Por favor ajuda no meu 1º aquário sou novato e parece que ninguém me quer ajudar já postei o meu projecto quatro vezes e sem resposta


medapura

Recommended Posts

Estava a pensar em criar um biótopo lago Malawi ( Águas límpidas e areia branca), num aquário 70x30x30. O material:

-Substracto Water plant soil (fértil;

-Areia Branca de sílica;

-Termómetro LCD;

- Placas de ardósia;

- Filtro Eheim Liberty 50w.;

-Aquecedor para aquário 50w(Aquapor);

-Colisa anã x2;

-Barbo Tigre x5;

-Musgo de Java;

-Anubia barteri var. angustifolia;

-Alternanthera bttzickiana aurea;

- Valhsheria smerican small;

 

E talvez mais um casal de Gupy;

 

O que acham?

-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ser directo para não me perder...

Esse aquário é insuficiente para malawi

O substrato fertil não convém porque os peixes vão escavar o substrato vai subir para a coluna de agua a agua vai ficar toda suja e cheia de algas

a areia branca de silica funciona bem com malawi

o termometro serve o aquecedor depende a temperatura da divisão em que vais montar o aquário

os peixes que indicas estão completamente fora do biotopo

Quanto as plantas tirando as anubias esquece juntar com malawi...

 

Agora mais calmamente digo-te que estas muito pouco informado, procura ajuda com quem saiba efectivamente o que está a dizer (evita aqueles que acham que sabem tudo e afinal só dizem asneiras )

 

Provavelmente não gostaste muito da minha resposta portanto deixo-te só um ponto de partida importante

determina se queres o material ajustado aos teus planos ou se são os materiais que vão determinar os planos

te garanto que de qualquer das formas podes ter um aquário lindíssimo.

 

Boa sorte e boa aquáriofilia

Editado por PedroDionisio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ser directo para não me perder...

Esse aquário é insuficiente para malawi

O substrato fertil não convém porque os peixes vão escavar o substrato vai subir para a coluna de agua a agua vai ficar toda suja e cheia de algas

a areia branca de silica funciona bem com malawi

o termometro serve o aquecedor depende a temperatura da divisão em que vais montar o aquário

os peixes que indicas estão completamente fora do biotopo

Quanto as plantas tirando as anubias esquece juntar com malawi...

 

Agora mais calmamente digo-te que estas muito pouco informado, procura ajuda com quem saiba efectivamente o que está a dizer (evita aqueles que acham que sabem tudo e afinal só dizem asneiras )

 

Provavelmente não gostaste muito da minha resposta portanto deixo-te só um ponto de partida importante

determina se queres o material ajustado aos teus planos ou se são os materiais que vão determinar os planos

te garanto que de qualquer das formas podes ter um aquário lindíssimo.

 

Boa sorte e boa aquáriofilia

 

Quando falei em Malawi não queria igualar totalmente esse biótopo por isso referi entre parêntesis as águas límpidas e areia branca, que são duas características que aprecio muito em aquários simples com poucas algas e alguma pedras, desculpa se me expressei mal mas achei o biótopo malawi o mais parecido com as minhas preferências. Obrigado pela tua ajuda(que foi muito útil) mas pretendia que também me ajudassem por exemplo com a questão que coloco no fim do meu post um casal de gupys não seria demais para juntar aos barbos tigres e as colisas? Como não pretendo então fazer um biótopo Malawi apenas pretendo seguir aquela plenitude que o tipo de aquários que referi acima me transmite escolhi as espécies com as minhas preferências tanto as plantas como os peixes.

 

Muito Obrigado e volto a requisitar a tua ajuda para o meu projecto sendo agora um aquário "inspirado" no biotopo Malawi mas não o pretende seguir "fielmente".

-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de te perguntar se no meu "novo aquário" achas que ainda assim os peixes escavarão a sílica até ao substracto é que informaram-me que esse é o melhor para as plantas.

 

Obrigado

-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou te dar as minhas opiniões, que apenas são opiniões de quem tenta ajudar com o que sabe.

 

primeiro devias dizer quais as tuas prioridades...

é a fauna? a flora? os comportamentos? as cores?

