhos e entao de outra, assim ele se acostuma e nao fica agitado) e antes de dormir mais duas seguindo o metodo acima.

 

Eu seguia a sequencia de 3 vezes ao dia com os meus, e sempre foram figorosos e bonitos durante 7 meses (ate que um amigo derrubou o aquario no chao, meu macho azul morreu, fiquei triste e dei a femea albina a uma loja =/)

 

Oh lamento muito pelos seus peixes :smile2:

Ainda por cima foi um amigo seu, não foi você, por isso ainda se deve sentir mais triste ;)

 

As rações que dou são em flocos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh lamento muito pelos seus peixes :smile2:

Ainda por cima foi um amigo seu, não foi você, por isso ainda se deve sentir mais triste ;)

 

As rações que dou são em flocos ;)

 

Fico triste sim, mas pelo bixinho coitado =/

 

Faça o mesmo que eu faço com meus guppys então (como crio-os para reprodução, meu objetivo é engordalos), ponho uma pitada pequena para eles, eles comem tudo, ponho outra pitada pequena, e assim adiante até eles perderem o intereçe (de manhã e detarde).

 

Mas é importante dar em porçoes extremamente pequenas, para evitar que vá para o fundo. Caso se passe 3 minutos e ainda haja ração nao-comida, retira-se ela com uma rede ou mao e estao alimentados =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico triste sim, mas pelo bixinho coitado =/

 

Faça o mesmo que eu faço com meus guppys então (como crio-os para reprodução, meu objetivo é engordalos), ponho uma pitada pequena para eles, eles comem tudo, ponho outra pitada pequena, e assim adiante até eles perderem o intereçe (de manhã e detarde).

 

Mas é importante dar em porçoes extremamente pequenas, para evitar que vá para o fundo. Caso se passe 3 minutos e ainda haja ração nao-comida, retira-se ela com uma rede ou mao e estao alimentados =)

 

 

Ok :smile2:

Eu costumo dar tipo 4 ou 5 floquinhos só à noite, porque a senhora disse que so deviam comer uma vez por dia.

Mas eu fico com pena dele, e por vezes, de manha, dou 2 floquinhos com medo que ele estaja com fome...

 

E por vezes quando apanho algum mosquito pequeno tipo que esteja na fruta, dou-lhe porque no habitat natural deles, eles comem mosquitinhos xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Vanessa, antes de mais Parabéns, uma aquariofilista da nossa zona a manifestar-se no fórum, coisa rara .

 

Pah, tamos mal, as lojas que temos em Torres Vedras são atentados á saúde dos peixes. Por exemplo, na agriloja, é comum ver Holocaustos nos aquários de exposição. COm isto, é para te alertar a que quando compres um peixinho, tenhas muito cuidado para não comprares já peixes doentes.

 

O teu aquário não deve ter termostato, como tal aconselho-te a colocá-lo numa divisão o mais quente e mais estável possível, da casa. Para minimizar as variações de temperatura.

 

Outra coisa que podes fazer ainda hoje, é ires á Vodafone, e pedires uma Caixa de Telemóvel, daquelas de plástico quadradas. TÊm cerca de 5 litros. O que é 3 vezes mais agua que a que tens neste momento.

 

Se te arranjarem uma sem riscos, ficas muito bem, pois aquilo é bem transparente (se calhar até tens alguma ai por casa).

Tenta arranjar duas, para o caso dessa se estragar, teres uma para colocar rapidamente.

 

Outra coisa muito importante, como estamos a falar de volumes de água muito reduzidos, aconselho a teres muita atenção na hora de alimentar, não deixes ficar comida no fundo. E tenta retirar um pouco de água o mais frequentemente possível, aspirando o fundo . (com uma mangueira através da gravidade metes a mangueira a puxar água para um ponto abaixo do aquário, sabes o que digo?)

 

Podes ainda arranjar umas plantitas flutuantes para meteres no teu aquário, que ajudam a limpar os compostos nocivos e estabilizar água. (Eu posso-te as arranjar, tenho aqui uma parte para deitar fora)

 

E olha, boa sorte com o bicho. O assunto de trocar o aquário, é neste momento muito importante, para este betta, ou para outro que venhas a ter.

 

Cumprimentos.

 

Editado: eu sou suspeito, eu também apanho minhocas (não as gordas, as mais finas), e dou aos meus escalares. MAs quero te avisar que ao estarmos a dar estas "prendas" pudemos estar a comprometer os bichos. Muitas vezes estes insectos trazem com eles parasitas que podem causar doenças nos peixes. Normalmente causam fezes brancas, que é sinal de problemas internos.

