macho/fêmea(colisa)


Sabrina

Recommended Posts

nao, o macho é que é maior do que a fêmea. O macho tem uma forma mais oval enquanto que a fêmea tem mais a forma de um gota de agua(na horizontal com o fundo da gota a fazer de cabeça).

depois: colororaçao, depende dos colisas pois ha varias espécies deles. Qual é a especie dos teus?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois

 

As fêmeas são mais encorpadas e menos coloridas do que os machos.

 

é o q está no aquariofilia.online.pt

mas ja o li noutros sitios e também foi assim q a lojista onde normalmente vou me descreveu...

 

se estiver enganado peço desculpa, há mais alguem a discordar?!

fico à espera

 

xauz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho colisa lalia e o macho e maior que qualquer 1 das 2 femeas, as femeas são todas azuis e o macho tem riscas vermelhas.

já os tenho juntos à algum tempo e só tenho visto o macho a atacar as femeas, e nada de reprodução.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho um casal e a fêmea é sem duvida mais pequena que o macho. ser mais encorpado não significa ser maior mas sim mais cheio(grossura;

espesso)

 

 

a tua fêmea é assim:

gourami_neon_blue_female.jpg

 

ou assim?

Colisa_lalia_vrouw.jpg

 

é porque são fêmeas colisa diferentes a primeira, de cima, é a variedade néon, uma espécie diferente desse teu colisa se for desta espécie:

Pic_2751_2.jpg

 

se for desta, esta tudo optimo porque sao da mesma:

111.jpg

 

redsumindo e concluíndo, o primeiro e o quarto colisa formam casal e a segunda e a terceira formam outro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah! mais uma coisa! isso do macho atacar é bom sinal, quer dizer que está a escolher o sítio onde vai construir o seu ninho. tem cuidado com as correntes feitas pelo filtro, e põe muitas plantas a flutuar(cabombas é o ideal)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu pessoalmente acho que nao, pois os meus ja vão na quarta ninhada(fizeram um ninho ontem) e é sempre no comunitario...enfim, salvo os que posso. Faz como quiseres mas se eu fosse a ti arranjava uma femea variedade néon para ver se esse macho se decide. nao penso que seja uma questão de espaco...qual é o tamanho do teu aquario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nscm,

ja tentaste por um cudrado de esferovite de 10 cm à superficie do aquario? isto cria humidade e impede com que o ninho se desfça com facilidade.

depois ainda há probablidade de o macho abortar o ninho apos a desova da fêmea. todos o factores são importantes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa. A mensagem foi escrita à pressa.

Cortas um cuadrado de esferovite com 10cm de comprimento e poes a flutuar no aquario, o que leva o colisa macho a fazer um ninho se estiver de bom humor e saudável. A esferovite cria humidade e permite com que o ninho nao se desfça com facilidade.

RESUMINDO: é uma espécie de "apoio" para os colisas porem os ovos. É postura certa...nunca falhou comigo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá e muito obrigado por todas as respostas mas ainda tenho uma dúvida,

é assim tenho uma tia que tem uma uma colisa sunset e ela gostava de saber se ela era macho ou fêmea, mas como ela tem andado muito ocupada eu estou a ajuda-la a tentar descobrir. penso ser macho é laranja e tem a barbatana dorsal cor azul metalico.

à pouco tempo pôs uma substância que parece ser só ovos ou parece também ser só esperma, não sei :cry:

tem protegido essa substância verozmente :(

agora estou confusa porque parece ser ovos e parece ser esperma,

as fêmeas pôem ovos, e os macho colocam o esperma, se a colisa é um elemento só fico confusa...

colocou essa substância num ninho de bolhas por baixo duma folha de planta, e agora que me dizem? :?:

gosto muito dos meus peixinhos!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, esse colisa é um macho

colisa_lalia_red1280_1024.jpg

agora.

essa substancia sai da boca do colisa ou do corpo dele???

É porque quando ele está a fazer um ninho, as bolhas com a saliva saiem pela boca. Quando as bolhas saiem do corpo é ele a fertilizar os ovos: esperma. É por isso que nunca devemos retirar o ninho até os ovos eclodirem, ou seja três dias após o "abraço". os alevins são minusculos portanto fica de olhos abertos! são pretinhos e parecem girinos com 1mm de comprimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sai pela boca as bolhas de saliva, quanto á tal substancia...não sei!!

obrigado por me ajudares a descobrir! :(

Não vão haver alevinos porque só existe o macho, que por acso é igualzinho a esse da foto. :cry:

gosto muito dos meus peixinhos!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a colisa sempre é macho mas

aconteceu uma coisa muito engraçada, eu vou contar-vos:

 

o caracol já grandito pôs ovos,

nas pedras, a colisa fez um ninho

e achou os ovos do caracol,

levou-os para o ninho dela e tomou conta deles

pensando que eram ovos de uma fêmea colisa.

agora no fim de ela os proteger

nasceram milhões de pequenos caracolitos.

quanto à mamã caracol

encontrava-se muitas vezes "virada de pernas para o ar"

nos últimos dois dias, e ontem á noite

estava nessa posição mas morta :?:cry:

gosto muito dos meus peixinhos!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fui dar com a minha colisa femea a por alguma coisa junto a um vidro, hoje tão lá pequenas bolinhas que parecem oxigenio. Não vi o macho a fazer nada.

 

Será que são ovos ou outra coisa qualquer?

Se forem ovos como posso salva-los(estão num aquario comunitario)?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais