Bomba de ar, sim ou não?


Recommended Posts

Olá, se me puderem ajudar agradeço.Tenho um aquário de 120 litros, com discus rqamirezis, bótias um synodontis, e coridoras, devo meter uma pedra difusora? Li que os discus gostam de muito oxigénio, as plantas que tenho são valisnérias, um tronco com anúbias, égeria densa, Limnophila sessiflora e uma que se não é Echinodorus tenellus é parecidissima. Não uso CO2, mas meto fertilizante liquido volta e meia.

Caso achem que deva meter devo desliga-la de noite ou não?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que filtro tens ? externo ?

 

Levanta o tubo que " manda fora a água " de forma a que mantenha contacto com o " AR " quando tiver a cair assim leva-te o Oxigénio ao cair dentro de água e movimenta-te a água.

 

Parece confuso lol :rolleyes:

Sempre me disseram que a bomba de ar , não dá oxigénio ao aquario ... até pelo contrario retira com mais rapidez o oxigénio da agua através das bolhas constantes que produz.

 

Tenho discos e utilizo esse metodo do tubo da eheim externo um pouco acima do nível da água .. e até agora nem 1a morte :smile2:

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

também uso esse metodo, quer os filtros internos, quer os externos e os de cascata permitem oxigenar um aquario perfeitamente. Basta que este seja capaz de mexer a superficie do aquario, criar ondas, ou seja continua silencioso, se se quer por uma cascata também é optimo para oxigenar, e cria um som relaxante, mas pode fazer salpicos. Isto é optimo para os peixes, para bacterias boas detritivoras (previnem algas) e as bacterias do ciclo (tratam as fezes).

 

A bomba de ar é um produto completamente desnecessário. Mas a oxigenação deve ser mais garantida à noite, pois de dia, esse aquario tem produção de oxigenio devido às plantas( luz e fertilização garantidas). Logo é o inverso do que pensas... à noite as plantas não produzem oxigenio, consomem em conjunto com os peixes. contudo é um produto desnecessário como disseram acima, o filtro faz também esse serviço e bem!

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo plenamente.

 

O que é mais saudavel ? aspiração do ar por uma máquina e envia-lo por um tubo para dentro de um aquário .. ou utilizar a saída da própria agua já filtrada em conjunto com o ar normal ( que não sofreu qq alteração ) para dar oxigénio durante 24H ao aquario ?

 

( posso estar a dizer um granda barbaridade , peço desculpa às pessoas que são apolegistas das bomba de Ar .. mas .. a meu ver não é o ideal :)

 

Abraço e boa pescaria !!! :)

Editado por Hugo R. Silva
Retirar quote desnecessário. Utilizem o botão "ADIC. RESPOSTA" e não o botão "RESPONDER". Ass. HRS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não concordo que a bomba de ar seja um produto desnecessário, em certos casos pode ser útil, pois com discus já sabemos que as temperaturas da água são elevadas, e que quanto mais elevada a temperatura da água menos quantidade de oxigénio terá.

 

Logo em determinados casos em em tratamentos de doenças um extra para oxigenar a água pode ser muito útil.

 

Claro que isto é só o meu ponto de vista, cada um tem o seu.

 

(Eu tenho mas não está a ser utilizada).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há muitos metodos para oxigenar a água, sejam plantas, ondulação da superficie pelo filtro, efeito cascata pelo filtro, e a propria superficie do aquario (quanto maior em largura e comprimento melhor). As trocas gasosas entre o ar e a água são assim incentivadas.

 

O2

~~~~~~~~ ao ondulares a água aumenta a superficie de contacto da água com o ar, aumentando assim as trocas gasosas.

água

 

Se contudo tens temperaturas elevadas 30-32C e queres mais O2 fazes a cascata.... claro que a potencia do filtro importa, filtros fracos em L/H têm menor capacidade de oxigenação.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.