Aquário Plantado "Plenitude" C/Fotos e Vídeos!


Lord Paulus Cobris

Recommended Posts

Olá Paulo. O aquário continua com bom ar. Agora com o material novo só falta mesmo um CO2 pressurizado para que isso bombe com força. Não achas que terás fauna a mais? Se bem que quem sou eu para comentar excesso de fauna quando o meu tá a abarrotar e ainda falta gente ;)

 

PS:Redimensiona é as fotos, assim a página abre muito mais rápido :)

 

 

Boas Nuno!

 

Obrigado pelo comentário!

Co2 Pressurizado não devo meter... Vou-me manter com este em Lata que até ver tem dado bons resultados!

Em relação á Fauna, parece não é?, mas na verdade o aquário tirando alguns peixes maiorzitos, até nem está muito ocupado... Tens ali só os Rasbora Galaxy e os Cardinais que são de cardume...

A alteração do layout permite muito mais espaço para todos...

 

E claro um bom comunitário que se preze tem que ter bastante variedade de peixinhos!

 

Em relação ás fotos as novas já vão vir num formato mais compacto... no entanto não posso reduzir muito mais, senão perde o detalhe do que se quer ver...

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 156
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas Lord Paulus Cobris,

gostei do que fizeste, acho que agora o teu Plenitude está mais amplo, digamos que tem mais Amplitude :) , com mais espaço para os teus peixes nadarem, continuo a achar que tens o aqua sobrepovoado. Acho que devias ter deixado os dois filtros a trabalhar em simultâneo durante umas semanas até o novo ganhar as famosas colónias de bactérias nitrificantes, colocas-te as matérias filtrantes do filtro antigo neste novo? era bom teres feito isso, a filtragem biológica é muito importante em aquas com muitos peixes.

Boa sorte e continuação.

Cumps.

 

Boas Nautilex!

Obrigado pelo comentário! ;)

 

Realmente o Plenitude tem agora mais amplitude hehehe... Está mais espaçoso, tirei muita pedra deixando apenas uma gruta ao meio (que está plantada atrás...).

Parece que está não é... mas na verdade é que os peixes andavam todos cá por baixo... a meio e no topo estava vazio...

 

Em relação ao filtro, realmente foi falta de ideia... Não meti as biobolas no novo... ai ai ai... No entanto meti bacterias boas com o "bacterlife"... Para já os valores mantem-se bem...

Claramente que este filtro é bastante superior ao interno que tinha... :D

 

Obrigado e mais comentários aguardam-se!

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Tenho a dizer que ao principio nao tava a gostar muito das pedras vulcanicas mas a verdade é que a maneira como disposeste as pedras e as plantas ficou muito bom.

 

Parabens, fiquei a pensar em tentar algo do genero.

Abraço.

ichthus.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá mesmo muito bonito o aquário, gostei de veres da evolução do mesmo ... Muita dedicação :)

 

Na minha opiniao tá a faltar uma zona de tapete verde :smilecolros:

 

Enviei PM .

 

Boas!

Obrigado pelo comentário...

 

Tenho estado a pensar se valerá a pena meter a dita "relva" na parte da frente, tapando a areia... É capaz até de ficar interessante.

 

Tenho mais algumas actualizações para o projecto... mais uma nova planta que veio dar uma cor muito interessante ao mesmo,

A iluminação superior está a ter os seus efeitos nas plantas...

 

O topo do aquário, tem agora duas tampas de correr feitas em vidro, pelo meu amigo Rui da VidroMoldura.

E algumas alterações na fauna do mesmo!

 

Estou a contar em breve actualizar com novas imagens e filmes, só não o fiz ainda por dois motivos...

 

- Falta de tempo (pois ando cheio de trabalho)

- A nova câmara ainda não chegou...

 

De qualquer forma estejam atentos ao tópico!

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho a dizer que ao principio nao tava a gostar muito das pedras vulcanicas mas a verdade é que a maneira como disposeste as pedras e as plantas ficou muito bom.

 

Parabens, fiquei a pensar em tentar algo do genero.

Abraço.

 

Boas!

Obrigado pelo comentário!

 

Sim a rocha vulcânica tem algumas vantagens e fica sempre bem com areia clara (á quem goste de areia escura com um red moor ou rochas mais claras).

Sendo uma rocha inerte, não nos altera os valores de ph, sendo que acaba por ser uma mais valia.

 

O facto de ser muito porosa é também muito bom para o musgo sendo que se agarra muito bem á rocha.

