Valores de kits errados?


userper

Recommended Posts

Boas.

 

Comprei os 3 kits recomendados para fazer as leituras do meu aquario (66l brutos, 60 utilizados, 2 vivas coloridas a ciclarem).

 

Fiz a analise ontem a noite:

 

PH : 6.5 (do aquário)

 

Amonia: 0 (o aquario está em ciclo desde dia 6 de julho)

 

Hoje de manhã:

 

Nitratos: > 50 (estou a fazer o tpa devido a este valor)

 

PH da agua nova : 5.5 ???

 

A minha questão é:

 

Como é possivel haver tanta descreprância entre a nova agua e a do aquario ao novel de PH ?

 

O teste dos nitratos deu um valor tão alto... Será possivel o aquário ja esta em ciclo completo ?

 

Cumps.

Editado por userper
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O valor dos nitratos é que o aqua provavelmente ainda esta a ciclar, regra geral demora 1 mês.

 

Quanto ao pH, poderás ter algo no aqua que lhe cause a subida e mantenha esse valor. A água nova foi repousada ou acondicionaste algum produto?

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No aquário além do areão, filtro e termostato so tenho 2 decorações de aquário daquelas que se compram nas lojas.

 

A agua é de uma mina/poço que tenho aqui perto de casa, fui buscar e medi o valor de PH

Editado por Hugo R. Silva
Retirar quote desnecessário. Utilizem o botão "ADIC. RESPOSTA" e não o botão "RESPONDER". Ass. HRS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há alguns despistes que poderás fazer.

 

pH: colocas água num copo e medes, esperas 24h e medes novamente (podes fazer logo o teste de nitratos tb, assim ficas a saber como vem a água).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há alguns despistes que poderás fazer.

 

pH: colocas água num copo e medes, esperas 24h e medes novamente (podes fazer logo o teste de nitratos tb, assim ficas a saber como vem a água).

 

 

Fiz agora o teste dos nitratos à agua do poço e da minha torneira:

 

Poço: 10~20 mg/l (como é possivel a agua vir já com nitratos?)

Torneira: 0

 

Cumps.

 

Tks pela ajuda :animal_fish:

Editado por userper
Retirar quote desnecessário. Utilizem o botão "ADIC. RESPOSTA" e não o botão "RESPONDER". Ass. HRS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sempre possível, até alguma água da torneira já vem com nitratos....

 

e pH mediste?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O PH dá 5,5 na da torneira e no do poço.

 

Vou passar a adicionar agua da torneira visto que nao tem nitratos, qual o melhor metodo para a agua ficar em condiçoes para os peixes? repousar 24h ou usar um produto acondicionador?

Editado por Hugo R. Silva
Retirar quote desnecessário. Utilizem o botão "ADIC. RESPOSTA" e não o botão "RESPONDER". Ass. HRS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende da quantidade de água que estamos a falar para as TPA's.

 

 

Há quem deixe ficar em repouso, há quem use acondicionador e há quem meta directamente sem utilizar nada.

 

 

Guardaste a água para testares passadas 24h?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz agora o teste dos nitratos à agua do poço e da minha torneira:

 

Poço: 10~20 mg/l (como é possivel a agua vir já com nitratos?)

Torneira: 0

 

Boas

 

É bem possível. comigo também acontece na agua da rede. E fosfatos também. Se fores ver as análises da água da rede (normalmente no site da câmara municipal) vais ver que há valores aceitáveis para consumo humano. Agora num poço pode se dar o caso de o lençol freático estar contaminado por algum agente externo. (agricultura por exemplo)

 

abraço

 

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende da quantidade de água que estamos a falar para as TPA's.

 

 

Há quem deixe ficar em repouso, há quem use acondicionador e há quem meta directamente sem utilizar nada.

 

 

Guardaste a água para testares passadas 24h?

 

 

Sim guardei um copo de agua da torneira e do poço para voltar a ver o PH.

 

Os Tpa estou a pensar na volta dos 20% por semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os nitratos podem aparecer cedo no ciclo, mas tal não significa que já esteja acabado. Isso só se verifica mesmo quando a amónia teve um pico e baixou e os nitritos tiveram um pico e baixaram. Foi esse o desenvolvimento do aqua? Só pelo valor dos nitratos, não vais lá. Ainda para mais, sabendo que a água de origem já traz nitratos. Como tens estado a fazer o ciclo?

 

Relativamente às TPAs, na esmagadora maioria dos casos, deixar repousar num recipiente aberto durante pelo menos 24 horas, chega. No entanto, deverás consultar a ver se a água não contém metais pesados (como a cloramina, por exemplo). Caso contenham, então é aconselhável meteres acondicionador...Mas em princípio, o repouso chega e basta...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A amonia esta a 0 e os nitratos é que não têm valor 0.

 

Meti agua em repouso durante 24h.

 

Acho que a agua não tem esse metal pelo menos não encontro aqui neste relatório: http://www.aguasdacovilha.pt/download/anal...bra_Peraboa.pdf

 

Quanto a questão do PH a agua repousada continua com valor de 5.5 enquanto que a do aquario esta nos 6.0 ~ 6.5 (variação devido ao ultimo TPA), li algures que o PH tinha tendencia a descer no aquário mas no meu sobe (por acaso até da jeito subir), que será que faz o PH subir?

Editado por Hugo R. Silva
Retirar quote desnecessário. Utilizem o botão "ADIC. RESPOSTA" e não o botão "RESPONDER". Ass. HRS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito possivelmente o areão, caso não tenhas pedras no aquário. Pode não ser calcário, mas como tens um pH tão baixo vindo da torneira (5.5), basta o areão causar um pH ligeiramente ácido, para o pH te subir um pouco...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.