 

Já agora, como estão as fezes do teu betta?

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Vanessa, antes de mais Parabéns, uma aquariofilista da nossa zona a manifestar-se no fórum, coisa rara .

 

Pah, tamos mal, as lojas que temos em Torres Vedras são atentados á saúde dos peixes. Por exemplo, na agriloja, é comum ver Holocaustos nos aquários de exposição. COm isto, é para te alertar a que quando compres um peixinho, tenhas muito cuidado para não comprares já peixes doentes.

 

O teu aquário não deve ter termostato, como tal aconselho-te a colocá-lo numa divisão o mais quente e mais estável possível, da casa. Para minimizar as variações de temperatura.

 

Outra coisa que podes fazer ainda hoje, é ires á Vodafone, e pedires uma Caixa de Telemóvel, daquelas de plástico quadradas. TÊm cerca de 5 litros. O que é 3 vezes mais agua que a que tens neste momento.

 

Se te arranjarem uma sem riscos, ficas muito bem, pois aquilo é bem transparente (se calhar até tens alguma ai por casa).

Tenta arranjar duas, para o caso dessa se estragar, teres uma para colocar rapidamente.

 

Outra coisa muito importante, como estamos a falar de volumes de água muito reduzidos, aconselho a teres muita atenção na hora de alimentar, não deixes ficar comida no fundo. E tenta retirar um pouco de água o mais frequentemente possível, aspirando o fundo . (com uma mangueira através da gravidade metes a mangueira a puxar água para um ponto abaixo do aquário, sabes o que digo?)

 

Podes ainda arranjar umas plantitas flutuantes para meteres no teu aquário, que ajudam a limpar os compostos nocivos e estabilizar água. (Eu posso-te as arranjar, tenho aqui uma parte para deitar fora)

 

E olha, boa sorte com o bicho. O assunto de trocar o aquário, é neste momento muito importante, para este betta, ou para outro que venhas a ter.

 

Cumprimentos.

 

Editado: eu sou suspeito, eu também apanho minhocas (não as gordas, as mais finas), e dou aos meus escalares. MAs quero te avisar que ao estarmos a dar estas "prendas" pudemos estar a comprometer os bichos. Muitas vezes estes insectos trazem com eles parasitas que podem causar doenças nos peixes. Normalmente causam fezes brancas, que é sinal de problemas internos.

 

Já agora, como estão as fezes do teu betta?

 

 

 

Huhuhu alguem de TORRES VEDRAS :smile2:

 

Pois é, a nossa zona é muito pouco rica no que toca ao aquarismo --'

Eu ainda não experimentei ir à Agriloja ver o que tem lá para peixes, mas estou a fazer conta de ir lá um dia destes :D

 

Por acaso não tenho nenhuma caixa dessas da vodafone porque como ficam a ocupar espaço, nunca me lembrei que podia servir de aquário xD

 

Mas daqui a sensivelmente 2 meses vou receber como prenda de anos um aquario de 10 ou 20 litros (conforme os preços, qualidade e o que mais compensa comprar) por isso acho que o meu peixinho aguenta até lá neste mini-aquário ;)

 

As rações que dou são em flocos, por isso acho que ele defeca bem e várias vezes. As fezes estão castanhas xD

 

Obrigada ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Huhuhu alguem de TORRES VEDRAS :smile2:

 

Pois é, a nossa zona é muito pouco rica no que toca ao aquarismo --'

Eu ainda não experimentei ir à Agriloja ver o que tem lá para peixes, mas estou a fazer conta de ir lá um dia destes :D

 

Por acaso não tenho nenhuma caixa dessas da vodafone porque como ficam a ocupar espaço, nunca me lembrei que podia servir de aquário xD

 

Mas daqui a sensivelmente 2 meses vou receber como prenda de anos um aquario de 10 ou 20 litros (conforme os preços, qualidade e o que mais compensa comprar) por isso acho que o meu peixinho aguenta até lá neste mini-aquário ;)

 

As rações que dou são em flocos, por isso acho que ele defeca bem e várias vezes. As fezes estão castanhas xD

 

Obrigada ;)

 

2 meses, ainda é algum tempo . mas tu é que sabes, era só uma alternativa para dares uma melhor casa ao rapaz .

 

Em Outubro as temperaturas já estão um pouco baixas , vamos lá ver se ele aguenta as variações de temperatura até lá, principalmente de noite.

 

É que quanto menor o volume de água mais subitamente ela desce de temperatura, o que é um pouco agressivo para os Bettas, eles são animais de temperaturas quentes a valer :D

 

Moras mesmo, na cidade de Torres Vedras, ou imediações?

 

EDitado: Não tens nada de agradecer ;)

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 meses, ainda é algum tempo . mas tu é que sabes, era só uma alternativa para dares uma melhor casa ao rapaz .

 

Em Outubro as temperaturas já estão um pouco baixas , vamos lá ver se ele aguenta as variações de temperatura até lá, principalmente de noite.

 

É que quanto menor o volume de água mais subitamente ela desce de temperatura, o que é um pouco agressivo para os Bettas, eles são animais de temperaturas quentes a valer :smile2:

 

Moras mesmo, na cidade de Torres Vedras, ou imediações?

 

EDitado: Não tens nada de agradecer ;)

 

 

 

Ele vai aguentar, se Deus quiser ;)

Uma prima minha tem um Betta à 5 anos num aquário igual ao meu e tem aguentado tudo e mais alguma coisa, por isso pode ser que o meu seja também um sortudo :D

 

Eu moro entre Torres Vedras e Santa Cruz ;)

 

Hehe claro que tenho de agradecer, só pelo facto de um Torriense ter respondido :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele vai aguentar, se Deus quiser :D

Uma prima minha tem um Betta à 5 anos num aquário igual ao meu e tem aguentado tudo e mais alguma coisa, por isso pode ser que o meu seja também um sortudo :D

 

Eu moro entre Torres Vedras e Santa Cruz :)

 

Hehe claro que tenho de agradecer, só pelo facto de um Torriense ter respondido :D

 

 

LOOOL. Não concordo muito com isso, até porque há bettas e bettas. Mas pronto, desejo-te boa sorte ;)

 

Pois, eu moro ao contrário, para o lado da Merceana.

 

se quiseres as plantas avisa, eu costumo ir para Torres tirar a carta, posso levar comigo .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOOOL. Não concordo muito com isso, até porque há bettas e bettas. Mas pronto, desejo-te boa sorte :D

 

Pois, eu moro ao contrário, para o lado da Merceana.

 

se quiseres as plantas avisa, eu costumo ir para Torres tirar a carta, posso levar comigo .

 

 

Tipo eles até são mais resistentes do que se possa pensar :)

 

Eu também ando a tirar a carta por isso também costumo ir a Torres, então até pode ser que venha recorrer às tuas plantas quando tiver o meu aquário novo, porque neste não tenho espaço para nada xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tipo eles até são mais resistentes do que se possa pensar :)

 

Eu também ando a tirar a carta por isso também costumo ir a Torres, então até pode ser que venha recorrer às tuas plantas quando tiver o meu aquário novo, porque neste não tenho espaço para nada xD

 

Eu sei, eu tenho um casal de Bettas num aquário de 45 litros, e digo-te, já tive numa caixa vodafone, num aquario de 9 litrinhos, e agora neste aquário eles estão muito melhores.

 

super activos e gordos.

 

Quanto melhores condições lhes damos, melhores eles vivem, menos adoecem, e claro mais nós gostamos de os ter. Numa caixa vodafone eles já podem nadar, e as plantas que te falo têm espaço para estar.

 

A planta que estava a dizer é Foxtail, fica a flutuar e não precisa de mais nada. Além disso os bettas gostam de ficar deitados nela, á superficie a respirar. Os meus fazem isso com outras plantas, e faziam quando os tinha com esta.

 

Agora só tenho esta planta com guppys, uma coisa que os bettas gostam é de alevins de guppys ehehe

 

Andas em que escola de condução?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei, eu tenho um casal de Bettas num aquário de 45 litros, e digo-te, já tive numa caixa vodafone, num aquario de 9 litrinhos, e agora neste aquário eles estão muito melhores.

 

super activos e gordos.

 

Quanto melhores condições lhes damos, melhores eles vivem, menos adoecem, e claro mais nós gostamos de os ter. Numa caixa vodafone eles já podem nadar, e as plantas que te falo têm espaço para estar.

 

A planta que estava a dizer é Foxtail, fica a flutuar e não precisa de mais nada. Além disso os bettas gostam de ficar deitados nela, á superficie a respirar. Os meus fazem isso com outras plantas, e faziam quando os tinha com esta.

 

Agora só tenho esta planta com guppys, uma coisa que os bettas gostam é de alevins de guppys ehehe

 

Andas em que escola de condução?

 

 

 

Pois acredito que gostem dessas plantas, quando tiver o meu aquário a sério tenho de pensar nessas coisas :)

 

Ando na estrela e tu?

Editado por Vanessa Franco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.