 

Vou responder de acordo com o que consegui interpretar dos teus posts

 

Quanto a inertes...

A areia de silica pode ser utilizada por cima de um substrato mas a meu ver não é recomendável

não por questões de escavações mas sim porque é muito complicado manter os substratos separados e porque há uma tendência para a areia de sílica, por ser tão compacta, asfixiar as raízes de uma boa parte das plantas.

As pedras evita as calcarias e convém ter em conta as desvantagens pedras lascadas vs pedras redondas. As redondas são mais propensas a derrocadas e as lascadas podem criar cortes nos peixes durante correrias.

 

Quanto à fauna..

Os barbos tigre ficam bem em grupo, tendo isso ainda a vantagem de terem menos tendência para aborrecer os restantes habitantes.

evita peixes com barbatanas grandes e chamativas como os guppy.

No teu lugar tirava as colisas e acrescentava algo como os barbus titeia ou barbus odessa.

 

Quanto à flora...

Ficavas muito bem servido com musgo, anubias, fetos de java tens uns narrow leaf muito catitas e umas valisenerias muito naturais que te permitem fazer uma montagem sem grandes necessidades de luz co2 ou fertilização.

 

Quanto aos equipamentos depende das opções que tomares quanto ao resto.

 

Aproveito para fazer um reparo, devias preencher o teu perfil para o pessoal saber de onde és

 

desculpa se me esqueci de alguma coisa mas são muitos temas ao mesmo tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou te dar as minhas opiniões, que apenas são opiniões de quem tenta ajudar com o que sabe.

 

primeiro devias dizer quais as tuas prioridades...

é a fauna? a flora? os comportamentos? as cores?

 

Vou responder de acordo com o que consegui interpretar dos teus posts

 

Quanto a inertes...

A areia de silica pode ser utilizada por cima de um substrato mas a meu ver não é recomendável

não por questões de escavações mas sim porque é muito complicado manter os substratos separados e porque há uma tendência para a areia de sílica, por ser tão compacta, asfixiar as raízes de uma boa parte das plantas.

As pedras evita as calcarias e convém ter em conta as desvantagens pedras lascadas vs pedras redondas. As redondas são mais propensas a derrocadas e as lascadas podem criar cortes nos peixes durante correrias.

 

Quanto à fauna..

Os barbos tigre ficam bem em grupo, tendo isso ainda a vantagem de terem menos tendência para aborrecer os restantes habitantes.

evita peixes com barbatanas grandes e chamativas como os guppy.

No teu lugar tirava as colisas e acrescentava algo como os barbus titeia ou barbus odessa.

 

Quanto à flora...

Ficavas muito bem servido com musgo, anubias, fetos de java tens uns narrow leaf muito catitas e umas valisenerias muito naturais que te permitem fazer uma montagem sem grandes necessidades de luz co2 ou fertilização.

 

Quanto aos equipamentos depende das opções que tomares quanto ao resto.

 

Aproveito para fazer um reparo, devias preencher o teu perfil para o pessoal saber de onde és

 

desculpa se me esqueci de alguma coisa mas são muitos temas ao mesmo tempo.

 

 

 

n sou experiente em malawi mas em relaçao a fauna, esuqce por barbos com guppys...creio que se vao dar mal, as cores e as caudas dos guppys sao mt chamativas e como os barobos andam em grupo, os guppys nao durarao mt tempo. em relaçao ao malawi procura alguem que saiba mais =)

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou te dar as minhas opiniões, que apenas são opiniões de quem tenta ajudar com o que sabe.

 

primeiro devias dizer quais as tuas prioridades...

é a fauna? a flora? os comportamentos? as cores?

 

Vou responder de acordo com o que consegui interpretar dos teus posts

 

Quanto a inertes...

A areia de silica pode ser utilizada por cima de um substrato mas a meu ver não é recomendável

não por questões de escavações mas sim porque é muito complicado manter os substratos separados e porque há uma tendência para a areia de sílica, por ser tão compacta, asfixiar as raízes de uma boa parte das plantas.

As pedras evita as calcarias e convém ter em conta as desvantagens pedras lascadas vs pedras redondas. As redondas são mais propensas a derrocadas e as lascadas podem criar cortes nos peixes durante correrias.

 

Quanto à fauna..

Os barbos tigre ficam bem em grupo, tendo isso ainda a vantagem de terem menos tendência para aborrecer os restantes habitantes.

evita peixes com barbatanas grandes e chamativas como os guppy.

No teu lugar tirava as colisas e acrescentava algo como os barbus titeia ou barbus odessa.

 

Quanto à flora...

Ficavas muito bem servido com musgo, anubias, fetos de java tens uns narrow leaf muito catitas e umas valisenerias muito naturais que te permitem fazer uma montagem sem grandes necessidades de luz co2 ou fertilização.

 

Quanto aos equipamentos depende das opções que tomares quanto ao resto.

 

Aproveito para fazer um reparo, devias preencher o teu perfil para o pessoal saber de onde és

 

desculpa se me esqueci de alguma coisa mas são muitos temas ao mesmo tempo.

 

MUito Obrigado!

-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Na pagina principal tens o tópico de ciclideos africanos e depois dentro desse tópico tens outro dedicado ao lago malawi. Da la uma espreitadela, pode ser que ajude!

Força com o projecto!

 

Cumprimentos

jp616

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção novidades adquiri um aquário de 39 litros em kit o qual trazia um filtro interno:

-eon 200 internal filtrer;

- um termómetro LCD;

-Um Termostáto H-100;

- Um neutralizante de cloro Tetra Aqua AquaSafe;

 

graças á vossa ajuda mudei de ideias e troquei a areia de sílica por um areão tipo praia( 3mm) assim não é grosso demais para não isolar o substrato nem fino para não sufocar as raízes.

 

Falta-me agora adquirir o substracto fértil (Water plant soil);

As plantas:

- Alternanthera bttzickiana aurea;

- Valhsheria smerican small;

- Bacopa monieri;

Os peixes:

- 5x Barbo tigre;

- 2x Colisa Anã;

- E se chegar a adquirir só mais tarde um casal de Neons(aconselhem-me visto que o tamanho previsto do aquário diminui);

As rochas e os testes já passei a compreender melhor o ciclo do azoto mas precisos de ajuda penso também adquirir o neutralizado de nitratos visto que acham que tenho poucas plantas mas isso eleva o orçamento acham necessário?

 

Esqueçam o Malawi, confesso que fiquei um pouco perdido e desanimado com os últimos comentários, mas decidi voltar e venho mais uma vez requisitar ajuda...

-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- E se chegar a adquirir só mais tarde um casal de Neons(aconselhem-me visto que o tamanho previsto do aquário diminui);

 

Esqueçam o Malawi, confesso que fiquei um pouco perdido e desanimado com os últimos comentários, mas decidi voltar e venho mais uma vez requisitar ajuda...

 

 

Meus deus.. Tanto trabalho a escrever e tão pouco trabalho a ler...

 

Os neons são peixes de cardume... Com tantos casos para estudares de aquários montados e discutidos á vista de todos porque colocas a esta boa gente questões tão básicas e tão erradas...

Se vais continuar a agir antes de pensar, vais ser mais um entre muitos aquáriofillistas desiludidos com o seu próprio trabalho...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus deus.. Tanto trabalho a escrever e tão pouco trabalho a ler...

 

Os neons são peixes de cardume... Com tantos casos para estudares de aquários montados e discutidos á vista de todos porque colocas a esta boa gente questões tão básicas e tão erradas...

Se vais continuar a agir antes de pensar, vais ser mais um entre muitos aquáriofillistas desiludidos com o seu próprio trabalho...

Obrigado pelo voto de confiança que como deves calcular deixa um novato muito feliz, decerto vou recordar a fantástica hospitalidade dos aquáriofilistas experientes, e a capacidade de alguns de falarem sem analisar as situações é que como tu possivelmente sabes cada caso é um caso e na minha pesquisa encontrei diversos sites em que era expresso que os neon são peixes de cardume, por isso pedi aconselhamento... Quem te disse que eu não sabia... De qualquer maneira quando tiver de aconselhar alguém numa área em que eu seja experiente vou lembrar desta situação. Se te incomodei co a minha ignorância pesso desculpa por ter dúvidas no meu primeiro aquário de água quente.

 

BOA NOITE!

-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo voto de confiança que como deves calcular deixa um novato muito feliz, decerto vou recordar a fantástica hospitalidade dos aquáriofilistas experientes, e a capacidade de alguns de falarem sem analisar as situações é que como tu possivelmente sabes cada caso é um caso e na minha pesquisa encontrei diversos sites em que era expresso que os neon são peixes de cardume, por isso pedi aconselhamento... Quem te disse que eu não sabia... De qualquer maneira quando tiver de aconselhar alguém numa área em que eu seja experiente vou lembrar desta situação. Se te incomodei co a minha ignorância pesso desculpa por ter dúvidas no meu primeiro aquário de água quente.

 

BOA NOITE!

 

A mim oque me tira a confiança é desenvolver um passo-a-passo de um aquário que me levou dias de trabalho e verificar passadas semanas que ninguém lê e que foram horas gastas em vão, tanto eu como outras centenas de entusiastas perdem entusiasmo em ver questões como as tuas quando as respostas estão por todo o lado. Sendo que a questão dos neons em Cardume se lê em qualquer google search. Vais que se estudares a matérias serás levado a sério e recebes maior feedback. É claro que estamos aqui todos para nos ajudarmos uns aos outros mas a questão vira-se em torno de "se não te deres ao trabalho, ninguém se dará por ti", sendo que estou aqui a fugir á regra.

 

PAra mim oque é inadmissivel e me entristeçe é um Malawi com Barbos tigre

e vou adicionar um Casal de Neons.

 

Boa Sorte

Cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim oque me tira a confiança é desenvolver um passo-a-passo de um aquário que me levou dias de trabalho e verificar passadas semanas que ninguém lê e que foram horas gastas em vão, tanto eu como outras centenas de entusiastas perdem entusiasmo em ver questões como as tuas quando as respostas estão por todo o lado. Sendo que a questão dos neons em Cardume se lê em qualquer google search. Vais que se estudares a matérias serás levado a sério e recebes maior feedback. É claro que estamos aqui todos para nos ajudarmos uns aos outros mas a questão vira-se em torno de "se não te deres ao trabalho, ninguém se dará por ti", sendo que estou aqui a fugir á regra.

 

PAra mim oque é inadmissivel e me entristeçe é um Malawi com Barbos tigre

e vou adicionar um Casal de Neons.

 

Boa Sorte

Cumprts

José.Dias

 

Já tens a minha resposta que se aplica mais uma vez.

-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Admitindo que o que mostras até é possível e que vai correr bem...

 

Onde consegues encontrar, naquele "circo", resposta para o que queres? cito: (...) "as águas límpidas e areia branca, que são duas características que aprecio muito em aquários simples com poucas algas e alguma pedras" (...) "apenas pretendo seguir aquela plenitude que o tipo de aquários que referi acima me transmite" (...)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vejam isto!

 

Essa gravação fez me lembrar as Lojas de um Centro comercial.

Dá uma vista de olhos na seccção de Fotos e Videos deste Fórum e vê as coisas intressantes que há por ai. Vais gostar seguramente :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico está engraçado :Smile-PT: Estilo "Twilight Zone"...

 

Acho que ainda subsiste aqui alguma confusão com o "Malawi"... o que o "medapura" quer é um aquário que se pareça com os biotopos do Malawi, mas que nao tem nada de Malawi em termos de peixes :Smile-PT: Ok, é uma questão de gosto, mas não vale a pena continuar a bater no assunto.

Aconselho-te a esquecer a palavra "Malawi".

 

Quanto ao resto, de facto terás que perder um pouco mais de tempo a olhar para os milhares de posts que aqui existem ou para livros da especialidade para tentar fazer as coisas o melhor possivel.

Errar, vai acontecer, mas que isso tenha o menor impacto possivel nos peixes... já nem falo das plantas.

 

Tens é que comecar a ter ideias mais concretas e não pedires ajuda para um aquário e depois comprares um com metade da litragem. Ao fazeres isso e se considerares como verdade tuo o que te tenham dito anteriromente, podes estar a enganar-te.

 

Acho que fazias muito melhor em, neste aquário, ires apenas para guppys e neons num numero compativel com o aquário (por exemplo duas femeas guppy e um macho e uns 6 neons).

 

Resultado:

1. Daqui a 3 meses tens para aí guppys para oferecer à malta ;)

2. Aprendeste BASTANTE nesses três meses, se fores lendo o forum, sobre o que queres agora saber de "repente"

3. Podes montar outro aquário, ou refazeres este, com as ideias arrumadas, seja amazonico ou malawi :P

4. Vais queres comprar um aquário maior. Esta acredita que vai acontecer... mas tb acontecerá se comprares um de 200 l agora, pq vais querer um de 300 daqui a 3 meses :)

 

Espero que tenha ajudado. Não te quero fazer mudar de ideias, mas não tomes como certo tudo o que vês no Youtube.

 

Pedro.

 

PS: Vê bem se queres neons ou tetra cardinal ;)

Editado por pmgsr

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico está engraçado :rainbowafro: Estilo "Twilight Zone"...

 

Acho que ainda subsiste aqui alguma confusão com o "Malawi"... o que o "medapura" quer é um aquário que se pareça com os biotopos do Malawi, mas que nao tem nada de Malawi em termos de peixes :rainbowafro: Ok, é uma questão de gosto, mas não vale a pena continuar a bater no assunto.

Aconselho-te a esquecer a palavra "Malawi".

 

Quanto ao resto, de facto terás que perder um pouco mais de tempo a olhar para os milhares de posts que aqui existem ou para livros da especialidade para tentar fazer as coisas o melhor possivel.

Errar, vai acontecer, mas que isso tenha o menor impacto possivel nos peixes... já nem falo das plantas.

 

Tens é que comecar a ter ideias mais concretas e não pedires ajuda para um aquário e depois comprares um com metade da litragem. Ao fazeres isso e se considerares como verdade tuo o que te tenham dito anteriromente, podes estar a enganar-te.

 

Acho que fazias muito melhor em, neste aquário, ires apenas para guppys e neons num numero compativel com o aquário (por exemplo duas femeas guppy e um macho e uns 6 neons).

 

Resultado:

1. Daqui a 3 meses tens para aí guppys para oferecer à malta :rainbowafro:

2. Aprendeste BASTANTE nesses três meses, se fores lendo o forum, sobre o que queres agora saber de "repente"

3. Podes montar outro aquário, ou refazeres este, com as ideias arrumadas, seja amazonico ou malawi :crazyeyes:

4. Vais queres comprar um aquário maior. Esta acredita que vai acontecer... mas tb acontecerá se comprares um de 200 l agora, pq vais querer um de 300 daqui a 3 meses :crazyeyes:

 

Espero que tenha ajudado. Não te quero fazer mudar de ideias, mas não tomes como certo tudo o que vês no Youtube.

 

Pedro.

 

PS: Vê bem se queres neons ou tetra cardinal :surrender:

Obrigado foste até agora uma das pessoas que mais me ajudou... E um dos únicos que percebeu que eu não queria um Malawi e para não gerar mais confusão escrevi num dos meus tópicos que esquecessem o Malawi, vou pensar no que me disseste Obrigado!!

-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os barbos tigre são "agressivos" (SE É QUE SE PODE USAR TAL PALAVRA) com certas espécies de peixes e se mantidos em certas condições. também tenho videos com os meus barbos e se ve facilmente que de agressivos não têm rigorosamente nada. tem é que ser mantidos em grupo, aquario amplo e as especies que coabita não podem ser algumas especificas. Não sei se será boa ideia juntar neons com barbos... o pior é mesmo o aquario dessa dimensão! Logo sim, com o stress, e nesse aquario barbos tigre e neons (casal?!), podes ficar sem neons. Os barbos são muito activos e precisam de espaço.

 

o aquario que tens é demasiado pequeno... não deverias ter comprado isso. compravas logo um grande.

 

Podes ter areia fina de silica com plantas na maior, não deves é misturar com outros substratos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.