100L Novo Projeto


vale

Recommended Posts

Boas.

Eu comprei meu primeiro aquário em meados dos anos 90 e até hoje venho mantendo a paixão pelos aquários. Passei por várias fases neste hobby e tenho apreendido muito aqui no fórum sobre plantados. Com a internet e a rápida e fácil divulgação de informações e novidades venho apreciando e aprendendo cada vez mais sobre o Aquapaisagismo e o Aquário Plantado. Não me considero expert no assunto, até porque a cada dia que passa aprendemos algo de novo neste belo hobby.

 

Decidi remodelar o meu aquário e por isso vou criar este novo Tópico para ver se recebo criticas/opiniões dos mais entendidos e outros possam dar os seus concelhos e opiniões, como também auxiliar na manutenção para que o resultado seja um aquário de sucesso! Tentei uma montagem com plantas de fácil manutenção para não dar muito trabalho, uma vez que este é um dos vários aquários existentes cá por casa, nem chatear muitos os Escalares.

 

Foto antes da montagem:Pic_19057_1.jpg

 

Ficam então os parâmetros do " novo " aquário:

Setup :

-Aquário 94x40x35, 130 Litros.

Substrato:

Fértil: Elos

Inerte: areão de rio

Hardscape:

Pedras vulcânicas

Raízes de cepa e um outro tronco adquirido há alguns anos.

Iluminação:

2x25w Sylvania Pro -Gol

Filtragem:

Filtro Fluval 204

Aquecimento:

AquaClear de 150 Watts

Temperatura da agua - 26ºC

PH-6.8

CO2 -Sistema Co2 de garrafa V2 pressurizado ajustado para 2 bolhas/segundo; conta bolhas diy; difusor de vidro.

Flora:

Anubias barteri var. nana, Fetos de java, Lótus, Ludwigia repens , Hydrocotyle leucocephala, Musgo de java / Christmas, Valisnérias, Cryptocoryne wendtii brown, Sagittaria subulata, Echinodorus Ozelot

Fauna:

6 Escalares

4 Camarões Caridina japónica

1 Camarão da madeira

3 Otto´s

4 Corydoras sterbai

Fotos:

Pic_19057_3.jpg

Pic_19057_4.jpg

Pic_19057_5.jpg

Pic_19057_6.jpg

Pic_19057_7.jpg

 

Sei que tenho escalares a mais, mas estou á espera que se forme mais 1 casal, para ficar com 2 casais neste tanque. Os outros 2 terei que troca-los para pena minha.

Agora comentem.

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Wow! :shock:

 

Quanto a mim, está brilhante!!!

 

As diferentes cores e tonalidades que as plantas apresentam, são lindíssimas...

 

Tinha noção que eras bom nisto, mas superaste as minhas espectativas. Quanto aos peixes, não sou grande admirador de escalares, mas aquele todo negro, é lindo.

 

Agora como não sei muito não sei que te sugira, apenas que postes mais fotos, não só deste mas também dos outros!

 

Já agora, que tens em mente para as alterações?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Acho que está muito cheio a nível de flora do lado esq. tenho que alterar alguma coisa, mas agora estou pra ir de férias. Depois logo vejo o que fazer.

Também tenho que introduzir a equipa de limpeza. Sugestões?

Estava a pensar em OTOS e umas Coridoras.

Depois posto fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fauna:

6 Escalares, 4 Camarões Caridina japónica, 1 Camarão da madeira

Para adquirir:

2 Otto´s, 3 Botias palhaço

 

humm

ate que ponto estas especies sao compantiveis ?

acho que os escalares irao te comer as caridinas se nao o fizerem entao os botias devem tratar lhes da saude

os escalares mordem tudo o que aparece, fauna , outras especies ou a mesma especie ate em alguns casos , digo isto por experiencia propria

 

em relaçao as caridinas penso que serao um petisco embora te deseje toda a sorte e que eles resistam cabecadura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Já tenho os escalares há 5 meses com estes camarões e até á data não tive nenhuma baixa, e espero que continue assim, pois o camarão da madeira já tem no meu tanque +/- 3 anos.

Mas cada caso é diferente de outro, quanto aos botias, tb penso não ter problemas mas aceito mais opiniões.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

O aquário deve estar mesmo mau, com mais de 300 visitas e só meia dúzia de comentários, sendo que metade são meus.

 

lol, ta nada, ta fisce, o pessoal deve tar de ferias.. epa olha naqele dia n t diss nd q acabei por ir a praia. e ainda nem comprei aqilo, vo esperar pla folga grande.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Obrigado a todos pelos comentários.

