Voltar ás origens !!!?


Recommended Posts

Òla a todos,

 

Tenho um aquario de agua de agua salgada + ou - há 6 meses.

Até aqui tudo bem, com excepção de umas pressas iniciais e que como seria de esperar não tiveram o melhor desfecho. OK, isso já lá vai !!

 

Tenho tentado obter o máximo de informaçãp possivel em algumas lojas da especialidade, mas nem sempre com os melhores resultados prácticos para algumas questões, que teimam em não deixar que tudo se mantenha nas melhores condições.

 

Depois de vos descobrir, e ler muito do que tem escrito, espero e agradeço que tb a mim me possam dar uma ajudinha, pq ainda estou muito verdito nestas andanças do mar.

 

Então é assim,

 

Como disse, tenho um aquario com 1,20m, com cerca de 60 Kg de rocha, um Prizm, 3 PowerHead 802, 402 e 201 e 2 filtros Eheim de 1500 e 2500 Litros. Quanto a ilumunação uma calha de flurescentes ( Marine, life-glo e power-glo). Retirei a Power-glo a cerca de tres semanas para tentar eliminar um dos problemas que é as algas verdes filamentosas.

Os parametros da agua são os seguintes:

 

Amonia - 0

PH - 8,0

Nitratos - 0

Nitritos - 0

KH - 130 mg/l

Fosfatos - 0

Calcio - 460 mg/l

Magnésio - 1200 mg/l

Silica - 0,5/ 1

sal - 1022

Agora os resultados practicos de toda a informação. Em primeiro lugar e já mencionado o crescimento de algas filamentosas que com menos uma lampada e diminuição do tempo de luz para cerca de 10H não desenvolveram mais mas as que existiam lá continuam.

Segundo não consigo elevar o valor de PH e fazer descer o de KH.

 

Os seres vivos existentes no aquario são 3, um peixito de 4cm, 1 camarão e um ( parece ) lagostim, que permanecem desde o inicio da montagem de aquario. Tudo o resto que tenho tentado intruduzir

MORRE :):!: .

Mesmo corais moles, duros, assim assim :roll: nada escapa .

 

O cenário não é muito animador, pelo menos para mim que ouço e vejo falar da água salgada com tanta simpliciddade e bons resultados que depois de tantos anos com aquarios de agua doce, fico a pensar que não nasci para isto, DEFINITIVAMENTE, e quem sabe voltar ás origens!!!!?

 

Espero que me possam dar algumas dicas, talvez haja muito a fazer e a aprender.

 

Cumprimentos,

 

Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Farinha,

 

Não desanimes.

Vamos ver as coisas com muita calma.

 

1º os filtros exteriores, para que efeitos é que os usas? Esperemos que não para filtragem mecânica nem biológica.

 

2º a iluminação parece-me muito fraca para o teu sistema, principalmente se queres ter corais. Cortares na iluminação não vai provocar melhorias nas algas, só adiar o problema.

 

3º o pH baixo resolve-se (ou pelo menos melhora se tiveres um sistema de adição de kalkwasser)

 

4º o teu KH não está alto, antes pelo contrário: 130 mg/l equivale a 7,3º dKH, ou seja, está no limite inferior do aconselhável. Se tens algas, sugiro-te que eleves o KH para 10º dKH, ou seja, 180 mg/l. Não eleves também o cálcio, pois este já se encontra alto. O melhor para subires o KH é o bicarbonato de sódio. Ao elevares o KH vais ver que o teu pH irá melhorar e estabilizar.

 

5º o Magnésio está baixo, o que não te permite segurar nem elevar o KH. É preferível estar a 1300 ppm. Com estes valores a filamentosa começa a dar lugar à coralina.

 

6º A sílica está alta. Tens resina desionizadora à saída da osmose? Aconselho-te! Os desionizadores removem a silica da água da torneira, a principal fonte deste elemento.

 

7º Com uma densidade de 1.025 ou 1.026 a 25º consegue-se uma melhor concentração dos níveis químicos que já referi, além de que são densidades a que os animais de origem selvagem estão mais habituados.

 

Poderão existir outros factores... manda mais informação.

Um abraço e espero ter ajudado,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola mais uma vez.

 

Em primeiro lugar agradecer a rapida resposta, que para muitos poderá ser ´´lana caprina`` mas para mim bastante útil.

 

Aproveito os teus pontos para tentar dar resposta a duvidas que me parece poderem ajudar a dares mais algumas opiniões.

 

1º Os filtros exteriores estão neste momento a ser utilizados basicamente como filtragem mecanica. O meu aquário era de agua doce, por isso não tenho sump nem o proprio aquario foi construido de raiz para agua salgada.

 

2º Em relação a iluminação, pretendo deixar para trás as flurescentes e adquirir uma calha de T5. Visto que as HQI`s são bastante pesadas (€), penso ser uma opção, não ideal, mas bastante satisfatória ?????

Entretanto já aumentei o nº de horas de iluminação.

 

3º Ainda não tenho nenhum sistema de kalkewasser, por isso neste ponto aceite todas as sugestões, para já tendo em vista aquela questão já mencionada, €uros :?

 

4º No que diz respeito a subir o KH com Bicarbonato de Sódio, quais as soluções, e onde se podem encontrar.

 

5º Uma coisa já está a acontecer, a alga coralina cresce com algum vigor no meu aquário, nas bombas, vidros, rocha, etc.. Mas é um facto que ainda existe alguma filamentosa.!!!

Tenho tambem vindo a elevar aos poucos os valores de Magnésio para 1300mg/l

 

6º Pois, tambem não tenho osmose :lol: . Pelo que sei é bastante importante, mas será que nesta fase é imprescindivel ???

Basicamente eu limito-me a repor a água evaporada.

 

7º Li algures que não se deve fazer água e colocar de seguida no aquário :lol: Se tiveres a mesma opinião, diz-me qual o melhor procedimento.

Ir buscar água directamente ao mar, visto que moro em Azeitão tenho alguma facilidade, pode ser outra alternativa?

 

Acredito que com tempo e experiencia isto vai ao sitio, vamos agora e resolver estas ´´pequenas``questões. :lol:

 

Mais uma vez obrigado, :D

 

Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá então:

 

1º Os filtros exteriores estão neste momento a ser utilizados basicamente como filtragem mecanica. O meu aquário era de agua doce, por isso não tenho sump nem o proprio aquario foi construido de raiz para agua salgada
Retira-os então. A filtragem num reef deve ser feita EXCLUSIVAMENTE por rocha viva e escumador.

 

2º Em relação a iluminação, pretendo deixar para trás as flurescentes e adquirir uma calha de T5. Visto que as HQI`s são bastante pesadas (€), penso ser uma opção, não ideal, mas bastante satisfatória ?????  

Entretanto já aumentei o nº de horas de iluminação

Poderá ser. Mas se queres ter duros e/ou tridacnas, terás de ter umas quantas T5 o que nem sempre é fácil de implementar.

 

3º Ainda não tenho nenhum sistema de kalkewasser, por isso neste ponto aceite todas as sugestões, para já tendo em vista aquela questão já mencionada, €uros  
Arranjas uma garrafa/garrafão/bidon (falemos antes em repositório) onde colocas uma mangueira a uns 3/4cm do fundo. Fazes um furo no repositório e colocas uma mangueira. Depois na ponta colocas um redutor para controlares a frequência. a ideia é que pinge tipo uma gota por segundo. Fazes o kalkwasser juntando o dito com água de osmose. Repito OSMOSE!!! Não da torneira, engarrafada ou outra qualquer. Tens o sistema pronto :lol:

 

4º No que diz respeito a subir o KH com Bicarbonato de Sódio, quais as soluções, e onde se podem encontrar.
Atenção ao uso de bicabornato com cloreto. Bicabornato de sódio podes encontrar em qualquer supermercado na área dos bolos e afins. Na farmacia as vezes também se arranja.

 

5º Uma coisa já está a acontecer, a alga coralina cresce com algum vigor no meu aquário, nas bombas, vidros, rocha, etc.. Mas é um facto que ainda existe alguma filamentosa.!!!  

Tenho tambem vindo a elevar aos poucos os valores de Magnésio para 1300mg/l

Esta vou passar porque sou contra o uso desse tipode químicos, aditivos, soluções disto e daquilo, etc... Há aqui muita gente que usa e te pode ajudar, neste aspecto. :?

 

6º Pois, tambem não tenho osmose  . Pelo que sei é bastante importante, mas será que nesta fase é imprescindivel ???  

Basicamente eu limito-me a repor a água evaporada.

Pois, eu logo vi. Mesmo sem saber escrevi logo lá em cima em letras grandes. lol. Estava a prever isso mesmo. É imprescindível sim! Podes procurar aqui no forum por informação que vais chegar sempre a essa conclusão. É imprescindível! E vais usá-la para repor a água evaporada também :D

Talvês já sabias mas a água que evapora é água pura, logo se usas torneira ou engarrafada, terás a colocar não só água pura, como todas as substâncias e compostos que essas águas contêm. Imagina daqui a uns anos como não terás a água do aquário... :lol:

 

7º Li algures que não se deve fazer água e colocar de seguida no aquário  Se tiveres a mesma opinião, diz-me qual o melhor procedimento.  

Ir buscar água directamente ao mar, visto que moro em Azeitão tenho alguma facilidade, pode ser outra alternativa?

