Morte de Plecostomus


bokasanta

Recommended Posts

Antes de mais, espero estar na secção correcta.

 

Hoje à tarde quando cheguei a casa deparei-me com um cenário que não esperava, o peixe mais antigo cá de casa esava morto. Um plecostomus com 5 anos e meio e 17 cm de comprimento.

Depois de googlar um pouco não encontrei resposta à minha pergunta. Ou seja quantos anos pode um plecus viver +-?

Não encontro explicação, porque tenho sempre todos os valores da água controlados, os outros peixes estam normais. Será que seria a temperatura da água?

É que o termometro exterior do aqua marcava 32º embora o termostato esteja regulado para 26º.

Agradecia que alguém me tirasse estas duvidas porque a tristeza, essa ninguém me a tira.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

nao esqueça que o termostato estar regulado pra tal temperatura, nao quer dizer que apenas estara a agua a essa msm temp, pois as condiçoes da temp do ar tambem influencia, ou seja, tal como o frio do inverno arrefece as aguas dos aquas, o calor do verao...

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um pleco vive de 10 a 15 anos.

 

não terá morrido de alguma doença? o aqua era de que tamanho?

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tinhas movimentação da água à superficie ou plantas no aquário? Estou a pensar que o peixe pode ter morrido por falta de oxigénio. A elevação da temperatura da água expulsa gases como o oxigénio da água.

 

32C por si só não deve matar um peixinho, quanto mais um pleco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um pleco vive de 10 a 15 anos.

 

não terá morrido de alguma doença? o aqua era de que tamanho?

 

O aqua é de 80 litros. Se foi doença não sei mas o comportamento e aspecto dele era normal.

 

tinhas movimentação da água à superficie ou plantas no aquário? Estou a pensar que o peixe pode ter morrido por falta de oxigénio. A elevação da temperatura da água expulsa gases como o oxigénio da água.

 

32C por si só não deve matar um peixinho, quanto mais um pleco.

 

A unica alteração que notei na água era a criação de alguma espuma à superficie na zona onde rebentam as bolhas da pedra difusora.

 

 

Já mudei metade da água do aqua. Agora deixo uma ultima pergunta: Devo alterar os 26º do termometro ou deixo ficar como está?

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deves baixar a temperatura no termoestato, o termoestato não indica a temperatura real muitas vezes, no verão tens que diminuir e no inverno aumentar.

 

aquario de 80L é pouco para um pleco.

 

estavas a adicionar CO2 caseiro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deves baixar a temperatura no termoestato, o termoestato não indica a temperatura real muitas vezes, no verão tens que diminuir e no inverno aumentar.

 

aquario de 80L é pouco para um pleco.

 

estavas a adicionar CO2 caseiro?

 

Obrigado pela dica dos 80l, acho que vou desta fez vou ficar sem pleco.

Se o co2 é caseiro não sei mas tenho uma bomba a "sugar" o ar da sala para dentro do aqua. Sei que não são termos muito tecnicos mas espero que dê para compreender.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais