Aquário Estável?


Recommended Posts

Boa tarde,

 

Estou farto de ler quase em todo o lado, "quando o aquário estiver estável" bla bla bla...

 

Como consigo saber isto? Como sei que já se formaram bacterias suficientes para combater a amonia?

 

Obrigado

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Em primeiro lugar tens que compreender que existe em qualquer aquário um ciclo de alterações químicas da água cujo o equilíbrio é bastante importante. A obtenção desse mesmo equilíbrio está dependente de muita coisa: do tamanho do aqua, a flora, a fauna, iluminação, o cuidado do proprietário com aqua, etc, etc, etc. :D

Pode-se chamar que um aqua está estável, quando os riscos de: morte de peixes, morte de plantas, poluição da água, perda de temperatura, etc, etc, etc :D estão controlados por nós. Daí a necessidade de obter água em condições, luz em condições ( se for um aqua plantado ), peixes em lojas de confiança e que sejam compatíveis, etc. bem esta é a minha modesta opinião. :P Existe mais pessoal com uma experiência muito maior que a minha que de certeza irão também dizer de sua justiça. Quando sabes que as bactérias podem combater estas alterações ( amónia, nitritos e nitratos )? Monta o aqua, deixa-o com tudo montado, sem peixes no inicio por um período nunca inferior a 15 dias ( pelo menos ), depois colocas um ou dois peixes resistentes para que então todo o ciclo se reforce e evolua. Então terás o teu aqua estável. Vai com calma e terás um bom sucesso. :wink:

Fica bem e boas festas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela tua explicação.

 

Estive a ler exactamente sobre o ciclo do azoto, a minha grande duvida é saber quando o "ciclo está completo ", como eles referem nesse documentos.

Basta apenas medir a quantidade de nitratos e amonia?Se a amonia for 0 e os nitratos altos quer dizer que tenho o ciclo completamente feito?

 

Como crescem as tais bacterias sem peixes e sem plantas?

 

Outra coisa tem a ver com um filtro de fundo, é essecial ter um destes num aqua 62*31*33? ou basta ter um interior?

 

Obrigado uma vez mais

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá :wink:

Olha milus quanto ao filtro de fundo, penso que poderás evitar colocá-lo pois era utilizado antigamente, agora existem sistemas mais actuais por exemplo: um filtro interno, coloca antes um desses em vez da placa de fundo. Esse aqua leva à volta de 60 litros, com decoração e afins, talvez te leve 50 litros. Para primeiro aqua, tem atenção, prepara-te para muitas aventuras, pois quanto mais pequeno for o aqua mais difícil a sua estabilização. Mas não te assustes. Nem deves assustar-te se usares o bom senso. Faz TPA’s regularmente, controla bem o numero de habitantes que colocas (os peixes irão crescer) e principalmente não alimentes muito os peixes: estarás a desequilibrar todo o sistema: mais alimentação = mais alimento que eles não comem = mais decomposição existe = mais sobem os níveis de intoxicação. Percebes? O tal equilíbrio que nós falávamos que tem que se manter num aqua.

Quanto às bactérias, elas vêm por exemplo no areão e vão surgindo com o tempo. Tens que dar tempo ao tempo. :D Daí que montar um aqua e colocar os peixes tudo num só dia é possível mas não será recomendável. :D Podes-me falar em colocar produto para acelerar o processo, mas na minha opinião ficas dependente dos mesmos e além de serem caros, se calhar com paciência, fazes o mesmo ou até melhor. :P

Fica bem e boa sorte. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Concordo com o que foi aqui dito, excepto a utilização de bactérias "engarrafadas". As bactérias "engarrafadas" são nossas amigas!

 

Mas...

 

No inicio, é bem melhor TPAs com fartura do que o uso das ditas bactérias, ou uma mistura inteligente de ambos. Eu fico doente cada vez que tenho um teste de nitritos alto. De facto uso bactérias, mas a primeira aproximação é sempre a TPA.

 

O único produto do qual me afirmo convicto defensor é anti-cloro. :D

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço aos dois pelas explicações.

 

Vou tentar usar apenas um anti-cloro e ver no que dá. Se calhar para vou comprar um qualquer adubo para as plantas para o inicio.

 

Quanto aos testes acho q ter nitritos altos n traz preocupação, porque se devem transformar (se houver as ditas bacterias) em nitratos e ai sim se deve fazer TPA's regulares. (isto foi o que li, se calhar estou para aqui a dizer um grande disparate).

 

Bom Natal a todos e obrigado uma vez mais.

 

Bruno

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é disparate nenhum, nitritos passam a nitratos por acção das ditas bactérias. No entanto nitritos são tóxicos para os peixes e sempre que os encontro tento controlá-los. Fico sempre stressado com os primeiros peixes num aquário recém-ciclado, mas já vi que é uma questão de calo (eu sou muito novinho nisto) e que a "velha-guarda" encara esta questão com maior naturalidade.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que em relação aos testes é cada cabeça sua sentença.

 

Na minha opinião indispensáveis e obrigatórios são um termómetro, pH, amónia e nitritos. As qualidades minimas da água andam nestes testes.

 

Nunca fiz um teste de dureza nem conductividade. De certeza que devem ser importantes, mas nunca comprei nem usei... se calhar até apanhar um susto qualquer.

 

Nitratos e fosfatos só comprei quando entendi a relação destes com o aquário, ou seja: quando apareceram algas! :wink: Não os considero importantes. Nem nitratos nem fosfatos são tóxicos.

 

Dos que disseste, pH e nitritos, indiscutivelmente...

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois

 

atenção que tanto os nitritos como os nitratos são tóxicos a diferença é q os nitratos são menos toxicos e tb servem d alimento às plantas... digo eu baseado em leituras!!

 

de resto, amigo milus, axo k ja vais safo e ja te explicaram bem o ciclo...

o teu aqua é realente pequeno o que o torna mais instavel pq quando se da uma alteração esta é maior no ecossistema do q num aqua maior...

 

quanto ao filtro isso depende e tu so c a experiencia é q te vais sentir confortavel ao utilizar uns ou otros... eu ja usei filtro d fundo e uma das grandes vantagens é que as bacterias q la andam comem os restos da alimentação q fica no fundo... se n tiveres peixes q desempenhem essa função as bacterias dão-te uma grande ajuda...

 

quanto à alimentação ser demasiada ou não isso vais aprender com a experiencia... eu por exemplo qd passo mais tempo em casa csg perceber se os peixes andam à procura de mais comida ou não e assim csg satisfazer as necessidades deles... mas tenho peixes q limpam o fundo....

 

axo k falei d tudo desculpem o testamento!! lol

 

xauz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço as vossas respostas.

 

Quanto aos testes apenas me referi que deve ser importante o teste de nitratos porque pensei que só assim conseguisse saber com recurso ao teste de nitratos quando devia fazer as TPA's.

 

Pelo menos vi um gráfico do ciclo de azoto em que o processo se passava da seguinte forma:

 

Amónia-> Nitritos -> Nitratos

 

Quando os níveis de nitratos chegassem a um certo valor, então faziam-se as TPA's.

 

Como controlam vocês o ciclo? Que fazem quanto vos disparam os nitritos? e se forem os nitratos?

 

Obrigado e abraço a todos.

Bruno

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois

 

bruno eu nc vi um desses gráficos a mostrar exactamente qd se deve fazer a tpa... eu pessoalmente faço tdas as semanas!

 

qd os niveis estão mto altos normalment recorro ao nitrivec (bacterias) q em traços gerais transformam os nitritos em nitratos... estes são enos toxicos e tb servem d alimento às plantas!!...

 

quanto a testes eu faço: ph, kh, no2, no3... (axo k são esses)

 

xauz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

TPAs todas as semanas. Não é pelos nitratos ou pelos ciclos de azoto que devem ser feitos as TPAs, estes servem para re-equilibrar toda a quimica da água. Eu uso um filtro para nitratos, mais as plantas... se fosse por aí, em condições normais nunca faría TPAs.

 

Desculpem ter dito que os nitratos não são tóxicos. Devía ter dito de outra forma. Digamos que não fico alarmado pelos nitratos em função da saúde e bem estar do peixe, mas mais pelo aparecimento de algas, etc.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coralife Nitrate Controler.

 

Não gosto do método, mas ajuda um bocadito no problema de ter a água "do cano" com nitratos elevados. Digo que não gosto porque esta matéria filtrante não tem uma quantidade de litros que trata ou uma validade... o que diz na embalagem é qualquer coisa como "quando os nitratos subirem, recarregue! :wink:

 

A ideia disto é estabilizar um determinado nivel, imagina 20mg/L, e depois colocar o filtro. Reduz amónia e mantém (não sei como) o nivel de nitratos.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.