Pode. e a água da Arrábida é muito boa (lado esquerdo). Já usei dessa, mas é muito complicado de transportar, devido aos acessos. :lol:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para complementar as respostas do Hugo:

No que diz respeito a subir o KH com Bicarbonato de Sódio, quais as soluções, e onde se podem encontrar
Em qualquer farmácia encontras bicarbonato de sódio puríssimo. Creio que o laboratório que embala chama-se May & Baker. Mistura 2 colheres de chá num copo com água de osmose e depois adiciona ao aquário. Passadas algumas horas faz medições e repete se necessário.

Para te ajudar, podes utilizar este calculador:

http://home.comcast.net/~jdieck1/chem_calc3.html

Esta vou passar porque sou contra o uso desse tipode químicos, aditivos, soluções disto e daquilo, etc...

No que respeita ao Magnésio, sou cada vez mais da opinião que mantermos bons níveis (> ou = a 1300 ppm) é extremamente importante, tal como os níveis de cálcio e dureza. Aliás, sem estes níveis de Mg, o CaCO3 precipita constantemente no aquário.

São poucos, mas há determinados parâmetros em que devemos de vez em quando dar uma vista de olhos e ajustar quando necessário, caso contrário acabamos por ter problemas e depois é mais complicado corrigir.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos ver se percebi !!!

 

Os filtros são para retirar na vossa opinião, mas como disse não tenho sump. e para que serve esta ? Pensei que, para alem de permitir aumentar o lado estético dos aquários ( porque esconde diverso equipamento ), tambem fazia filtragem mecanica e eventualmente biológica. mesmo os aquários que tenho visto em diversas lojas tem trabalham todos ou com sump ou filtros.

No que diz respeito a osmose percebi claramente a vossa mensagem. É IMPRESCINDIVEL. Agora, qual a vossa opinião no que diz respeito a aparelhos, marcas e experiências ?

 

Citação:

7º Li algures que não se deve fazer água e colocar de seguida no aquário Se tiveres a mesma opinião, diz-me qual o melhor procedimento.

Ir buscar água directamente ao mar, visto que moro em Azeitão tenho alguma facilidade, pode ser outra alternativa?

Pode. e a água da Arrábida é muito boa (lado esquerdo). Já usei dessa, mas é muito complicado de transportar, devido aos acessos.

 

Ir buscar agua á Arrábida tudo bem, e fazer a água e colocar de seguida no aquário?

 

Bem, estamos quase num novo Ano, que infelizmente não acaba da melhor maneira para milhares de pessoas.

Para todos os que lerem estas linhas aproveito para desejar um excelente 2005.

 

banana rock :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensei que, para alem de permitir aumentar o lado estético dos aquários ( porque esconde diverso equipamento ), tambem fazia filtragem mecanica e eventualmente biológica. mesmo os aquários que tenho visto em diversas lojas tem trabalham todos ou com sump ou filtros.
Pondo as coisas de forma simples, as sumps poderão servir apenas para aumentar a litragem de todo o sistema e para acondicionar mais equipamento ou para colocar um refúgio. Quanto a filtragem biológica ou mecânica na sump, tratando-se de um puro aquário de recife, desaconselho, a não ser que estejamos a falar de uma DSB e/ou RV na sump.
e fazer a água e colocar de seguida no aquário?

Deixa a mistura com o sal ocorrer pelo menos durante 24h através de uma bomba no fundo. Atenção que não convém nada que a água antes da mistura com o sal tenha um pH > 8,2.

Um excelente 2005 para ti também.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que todos tenham tido um excelente 2004 e que este seja ainda um ano muito melhor. Tudo de bom.

 

;) Podes por favor traduzir DSB e/ou RV na sump.

 

Eu sei que o PH ideal é cerca de 8,2 mas quais os inconvenientes de uma água com este valor mais elevado? na práctica não iria só aumentar ( numa troaca ou adição ) ligeiramente o valor ?

 

Obrigado,

 

Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Um excelente 2005 para ti também!

 

Podes por favor traduzir DSB e/ou RV na sump.

 

DSB - Deep Sand Bed

RV - Rocha Viva

 

O que o João quer dizer é que poderás colocar uma DSB, ou seja uma altura signficativa numa das zonas da sump e também Rocha Viva para fazer a filtragem biológica.

 

Numa loja é natural que a sump tenha filtragem mecânica, mas como o João diz num aquário de recife caseiro não a devemos colocar.

 

Eu sei que o PH ideal é cerca de 8,2 mas quais os inconvenientes de uma água com este valor mais elevado? na práctica não iria só aumentar ( numa troaca ou adição ) ligeiramente o valor ?

 

O que dizes é verdade, mas o aumento insignificante que falas poderia ser de 1 décima o que realidade é bastante uma vez que estamos a falar de uma escala logaritmica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a água de osmose tem pH muito alto, o que por vezes acontece, prrincipalmente em sistemas novos de osmose inversa/desionização, o que vai acontecer é que aquando da mistura com o sal vai ocorrer precipitação de carbonato de cálcio e os parâmetros da mistura da água nova irão ter valores de cálcio e KH mais baixos.

Aquilo que se nota logo à vista, se a bomba de circulação do recipiente estiver ligada, é que a água está turva. Quando se pára a bomba, passadas algumas horas o CaCO3 assenta todo no fundo.

Para evitarmos isto, convém medir o pH antes de juntarmos o sal. Se estiver muito alto é preferível adicionarmos algumas colheres de água carbónica (água das pedras sem sabores) para baixar o pH para cerca de 8,2 ou menos.

Abraços

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda nao entendi é porque é que nao se deve ter filtros num aquario de agua salgada, ainda por cima quando nao se possui um sump.

eu tenho um eheim 2028 pro 2 e nao tenho problemas (por enquanto esta tudo bem).

gostaria que me explicassem esta coisa dos filtros nao serem bons para o aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...Não serem bons para reef, não para aquas...

 

Podes procurar mesmo aqui no forum que isso já foi explicado e debatido diversas vezes, mas a ideia principal é a de que filtragens mecânicas, são fábricas de nitratos e vão competir com a rocha viva.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E a rocha viva? Está fazer a sua função?

 

E daqui a uns meses? Como estará esse valor?

 

E quantos peixes tens, para quantos litros?

 

E que escumador tens?

 

Há quanto tempo tens esses filtros a funcionar?

 

Já alguma vez veste o teu aquário sem os filtros para veres a diferença?

 

Etc, etc, etc

 

 

Existem muitos factores que podem levar o teu reef a ter 0 de nitratos, mais um, por exemplo é o teste estar estragado ou estar a ser mal usado, por exemplo...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá seena,

 

Vou tentar explicar tendo por base os meus conhecimentos.. pessoal experiente se tiver a dizer asneiras façam favor de corrigir.

 

Num aquario de apenas rocha viva e escumador, todo o ciclo do nitrogenio se processa da seguinte forma. A RV contém nas suas camadas mais superficiais, onde existe algum oxigenio, bacterias aerobicas que são responsaveis pela nitrificação. No seu interior, nas zonas sem oxigenio são alojadas as bacterias anaerobicas responsaveis pela desnitrificação. Se as primeiras são as responsaveis pela transformação da amonia em nitratos, as segundas são responsaveis pela eliminação destes nitratos. Uma DSB por ter nas suas camadas inferiores uma grande quantidade de bacterias anaerobicas também é responsavel pela eliminação de nitratos.

Num aquario deste género, com um bom escumador, a maioria da materia organica é retirada pelo escumador o que resta é retirado pelo processo que atrás referi. (Nitrificação/Desnitrificação)

O problema dos filtros externos é que têm uma capacidade enorme de alojar bacterias nitrificantes, o que os faz ser poderosos nitrificantes, tão poderosos que nitrificam materia organica que deveria ser retirada pelo escumador. Ora esta materia organica que no primeiro caso será enviada para a sanita via copo do escumador neste caso é transformada em nitratos. Mesmo com poderosos desnitrificadores (DSB + RV + Refugio) não se conseguem eliminar quantidades significativas de nitrato.

 

Claro que as perguntas que o Hugo fez tem toda a razão de ser, pois num aquario com pouca materia organica, ou seja, poucos corais e poucos peixes, este problema é reduzido o que não quer dizer que com o tempo não se venha a verificar. Verifica-se tão mais rapido, quanto mais materia organica exista no aquario...

O escumador é outro ponto importante, pois mesmo que tenhas filtros externos, se tiveres um super escumador restará pouca materia organiza para ser desnitrificada.

 

Um abraço e espero ter ajudado mais que não seja a baralhar,

Miguel Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

Sinceramente não sei se são aerobias ou aerobicas. Depois de ler este post fiz uma pesquisa no google com as duas palavras e encontrei bastante informação nas duas palavras, mencionando o mesmo tipo de bacterias. Fiquei mais baralhado que no inicio, de qualquer forma tenho a certeza que algum entendido na materia nos vai esclarecer...

 

Abraço,

Miguel Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

as duas são utilizadas mas as mais corectas a meu ver são aerobicas e anaerobicas.

Quanto á explicação Miguel, brilhante !!.... juntando á parte do Hugo da acumulação de matéria organica e detritos nos filtros. De resto até são óptimos para aquarios marinhos só de peixes.

Por outro lado, o uso de filtro externo não significa que não seja um método/instrumento válido para se montar reefs e até dar bons aquarios..., apenas não é o melhor método! :D

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais