vale Publicado Julho 24, 2010 Share Publicado Julho 24, 2010 (editado) Boas. Eu comprei meu primeiro aquário em meados dos anos 90 e até hoje venho mantendo a paixão pelos aquários. Passei por várias fases neste hobby e tenho apreendido muito aqui no fórum sobre plantados. Com a internet e a rápida e fácil divulgação de informações e novidades venho apreciando e aprendendo cada vez mais sobre o Aquapaisagismo e o Aquário Plantado. Não me considero expert no assunto, até porque a cada dia que passa aprendemos algo de novo neste belo hobby. Decidi remodelar o meu aquário e por isso vou criar este novo Tópico para ver se recebo criticas/opiniões dos mais entendidos e outros possam dar os seus concelhos e opiniões, como também auxiliar na manutenção para que o resultado seja um aquário de sucesso! Tentei uma montagem com plantas de fácil manutenção para não dar muito trabalho, uma vez que este é um dos vários aquários existentes cá por casa, nem chatear muitos os Escalares. Foto antes da montagem: Ficam então os parâmetros do " novo " aquário: Setup : -Aquário 94x40x35, 130 Litros. Substrato: Fértil: Elos Inerte: areão de rio Hardscape: Pedras vulcânicas Raízes de cepa e um outro tronco adquirido há alguns anos. Iluminação: 2x25w Sylvania Pro -Gol Filtragem: Filtro Fluval 204 Aquecimento: AquaClear de 150 Watts Temperatura da agua - 26ºC PH-6.8 CO2 -Sistema Co2 de garrafa V2 pressurizado ajustado para 2 bolhas/segundo; conta bolhas diy; difusor de vidro. Flora: Anubias barteri var. nana, Fetos de java, Lótus, Ludwigia repens , Hydrocotyle leucocephala, Musgo de java / Christmas, Valisnérias, Cryptocoryne wendtii brown, Sagittaria subulata, Echinodorus Ozelot Fauna: 6 Escalares 4 Camarões Caridina japónica 1 Camarão da madeira 3 Otto´s 4 Corydoras sterbai Fotos: Sei que tenho escalares a mais, mas estou á espera que se forme mais 1 casal, para ficar com 2 casais neste tanque. Os outros 2 terei que troca-los para pena minha. Agora comentem. Editado Agosto 17, 2010 por vale Citar Plantado VS Discus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jodan Publicado: Julho 26, 2010 Share Publicado: Julho 26, 2010 Wow! Quanto a mim, está brilhante!!! As diferentes cores e tonalidades que as plantas apresentam, são lindíssimas... Tinha noção que eras bom nisto, mas superaste as minhas espectativas. Quanto aos peixes, não sou grande admirador de escalares, mas aquele todo negro, é lindo. Agora como não sei muito não sei que te sugira, apenas que postes mais fotos, não só deste mas também dos outros! Já agora, que tens em mente para as alterações? abraço Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno Guerra Publicado: Julho 26, 2010 Share Publicado: Julho 26, 2010 Lindo..muito bem pensado e o espaço bem aproveitado. Tens uns belos peixes. Uma pergunta: Esse tronco é Videira? É muito bonito. Continua. Citar Queen74 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
vale Publicado: Julho 27, 2010 Autor Share Publicado: Julho 27, 2010 Boas. Sim é de videira. Fáceis de tratar, baratos e ficam 5*. Cumprimentos. Citar Plantado VS Discus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
vale Publicado: Julho 27, 2010 Autor Share Publicado: Julho 27, 2010 Boas. Acho que está muito cheio a nível de flora do lado esq. tenho que alterar alguma coisa, mas agora estou pra ir de férias. Depois logo vejo o que fazer. Também tenho que introduzir a equipa de limpeza. Sugestões? Estava a pensar em OTOS e umas Coridoras. Depois posto fotos. Citar Plantado VS Discus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nelsomsdias Publicado: Julho 27, 2010 Share Publicado: Julho 27, 2010 Fauna: 6 Escalares, 4 Camarões Caridina japónica, 1 Camarão da madeira Para adquirir: 2 Otto´s, 3 Botias palhaço humm ate que ponto estas especies sao compantiveis ? acho que os escalares irao te comer as caridinas se nao o fizerem entao os botias devem tratar lhes da saude os escalares mordem tudo o que aparece, fauna , outras especies ou a mesma especie ate em alguns casos , digo isto por experiencia propria em relaçao as caridinas penso que serao um petisco embora te deseje toda a sorte e que eles resistam Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
vale Publicado: Julho 28, 2010 Autor Share Publicado: Julho 28, 2010 Boas. Já tenho os escalares há 5 meses com estes camarões e até á data não tive nenhuma baixa, e espero que continue assim, pois o camarão da madeira já tem no meu tanque +/- 3 anos. Mas cada caso é diferente de outro, quanto aos botias, tb penso não ter problemas mas aceito mais opiniões. Cumprimentos. Citar Plantado VS Discus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
vale Publicado: Agosto 1, 2010 Autor Share Publicado: Agosto 1, 2010 Boas. O aquário deve estar mesmo mau, com mais de 300 visitas e só meia dúzia de comentários, sendo que metade são meus. Citar Plantado VS Discus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jodan Publicado: Agosto 5, 2010 Share Publicado: Agosto 5, 2010 Boas. O aquário deve estar mesmo mau, com mais de 300 visitas e só meia dúzia de comentários, sendo que metade são meus. lol, ta nada, ta fisce, o pessoal deve tar de ferias.. epa olha naqele dia n t diss nd q acabei por ir a praia. e ainda nem comprei aqilo, vo esperar pla folga grande. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Agosto 10, 2010 Share Publicado: Agosto 10, 2010 Muito cool o aquario. Continua ! E queremos fotos mais proximas, videos, aquelas coisas todas que tu ja sabes... :D Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
h_saldanha Publicado: Agosto 10, 2010 Share Publicado: Agosto 10, 2010 Bom dia, Gosto do estilo wild do teu aqua Essa lotus está muito bonita... Venham mais fotos :D Boa continuação, Abraço Citar http://www.flickr.com/photos/hugosaldanha/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
vale Publicado: Agosto 11, 2010 Autor Share Publicado: Agosto 11, 2010 Boas. Obrigado a todos pelos comentários. Não há nada de novo a referir, estive de férias. Brevemente vou introduzir novos habitantes e uma calha nova e depois coloco fotos como a malta gosta. :D Citar Plantado VS Discus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
vale Publicado: Agosto 13, 2010 Autor Share Publicado: Agosto 13, 2010 (editado) Boas. Hoje introduzi 3 OTOs e 4 Corydoras julii. Os escalares não largam os OTOs, Correm atrás deles a tentar come-los, esta sitiação será passageira ou devo retira-los pra outro aquário, antes que sejam comidos? (os escalares estavam básicamente sós com 4 Caridinas japónicas). Esta sitação já aconteceu a mais alguém? Ainda não consegui fotos de "jeito", quanto tiver coloco. Editado Agosto 13, 2010 por vale Citar Plantado VS Discus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jorgeribeiro Publicado: Agosto 13, 2010 Share Publicado: Agosto 13, 2010 esta muito fixe o meu proximo vai ser um plantadoparabens Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ricardinhorl Publicado: Agosto 14, 2010 Share Publicado: Agosto 14, 2010 Boas Vale! Gosto bastante do aquário esta um estilo bastante nature, só tirava a Hydrocotyle leucocephala e esse areao de resto 5 estrelas! Citar aquanaturept.blogspot.com Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
vale Publicado: Agosto 19, 2010 Autor Share Publicado: Agosto 19, 2010 (editado) Boas. Obrigado a todos pelos comentários. Aqui está uma atualização. As diferênças não são muitas, visto ser um aquário de baixa manutênção. Estão a aparecer algumas algas, tenho que fazer uma pesquisa por aqui para resolver o problema. Aqui estão umas fotos: Foto panorâmica Outra Novos habitantes: Corydoras sterbai Um escalar macho Cumprimentos. Editado Agosto 19, 2010 por vale Citar Plantado VS Discus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
vale Publicado: Agosto 24, 2010 Autor Share Publicado: Agosto 24, 2010 Boas. Finalmente chegou a nova calha da Aquaden para substituir a minha velhinha: Ainda não são os watt´s indicados, mas já fico lá perto. -Calha/Régua -080cm T5 2x35w -1 lamp. T5 L8 35w Aquastar -1 lamp. T5 L8 35w Grolux Agora é esperar para ver se noto diferenças no desenvolvimento das plantas. umprimentos. Citar Plantado VS Discus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
karagan Publicado: Setembro 14, 2010 Share Publicado: Setembro 14, 2010 Queria-te dar os parabéns pelo teu aquário, pois está muito bem elaborado. Já agora, o "upgrade" a nível de iluminação trouxe vantagens nas plantas? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
vale Publicado: Setembro 16, 2010 Autor Share Publicado: Setembro 16, 2010 (editado) Boas. A nova calha pra já a única coisa que trouxe de novo foram algas, daquelas tipo cabelo. alguem tem um remédio eficaz? De resto não vejo grandes diferênças no crescimento das plantas, mas penso que seja normal, pois a maior parte é de crescimento lento. Cumpr. Editado Setembro 16, 2010 por vale Citar Plantado VS Discus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
vale Publicado: Setembro 16, 2010 Autor Share Publicado: Setembro 16, 2010 (editado) Boas. Aqui ficam duas fotos de atualização: http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_19057_13.jpg http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_19057_14.jpg Cumpr. Editado Setembro 16, 2010 por vale Citar Plantado VS Discus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JMG Publicado: Setembro 16, 2010 Share Publicado: Setembro 16, 2010 Os escalares estão muito bonitos! Tem que idade? Citar Se quiseres ver o fórum clica na imagem. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
vale Publicado: Setembro 17, 2010 Autor Share Publicado: Setembro 17, 2010 Os escalares estão muito bonitos!Tem que idade? Boas. Não sei ao certo, pois foram oferecidos há uns meses ainda jovens, mas devem ter +/- 1 ano. Cumpr. Citar Plantado VS Discus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mnunespt Publicado: Outubro 14, 2010 Share Publicado: Outubro 14, 2010 Boas. A nova calha pra já a única coisa que trouxe de novo foram algas, daquelas tipo cabelo. alguem tem um remédio eficaz? De resto não vejo grandes diferênças no crescimento das plantas, mas penso que seja normal, pois a maior parte é de crescimento lento. Cumpr. Isso deve ser desiquilibrio de nutrientes. Com mais luz, tens de proporcionalmente aumentar e/ou balancear as fertilizações e aumentar a injecção de CO2 Deves manter um balanço apropriado dos 3 factores. LUZ + CO2 + NUTRIENTES Nas fertilizações tenho usado o esquema NPK 10-1,5-20 (5ppm de Azoto, 1,5ppm de Fosfato e 20ppm de Potassio). tento manter a agua com estes niveis e para os valores de micros baseio-me no teste de ferro. Tento manter o ferro entre 0,1 e 0,5 (fertilizando com micros+ferro). Tem resultado comigo. Citar O meu plantado comunitario 150L + Sump 40L Aquario de Fundo Aberto de 25litros Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
vale Publicado: Outubro 17, 2010 Autor Share Publicado: Outubro 17, 2010 (editado) Aqui fica uma atualização. Após uma luta, em que saí vencedor, contra algas filamentosas. Fiz instalação de uma calha nova e lâmpadas novas, resultado, lâmpadas novas em águas velhas, igual a algas. Resolvi o problema disolvendo melhor o CO2 pelo aquário, através da saida do filtro (flauta) e retirei todas as plantas e folhas afetadas, em quinze resolvi o problema. Tb deixei a Hydrocotyle leucocephala crescer a vontade para absorver os excessos de nutrientes existentes na água. Fotos: Também introduzi mais 2 OTOS e 2 SAE E para verem a evolução deste aquário aqui ficam algumas fotos: Fotos de 1 casal de Escalares Macho Fêmea Cumpr. Editado Outubro 17, 2010 por vale Citar Plantado VS Discus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
vale Publicado: Novembro 9, 2010 Autor Share Publicado: Novembro 9, 2010 (editado) Boas. Hoje quando chego a casa deparei-me no comunitário, com mais uma postura deste casal. No fim-de-semana que passou, deixei numa loja todos os meus escalres a exceção deste casal, pois queria começar um novo projeto e este casal será para trocar depois de montado o novo layaut e o tanque ciclado. Mas agora vai esperar mais uns dias, ou não. Se alguém estiver interessado no casal mande MP, tem de ser levantado em minha casa. Uma pergunta, uma vez que o difusor de CO2 se encontra perto da postura terei algum inconveniente em abrir o CO2? Cumpr. Editado Novembro 9, 2010 por vale Citar Plantado VS Discus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts