Mais um disco de 18 cm morto em 24 horas


Paulo Fernandes

Recommended Posts

Já me tinham morrido 2 discus a semana passada, rapidamente, com sintomas de infecção na bexiga natatória (julgo eu), mas no aquário principal, mas agora foi um tiro bem no coração.

Passo a descrever.

 

Um disco macho de 18 cm Blue Diamond, apareceu ontem de manhã à superficie com a barriga ligeiramente inchada e com dificuldades de respiração, sem saber o que fazer, baixei a temperatura dos 30 para os 28 graus, com uma mudança de água e o peixe pareceu-me bem melhor ontem à noite.

Esta manhã estava morto no fundo. A temperatura, apesar do termostato estar regulado nos 27 o termómetro marca 30 graus.

 

É claro que hoje é um dia propício a ninguém se aproximar de mim

 

O que me irrita e simultaneamente me preocupa é que não sei porque é que isto está a acontecer. Continuo a acreditar ser da comida e vão passar uma semana sem comer, para ver o que acontece.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo

 

Lamento não te poder ajudar nesta altura mas não queria deixar de dizer que fico triste também .... porque sei o amor que tens aos teus peixes.... só espero que não tenha nada ver com o que eu te dei .... :shock::oops::oops:

 

Abraços e as melhoras

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é acabei de chegar e ... mais um azul cobalto morto.

É tudo muito rápido, de manhã estão um pouco ofegantes à superfície e à tarde estão mortos, os outros parece que não é nada com eles.

 

Espero ter sido este o último porque já vão 4 desde 5ª feira.

 

Domingos, não me parece ter nada a ver com a introdução de peixes, até porque já morreu um noutro aquário.

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

algo na agua de troca....para estar a afectar vários aquarios, se nao estão interligados, é o mais provavel.

 

Ou isso ou alguma comida viva com parasitas...

 

São as hipoteses que se me afiguram. Espero ter ajudado senao com a solução com algumas hipoteses!

 

Boa sorte

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por outro lado...as bactérias e virus é que costumam ter propagações tão rápidas... os outros podem estar ainda em incubação...

 

com peixes de tão elevado valor talvez o envio de um para analises nao esteja fora de questão...(digo eu que nao sou veterinário, mas assisti a palestra sobre doenças na aquadecor e esta sugestão talvez faça sentido)

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ou não....

 

Paulo aquilo que se me afigura é envenenamento por amónia ou nitrito.

Sinceramente mede a água da rede.

E claro a água do teu aquário.

A ser doença (digo eu) já se teria completado o ciclo,isto entre as mortes e todos os peixes estariam afectados.

 

Se precisares de algo, nem que seja para chorar um pouco...

Mando-te o meu nº por MP.

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lamento a perda dos teus peixes. Olha vou dar a minha opinião e sugerir algumas hipoteses.

Os discus ao contrário do que a maioria das pessoas pensa são peixes resistentes e normalmente resistem bastante tempo às doenças . eu costumo dizer que estão á nossa espera para os ajudar e dão-nos geralmente tempo para isso . Mas existem excepções infelizmente, e este parece ser o caso. As mortes rápidas deve-se sobretudo a causas tóxicas, a variações bruscas de ph e a bactérias .

No entanto as causas tóxicas ( amonia, nitritos, cloro, metais pesados ) tendem a afectar todos os peixes do aquário ao mesmo tempo o que parece não ser o caso, porque segundo entendi os teus peixes têm vindo a morrer ao longo de uma ou duas semanas.

Uma variação brusca de pH teria afectado os peixes que entraram de novo devido ao choque e não a uma diminuição progrssiva ( geralmente é uma queda brusca de ph devido ao baixo poder tampão da água que os criadores de Discus usam ; durezas inferiores a 4dH são muito perigosas)

Parece-me devido aos sintomas : incordenação motora, problemas de fuatibilidade ( pode ser uma infecção da bexiga natatoria ou intestinal com acumulação de gás); problemas respiratórios, ser uma infecção bacteriana.