Não há nada de novo a referir, estive de férias. Brevemente vou introduzir novos habitantes e uma calha nova e depois coloco fotos como a malta gosta. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Hoje introduzi 3 OTOs e 4 Corydoras julii.

Os escalares não largam os OTOs, Correm atrás deles a tentar come-los, esta sitiação será passageira ou devo retira-los pra outro aquário, antes que sejam comidos? (os escalares estavam básicamente sós com 4 Caridinas japónicas). Esta sitação já aconteceu a mais alguém?

Ainda não consegui fotos de "jeito", quanto tiver coloco.

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vale!

Gosto bastante do aquário esta um estilo bastante nature, só tirava a Hydrocotyle leucocephala e esse areao de resto 5 estrelas!

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Obrigado a todos pelos comentários.

Aqui está uma atualização. As diferênças não são muitas, visto ser um aquário de baixa manutênção. Estão a aparecer algumas algas, tenho que fazer uma pesquisa por aqui para resolver o problema.

Aqui estão umas fotos:

Foto panorâmica

Pic_19057_12.jpg

Outra

Pic_19057_11.jpg

Novos habitantes: Corydoras sterbai

Pic_19057_10.jpg

Pic_19057_8.jpg

Um escalar macho

Pic_19057_9.jpg

 

Cumprimentos.

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Finalmente chegou a nova calha da Aquaden para substituir a minha velhinha:

Ainda não são os watt´s indicados, mas já fico lá perto.

-Calha/Régua -080cm T5 2x35w

-1 lamp. T5 L8 35w Aquastar

-1 lamp. T5 L8 35w Grolux

Agora é esperar para ver se noto diferenças no desenvolvimento das plantas.

umprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas.

A nova calha pra já a única coisa que trouxe de novo foram algas, daquelas tipo cabelo. alguem tem um remédio eficaz?

De resto não vejo grandes diferênças no crescimento das plantas, mas penso que seja normal, pois a maior parte é de crescimento lento.

Cumpr.

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Aqui ficam duas fotos de atualização:

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_19057_13.jpg

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_19057_14.jpg

Cumpr.

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Boas.

A nova calha pra já a única coisa que trouxe de novo foram algas, daquelas tipo cabelo. alguem tem um remédio eficaz?

De resto não vejo grandes diferênças no crescimento das plantas, mas penso que seja normal, pois a maior parte é de crescimento lento.

Cumpr.

 

Isso deve ser desiquilibrio de nutrientes.

Com mais luz, tens de proporcionalmente aumentar e/ou balancear as fertilizações e aumentar a injecção de CO2

Deves manter um balanço apropriado dos 3 factores. LUZ + CO2 + NUTRIENTES

Nas fertilizações tenho usado o esquema NPK 10-1,5-20 (5ppm de Azoto, 1,5ppm de Fosfato e 20ppm de Potassio). tento manter a agua com estes niveis e para os valores de micros baseio-me no teste de ferro. Tento manter o ferro entre 0,1 e 0,5 (fertilizando com micros+ferro).

Tem resultado comigo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica uma atualização. Após uma luta, em que saí vencedor, contra algas filamentosas.

Fiz instalação de uma calha nova e lâmpadas novas, resultado, lâmpadas novas em águas velhas, igual a algas.

Resolvi o problema disolvendo melhor o CO2 pelo aquário, através da saida do filtro (flauta) e retirei todas as plantas e folhas afetadas, em quinze resolvi o problema. Tb deixei a Hydrocotyle leucocephala crescer a vontade para absorver os excessos de nutrientes existentes na água.

Fotos:

 

Pic_19057_19.jpgPic_19057_20.jpg

 

Também introduzi mais 2 OTOS e 2 SAE

E para verem a evolução deste aquário aqui ficam algumas fotos:

 

Pic_19057_15.jpgPic_19057_18.jpg

 

Fotos de 1 casal de Escalares

Macho Fêmea

Pic_19057_16.jpgPic_19057_17.jpg

 

Cumpr.

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas.

Hoje quando chego a casa deparei-me no comunitário, com mais uma postura deste casal.

 

Pic_19057_23.jpgPic_19057_21.jpg

Pic_19057_22.jpgPic_19057_24.jpg

 

No fim-de-semana que passou, deixei numa loja todos os meus escalres a exceção deste casal, pois queria começar um novo projeto e este casal será para trocar depois de montado o novo layaut e o tanque ciclado.

Mas agora vai esperar mais uns dias, ou não. Se alguém estiver interessado no casal mande MP, tem de ser levantado em minha casa.

Uma pergunta, uma vez que o difusor de CO2 se encontra perto da postura terei algum inconveniente em abrir o CO2?

Cumpr.

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.