Nesta última actualização, removi muita rocha, tendo deixado apenas uma ilha central com grutas para os peixes mais tímidos se esconderem.

Replantei mais, e agora estou á espera de cobrir todo o fundo com as plantas que estão a crescer.

 

Penso que vão gostar muito de ver o projecto quando agora o actualizar aqui.

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Gostei bastante da disposição das rochas, plantas e realmente o contraste de cores está interessante!

 

Não se pode dizer que tenho experiência nestas andanças (apesar de já ter tinho 1 aqua 2 anos), mas tenho lido bastante sobre o assunto.

Recentemente montei um aqua 100x40x50 e apesar de ter estado inclinado para colocar tubarões bala, cheguei à conclusão que nem 1 nem 2 devo colocar, simplemente por crescerem demasiado. Conforme tu já admitiste fez parte da aprendizagem, que sabe mais tarde vais ter 1 aqua maior para lhes dares o espaço min. necessário que merecem.

 

Tenho 1 filtro igual ao teu Ecco 300, penso que estamos bem servidos de filtro, vamos ver...

A rocha vulcanica ajudou na manutenção do ciclo do azoto após teres tirado o outro filto, pois devem estar carregadas de bacterias. Em relação a TPA penso que por teres mt fauna e conforme tu proprio dizes algumas algas, devias mudar 15-20% agua 2x por semana e mexer no filtro apenas 1x mes. Mudar 10% p/semana com tanto peixe penso que será insuficiente. Se continuares a mudar 10% semana penso que daqui por 1-2meses tens o aquario mt verde pelo pior motivo. E depois para corrigires rápidamente são necessarias medidas drasticas (TPA 30-40%) em intervalos curtos.

No teu caso prevenia em vez de ter que remediar mais tarde. (é só a minha opinião de "treinador de bancada") :)

 

Eu tinha CO2 lata manual, esta semana instalei o kit JBL u402 com valvula solenoide (penso que o custo extra em relação ao u401 sem valvula solenoide) para além de manter o aqua mais equilibrado pois não liberta CO2 com a luz apagada (qd as plantas tb produzem), poupa bastante no consumo e no longo prazo acaba por amortizar o investimento.

 

Dá um salta ao meu e vê se me consegues ajudar com o nome das plantas que me faltam identificar :)

 

Abraço

Rui

Editado por leonix00
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Gostei bastante da disposição das rochas, plantas e realmente o contraste de cores está interessante!

 

Não se pode dizer que tenho experiência nestas andanças (apesar de já ter tinho 1 aqua 2 anos), mas tenho lido bastante sobre o assunto.

Recentemente montei um aqua 100x40x50 e apesar de ter estado inclinado para colocar tubarões bala, cheguei à conclusão que nem 1 nem 2 devo colocar, simplemente por crescerem demasiado. Conforme tu já admitiste fez parte da aprendizagem, que sabe mais tarde vais ter 1 aqua maior para lhes dares o espaço min. necessário que merecem.

 

Tenho 1 filtro igual ao teu Ecco 300, penso que estamos bem servidos de filtro, vamos ver...

A rocha vulcanica ajudou na manutenção do ciclo do azoto após teres tirado o outro filto, pois devem estar carregadas de bacterias. Em relação a TPA penso que por teres mt fauna e conforme tu proprio dizes algumas algas, devias mudar 15-20% agua 2x por semana e mexer no filtro apenas 1x mes. Mudar 10% p/semana com tanto peixe penso que será insuficiente. Se continuares a mudar 10% semana penso que daqui por 1-2meses tens o aquario mt verde pelo pior motivo. E depois para corrigires rápidamente são necessarias medidas drasticas (TPA 30-40%) em intervalos curtos.

No teu caso prevenia em vez de ter que remediar mais tarde. (é só a minha opinião de "treinador de bancada") :)

 

Eu tinha CO2 lata manual, esta semana instalei o kit JBL u402 com valvula solenoide (penso que o custo extra em relação ao u401 sem valvula solenoide) para além de manter o aqua mais equilibrado pois não liberta CO2 com a luz apagada (qd as plantas tb produzem), poupa bastante no consumo e no longo prazo acaba por amortizar o investimento.

 

Dá um salta ao meu e vê se me consegues ajudar com o nome das plantas que me faltam identificar :)

 

Abraço

Rui

 

Boas Rui!

Desde já obrigado pelo teu comentário!

 

Efectivamente os tubarões bala crescem um pouco, no entanto é possível "atrofiar" o crescimento do mesmo para uns níveis menores.