Deverias medir o oxigénio dissolvido( estou sempre a repetir-me, mas é importante ), limpar os filtros mecânicos, aspirar o fundo e fazer TPA,s.

Deverias medir amonia ,nitritos e nitratos.

Se tudo estiver bem poderá ser de facto a qualidade da água que usas ou então uma infecção intestinal aguda provocada pela comida ( estragada ou que a flora intestinal dos peixes não esteja habituada) . Já me morreram discus em menos de 24 horas após admnistração de comida mal descongelada ou estragada ( descongelada ao ar durante mais de 4 horas ) cujos sintomas eram abdomen dilatado, problemas de fluatibilidade e dificuldade respiratoria na fase terminal.

É claro que isto também pode ocorrer por excesso de matéria orgãnica no aquário, nos filtros mecânicos( falta de limpeza),aliada a uma má circulação o que leva a uma diminuição da qualidade da água e da concentração de O2 disponivel.

Espero ter ajudado .

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelo apoio e pelas ajudas na compreensão destas perdas para já irreparáveis. Mas enfim a vida tem que continuar e um aquarófilo, membro do fórum ainda por cima não desiste.

 

das hipoteses que se levantam aquela que me parece mais lógica e para a qual eu me inclino é para uma bactéria que se tenha alojado na comida congelada durante o processo de preparação.

Digo isto porque o coração levou 2 ou 3 dias no talho, depois foi congelado e posteriormente descongelado para a preparação e tornado a congelar para armazenamento... penso que pode estar aí uma das causas.

Outra explicação, é que introduzi um granulado novo para os peixes há uma semana. Granulado da Sera que os peixes comeram em complemento à comida congelada.

 

Não me inclino para a água porque, aconteceu-me em dois aquários diferentes, em que os ouitros peixes se apresentam de boa saúde e aspecto, inclusivamente a fazerem posturas.

Os peixes até ficarem doentes estavam com optimo aspecto até suspeitava que iriam fazer posturas alguns deles.

O "ciclo" da doença é muito rápido - 24 a 30 horas e os peixes apresentam o ventre ligeiramente dilatado, à superficie com respiração ofegante e sem grandes oscilações de colaração.

 

Posto isto só me resta não insistir na minha comida nem no granulado e esperar que a má onda passe.

 

De qualquer forma um obrigado a todos pela ajuda na compreensão destas mortes.

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se puder ajudar já sabes!

Não te deixes ir abaixo.

Enviei-te mp para combinarmos qualquer coisa!

Partilho da tua opinião de que isso deve ser da tua mistura que foi contaminada.

Depois falamos

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva :D

 

Olá Paulo

 

Antes de mais quero que saibas que lamento imenso o que aconteceu aos teus peixes :oops: só agora é que tive conhecimento disso :wink:

 

Se quiseres, posso te dispensar umas tabletes da minha comida congelada. (pelo menos até agora nunca tive nenhuma crise com ela :? )

 

E depois de algum tempo talvez, consigas perceber o que realmente se passou :?

 

Eu concordo contigo, quando dizes que é provável que seja da comida!! Conheçendo esses bichos como conheço... e sabendo que alguns são uns autenticos glutões, é natural que afecte de forma mais radical uns peixes que outros... esses seriam dos mais gulosos?

 

Agora é preciso é coragem, e força para continuar em frente :?

 

Se eu puder ajudar em algo, conta comigo, ok?

Um Abraço

 

Jorge Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

 

nunca tive o prazer de falar contigo pessoalmente embora te conheça. No entanto, quero que saibas que estou disponível para te ajudar no que for preciso. Sei que tens Discus fantásticos e, como tal, ainda deve custar mais a perda dos mesmos...

 

Há quanto tempo fizeste a comida? Também tenho uma fêmea com o ventre bastante dilatado à alguns dias e não sei porquê. Não come, está escura... Enfim...

 

 

 

Com sinceros desejos de melhor sorte,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais