Escalar muito doente - Ajuda Por Favor


carlos123

Recommended Posts

escalardoente.jpg

 

escalardoente2.jpg

 

 

 

 

Boas

 

Alguém sabe o que pode ser? Há já algum tempo que este escalar começou a ficar mais magro na cara e na zona logo abaixo da boca, até à guelra, mas só de um lado do corpo. Visto de frente, deixou de estar simétrico. Ontem quando cheguei a casa, tinha na guelra desse lado um tufo de uma coisa branca, tipo algodão doce, e a guelra um bocado avermelhada.

O aquário tem cerca de 100 litros há e está a funcionar há três anos, este escalar deve ter um ano e meio cá em casa. Tenho mais dois escalares que aparentemente estão bem e tenho mais alguns peixes que também não dão sinais de doença.

O que devo fazer?

Editado por carlos123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

 

O que eu faria era Esha Discus ou 2000 na água. Parece-me tratar-se de um fungo\parasita exterior , também te parece?

A guelra avermelhada é bom sinal, se notares inchaço no corpo, é mais complicado pois significa infecção interna e o tratamento é mais dificil!

 

Portanto:

-Anti-fungicida\bacteriano na água.

ou caso não tenhas

-Tpa 30% todos os dias, se fizeres algum tratamento segue as suas intruções relativas a Tpa's.

 

Para evitar, não deixes os parametros da agua descontrolados .

Não fiques mais de 10 dias sem fazer um TPA com escalares, e deixa o aquário higiénico para os seus habitantes limpando-o de vez em quando.

Quais são as dimensoes do aquário? e os parametros da agua?

 

Boa sorte

Cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Logo vou a loja procurar esse Esha Discus ou 2000 e ver quanto custa, que o tempo tem andado apertado. Parece realmente ser uma coisa exterior, mas a gelra parece meio inchada agora, mas à frente da guelra ele está desformado em relação ao normal, mais cavado pelo que não sei se não tem qualquer coisa interna também que atacou primeiro.Costumo fazer trocas todos os fins de semana, cinco garrafões de cinco litros, o aquário leva perto de 100. A dimensões do aquário são 81 x 31 x 48 e a água acho que está estável, já não tinha problemas há imenso tempo.

 

Obrigado e Cumps.

Carlos Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cimg1422p.jpg

 

 

cimg1423x.jpg

 

 

cimg1424.jpg

 

 

 

 

Olá a todos

 

Na quinta feira quando coloquei este tópico passei pela loja de animais para comprar o medicamento que o Spaar tinha aconcelhado.

Mas depois eles não tinha mas pelos sintomas venderam-me sera costapur e disseram que tentasse arrancar o algodão. EU Fiz isso e segui as instruções do tratamento. Mas hoje o algodão está a voltar um bocadinho e de resto não parece melhor, nem quer comer. Alguém sabe que doença ou parasita é esta

?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há pouco, não vendo sinal de melhoras, fiz algo que a senhora da loja me disse para fazer em último caso. Coloquei o peixe num recepiente com dois litros de água do aquário cortei um garrafão e juntar uma colher de sobremesa de sal.

Em menos de um minuto o tufo de algodão saiu agarrado a uma coisa vermelha, e o peixe não me pareceu afetado.

 

Voltou para onde estava e tirei uma foto ao que ele largou, que se encontra abaixo. O que é isto? Será que passou de vez ou vai voltar a crescer?

 

cimg1429e.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Felizmente nunca tive esses problemas com os meus escalares. O tratamente com sal costuma ser aconcelhado em feridas abertas. Se saiu já é um bom começo. De qualquer das formas aconcelho que aumentes a temperatura até aos 30º/32º graus. aumenta 1 a 2º graus por dia e deixa durante uns dias a ver se ele melhora. Caso não melhore tenta a medicação (desde q n tenhas mais peixes no aqua). Se apanhado a tempo, o aumento da temperatura cura muita coisa. Tem em conta que quanto mais alta for a temperatura, menos O2 tem a água. Mete uma bomba a fezer bolhinhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Bruno

 

A temperatura está a 30 graus, ele está sózinho no aquário que tinha antigamente que tem cerca de vinte litros de capacidade e estou a seguir o tratamento tal como indicado nas instruções do sera costapur. Mas não está a funcionar porque o algodão voltou a crescer, fiz outra vez o truque do sal mas desta vez não saiu, mas da outra tambem tava maior. Acho que não há esperança porque ele nem mexe a barbatana desse lado tal é o tamanho do buraco que tem no corpo, quando o algodão caiu no outro dia vi que ele tem um buraco enorme nesse sítio.

 

Estou a pensar em despedirme dele porque ele deve estar a sofrer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Vai ao site da sera. La tens para download ficheiros em PDF com vários tipos de doença. Esses ficheiro também existem em revistas. Aumenta a temperatura mais 2ºgraus e continua com o sal.

Felizmente nunca tive problemas de maior com os meus peixes por isso nunca utilizei medicação. Pouco mais te poderei dizer. Provavelmente não se deve safar mas não desistas. Vai-me dando noticias ok?

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o bicho tem mesmo mau aspecto e parece ter um buraco enorme... coitadinho! Ainda por cima sendo um escalar é mais complicado que noutros peixes, o sofrimento é mais visivel e afecta mais o dono.

 

o melhor combate para fungos é mesmo sal e temperatura em 32C. Os fungos não curtem ambas as coisas. Ja combati assim fungos internos numa doença qualquer esquisita num peixe que comprei que veio doente. tratei-o e anda por ca, se o devolve-se a loja, estaria morto!

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Bruno e Quo

 

Estou a fazer o tratamento da Sera, a temperatura está encostada aos 32, tenho colocado um pouco de sal no aquário, e ele lá vai estando. O bolor tipo algodão voltou a cair, tem o buraco à mostra. Não sei se se aguenta... acho que não. O buraco que ele tem é grande e visto de perfil, a face dele é irregular, muito diferente de um escalar normal.

Tenho pena dele porque aquilo deve doer, mas ontem dei-lhe comer e ele foi lá cheio de vontade. Vamos ver.

Editado por carlos123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Se ele ta a comer já é um bom sinal.O sal vai ajudar a tratar o buraco. Dado o seu estado débil é natural que fique com alguma deformação. Continua com o tratamento. Normalmente quando um peixa ta doente, deixa de comer. Se o teu voltou a comer já é um sinal de recuperação.

É um pouco cruel dize-lo, mas é assim que vamos aprendendo.No aquario de onde ele veio tens mais algum peixe?

Hoje morreu-me um espada com hidropsia. Os outros estão todos bem. É assim a vida....

Continua a dar notícias.

Abraço e as melhoras do escalar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Então como está o escalar?

Estive a pesquisar e a doença mais parecida que encontrei é um tomor formado por falta de iodo. Esse tomor aparece na garganta ou perto das gelras. Pelas fotos é a mais parecida que encontrei. De qualquer das formas abre este link http://www.sera.de/pt/servico-sera/downloads.html e faz o download do PDF com o título "Como manter saudáveis os seus peixes ornamentais". Tem lá uma série de doenças.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Bruno pelo interesse e link

Uma terfceira vez o algodão voltou a crescer, mas muito menos, e depois deve ter caido. ontem pareceu-me e hoje tive a certeza que tão a nascer escamas outra vez na zona do buraco que tá mais pequeno

mas o peixe ainda tem um aspecto esquesito visto de perfil compardo com os outros escalaras

fiz o tratamento da sera, sal regularmente, algumas pequenas tpa pelo meio porque o aquário onde ele está é muito pequeno e temperatura a cerca de 32.

Pensava que ele não tinha hipoteses e que tanto sal ainda ia matálo mas hoje estou a ver o bicho com outros olhos. Se as escamas taparem o buraco todo e ele volta para o aquário normal. desde ontem o buraco ficou muito mais pequeno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Ele vai recuperar vais ver. Continua com o tratamente e vai reduzindo no sal. mantém a temperatura por enquanto. mas deixa-o nesse aqua durante uns tempos, mesmo depois de bom, que é para ele se recompor a 100%. se puderes põe umas fotos dele para ver a evolução.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e obrigado pelo interesse, Bruno e Quo

 

O escalar vive num aquario de 100 litros como digo no 1º post. Desde que o vi assim que está num que tem pouco mais de 15, mas só porque está em tratamento.

Felizmente parece estar a recuperar, o buraco que tinha já está mais de meio tapado com escamas e não voltou a aparecer algodão nenhum, ou pelo menos nunca esteve tanto tempo sem aparecerem depois de cairem as duas primeiras veses. como está a crescer as escamas, acho que está quase bom. Estava a pensar que quando o buraco estiver todo tapado, voltava para a casa habitual.

 

Não sei é o que é que isto lhe pode ter feito a nível de vida futura, pois teve um grande buraco, e visto o perfil dele naquela zona parece que falta qualquer coisa ali.

 

 

 

cimg1497.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Escalar guerreiro...

 

esse já não o esqueces assim tão facilmente.

 

 

Parabéns, se calhar se fosse eu não tinha conseguido salva-lo.

 

Parabens!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem parece o mesmo. Parabéns. O gajo é mesmo valente banana rock

Na minha opinão, mesmo depois de tapado deixava-o mais uma semanita pelo mesnos para ver como corre. Se calhar até pudias fazer mudas com agua do aqua principal misturada. Quanto ao buraco, é natural que fique ali com qualquer coisa. Tipo cicatriz . Mas depois de tudo, acho que isso é o menos. Ele continua a comer bem? Já tem outra cor...... :sunbathing:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Tugz mas não fiz nada de especial, foi o que me disseram aqui e na loja, tu fazias o mesmo. Tratamento Sera, sal, temperatura elevada, algumas tpa's e a seguir reforço do tratamento e do sal. E embora pareca estar bem melhor não sei se vai durar muito, isto teve que deixar marcas.

 

 

 

Obrigado Bruno. O buraco ainda não está todo tapado, mas a parte de cima das escamas a crescer está quase a juntar-se as que crescem debaixo para cima, agora parece que lhe fizeram um risco com um marcador, que é a parte que ainda esta em "carne viva". Ele continua a comer, e a minha pressa em passalo para o aquario maior é só pelo bem dele, por este ser muito pequeno. Mas tens razão, é melhor esperar. As tpa's que fiz foi sempre cerca de 25% da água e a que repunha era mais ou menos metade nova, metade do aquário principal. Mas mesmo que ele resista até ao fim, isto hade-lhe ter tirado muito tempo de vida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se ainda está em carne viva, acho que deves prosseguir com o tratamento e dar-lhe vitaminas e /ou comida congelada e claro depois fazer TPA. A alimentação é muito importante também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal que ele não dure o tempo que os outros duram, mas o escalar é resistente e tem uma duração de vida considerável. Ele vai-se safar. Compra VITAFISH da sera. São vitaminas e eu dou disso aos meus juntamente com a comida. Ele é um valente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Quo - O que eu chamo de carne viva era a zona onde crescia o algodão, que quando ele caia ficava um buraco encarnado mais ou menos do tamanho da minha unha do dedo pequeno. O algodão caiu três vezes, voltou a crescer duas, depois de ter caído a terceira, começaram a crescer as escamas outra vez tapando essa zona. As escamas cresceram de cima para baixo e de baixo para cima, só falta tapar um risquinho de nada no meio. Na última foto não se ve bem o resto do buraco porque com o flash da máquina ele passa de vermelho a branco.

Comida congelada e vitaminas é que não tenho, mas vou ver

 

 

 

Obrigado Bruno. Se os escalares forem como os gatos de sete vidas, ele deve ter gasto cinco ou seis nisto. A barbatana que fica por cima do buraco nem funciona normalmente porque não tem base de apoio, roda toda torta. Vou ver isso da Vitafish mas também depende dos €… que o tempo anda mau.

Editado por carlos123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele vai demorar o seu tempo a recompor-se e é natural que não fique a 100%. quanto às vitaminas isso é barato. Vende-se em casa de animais. Essa doença não quer dizer que lhe tenha roubado tempo de vida. Os peixes podem morrer "sem motivo aparente". São como nós. Tanto estão bem como de repente..... O teu mostrou-se ser um valentão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais