bokasanta

Membro
  • #Conteúdo

    48
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por bokasanta

  1. Não tenho gouramis. Juntamente com os neons tinha, 1 bótia modesta 2 cory's e 2 bettas.
  2. Negativo, o aquario é fechado!
  3. O botia já tem uns bons 8 cm. Eu sei que eles são bastantes territoriais e este tem o seu canto reservado no aquario, mas daí a extreminar um cardume inteiro. Vai la vai...
  4. Olá a todos. Antes de mais espero estar a postar na secção certa. Aqui vai a minha história: Depois de algumas baixas (normais) no meu aquário acabei por ficar só com um botia modesta e dois corydoras. Perante este cenário resolvi comprar mais alguns peixes, que foram: 2 bettas e 5 neons. Fui aconselhado na loja a levar estas duas espécies na loja. Tudo correu bem cerca de um mês, até que há uns dias e durante a noite quatro dos cinco neons desapareceram do aquário. Quando digo “desapareceram” estou a falar num fenómeno tipo triângulo das bermudas… Já tirei toda a decoração, verifiquei todas as tubagens e filtros do aquário e nem uma espinha para contar a história. Será que alguém me pode elucidar sobre esta situação. Será que os bettas não se dão com neons? Obrigado desde já.
  5. Obrigado pelas dicas. Em relação à luz, tenho a luz programada para acender às 11.30 e deligar às 22.30, será que é tempo a mais? Posso garantir que o problema da luz solar directa não se coloca, já que o aqua está no lado oposto da janela da sala e o sol nunca chega lá. Um abraço
  6. Boas, desde há uns meses que tenho notado que as pedras do meu aqua aparecem cobertas de uma especie de verdete ou limo. A parte que está virada para cima fica completamente verde e ao passar o dedo é escorregadio. Estou desconfiado que possa ser o filtro, um "aqua box" ou será outro motivo? Desde já o meu obrigado às possiveis respostas.
  7. Obrigado pela dica dos 80l, acho que vou desta fez vou ficar sem pleco. Se o co2 é caseiro não sei mas tenho uma bomba a "sugar" o ar da sala para dentro do aqua. Sei que não são termos muito tecnicos mas espero que dê para compreender.
  8. O aqua é de 80 litros. Se foi doença não sei mas o comportamento e aspecto dele era normal. A unica alteração que notei na água era a criação de alguma espuma à superficie na zona onde rebentam as bolhas da pedra difusora. Já mudei metade da água do aqua. Agora deixo uma ultima pergunta: Devo alterar os 26º do termometro ou deixo ficar como está? Obrigado.
  9. Antes de mais, espero estar na secção correcta. Hoje à tarde quando cheguei a casa deparei-me com um cenário que não esperava, o peixe mais antigo cá de casa esava morto. Um plecostomus com 5 anos e meio e 17 cm de comprimento. Depois de googlar um pouco não encontrei resposta à minha pergunta. Ou seja quantos anos pode um plecus viver +-? Não encontro explicação, porque tenho sempre todos os valores da água controlados, os outros peixes estam normais. Será que seria a temperatura da água? É que o termometro exterior do aqua marcava 32º embora o termostato esteja regulado para 26º. Agradecia que alguém me tirasse estas duvidas porque a tristeza, essa ninguém me a tira. Obrigado.
  10. Obrigado RicardowD pela resposta. Por acaso o tinha algubs dos valores um pouco fora de escala , agora estou a tentar equilibrar principalmente o ph com mudas parciais e NO2. Mais uma vez obrigado.
  11. Boas. Tenho um Plecostumos com cerca de 4 anos e meio. Durante esta semana começou a apresentar nas barbatanas (em especial na dorsal) uma diminuição da membrana entre as espinhas que constituem a dita. Com a particularidade de nos sítios que está a desaparecer fica com uma orla branca. Uma mancha semelhante está também a aparecer ao longo da cauda. Será isto algum sintoma de doença? Ou apenas será um sinal de velhice? Já agora qual é a duração de um peixe deste género? Espero ter sido claro. Obrigado.
  12. Obrigado a todas as respostas. Depois de lê-as decidi mudá-lo para o mais pequeno quando adquirir mais dois para formarem um mini-cardume e como diz o Tugz vou dar asas à imaginação no grande.
  13. Pois o nome exacto também não sei chamo-o como quem me o vendeu o chamou. Aqui está uma foto.
  14. Boas crush O aqua leva 80 litros, e está montado à cerca de dois anos, mas os barbos só entraram nela à cerca de um ano. Só tenho um peixe devido a este ter aniquilado tudo o que nadava junto com ele.
  15. Respondendo às tuas perguntas, aqui vai: 1ª Os últimos peixes que tive no aqua foram barbos tigres e barbos azuis, gostava agora de mudar um pouco. 2ª Já me passou pela ideia de leva-lo ao armazém onde me abasteço regularmente mas já tenho este peixe à cerca de um ano e está grande e muito bem tratado com cores vivas e brilhantes o que me dá pena. 3ª Em relação ao comportamento. Comprei inicialmente um cardume de cinco barbos tigre mais um barbo azul que estava sozinho na loja com eles. São peixes muito sociáveis, em cardume, e muito activos. Em relação ao exemplar que me resta posso dizer que "aviou" quatro barbos tigre e o barbo azul. Já pensei pô-lo de "castigo" num pequeno aqua de 30 litros que tenho aqui encostado.
  16. Boas. Tenho um aqua em que neste momento só tenho um barbo tigre. Gostava de saber se existe alguma outra espécie que possa juntar a este exemplar sem que ele se torne muito agressivo. Já que não queria voltar a colocar mais barbos no aqua. Obrigado.
  17. Obrigado papillon, irei investigar outras espécies de barbos o que eu não queria era voltar a ter barbos tigre. Estou um pouco farto de riscas
  18. Boas, tenho um aqua de 100 litros. Onde de momento tenho: Um botia modesta (7 cm) Um plecus (15 cm) Um barbo tigre Um barbo azul (creio que se chama assim) Dois platydora costadus (3 cm cada um) O meu problema é que o barbo tigre dizimou um cardume de 5 barbos tigre e agora está a começar a "ratar" as barbatanas do barbo azul e o resultado será inevitavelmente a morte deste ultimo. Já pensei em coloca-lo de castigo num outro aqua (50l) que tenho cá em casa com neons, claro que trocava os neons de aqua. A minha duvida é a seguinte Ponho-o de castigo e adquiro mais uns neons para o aqua de 100l, ou junto outro tipo de peixes que se dão bem com os barbos? Espero ter sido claro. Obrigado.
  19. Boas. O meu caso é o seguinte. Ontem à noite já depois de as luzes do aqua apagarem. Ouvi um barulho como se um dos peixes batesse na tampa do aquário. Fui ver o que se passava e vou dar com um dos bótias palhaço literalmente em convulsões e a tentar enfiar a cabeça no areão. Esteve assim durante uns dois minutos e depois morreu. Será que alguém tem uma explicação para o acontecido? No aquário tenho: 1 plecus 3 bótias palhaço (agora 2) 1 bótia modesta 9 barbos tigre 1 caranguejo que nunca sai do filtro Obrigado.
  20. Boas, no meu aqua entre outros tenho três bótia palhaço. Foram todos introduzidos na mesma altura à cerca de 1 ano. Dois estão um espectáculo, com cerca de 5 cm e bem constituídos. Mas o terceiro desde à duas semanas começou a ficar cada vez mais magro e neste momento é só espinha e pele. a principio pensei seria uma questão territorial e os outros não o deixariam comer, mas não! Hoje deitei a comida habitual (comida de fundo da Elos) e reparei que ele anda no fundo a apalpar o areão sem conseguir comer nada, notei também que os seus olhos estão baços. Será cegueira ou outro tipo de doença que poderá estar na causa deste estranho comportamento? Obrigado.
  21. Boas, tenho uma pequena duvida que é a seguinte. Há cerca de dois meses resolvi montar o terceiro aqua cá em casa e para variar um pouco comprei areão negro para colocar nesse aqua. Agora tive necessidade de aspirar o fundo. E assim foi, meti mãos à obra e vai de aspirar mas qual foi o meu espanto quando vi que o areão me entupiu o aspirador e não consegui fazer nada daquilo. Gostava de saber se existe algum aspirador especial ou técnica para limpar este tipo de areão mais fino. Obrigado.
  22. Neste momento já estou a fazer tratamento com "Costapur" da Sera. Daqui a uns dias digo-vos se houve alterações. Mais uma vez obrigado a todos.
  23. Obrigado pela dica jpp, já parei com o sal. É que o meu plecus já tem 2 anos e meio e quase 17 cm se morrer vou ter muita pena.