Ao limitares o espaço disponível + colocares mais fauna, irás efectivamente atrofiar o crescimento do mesmo (ou pelo menos atrasares consideravelmente o crescimento deles).

 

Digo-te os Bala são dos peixes que eu mais gosto no aquário... Tem personalidade e são muito engraçados... Conforme eles agora estão a crescer começam a parecer mesmo tubarões!

Se puderes comprar 1 ou 2 pequenos, recomendo-te a o fazer.

 

Em relação ao filtro externo, concordo estes Eheim Ecco Pro 300, são excelentes filtros de nova geração. Gostei da simplicidade de manutenção e a capacidade filtrante dele.

É silencioso e com bastante capacidade.

Comprei á dias algo que achava que ali faltava... A bengala onde a água faz o retorno, torna a corrente muito agressiva (espalhando a comida para todo o lado, muitas vezes indo a mesma logo para o filtro).

Comprei uma flauta de dispersão, que agora está ligada á entrada da agua no aqua. Para anular a circulação e movimentação de superfície ao máximo, virei a flauta para o vidro, batendo no mesmo e indo para baixo pelo vidro.

A agua torna-se agora mais calma e permite que os peixes possam andar mais confortavelmente pelo topo do aquário.

 

Em relação á rocha vulcânica, escolhi a mesma por alguns motivos...

 

a) Areão claro, ficando bem o contraste.

b) Alta porosidade da rocha permite a criação de colónia de bactérias, o que acaba por proteger o aquário de picos de amónia ou nitritos

c) Ser inerte, não alterando os valores de ph

 

Em relação ás TPA, normalmente retiro 10L e reponho 15L (pois tenho alguma evaporação durante a semana). Portanto nesse aspecto tenho essa situação precavida.

Para combater as algas, comprei 4 Ottos do Orinoco que me fazem a limpeza das plantas e rochas, comendo as algas! :)

 

Em relação ao CO2, o meu nem tem sido muito consumido, visto que tenho alguma fauna que me deve dar a maior parte do co2 para a agua, sendo esse aproveitado pelas plantas!

Alias as mesmas desde que mudei a iluminação, crescem como se não houvesse amanha... tenho até dado plantas a um amigo meu que está a começar um plantado também.

 

Problemas que eu quero resolver, é mudar o teste de CO2 do que eu tenho (que é uma valente porcaria) que é o do chapéu de "mágico", para o teste mais fiável da Ellos.

Em breve também vou passar a fertilizar com o Ellos Planta 1 e Planta 2, que segundo o que me indicaram é dos melhores fertilizantes do mercado... Se o é ou não, eu não sei, tou a acabar com o PlantGro e logo vejo depois.

 

Obrigado e um abraço,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas a Todos!

Finalmente recebi a bendita da nova máquina fotográfica!

 

Muitas coisas aconteceram no meu aquário, desde que fiz a última actualização!

Desde alterações na flora e no layout do mesmo (para lhe tirar um pouco o aspecto de "canteiro").

E também alterações na própria fauna...

 

Com algumas entradas interessantes, mas também algumas baixas... (morreu-me um dos meus tubarões bala :) sniff sniff...).

 

De qualquer forma a qualidade e estabilidade da agua, melhorou muito depois que comecei a implementar novos procedimentos de manutenção...

O próprio sistema de filtragem é bastante acima do que tinha, sendo que na verdade agora está tudo muito mais estavel.

 

Apesar de estar satisfeito com a combinação: AquaGro + Potássio, resolvi começar a usar: Elos Planta 1 + Planta 2, em conjunção com o CO2.

Esta combinação associada á melhor iluminação, tem dado optimos resultados, com as plantas a florescerem e a macandra que esteve quase morta, a começar a rebentar de novo!

 

Da fauna nova que entrou no aquário (Tetras do Congo, Neon Chines, Ottos), quero realçar um peixe peculiar que me apaixonei...

O peixe Faca! O mesmo é bastante peculiar e além de estar nas fotos, podem-no ver a ondular no filme!

 

Espero que gostem desta nova actualização e comentem sobre o mesmo...

 

Abaixo segue o filme em HD (da nova máquina) e também as fotos...

Lamento a enorme perca de qualidade da conversão do filme pelo youtube (o filme original não tem pixelização).

 

Aquário Plenitude HD: Um novo olhar... 08-11-2010:

 

 

Fotos 08-11-2010:

 

dscf1006filtered.jpg

 

dscf1007filtered.jpg

 

dscf1008filtered.jpg

 

dscf1009filtered.jpg

 

dscf1010filtered.jpg

 

dscf1011filtered.jpg

 

dscf1012filtered.jpg

 

dscf1013filtered.jpg

 

dscf1016filtered.jpg

 

dscf1017filtered.jpg

 

dscf1018filtered.jpg

 

Espero que gostem...

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Noites,

 

Por alguma razão estranha não consigo editar o meu primeiro post, para actualizar as imagens e as datas...

 

Se alguém da moderação puder ver essa situação agradecia...

 

Depois de resolvido podem remover este meu post.

 

Obrigado e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Noites,

 

Por alguma razão estranha não consigo editar o meu primeiro post, para actualizar as imagens e as datas...

 

Se alguém da moderação puder ver essa situação agradecia...

 

Depois de resolvido podem remover este meu post.

 

Obrigado e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

 

Boas!

Agradeço ao Hugo, pela atenção na alteração do título do tópico...

 

Só lamento que ao fim de 3 meses deixemos de poder editar o tópico inicial...

 

Obrigado e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas a Todos!

Devido a compromissos de trabalho e vida pessoal, não me tem sido possível vir ao fórum e actualizar o meu projecto.

 

No entanto muitas alterações foram realizadas no mesmo...

 

Desde o layout (que foi desbastado de rocha vulcânica), á introdução de "red moor", alguma nova Flora e Fauna...

O "plenitude", está aos poucos a se tornar num projecto maduro e com alguma qualidade.

 

Apesar de estar a lutar contra algumas algas que se introduziram no aquário (em especial na madeira), penso que o resultado actual é bastante positivo (em breve vou usar o Esha Protalon para eliminar de uma vez por todas as algas).

 

Andei também a trocar de máquinas fotográficas... Tenho passado de uma Fuji S1600, para uma Fuji AX200. Mas como eu vou querer algo mesmo bom para as férias, resolvi comprar uma compacta/travel de topo.

E assim comprei a Sony HX5V, alem de ter umas ópticas excelentes, já me grava em full HD 1080i.

 

E foi com essa mesma máquina que tirei algumas fotos (ainda com tudo em automático) e um pequeno filme em Full HD do aquário.

 

Espero que gostem e que comentem! :)

 

Aquário Plenitude - Anno 2011 - 01-03-2011:

 

Filme:

 

 

Fotos:

 

dsc00002xp.jpg

 

dsc00003ub.jpg

 

dsc00004xg.jpg

 

dsc00005ou.jpg

 

dsc00007hx.jpg

 

Espero que gostem e que comentem! :)

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

Editado por Lord Paulus Cobris
assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

 

Bem que grande mudança... E para muito melhor, mesmo. Ficou com um ar bastante natural e wild.

 

Esse tronco é muito porreiro.

 

Só acho que devias mudar a Limnophila que está ao centro. Quando ela crescer vai tapar o tronco.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

 

Bem que grande mudança... E para muito melhor, mesmo. Ficou com um ar bastante natural e wild.

 

Esse tronco é muito porreiro.

 

Só acho que devias mudar a Limnophila que está ao centro. Quando ela crescer vai tapar o tronco.

 

Abraço

 

Boas!

Obrigado pelo comentário...

Efectivamente está melhor agora, até com a "agua velha" dá-lhe um look mais natural.

Aquilo são na verdade 2 metades juntas dai ter dado aquele efeito no tronco.!

 

Em relação á planta, eu vou podar aquela sempre curta, e vou replantar á volta do tronco... :)

 

Obrigado mais uma vez pelo comentário! :)

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estou a perceber a ideia. Mas acho que conseguirias um melhor efeito se optásses por uma planta de médio plano, tipo uma Cryptocorine ou uma Blyxa. O que achas?

 

Abraço

 

Boas!

Pois,realmente ficaria melhor, no entanto eu só meti aquelas ali, porque me foram dadas por um colega de uma poda que ele fez no aquário dele :)

 

E como de graça acabei por plantar por várias partes do aqua! :)

Tenho que plantar ainda mais para roubar os nutrientes ás algas. :)

 

BTW que achaste dos peixes? Meti recentemente um ciclidio anão, pensando que não iria dar... mas deu!! :)

 

Obrigado e um abraço,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho que plantar ainda mais para roubar os nutrientes ás algas. :)

 

BTW que achaste dos peixes? Meti recentemente um ciclidio anão, pensando que não iria dar... mas deu!! :)

 

 

Boas,

 

Para roubar nutrientes às algas e, considerando a tonalidade da água que tens, acho que ficava aí a matar uma planta flutuante: (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] Stratiotes. Com aquelas raizes dava um efeito muito porreiro ;)

 

Os escalares estão bem grandinhos, vê-se que estão bem tratados ;)

Por acaso reparei no Ramirezi, eheh... Não tens tido problemas? Qual o pH da água? Gosto muito desses meninos ;) Se não fossem os camarões, já tinha um casal no meu aqua.

 

A Limnophila é uma planta que cresce mesmo muito. E para além disso tem um modo de propagação que eu desconhecia: também se propaga através de runners. Dá um jeitinho nos pés que tens e vais ver que o aquário fica logo com outro ar ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para roubar nutrientes às algas e, considerando a tonalidade da água que tens, acho que ficava aí a matar uma planta flutuante: (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] Stratiotes. Com aquelas raizes dava um efeito muito porreiro ;)

 

Os escalares estão bem grandinhos, vê-se que estão bem tratados ;)

Por acaso reparei no Ramirezi, eheh... Não tens tido problemas? Qual o pH da água? Gosto muito desses meninos ;) Se não fossem os camarões, já tinha um casal no meu aqua.

 

A Limnophila é uma planta que cresce mesmo muito. E para além disso tem um modo de propagação que eu desconhecia: também se propaga através de runners. Dá um jeitinho nos pés que tens e vais ver que o aquário fica logo com outro ar ;)

 

Abraço

 

Boas!

Realmente a planta deverá ficar muito fixe, o problema será se me corta muito a luz que passa para baixo.

Em relação ao meu ph, o meu é bastante baixo... entre os 5.8 e os 6.0, sendo ideal para os ciclideos americanos (os do sul), escalares, discus, etc...

Já tentei ter aqui camarões e lagostins mas não se aguentam... Caracóis idem.

 

O que me cresce muito são os "cogumelos", expandem-se na horizontal por baixo da areia (ás vezes saem para cima), conto daqui a uns tempos ter o chão cheio de "cogumelos".

 

Aproveito para pedir ajuda para a erradicação destas algas que abaixo deixo o link:

 

- http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=175227

 

Obrigado e um abraço,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Podes colocá-la só num cantinho do aqua e controlando o seu crescimento. Ao que parece é uma óptima aquisição para "papar" nutrientes em excesso ;)

 

Com esse pH, os teus peixes devem sentir-se mesmo muito bem ;) Só é pena que os camarões e caracóis não se adaptem tão bem...

 

"Cogumelos"?? Isso é o que? Aquela planta pequenina? Qual o nome dela? (Marsilea qualquer coisa?)

 

Já tinha visto esse tópico e já lá coloquei um link que poderá ajudar a combater essa e outras algas.

 

Abraço

 

P.S.: Passa no meu e diz-me o que achas ;) (link na assinatura)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Podes colocá-la só num cantinho do aqua e controlando o seu crescimento. Ao que parece é uma óptima aquisição para "papar" nutrientes em excesso ;)

 

Com esse pH, os teus peixes devem sentir-se mesmo muito bem ;) Só é pena que os camarões e caracóis não se adaptem tão bem...

 

"Cogumelos"?? Isso é o que? Aquela planta pequenina? Qual o nome dela? (Marsilea qualquer coisa?)

 

Já tinha visto esse tópico e já lá coloquei um link que poderá ajudar a combater essa e outras algas.

 

Abraço

 

P.S.: Passa no meu e diz-me o que achas ;) (link na assinatura)

 

Boas!

Vou ver então se arranjo dessas plantas! :)

Pois... morrem-me todos...

 

Os "cogumelos" são aquelas pequenas folhas que tenho rasteiras... Aquilo cresce como se não existisse amanha.. o nome é que já não me lembro.!

 

Vou ver agora o teu projecto.

 

Obrigado e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tenho uma dose dessa planta encomendada ;)

Ainda manténs o nano?

 

Esses "cogumelos" são Hydrocotyle (neste pc já consegui ver melhor as fotos), é uma planta bastante fixe.

 

Obrigado por teres passado por lá.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquario muito giro estava a ficar com muitos habitantes mas vi que mudaste pessoalmente gostava mais antes mas mesmo assim continua bom. Ainda tens a faca?

Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquario muito giro estava a ficar com muitos habitantes mas vi que mudaste pessoalmente gostava mais antes mas mesmo assim continua bom. Ainda tens a faca?

Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.